21 de novembro de 2012

Metas e novas partidas

 
Como no post anterior se falou das coisas que alguns corredores fazem e que as outras pessoas não acham "normal", fica aqui o link para um artigo da revista Sábado: «As maiores loucuras que eles fazem por corridas». Já fizeram algo do género? Vá podem confessar, que por aqui somos todos solidários.
 
Ontem estava tão mentalmente exausta ao fim do dia que tive um dos treinos mais estranhos dos últimos tempos. Acho que meti o piloto automático, porque não me lembro quase nada da corrida. Penso até que devo ter dormido um bocadinho durante o percurso. O que interessa é que, mesmo alheada, a minha mente ia atenta, porque regressei sã e salva ao meu bairro após cerca de 35 minutos de corrida (não sei quantos quilómetros), e ainda me lembrei que precisava de passar na mercearia antes de ir para casa. Há muito tempo que não ia lá comprar fruta depois de um treino, toda transpirada, e acho que eles estavam com saudades (ou não).

E como no post anterior ao anterior se falou de sonhos e objectivos, partilho já a data da minha 2ª Meia Maratona: 24 Março 2013. Por isso, se nada acontecer até lá, daqui a 4 meses vou estar a correr a outra grande ponte da cidade de Lisboa. Não sei porquê, mas sinto que tenho de despachar as duas pontes primeiro antes de avançar para novos desafios (as pontes no Porto, talvez, ihih).

Mesmo antes de cruzar a meta da primeira Meia Maratona, eu já sabia que ia querer correr outra o mais breve possível.
 

Podemos correr 10km quase todos os fins-de-semana, são provas rápidas (para uns mais do que outros, vá), mas para 21km já temos de esperar mais tempo. Gostei do ambiente, da antecipação, do facto de ter treinado 12 semanas para chegar ali, de ter dado luta, de mesmo sendo uma "atleta" de fim de pelotão ter conseguido correr uma distância que muita gente nunca vai tentar na vida. E foi por isso que eu fiquei com vontade de mais.

Ânimo.

Sim, acho que foi isso que senti. Ânimo. Aquela força que nos impele a avançar. É uma sorte sempre que na nossa vida sentimos ânimo a fazer mais e melhor, já o senti antes em outras vertentes, por isso fico contente por no dia 30 de Setembro ter sentido isso também em relação à corrida.

Eu quero correr outra meia maratona.

Não, eu preciso de correr outra meia maratona.

Saber se foi apenas uma coisa de momento ou se posso, como eu estranhamente não tenho dúvidas, fazer melhor e repetir aquele momento fantástico em que nos sentimos invencíveis.



É sol de pouca dura, mas vale a pena!

- "Tenho de entregar um texto com 30 e tal páginas até amanhã às 8:00? Pffff, o que é isso? Eu acabei de correr 21km..."

- " Aquele EE é uma besta e só me apetece espetar-lhe um murro na cara, mas faço um sorriso, porque acabei de correr 21km..."

- "Preciso de estar numa reunião importante às 16h30 e são 16h29 e ainda estou a 4km presa no trânsito? Sem stress, eu acabei de correr 21km..."

-  "Que se lixe, até posso sair e CORRER até lá. Saltos altos e tudo. Afinal, são 4 km..."

Tudo pensamentos que podem ou não ter passado pela minha mente no dia 01 de Outubro.

E isto sendo apenas uma Meia, imagino todos vocês maratonistas e ultras (e todos os que superam provas e experiências para as quais trabalharam muito).


Claro que depois a euforia começa a desaparecer e é aí que uma pessoa tem de perseguir o próximo desafio.


Acho que 2013 vai ser um bom ano. (É bom que seja, 2012 deixou muito a desejar até agora... mas ainda está a tempo de se redimir. Estás a ouvir 2012?)

Os vossos próximos desafios?

 


16 comentários:

  1. Olá :D
    Adorei os teus pensamentos "depois" da corrida e acho que realmente é com tens na imagem que, durante o esforço pensamos que não aguentamos mais mas que no final nos sentimos tão bem, uma sensação de conforto e serenidade tão grande :)
    Nunca corri uma meia maratona, nem me imagino capaz de fazê-lo (a minha resistência e força de vontade têm muito que se lhe diga).
    Admiro essa tua ambição e espero que consigas cruzar novas metas :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. :D
    Adorei este teu post por uma coisa:
    A evolução da tua corrida nota-se tanto na tua escrita :D
    é tão fixe!!!
    Muitos parabens!!!!

    Correr 21km, É CORRER 21KM :D

    Em março vais estar tão bem preparada que vais ao pé cochinho :D

    Claro que 2013 vai ser bom!!!

    Já tinha visto esse artigo da sábado, e vieste-me tu à ideia. lol.

    Beijinhos cachopa ***

    ResponderEliminar
  3. Lá estaremos então no garrafão da Ponte, no dia 24 de Março. Eu para a estreia e tu para a 2ª meia maratona.
    Antes disso há agora as estafetas em que o objetivo principal é chegar à frente de uma equipa feminina. eheh
    Depois há a São Silvestre da Amadora e em Janeiro o GP Fim da Europa.
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte para a tua segunda Meia-Maratona.
    Já ficaste a conhecer uma boa parte do percurso no domingo. Ficou a faltar a parte lá de cima! :)

    Vais ver a diferença que vais sentir nesta em Março

    Beijinhos e boa preparação

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que vai chegar o dia em que vens aqui anunciar a tua 1ª Maratona. Tenho orgulho em ver a tua evolução. Beijo

    ResponderEliminar
  6. PS: Olá! Obrigada. :) Tens outros objectivos para te manteres ocupado também. Quando os concretizares, ficas com o ar de "boss" do boneco. ;) Beijinhos

    Moça: Foi um colega meu que me mandou o link e também disse o mesmo que tu. :) A fama de maluquinha das corridas começa a alastrar-se! Muahaha :p Mas continuo a precisar das duas pernas para correr 21km... ;) Beijocas moça linda**

    Tiago: Challenge accepted! :p Agora tenho de passar a pressão para as colegas de equipa, que eu nem a dormir faço 4.28min/km ;) Tudo belas provas no teu futuro (só não faço a S.S. da Amadora). Beijinhos e boas corridas

    João: Obrigada! Vai ser um percurso um pouco aborrecido, mas tenho de dar o meu melhor. Também vais, não vais? Beijinhos, faltam 18 dias!!! ;)

    Sweet: Obrigada... :,) Se o blogue durar assim tanto tempo, não tenho dúvidas de que esse anúncio vai surgir. :) Beijo grande

    ResponderEliminar
  7. boa tarde , as "minhas loucuras por corridas" são os treinos em si :D

    ...o mais "louco" que fiz, foi no ano passado na apanha da azeitona nas fazendas do meu avô, uma semana antes da corrida do Sporting...
    ...todos os dias a levantar ás 6 da manhã, trabalhar até ao por-do-sol , e depois ainda ir dar uma "corrida" nem que fosse 15 minutos !!
    ...para mim era uma loucura , nada de "pomposo" e cool como desse pessoal na Visão , mas o meu mundo real e "louco por correr" !! ;)

    ...boa sorte para a 2ª Meia , na minha modesta opinião a da ponte 25 de Abril é muito "melhor" e "mais fácil" que a da ponte Vasco da Gama !!
    ...depois logo vês se tenho ou não razão :)
    ...continuação de bons treinos e provas até lá , de certeza que vai "correr" bem...

    ...e digo-te já que as "pontes do Porto" , são muito , mas mesmo muito melhor de correr , a Meia do Porto é simplesmente espectacular , já a fiz por duas vezes e não a quero largar , é brutal de correr... :D


    Gostei muito do "Ânimo" , é isso mesmo... obrigado por partilhares.

    Espero que 2013 seja um bom ano , "temos que o fazer ser" , nem que seja a correr... ;)


    "desafios" ??

    é correr , tentar não desistir , e correr um bocadinho mais...


    ...ou seja , para já a Meia de Lisboa , o trail nocturno de Leiria e a S.Silvestre de Lisboa :)

    bons treinos e boas corridas e bem tudo... ;)
    ajb

    ResponderEliminar
  8. AjB: Boa tarde! Correr nas fazendas é "cool". ;) E ir de propósito a Leiria para fazer um trail nocturno "carregadinho de subidas", como o anunciado, ainda é mais. :)
    Acho que das grandes diferenças que falam é que no Porto o apoio popular é maior (o que não é de admirar).

    Boas corridas e bom ano novo para ti também! (Podemos desejar bom ano novo ainda a meio de Novembro, não podemos?:p)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. A chatice disto é que depois começamos a pensar sob a forma de memes (esses bonequinhos demoníacos) e agora isso ocorre-me a toda a hora :P Ainda hoje a minha assistente estava a falar que seguia o filho de um casal muito famoso e eu pensei logo 'Nobody cares!' :P

    Acho bem que decidas voar mais longe ;) Reconheço que quando atingimos os nossos objectivos é sempre difícil criarmos novos objectivos (ou levarmos os que temos mais além), mas depois há sempre aquela ideia de 'consigo fazer AINDA melhor do que isto, porque já fiz isto e não foi assim tãaaaao mau :P É o problema de termos memória selectiva e só nos lembrarmos das coisas boas :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  10. Coisas doidas?
    Sei lá!
    Já tenho algumas na "minha" conta por exemplo:
    O comboio avariar e eu ir a correr de noite pela linha de frontal na cabeça para casa!
    Ou durante o treino passar no restaurante e compra um frango assado para o jantar que transportei na mochila com todos os cães da zona industrial a ladrarem que nem uns doidos.
    Também já me perdi e tive que ir um café telefonar para casa a dizer que estava atrasado para a minha mulher não ficar em cuidados.
    Mas só tinha o passe do comboio e tive de pedir para fazer uma chamada a "credito"!
    Já foi há uns anos valentes e não era nada normal entrar um sujeito num café com uma luz cabeça, uma mochila nas costas e um colete reflector vestido!...
    Mas tenho mais "cenas" o problema é puxar pela memorias.
    Desafios para já é regressar ao GP do Fim da Europa e ir tentando recuperar o pé.

    ResponderEliminar
  11. Joana: É mesmo, temos memória selectiva para o que nos interessa pelo menos! ;) Ahahah eu também pensaria "nobody cares..." ou, o que penso muitas vezes, "whateveeer"... :) Beijinhos

    Jorge: São histórias muito boas! Essa da linha do comboio à noite é assustadora! E imagino a cara das pessoas no café quando entrou por ali a dentro... :p Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. É assim mesmo. é bom ver o esforço de semanas reconhecido, foi uma coisa que sempre quiseste e pela qual lutaste, por isso claro que te dá essa sensação de poder :) acho bem que queiras correr outra e outras mais... um dia será a maratona :)
    também gostava que a minha primeira meia fosse para 2013, já que este ano fui um big fail... vamos ver. no entanto, nem me posso queixar muito pq 2012 está a ser um ano muito bom :) ***

    ResponderEliminar
  13. "Pois, mas eu consigo fazer uma meia maratona. Eu tenho a capacidade de cerrar os dentes e fazer um esforço extra."

    Em determinadas situações, este pensamento é uma forte ajuda.
    Nós somos capazes!!!

    A correr é mais fácil apanhar as coisas boas de 2013.

    Vais a alguma das S.Silvestres de Lisboa?

    Beijinhos e boas corridas sempre.

    ResponderEliminar
  14. Hermione: 2013 é o teu ano de "Run half-marathons like a boss" eheh :) Beijinhos e boas 'loucuras' ;) **

    vgoncalves: Às vezes em corridas, quando já vou cansada, "refilo" comigo mesma para me incentivar! :) Vou fazer a S.S. dos Olivais. Por mim ia a todas, mas tenho de me conter...
    Boas corridas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ainda não tenho os meus objetivos de 2013 estabelecidos, mas sem dúvida que gostava de ter mais iniciativa para correr :)
    Boa sorte para os teus sonhos!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Ficaste com o "bichinho" não é?
    Eu também quero ir à Meia da 25 de Abril. Até queria uma Meia antes disso, mas vou-me contentando com alguns treinos mais longos :)

    Adorei a imagem During workout, wfter workout.

    O meu 2012 começou assim assim, depois piorou e a partir daí foi sempre a melhorar. Veremos o que se passa ainda no mês que falta.

    Para mim espero que 2013 seja um dos melhores anos da minha vida até agora. Veremos.
    Espero que o teu 2013 seja bem melhor que este ano. Vais voltar a fazer uma Meia, logo aí já não é 1 ano nada mau ;)

    Beijos e boas corridas

    ResponderEliminar