28 de novembro de 2012

Encontros imediatos num treino e uma pequena ajuda sff


Ontem fui apanhada de surpresa pela chuva na corrida de final de tarde. Não levava o impermeável, apenas um corta-vento, e estava muito frio. Corri apenas 5km, mas a uma velocidade desconfortável, por isso conta como treino de velocidade (não é?).

No entanto, apesar de curta, não foi uma corrida isenta de mais surpresas, porque tive um encontro imediato de primeiro grau inesperado.

Quando a meio do treino me estava a preparar para beber água num dos inúmeros chafarizes, avisto um pouco mais à frente, no caminho que vira à esquerda, um pequeno animal peludo a focinhar nas folhas secas que, por breves segundos inocentes, pensei: "Awww, é um gatinho pequenino...".

Não era um gatinho.

Nem era um coelho, apesar de parecer, ao afastar-se aos saltinhos depois de me pregar um grande susto eu o assustar. Eehhhhhh... Gosto mais da vida selvagem do campo...


Apesar de a foto abaixo quase passar por totalmente verdadeira, devido aos meus elevados dotes artísticos :), trata-se apenas de uma recriação do sucedido, onde desenhei a ratazana no local do crime, para melhor visualizarem o acontecimento.



Vou passar a evitar estes caminhos mais estreitos, que deixam pouco espaço por onde fugir. Para o pobre bicho, claro, que eu não tenho medo (um bocadinho...).


Treino de terça:

- Final da tarde
- Chuva
- Distância: 5km
- Bpm médio: 163
- Calorias: 350



E agora precisava de ajuda vossa, sobretudo de quem já tem relógio gps.

Já sabem que estou a pensar comprar um agora, para me surpreender a mim mesma, como prenda de Natal. Como este tipo de coisas não são propriamente baratas, tenho andado a ver sites, vídeos e críticas aos diversos modelos, já que é um tema de que percebo muito pouco.

*A quem estiver à procura de algo do género, aconselho os Product Reviews do site do DC Rainmaker (ing.) que, na minha opinião, são muito informativos e claros, mesmo para leigos como eu, destacando bem os aspectos positivos e negativos de cada um, adequando-os aos objectivos de quem adquire*

Enquanto por um lado tanta informação me ajudou - descobri que o Garmin FR110 que tinha em mente não tem duas funções que para mim são importantes - por outro lado confunde-me mais. Depois de ler e comparar tinha quase a certeza de que o FR210 é que era! Até ver o preço... É ainda mais caro que o FR410, que estou reticente devido à sua característica do "rebordo táctil"... Alguém tem este modelo? É fácil mexer com ele em andamento e com as mãos transpiradas?

Para quem, como eu, não precisa cá de grandes funções a que não vai dar utilização e tem o orçamento limitado, podem haver por aí outras opções mais acessíveis que desconheça. Não tenho necessariamente de adquirir um Garmin, embora seja a gama que conheço melhor.

Basicamente, um relógio que controle:
- Tempo/distância
- Velocidade média
- Ritmo/cadência
- Frequência cardíaca
- Altimetria (preferencial)
- Permita criar um treino intervalado, para os raros momentos em que me apetece (preferencial)
- Resistente à agua (no sentido de não começar logo a ficar com o ecrã embaciado com uma pequena chuvinha, que já sabem que eu sou uma rapariga que gosta dos seus treinos à chuva)

E acho que é isto.

Ah, pronto, também preferia que não fosse enorme, que eu já tenho um pulso pequenino, mas isso é apenas um pormenor estético, não é eliminatório.


Que relógio, se algum, têm? Estão contentes com a vossa escolha?
Algum relógio em super-promoção de que ainda não tenha conhecimento e que me vai deixar muito feliz este Natal? :)


Partilhem, sff! Obrigada.



35 comentários:

  1. Anónimo28/11/12

    Olá bom dia, em relação ao relogio eu tb queria um garmin mas o orçamento tb era curto assim sendo tenho o nike é um pouco grande no pulso mas serve mt bem. Já vi mtas criticas mas para mim serve mt bem. Tem td o que referiste. Hélia

    ResponderEliminar
  2. Olá :D
    Se fosse eu tinha apanhado um susto com a ratazana que me punha a saltar e a correr de um lado para outro :P
    Eu não tenho relógios nem conheço ninguém que tenha desses.
    Desculpa não poder ajudar :/
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Hello.
    Seguem-se as minhas aventuras Garmin.
    Comecei à precisamente um ano atrás com um FR305. Adorava-o. Ao fim de alguns meses começou a perder o pio até ficar totalmente sem som, o que me causava algum transtorno por causa dos intervalados. Sem som obrigava a ir a olhar para o visor.
    Depois de uma paragem cerebral onde quase acabei com a vida dele, num bom negócio troquei por um FR 405, um dos tais com rebordo táctil. Também é bom mas menos prático para os meus tipos de treino. O visor é mais pequeno e só tem opção para, no máximo, três campos de informação. A questão do rebordo táctil é uma questão de hábito, sendo só mais complicado quando chove.
    Actualmente este modelo está com a Carla, que lhe dá muito bom uso. Eu tenho actualmente um FR XT310. É muito bom, com tudo o que tinha disponível no FR305 mas melhorado.
    Como concelho final, se vais comprar compra bem, mesmo que tenhas que investir um pouco mais. Estes equipamentos duram quase uma vida.
    Qualquer dúvida apita.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Sobre o GPS recomendo, vivamente, que te inscrevas no Forum do Mundo da corrida e ponhas lá a questão num tópico que eles tem sobre GPS. Vais ter imensas respostas e podes orientar a tua escolha melhor.
    Claro que no tópico que eles têm sobre GPS também podes ver o que por lá foram escrevendo sobre vários equipamentos.
    Fica aqui o endereço:
    http://www.omundodacorrida.com/

    ResponderEliminar
  5. Porque nao colocas tambem o blog no facebook?

    E bons treinos, eu que tanto queria um garmin.. vou desviar o dinheiro do garmin.. para todo o equipamento de trail running que preciso lol

    :D Se alguem quiser contribuir.. lool

    :)

    ResponderEliminar
  6. Eu uso o FR 610. É táctil e não tenho tido nenhum problema com ele, mesmo com chuva, suor ou luvas consigo navegar pelo bicho sem qualquer dificuldade.
    O único senão é o preço, comprei-o por 319€ (já com desconto) e para isso tive que poupar muito durante uns bons 9 meses. Mas recomendo vivamente, vale bem todos os euros gastos.

    Quanto às tuas escolhas, não conheço nenhum dos modelos (nem ainda lhes pus as mãos em cima), mas a série 400 tinha uns problemas com a água/suor, onde se tornava dificil de usar o ecrã.
    Mas pelo que li, resolveram isso com o 410.

    Como este vai ser o teu 1º GPS, se conseguisses encontrar um 305 a bom preço, isso era o ideal (tem tudo o que precisas), mas como esse modelo já foi descontinuado é capaz de ser dificil. E se for esse o caso, acho que o 410 é uma boa escolha.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a tua ratazaninha fofinha, com ar de peluche!! se eles fossem realmente assim, adoptava 1. :D
    eu tb já vi uma ratazana, enorme, a trepar uma palmeira. lol não são assim bonitas... parecem quase moto-ratos mas nús.

    Relogios não sei :/
    Espero que encontres um com isso tudo, em promoção e pequenino :D
    e que no final de cada treino diga assim "és liiindaaaa!"

    Beijinhos grandes :D ***

    ResponderEliminar
  8. Hélia: Olá. Não conheço muito bem os da Nike, tenho de ver melhor. Obrigada!

    PS: Eu não dei nenhum salto, mas as pulsações subiram ali um bocadinho durante uns segundos! Obrigada na mesma, eu sei que este não é o teu "ramo" ;)! Beijinhos

    Pedro: Obrigada! Já tinha visto esse relógio da Carla, mas na altura estava inclinada para outro modelo... Acho que o 410 tem melhorias em relação ao 405. Quando me decidir depois comunico :p. Beijos

    Jorge: Obrigada! Ainda não encontrei esse tópico, em casa depois vejo com mais calma...

    Nainho: Isso é para blogues famosos! Eu sou só... eu. :) Aproveita que estás quase a fazer anos e junta a família e amigos, pode ser que tenhas sorte (dividido por todos custa menos! :p) É preciso muito investimento para começares? Para além dos ténis?

    kayro: Obrigada! O 610 é muito para mim... Para as minhas corridas, um modelo mais acessível chega. Por enquanto estou inclinada para o 410.

    Moça: À primeira vista parece fofinha (até era +/- daquela cor), mas NÃO. :) Olha, não sei se algum dos modelos tem essa funcionalidade, mas devia! :p Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. o desenho da ratazana está um espetáculo. Se não fosse a cauda comprida ia jurar que era um simpático porquinho em miniatura. LOL

    Quanto a relógios eu utilizo um fraquinho da Decathlon só com cardio-frequencímetro e para gps levo o telemóvel. Mas costumo correr com um amigo que tem o Garmin XT310 e está maravilhado com ele. Cá custam cerca de 300€, mas ele mandou vir da net por 190€.

    ResponderEliminar
  10. Tiago: Opá... lol Na vida real juro que era assustadora! :p
    É só boas críticas ao XT310, estou a ver! Ainda um bocadinho puxadote, para os que tenho visto. Ai, vida de pobre... :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá, eu tenho um FR 410, adoro-o. Comecei a utilizá-lo mais quando treinei para a minha primeira meia-maratona, a Rock & Roll como tu, pois carregava os treinos no PC e depois exportava-os para o relógio. Tem sido um parceiro de corridas inseparavél e bastante fiável.
    Sei que vai ser descontinuado exactamente por causa do rebordo, a mim nunca me deu problemas mas por exemplo o meu marido tem muitas dificuldades em utilizá-lo. E tenho outros amigos que têm que tb não adoram.

    Estou mais por dentro do assunto pois andei a ver um para o meu marido e tb andei um bocado indecisa entre o FR 110 e o FR210.

    Se quiseres podesmos trocar um e-mail e falamos mais um pouco para não te encher demasiado a caixa de comentários...

    bjs
    Sónia

    ResponderEliminar
  12. Sónia: Se não te importares, manda-me um email sff. (Está em cima, à direita). Obrigada! Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Realmente tens toda a razão, uma ratazana radioactiva é de fugir (dizem que são das piores)esta ainda por cima arraçada de porquinho da india..brrrrrrrr

    Em relação ao GPS eu tenho um polar Rs800Cx multisport é um grd auxiliar de treinos, excelente, muito intuitivo e preciso. Mas é demasiado caro e há muitas outras opções de mercado. Antes tinha um que tem toda a informação que pretendes á excepção do cardio frequêncimetro, era um Geonaute GPS que adquiri na decathlon e custou menos de 80€, exportava para o Google earth e dava informação rigorosa em terreno aberto.
    Desvantagens: pesado , enorme e os satélites foram todos construídos em baleizão..( eram lentoooooooosssssssssssssss)


    já Tens o blog no facebook?

    J

    ResponderEliminar
  14. Sobre o GPS, o meu é o Garmin 205 que tem tudo o que pretendes menos a frequência cardíaca, que para isso é o 305 (naturalmente mais caro). Prescindi dessa parte porque não gosto de andar com a fita no peito para efectuar a medição.
    Pode haver, eventualmente, marcas melhores mas considero que a Garmin esteja no topo.
    Ah! Um pormenor, só me preocupo com a parte técnica do relógio mas reconheço que esteticamente não é famoso, por ser volumoso.

    Sobre encontros imediatos, já tive um na mata do Jamor. Gosto de quase todos os tipos de animais com excepção dum que me arrepia. Ora o encontro imediato foi exactamente com esse tipo de animal. Uma cobra! Se alguém pensa que eu não consigo fazer grandes sprints, que me tivesse visto nesse dia. Grande e prolongado... :)

    Beijinhos e boa compra/oferta. Vais ver que depois de teres um, não queres outra coisa.

    ResponderEliminar
  15. Jorge: É um cruzamento de espécies. :)
    Este fds estive a ver alguns Polares na Decathlon, mas fiquei com algumas dúvidas na mesma. (Pareceram-me mais virados para quem pratica montanhismo?... Não sei).
    Não, só eu é que estou no fb, e pouco. :)
    Beijos e uns últimos dias livres de stress antes do dia M (de Maratona)

    João: Por acaso lembro-me de reparar no teu relógio, não sabia
    é qual era o modelo. Eu habituei-me a controlar a FC e agora dá-me jeito, mas também confesso que já fiz muitos raspões na pele das costas devido à qualidade manhosa da minha faixa.
    Sabes que eu habituei-me a ver cobras desde pequena, na terra dos meus pais viam-se muitas durante o verão, mas continuo a não gostar! Não sabia que para os lados do Jamor também havia disso!! :S Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Olá!!
    bem esse encontro imediato é que foi!
    Eu tb já tive com ratazanas, com um cão, em que tive de parar e tive um demais: um lagostim de rio que estava no trilho. Vi algo vermelho a mexer no verde aproximei-me e ele colocou-se em guarda com as patas/grampos da frente viradas para o alto.
    Ri-me tanto :)
    Em relação ao relógio, estou como o Jorge: no mundo da corrida terás muita gente a ajudar-te.
    Eu tb vou querer um mas por agora tive de investir numas sapatilhas! Esta crise anda brava! :(
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  17. http://www.ciclonatur.pt/gps/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=20&Itemid=53&vmcchk=1&Itemid=53

    ResponderEliminar
  18. Lisboeta: Um lagostim?? Por onde andavas a correr?! :) É caricato. Já andei a pesquisar pelos arquivos do site. Beijinhos

    Hugo: Obrigada pelo link!

    ResponderEliminar
  19. eu houve uma altura que também pensei comprar um, mas depois ponderei melhor. mas pelo que pesquisei, os garmin são claramente os melhores, se bem que agora há uns nike muito bons também. eu vou-me safando com o telemóvel com gps e com as aplicações :)
    também já tive dessas surpresas, às vezes nada agradáveis... cães, p.e. e eu detesto cães, sempre tive medo deles x)

    ResponderEliminar
  20. Por acaso ratazanas acho que nunca vi (acho!) mas aqui em Lisboa farto-me de passar por baratas à noite. É horrível, e sinceramente acho que prefiro o belo do roedor (possivelmente porque tenho cinco bichos desses cá em casa, já não me fazem tanta confusão quanto isso) ;)

    Nos nossos trabalho de grupos nós também dispersamos imenso, mas quando as coisas são para o dia seguinte não há grande remédio que não seja trabalhar eventualmente :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  21. Em relação ao relógio, eu tenho o Garmin FR 210. É verdade que custou os olhos da cara, mas estou satisfeito com ele.
    Gosto muito de ver no computador os gráficos dos treinos ou corridas.
    Um bom relógio é uma ferramenta indispensável para manter os objectivos sempre renovados.

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Hermione: Por acaso de cães não tenho medo, e passo por bastantes. Às vezes são mais cívicos que os donos! :) Beijinhos

    Joana: Sim, mas este não era um ratinho fofinho, era uma ratazana de esgoto :p. Também detesto baratas, mas desde que não me entrem em casa (pânico!), na rua não ligo. Beijinhos

    vgoncalves: E compraste cá ou mandaste vir de fora? E tens o HRM? Desculpa as perguntas, era o relógio para o qual estaria mais inclinada, não fosse o preço! Bjs

    ResponderEliminar
  23. Comprei na Decathlon. Pela Internet deve ficar mais barato.
    Sim, tenho o HRM. Gosto de ver como vão as batidas do coração e de definir zonas de ritmo cardíaco.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. vgoncalves: Obrigada. O aspecto positivo de comprar pela Decathlon é que ficava com moooontes de pontos em cartão! Bjs

    ResponderEliminar
  25. ...boa sorte na escolha e na compra ! :D

    ...eu já me "safei" ihihih...
    ...ainda estou a aprender a "conduzir" o meu (FR410) , mas já vou caminhando e entendendo a "lógica" destas modernices !! :)
    ...não te posso ajudar muito , porque ainda estou na fase de "rodagem" da maquina , espero amanha fazer uns kms e já ter uma maior noção da "coisa" !!

    ...e já á por aqui tanta opinião e por onde escolher , que vais acertar de certeza !! ;)


    boas compras e bons treinos...

    ajb

    ResponderEliminar
  26. AjB: Obrigada. A ver se no f-d-s já trato disso.
    Boas corridas com a tua nova máquina! :)

    ResponderEliminar
  27. Fernando Rodrigues29/11/12

    Olá, sigo o teu blog em silêncio, mas achei que devia fazer-me ouvir, penso que consigo ajudar-te a poupares uns euros na compra que vais fazer, para o FR 210 com HRM podes ir comprar a Coditek (venda online, com escritório físico)fica no Campo Grande e assim poupas os portes.
    http://www.codi-tek.com/include/pesquisa.php
    É de confiança, comprei lá um Fr 10 por 111 €.
    Boa compra e boas corridas.
    Fernando Rodrigues.

    ResponderEliminar
  28. Hello!
    Não tenho medo de cobras, nem de arranhas, mas se vejo um rato ou ratazana, subo às paredes e demoro a ganhar confiança para voltar ao local do crime. Mesmo que os veja "sem vida" fico sempre apreensiva...
    Não te posso ajudar com a tua questão, mas de certeza que vais ter uma grande surpresa neste Natal, especialmente se a oferta vier de ti! ;)
    Não tenho vindo muito aqui, mas vou tentar estar mais "presente" nos próximo tempos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Fernando: Obrigada! Estou a ter problemas em conseguir abrir a página na totalidade (provavelmente devido ao meu portátil pré-histórico), mas mais logo já vejo esse site no pc de casa. Boas corridas.

    Lu: Hello! Fazes visita quando quiseres, és sempre bem-vinda. :) Vou fazer o meu maior ar de surpresa quando me entregar e receber a prenda! ;) Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  30. Olá.

    Se tiver que optar por um relógio com gps, fique com o garmin forerruner 405 cx.
    Ele tem tudo que voce precisa e ainda dá para acompanhar tudo pelo site da garmin.
    Mesmo não sendo barato, é o melhor que já usei até hoje, e está aprovado.

    Até mais.

    ResponderEliminar
  31. longdistance: Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  32. Alo!!
    Eu tenho medo de correr assim de noite :P
    Olha se não tiveres muito urgência, por vezes no site do clubefashion há relógios desses e em promoção :) é um caso de esperares que apareçam :)

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  33. Serependity: Olá! Não era de noite, era cerca das 18h! ;p Eu entendo-te, também não gosto muito, mas se quero correr durante o Inverno tem de ser. Aqui há sempre muita gente a passar, por isso limito os meus treinos "nocturnos" a esta zona.
    Não conhecia esse site, obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Olá, eu uso um Garmin 305 e, em geral, estou satisfeito com ele.

    O problema do Garmin 305 é que o isolamento não defende totalmente o relógio contra a humidade, e é normal (p.e. o "apito" e os pinos que entram em contacto com o recarregador).

    Em relação à tua whishlist e à Altimetria, sugiro que não ponhas muita fé na habilidade de um relógio com GPS dar informações fidedignas sobre altimetria.

    Para ter dados mais correctos sobre altimetria é necessário um barómetro (e há relógios com barómetro).

    ResponderEliminar
  35. 45minaos10km: Olá. A altimetria seria mais pela piada de avaliar o desnível e assim, mas não é fundamental. Já alguém tinha comentado essa questão nos 305, mas penso que são bons também (quem tem gosta bastante). Por uma questão de preço/qualidade em princípio optarei pelo 410, espero que também dure muiiitos anos.

    ResponderEliminar