30 de novembro de 2012

Limpezas a solo, corridas a pares

 
Antes de mais, MUITO OBRIGADO pela vossa partilha de experiências e informação no post anterior. Claro que nestas coisas cada um tem as suas preferências, mas graças a algumas dicas consegui reduzir o meu leque de escolhas e ontem estive a fazer as últimas pesquisas. Não nego que vai ser uma opção um pouco condicionada pelo orçamento, mas penso que me vou adaptar bem. Este fim-de-semana espero concluir a Demanda do Santo Garmin.


 

Eu gosto de correr no tempo frio, não me custa tanto sair como quando está um calor insuportável no Verão, embora vá na mesma. No Inverno é uma questão de me  vestir por camadas e depois correr para aquecer! Também tenho a sorte (?) de correr numa cidade em que nunca, ou raramente, está aquele frio, frio em que custa a respirar e nos enregela os pulmões, por isso não sei como me daria nessas condições. Mas este ano vou, pela primeira vez, correr na Serra no mês de Dezembro, depois logo comunico a experiência.

Estou a falar nisto porque ontem apanhei outra molha sem estar à espera. Eu sei que disse que gosto de correr à chuva, a Mãe Natureza deve ter-me ouvido e como tem um sentido de humor perverso agora faz-me sempre a vontade, mesmo quando não estou preparada para tal.

Os últimos dias têm sido um bocado ocupados, por isso, exceptuando a mini-corrida de terça, não tenho tido grande tempo. Na 4ª-feira passei a noite a fazer limpezas (eu sei, divertido) porque apesar de ser só eu, juro que deve haver uns seres da desarrumação que se infiltram aqui em casa quando não estou e tiram as coisas do sítio, porque só isso justifica o tempo que tenho de perder a limpar uma casa tão pequena, sobretudo se quero ter os fins-de-semana mais ou menos livres. Mães de família: admiro-vos, porque não deve ser nada fácil conjugar tudo e ainda terem tempo de sair para fazerem exercício.
Quando é apenas uma pessoa está bem que não se suja tanto mas, por outro lado, também sou só eu a limpar... O que dava jeito de vez em quando era uma fada das lides domésticas cá para casa.

:)


Assim já podia sair para correr quando quisesse, descansadinha, sabendo que a casa ficava bem entregue.


Mas ontem, aproveitei que tinha companhia e fui treinar já era de noite por ruas diferentes das habituais. Apesar de não ser adepto de provas e competições, o amigo que me acompanhou acha que fazer 10km em 50 minutos é uma "coisa leve"... Lá deveria estar mais cansado ou com vontade de fazer um jogging de recuperação e então veio correr comigo.
Os primeiros quilómetros foram chatos, pois tivemos de atravessar algumas estradas e parar em sinais, mas depois chegámos a um parque onde deu para correr em asfalto, empedrado, ciclovia (não havia ciclistas, juro!) e terra batida. Tinha algumas subidas jeitosas, por isso a conversa estava a ser praticamente um monólogo por parte do meu amigo, no qual eu intervinha ocasionalmente com sons indistintos de concordância. Fui uma bela companhia.

O que interessa é que ele teve o seu treino "mais leve" e eu um treino razoavelzinho.

Treino de quinta:

- Noite
- Chuva (súbita e inesperada)
- Distância: 8,5km
- Bpm médio: 164
- Calorias: 609


Para mim foi bom ter uma companhia que puxasse por mim, mas e quando é ao inverso, ter de se controlar o passo por alguém mais lento? Vocês não se importam? (Sejam sinceros!)
Eu tenho algumas amigas que correm mais devagar e não me importo de lhes fazer companhia. O problema é que não têm também tanta resistência e então são sempre corridas muito curtas, com caminhadas pelo meio. Não são dias de treino, são dias de convívio.
Espero que ontem tenha sido um treino para os dois lados, porque eu, na minha companhia sem fôlego, não fui lá grande coisa no convívio.

Sabem o que é uma boa comida de recuperação pós-treino?

Castanhas!

Estou a brincar, não sei se é uma boa comida para o pós-treino, mas soube-me bem.



Bom fim-de-semana!



33 comentários:

  1. Bons dias :D

    Achei piada a teres dito que corrida com amigas era convívio :P Já cheguei a correr com amigos e realmente foi mesmo a ideia que me deu :P

    Cá em casa também há esse mistério da sujidade. Somos só dois (vá, e cinco bichos), não compreendo como é que há sempre tanta coisa por todo o lado :P Hoje à tarde também é dia de arrumações, mas o Pedro dá-me sempre uma mãozinha :)

    Correr na Serra em Dezembro? Eu ia era encher o bandulho de queijinho da Serra :D Mmmm não me queres trazer um de lá? Olha que eu faço anos a 6 de Janeiro, just sayin' :P

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não me importo nada de ir mais devagar se isso ajuda quem vou a acompanhar. E até pode ser uma experiência muito gratificante se for para esse alguém alcançar um resultado especial para si.

    Se as castanhas são boa comida pós-treino? Se te souberam bem, são de certeza! :)

    Beijinhos e até amanhã para um belo treino (amanhã não chove e vai estar um sol bonito, apesar de frio)

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente se tiver de correr com alguém mais lento que eu, acho que até é uma benção. E eu sou uma pessoa paciente, por isso não me importo nada.

    Quanto ao frio...olha que esta semana teve bastante frio. Claro que não é como no Norte (aí é que eu era mesmo feliz), mas mesmo assim já é um friozinho incómodo.

    Como eu ADORO castanhas..

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Joana: Mas uma coisa não invalida a outra, podes encher o bandulho de queijinho e depois ir correr (ou é melhor vice-versa, não te vá dar uma indigestão e depois é um desperdício de queijo :p). Também é uma boa comida pós-treino... na minha opinião. eheh :) Vou pensar no teu caso :p Beijinhos

    João: E eu agradeço a disponibilidade de ires sempre a correr mais devagar. :) Beijinhos

    Isa: Eu depende dos dias, já corro tão devagar normalmente, que é mais fácil encontrar alguém que tenha de esperar por mim, do que ao contrário. Se for ao contrário, tudo bem na mesma, porque durante uns instantes sinto-me uma Jéssica Augusto :p Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá
    ora cá está um tema interessante:

    claro que não me importo mesmo nada de correr com pessoas mais lentas, são normalmente ótpimas companhias, não são maçadoras com a conversa, são fieis companheiros silenciosos que como sombras se desdobram para acompanhar os mais rápidos, sempre motivados mas lentos lá vão a sorrir ( pelo menos pela expressão parece ou isso ou a chorar)

    ps: Nunca corri com ninguem mais lento, mas fica só entre nós ok?

    e falava de mim ehehhe

    J

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    Eu não costumo correr, mas quando o faço não pode estar muito calor, porque não o suporto. Quase que me dá algo mau só de pensar na ideia de correr ao calor. Mas eu sou mais ou menos como está na imagem, não corro porque faz calor nem porque faz frio :P (sim, sou preguiçoso)
    Gosto mais de andar e prefiro fazê-lo sozinho porque meto os fones e aí vou eu, feliz e contente, no meu mundo :)
    Beijinhos e boa sexta-feira*

    ResponderEliminar
  7. Jorge: Nunca correste com ninguém mais lento?? Não andas a correr com as pessoas certas... :p Beijos e boas corridas calminhas esta semana

    PS: Olá. Se fazes umas caminhadas já não és assim tão preguiçoso. Há que arranjar espaço para os pratos que fazes ;p. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu Corro 3 vezes por semana com uma pessoa mais lenta.. a namorada lool

    Nos outros tres dias de treino.. tenho dois acompanhados por uma pessoa de nivel semelhante ao meu.. e depois sobra um treino que faço sozinho no ritmo que me apetecer/ for possivel lool :d

    bons treinos e boas compras :)

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca corri com ninguém mais lento, mas já abrandei o meu ritmo de treino no ginásio para incentivar outras raparigas e sinceramente por um lado adoro, qd vejo a evolução delas e a felicidade estampada no rosto de verem os seus próprios progressos, por outro, às vezes sinto a falta de treinos solitários que me permitem de facto retirar todo o partido do treino em si. Quanto a correr...geralmente corro sozinha ou com pessoal com ritmo semelhante e custa-me mais pensar que sou eu quem atrasa os outros do que os outros a atrasarem-me a mim. Já neguei a companhia de um amigo cujo objectivo para os próximos anos é a preparação para o Chamonix (ultra trail mont-blanc), porque sinceramente sei que não tenho pedalada para ele (o máximo corrido por mim foram 21 km's) e sinto-me embaraçada com isso. Além de que sei que para ele não e um treino é um passeio no monte com uma amiga enquanto eu estarei de língua de fora, e como não sou boa em estabelecer limites nem a dar parte de fraca provavelmente a coisa iria correr mal :)

    ResponderEliminar
  10. boa tarde , normalmente treino sozinho e o desafio é o mesmo , puxar por mim , fazer de "lebre" a mim próprio e decidir o ritmo e o tempo que quero tentar fazer :D e normalmente perco sempre :)

    ...quando vou treinar com companhia, sou sempre o mais lento :) ...tambem porque, -um é atleta e corre desde os 15 anos,já fez centenas de corridas, faz grandes tempos em meias-maratonas e treinos super longos , o que para mim é complicado(ainda)espero eu :D , por isso agora é raro treinar com ele , nem era bom para ele nem para mim...

    -o outro parceiro de treino, é professor de educação física , anda num ginásio e mais não sei o quê , e faz cross-fit , ou lá o que ele chama aquilo :P , e corre com muita vontade eheheh... , são treinos curtos 7,8km , mas rápidos 30,35m ,e normalmente logo ás 7 da manhã... sou sempre o mais lento e "comedido" , é raro fazer de "lebre", mas como não o quero deixar ficar mal, vou sempre ou a trás ou quando o caminho o permite ao lado a falar na vida e na galhofa...

    ...e para mim treino com companhia é isso mesmo , convívio , se não , não faz sentido... :D



    uiii , castanhas adoro !! agora abriste-me o apetite :P


    bons treinos , bom fim-de-semana...
    ajb

    ResponderEliminar
  11. Nainho: É a tua obrigação, a namorada agradece porque evolui e tu também ganhas porque ela agradece. :p (E corres 6 vezes por semana? Qualquer dia estás um Nainho Sá... ;) ) Beijinhos e boas corridas

    Catia: Tens um amigo que vai participar no UTMB?? Isso é muito interessante, conta-me TUDO!!! :) O máximo que já corri também foram 21km, achas que a gente estará apta a participar numa coisa dessas nos próximos tempos? :p
    Se alguém estiver a treinar para competir numa prova rápida, é claro que nem posso ir correr com essa pessoa, por não querer prejudicá-la (e morrer a fazê-lo). ;) Beijinhos

    AjB: Olá! Agora tens também um parceiro virtual que podes aproveitar. ;) Eu corro quase sempre sozinha, por isso agradeço estes treinos acompanhada, desde que não sinta que estou a atrasar muito a pessoa. Mas adoro quando são corridas pela companhia e pode ir tudo a um ritmo fofinho, a conversar... :)
    Agora com essa do cross-fit lembraste-me uma conversa do meu amigo ontem, até tenho de dedicar um post a isso eheh :)

    Bom fim-de-semana! Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Já te tinha falado da marca da decathlon. Com a banda cardio fica nuns 160 €. Eu tenho a versão sem banda mas excepto isso as funções são iguais. Tem tudo o que precisas para os treinos e a garantia dada pela casa é super.(experiencia própria). Claro que o garmin é bom. Eu tenho um oregon 450 para a bike e só digo bem.
    Mas claro, que ao comprares garmin, estás a comprar a marca.`
    É uma questão de gosto neste caso.
    beijos

    ResponderEliminar
  13. sam: Olá. Sim, eu lembro-me. Na altura até procurei na minha Decathlon habitual, mas não tinham esse modelo. O que vou comprar anda por esses valores. Obrigada! Beijos

    ResponderEliminar
  14. Sim treino 6 vezes por semana com descanso ao sabado...

    Terças quintas e domingo com a namorada.. Sendo que eu considero os treinos com a namorada recuperaçao.. no fim do longo de domingo com a namorada eu corro mais 6km em ritmo acelarado.( a namorada quer fazer a estreia em trail aki http://trailstaluzia.blogspot.pt/
    33km claro q eu vou fazer a prova toda com ela a alegria sera em terminar a 2)

    Na Segunda e Quarta o treino é no fabuloso parque da devesa :) com pessoal que corre apenas em estrada.
    O treino de Sexta de manha é off road.. com alguem q vai fazer o trail dos abutres em janeiro (estreia).

    beijos e bons treinos :)

    ResponderEliminar
  15. Nainho: Estive a ver a altimetria dessa prova... ui! :) E 33km também AINDA não é para mim. Que seja uma boa estreia para a tua namorada (estreia-se em grande!).

    ResponderEliminar
  16. Mesmo que só tenhas "intervido ocasionalmente com sons indistintos de concordância", de certeza que o treino foi bem melhor do que o teu amigo correr sozinho. Pelo menos eu prefiro sempre os treinos acompanhado, mesmo que passemos algum tempo sem dizer nada (principalmente nas subidas). :)

    ResponderEliminar
  17. Tiago: :) O problema com os treinos acompanhados é encontrar um horário comum. Geralmente os fds são melhores para isso. Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
  18. não sei se vai participar, sei que é o queria e que treina para isso, até porque provas de 50 e 60 km's para ele é como para nós a fazermos 10 km's :S Ele corre, nada e anda de bicicleta (faz duatlos e triatlos de vez em quando). Até me sinto mal quando comemoro 10 km's em 50 min e conseguir correr 21 km's :P Foi ele que me indicou a prova do Monge (para experimentar trails) ms não me disse onde é que me estava a meter. :S

    ResponderEliminar
  19. Deve existir muitos bichos da sujidade por aí espalhados. lol ou duendes inviziveis que dão chutos nas coisas. :D
    eu sofro do mesmo mal. somos 2 masssss, o F tem ataques de preguicite agua e vem com aquela coisa do "ah, tb preciso de descansar, não é só trabalho!"
    ao que eu lhe digo "tenho ar de Chica da Silva?"
    e pronto, ele não me ajuda na mesma. lol
    e é capaz de dizer que sim... :/

    CASTANHAAAAAAAS <3 <3
    (ai é assim que se usa essa sertã esquisita com buracos? a minha avó tem lareira e sempre as faziamos nas brasas, mas cá faço sempre no forno... pelos vistos há outra opção :D
    vou comprar uma cena dessas!!!

    eu dispenso correr com alguem, até porque eu ia ser um pedragulho enorme preso à perna da pessoa, tendo em conta que ela nao iria conseguir correr... lol

    Beijinhos grandes eeee bom fim-de-semanaaaa

    ResponderEliminar
  20. Oi.
    Acho que todos nós, tal como temos o nosso limite máximo, também temos o nosso limite mínimo. Gosto bastante de correr acompanhado, desde que com boa companhia, e não me importo nada de correr com companhias mais lentas. Há treinos que até agradeço, assim obrigo-me a fazer um treino calmo que, por vezes, sozinho é complicado.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Catia: Mas foi uma boa surpresa, diz lá que não! :) Bjs

    Moça Xica da Silva: :D Quando a minha mãe me deu aquela coisa (ela também lhe chama sertã, porque é lá de cima, aqui não sei como chamam, por isso digo coisa) eu olhei e pensei maspakékéisto?! E olha, tem-se revelado muito útil, porque assim as castanhas ficam prontas mto mais depressa do que no forno. Não digas que nunca aprendeste nada aqui.. :P Beijocas

    Pedro: Ainda bem que dizes isso, para o caso de um dia ser preciso correres na minha companhia.. :p Esta semana tens de andar mais devagarinho que o normal! Beijos

    ResponderEliminar
  22. Foi, foi. Nessa subida da tua foto, qd eu já tinha recuperado a forças na mini subida anterior (entre a descida e o inicio desse maldito corta fogo)e já tinha feito umas ultrapassagens, estaquei e só pensei: NÃO!!!! vou parar (durante uns segundos, de facto, parei sem reacção), mas depois lá m obriguei a continuar e no fim, senti-me como nova, cansada mas feliz e só pensei: quando é a próxima? =) Valeu a pena sim ;)

    ResponderEliminar
  23. Mas essa sertã só deve funcionar em fogão a gás com certeza... Já agora, quando não precisares desse teu homem-a-dias da foto mais acima, manda-o aqui para a Maia que há uma apartamentozito a precisar de uma geral :) Beijo

    ResponderEliminar
  24. eu também prefiro correr com o tempo frio do que com aquele calor de morte. acho que se torna mais difícil de respirar. e podemos sempre agasalhar-nos :)
    eu sempre me habituei a correr sozinha, por isso prefiro assim, ir ao meu ritmo, mesmo sem que ninguém puxe por mim mas também sem ninguém a atrapalhar. até porque não gosto de falar enquanto corro, so...
    castanhas é mais um pré-treino, mas o importante é que saiba bem :) hoje também comi.
    quanto às limpezas, realmente custa mas a sensação de casa limpa e arrumada é maravilhosa :)
    beijinho, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  25. Sweet: Sim acho que sim, só no fogão a gás. Pelos vistos, o Ryan Goslin só faz as lides domésticas para as mulheres que correm, pelo menos é o que diz o site de onde tirei a foto... eheh :p Beijinhos

    Hermione: Eu prefiro o frio, sempre! O R. não te acompanha em algumas corridas? Assim sempre puxava por ti e tinhas uma companhia agradável ;). Beijinhos e bom f-d-s, aproveita! :p

    ResponderEliminar
  26. Correr na serra em pleno Dezembro deve ser uma experiência unica, até pelo ar muito mais puro que nos invade os pulmões :):)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  27. Acabo por gostar de correr ou caminhar sozinha e assim mantenho o meu ritmo. Porque se a pessoa for adiantada, acelero mais o passo só que puxo por mim; mas se eu estiver à frente, não gosto e tento abrandar e mexe com as minhas pernas xD
    Castanhas, tão bom *-*
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  28. Geralmente corro sozinho, mas com companhia também é bom.
    Se eu for o mais rápido, corro mais lento e não há problema nenhum. Se for o mais lento, tento acompanhar e fazer um bom treino.
    E gosto muito de castanha assada.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  29. Não tenho esse problema! Ninguém corre mais devagar que eu!

    ResponderEliminar
  30. Minha primeira corrida de rua (5km) foi com uma amiga que corre bem mais lento que eu. Constatemente, durante a corrida ela me dizia pode ir na frente você consegue. E eu respondia não tem problema é nossa primeira corrida começamos juntas e terminamos juntas. Foi motivador! Hoje, melhorei muito meu tempo nas corridas de rua (5km). E, por enquanto, fiz apenas uma corrida de 10km e como eu gostaria de ter tido nessa oportunidade uma companheiro/a. Meus treinos são na passadeira/esteira, por mais maluco que parece funciona muito bem, pois a academia que eu frequento há realmente uma aula de running e eles simulam tudo que acontece na rua. Daí quando vamos para o circuito de rua o treinamento reamente funciona (pelo menos por enquanto). O monitor cardíaco que uso é o "Polar" que me atende muito bem e é um dos mais comuns (preço mais acessível) no Brasil. O "Garmin" com GPS, para mim ainda é impossível, aqui é MUITO caro. Boa sorte nas corridas!!!

    ResponderEliminar
  31. PrettyinPink: O ar da Serra não tem comparação! Já tenho saudades! :) Beijinho

    Lady V: Mais vale só... :p Beijinhos

    vgoncalves: O ideal, como já disseram acima, era poder conciliar os treinos a solo, com mais 1 ou dois, por semana, acompanhado. Parecendo que não, motiva mais. Quem não gosta de castanha assada? :p Se for daquelas na brasa então... :) Beijinhos

    Jorge: Se eu já não o tivesse visto correr podia ser que acreditasse... ;) Beijinho

    stughost: Nunca corri em passadeira, acreditas! Não sou muito de ginásio, mas penso que a passadeira deve ser bom para treinos mais rápidos ou séries. Mas acho que correr na rua é melhor, mais livre! :) Obrigada pelo comentário. Boas corridas!

    ResponderEliminar
  32. uhmmm... uma fada da arrumação! seria fantástico ter uma aqui em casa:)

    pior é chegar dos treinos longos e ter que preparar o almoço da família:)

    eu geralmente corro sozinha, justamente porque é difícil encontrar um parceiro que goste de correr tanto como eu, nos percursos que me agradam e num ritmo parecido:) não dava muito certo nem com o virtual partner do meu falecido garmin:)

    ResponderEliminar
  33. elis: Olá. O ideal seria ter o almoço à sua espera quando chegasse... :)
    Acertar ritmos, horários e locais é complicado! Mas é bom gostar de correr sozinha, assim a sua motivação não depende de ninguém!

    Beijos

    ResponderEliminar