5 de novembro de 2012

Dos últimos dias: thriller, treinos e trinta

 
Tinha programado ir passar estes dias do feriado à minha Serra, mas desde que as SCUTs (Sem Custo para os Utilizadores) passaram a ser pagas, o que pago em portagens na viagem quase que quadruplicou. Aliado aos mais de 300km de distância... vais por alturas do Natal e já vais com sorte. O que é pena, porque o outono é das minhas estações favoritas para andar em passeios pelos montes, procurar cogumelos (procurar, não apanhar, que eu não sei distinguir os comestíveis dos não-comestíveis e tenho medo de comer míscaros, apesar de toda a minha família o fazer) e respirar o cheiro dos pinheiros molhados. Podia até ter aproveitado novamente o treino "intensivo" de subidas e trilhos que fiz no verão.

Mas passei estes dias em casa com a minha Jack o' Lantern acesa e está o Halloween feito. Foi a loucura.


Por acaso não foi assim tão mau, mas estou mesmo a precisar de passar uns dias fora da cidade.

(*Um aparte por causa dos filmes de terror do post anterior: jovens com vinte e muitos, trinta e poucos que eram crianças quando passava o videoclip do Thriller na RTP, a seguir ao jornal da noite... Não achavam aquilo assustador? Eu tinha um medo terrível daquilo, mas ao mesmo tempo tinha também um fascínio qualquer que me obrigava a ver aquilo até ao fim e depois chorava que não queria dormir sozinha. Lindo.  Porque é que os meus pais permitiam esta situação? Podia ter ficado traumatizada. Cá para mim,  já depois de eu me deitar deviam fartar-se de rir às minhas custas...)


Voltando ao fim-de-semana. Como para correr ainda não se paga scuts, foi isso que também aproveitei para fazer. Na sexta à tarde/noite a Isa veio ter comigo e fomos correr juntas, à chuva, como grandes atletas que somos que não se deixam amedrontar por uns pingos! Por acaso a chuva não era muita e correu-se bem, durante cerca de 50 minutos. Mas depois combinámos com a Carla numa esplanada para discutir uma aventura futura conjunta e deixámo-nos ficar ali um bocado à conversa, todas molhadas, no meio de correntes de ar... Não foi uma ideia inteligente.

Por acaso tomei um banhinho quente mal cheguei a casa e fiquei bem, mas a Isa acabou por ficar meio adoentada e infelizmente já não pôde participar no treino de domingo de manhã, em que o objectivo era acompanhar o João Lima durante parte do percurso da Maratona de Lisboa, naquele que seria o seu primeiro treino de 30 km.

Quando despertei com o barulho da chuvada por volta das 6h de domingo pensei que se calhar teria de faltar ao encontro, mas queria apoiar o João e, ao mesmo tempo, ver se conseguia correr uns 15km, já que desde a Meia só tinha feito a Corrida dos Monges como treino lo(oooo)ngo. Felizmente, quando me levantei por volta das 7h30 a chuva já tinha amainado.

Pequeno-almoço reforçado

Quando não sabem se hão-de meter marmelada ou manteiga de amendoim
na vossa torrada, não precisam de optar. Para isso é que existem duas fatias.

e lá fui apanhar o metro até ao Estádio 1º de Maio, ponto de encontro e onde terá início a Maratona de Lisboa a 9 de Dezembro.

Às 9h20 estávamos eu, o João e Lúcia a iniciar o trajecto delineado. A Lúcia também se estreou na distância da Meia Maratona no mesmo dia que eu, na Rock'n'Roll, terminando em 2h16. Segundo o João, poderia bem ser uma "queniana" se se dedicasse mais aos treinos. Mas ela confessou-me que não corria desde a Meia, limitando-se aos treinos de ginásio. E aguentou-se muito bem! Dá Deus nozes... Tivesse eu potencial queniano e era verem-me por aí, a correr pelas ruas da cidade fora (mais ou menos como faço agora, mas muito mais rápido).

Fomos sempre bem e na conversa, contando com apoio ao longo do caminho e foi já perto do km 10, na zona de Telheiras, que resolvemos alterar o percurso oficial da Maratona. Não, nós não nos perdemos, que ideia! Fizemos foi um upgrade ao trajecto, que estava muito aborrecido sempre a direito. :) E quem quer correr sempre a direito? Melhor subir e descer escadas e viadutos, a lembrar um trail urbano (trail!!!). Eu gostei do desvio propositado, em que acabámos por passar nas traseiras do EUL e lembrou-me que tenho de ir para lá correr um dia destes, que não ponho lá os pés desde os tempos de faculdade em que ia algumas vezes almoçar à cantina.

Perto de Sete Rios, com 14km de caminho, a Lúcia tem de voltar para casa e eu continuei a acompanhar o João até ao Marquês de Pombal, terminando com 16,5km feitos. Terminei bem e penso que poderia ter feito mais um bocadinho (o facto de ser a descer por ali abaixo também ajudava), mas não quis abusar neste primeiro treino mais "longo" do último mês.
Despedi-me do João à entrada do Metro do Marquês e desejei-lhe força para os restantes 13,5km! Fiquei com pena de não poder continuar, mas ele ficou com a equipa de apoio incansável, da sua esposa e amigos, e conseguiu terminar o seu maior treino de sempre: TRINTA quilómetros. São muitos quilómetros! Parabéns!

Quando entrei no metro de volta a casa, sentou-me uma mulher ao meu lado com um daqueles perfumes super intensos e enjoativos... Até me custava respirar. "Mas esta mulher tomou banho em perfume ou quê?! - pensei eu. O engraçado é que, por sua vez, a senhora devia estar a pensar "Mas que cheiro a transpiração, esta rapariga nem deve tomar banho nem nada, que horror!". Ahah! Foi uma viagem agradável para ambas.

Ah, é verdade, levei o meu cinto de hidratação a fazer um test-drive neste treino (test-run?) e, ao contrário do que vejo as outras pessoas fazer, deu-me mais jeito correr com os cantis para a parte da frente. Não sei se há alguma maneira correcta de transporte, mas deu-me mais jeito assim. Não andou aos balanços e nem notei o chocalhar da água. Para o fim começou a desviar-se porque alarguei a faixa sem querer ao ajeitar o cantil e depois não queria estar a parar para ajeitar.
Os 400ml que transporta chegaram perfeitamente para esta corrida de 16,5km, mas também não estava um dia de calor. Suponho que num dia de sol, pelo menos para mim, seria necessário parar para reabastecer.
Acho que este cinto vai dar jeito nos treinos mais longos mas para os treinos durante a semana não vale a pena. (Para transportar as chaves de casa tenho bolsos interiores nos calções/calças ou levo no pulso).

E hoje aqui estou eu, impecável das pernas mas com uma dor de cabeça enorme desde manhã. É o que eu digo, ando a precisar de uns dias de férias... Alguma sugestão de um local não muito longe com montanhas (ou uma pequena serra, vá), calminha e bonita, com percursos pedestres e cujos preços de alojamento não façam um rombo na carteira?


O vosso fim-de-semana foi agradável? Tiveram direito a mini-férias?


Boa semana!

 

24 comentários:

  1. o fim semana voou...foi bom, mas sem mini férias, essas já só para o Natal. Fizeste um magnífico treino na companhia do João. Muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Eu também fiquei com essa sensação, que podias ter corrido muito mais pois estavas com a respiração como se não fosse nada. Digo mesmo que podias ter feito uma Meia em treino pois tinhas ido por ali abaixo até ao Terreiro do Paço e depois faltava pouco para a Meia.
    Fica para outra altura. Queres repetir dia 18? (mas agora na 2ª metade da Maratona) :)

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  3. Ana: Em companhia é sempre mais fácil correr estas distâncias. Provavelmente também só já para o Natal é que tiro uns dias... Beijinhos

    João: É a partir do Cais do Sodré? Talvez possa, sim! Fez-se bem, foi um treino agradável. :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Com esse pequeno almoço o melhor eras ter despachado logo a maratona e pronto!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Jorge: Ahah era bom que pudesse correr uma Maratona apenas com base na quantidade de comida que como... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. o meu voou, sem mini férias mas com muitos bons momentos. já não me lembro de correr no asfalto. entro muito cedo e chego a casa já escuro, e como corro sozinhas e em sítios sem iluminação, não dá mesmo. só aos fins de semana, mas tenho sido preguiçosa. valha-me o ginásio :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Hello.

    Queres uns dias fora da cidade? Podes vir passar uns dias connosco, no "deserto". ;)

    Grande treino, deve ter sido bem catita e podias ter aproveitado a descida para fazeres mais uns Km's. Fica para a próxima.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Ferreira do Zezere não é longe e parece-me tão bem. =) tb ando a precisar de ferias, mesmo que minis. O feriado so serviu para esticar as pernas (corridinha na marginal) para ver o se o Monge tinha estragado algo ;)

    ResponderEliminar
  9. Boas noites :D

    Antes de mais quero dizer-te que ainda estou meia abalada, porque a minha avó acabou de me dizer ao telefone que havia uma rapariga da casa dos segredos que falava tal e qual como eu. Estou neste momento a ver pela primeira vez o dito programa e estou mesmo assustada por pensar que falo desta forma :P Por isso não me responsabilizo por possíveis incongruências do meu comentário :P

    Antes de mais são coroas sim, e o vai nevar é mesmo giro :) Mas o Let It Snow é fantástico ;)

    Em relação à corrida, deves ter passado aqui bem pertinho! Eu moro na rua dos cafés :P

    A tua abóbora está tão fixe :D Uma vez tentei fazer isso (acho que foi o ano passado!) mas não correu nada bem! :P Eu nunca tive jeito nenhum para essas coisas, uma vez até cheguei a ter 2 a Educação Visual no 9º ano! :P

    Sítio perto das montanhas baratinho... Tens a Serra dos Candeeiros ;) Podes pedir conselhos à Luciana :) Podias visitar as grutas que há lá ;)

    O meu fim-de-semana foi muito fixe até porque não fiz quase nada tirando ter passado o Sábado de rabo para o ar a fazer o presépio :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  10. Hermione: Das poucas coisas que não gosto neste tempo de inverno é anoitecer tão cedo... Ao menos tens o ginásio! Eu, se não for correr, fico em casa a comer até ficar um pote. :p Beijinhos

    Pedro: Quando cheguei a casa depois fiquei "chateada" por não ter corrido mais uns kms. Estava a sentir-me mesmo bem, era de ter aproveitado. Também têm montes aí no vosso deserto? :) Beijinhos

    Catia: É uma boa sugestão, acho que nunca fui a Ferreira do Zézere! E que tal a corridinha na marginal, confirmou-se que não está nada estragado? ;) Bjs

    Joana: Por acaso conheço a Serra dos Candeeiros, mas já não vou há muitos anos... é uma ideia a considerar. ;)
    E esta abóbora é de barro, achas que ficava assim tão perfeitinha?:) Há dois anos esculpi abóboras com uma turma de miúdos. Nos filmes fazem parecer que é uma coisa engraçada... NÃO É! :p
    Conheço bem essa zona dos cafés, foi mesmo por aí que "decidimos explorar outro percurso"... :) Já te tinha dito que dei algumas aulas na escola ao fundo dessa rua?
    E por último e não menos importante: quem fala como tu? É alguma rapariga com sotaque do nuorte cerrado? :p Eu adoro sotaques! :) Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Claro que sim, temos umas subidinhas bem jeitosas por cá também. Tens que vir experimentar. :)

    ResponderEliminar
  12. As SCUTs vieram chatear a vida de muitos portugueses, é uma tristeza. Mas espero que consigas dar a volta a isso e arranjar uns bons dias de férias num sítio agradável :)
    A tua abóbora é altamente, adorei :D
    Sem dúvida que um bom banho quente após umas horas à chuva e o frio fazem verdadeiros milagres! Já evitei ficar doente assim :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Quando fores treinar para o EUL avisa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Lady V: Bem que podia ter as origens mais perto de Lx... Mas, por outro lado, ainda bem que não! Beijinhos e boa semana

    vgoncalves: Um dia destes combina-se um treino. Fiquei com vontade de explorar sítios novos! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu tinha medo do Thriller às 3 da tarde num dia de sol :)) Nós éramos mesmo levados aos limites, não é como a canalha de agora que tem de se assustar com o Noddy e o Ruca!
    Olha pensei que a tua abóbora era esculpida. Eu meto-me nestas coisas e agora tenho ali uma abóbora já cheia de bolor e eu cheia de pena de a deitar fora, que aquilo dá mesmo trabalho a fazer. Beijo

    ResponderEliminar
  16. Bons treinos :) serras pelo meu lado.. principalmente o geres e serra d arga :)

    belas fotos tuas ;)

    http://www.desnivelpositivo.com/?p=851

    aqui tens a serra que um estagio que combina contigo :)

    ResponderEliminar
  17. Hello!
    *Acho que a corridinha te correu bem. No meio de Lisboa, conseguem correr à vontade ou têm de andar a olhar sempre por cima do ombro?
    *Se queres serra, podes vir para aqui :) Não é que tenha muito para ver, mas respira-se bem (quando o vento está a favor!); Fica a 90 Km de Lisboa e em portagens gastas 2.25€ para cada lado; Relativamente perto daqui (25 minutos) há a Nazaré, São Martinho, Foz do Arelho, Caldas, Óbidos...Quer dizer, já estou a arranjar um brutal roteiro que não te tira propriamente da cidade! Se pensares em alguma coisa perto daqui, comunica! A Joana planeia estar por cá no f-d-s de 17.
    *Abóbora - pois! eu também pensei: "a rapariga tem jeito para a coisa"...afinal é de barro!
    *O teu pequeno almoço reforçado, é um pequeno almoço normal para mim...lol
    *Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Sweet: Ainda bem que te lembras do thriller e também concordas que era assustador... :) Dá um trabalhão esculpir abóboras, imagina teres de esculpir uma dezena... e a porcaria que faz! Mas acho uma tradição engraçada e comprei esta para acender na ocasião. Beijinhos!

    Nainho: Este ano era para ter ido ao Gerês... mas não deu. E é mais longe ainda do que a minha serra! :) Já tinha lido qualquer coisa sobre esse estágio porque sou "amiga" do Carlos Sá no FB... (Qualquer um pode ser, é só "curtir" a página, mas pronto :p). Mas pensei que fosse só para os "Bons" e fora do meu bolso... Não há dúvida de que as paisagens são bem bonitas (e estava frio!) :)

    Lulu: Olá! Como era domingo de manhã não havia muito trânsito nem pessoas pelas ruas. Durante a semana seria um horror!
    A Feira de Natal de Óbidos não é agora por estas alturas? Era giro irmos todas! Gosto de Óbidos e gosto do Natal... :)
    Do PA: Já estava a sentir-me mal por acharem que era muita comida! :p Se calhar para quem vai correr dali a 1h é, mas por acaso nunca me senti mal e em equipa vencedora não se mexe!;) Só como menos se sair de casa já a correr, o que não foi o caso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. O que me animou este fim-de-semana foi saber que o treino correu bem e que o João conseguiu fazer os 30km. Também não tiveste nada mal. Que inveja, 16,5km! Também quero!
    Mas eu vou ter juízinho. Ainda não estou a 100%, mas espero estar no domingo =)

    Pequena serra, bonita, com percursos pedestres....Humm...Sintra? ali para os lados da corrida do Monge...Hehe

    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  20. Isa: Sintra, apesar de bonita, é praticamente Lisboa! ;) A ver se te pões boa até dia 18! Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  21. Olá,

    foi um treinão!! parabéns ás meninas e ao João.

    fazer o percurso parece-me uma excelente ideia, vou faze-lo um dias destes se possivel com igual distancia.

    bj e boa semana
    Jorge

    ResponderEliminar
  22. Jorge: Obrigada. Estes dias em que sentimos que podiamos correr "para sempre" são muito bons! :)
    Se fores a um domingo de manhã até nem se apanha quase trânsito nenhum e faz-se bem. Suponho que já estejas recuperado então? Continuação de bons treinos!
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  23. Gostei do relato, passaram aqui na minha rua, Columbano B. Pinheiro eu vi-vos e disse para o meu marido:
    - Parece o João Lima mas, como não tinha os óculos e estavam do outro lado não disso nada, foi uma pena podíamos ter ido convosco...
    Quando quiseres treinar no estádio universitário diz, eu treino lá muitas vezes.
    beijinho

    ResponderEliminar
  24. horticasa: Obrigada! Quando for para o EUL eu aviso. Beijinhos

    ResponderEliminar