28 de dezembro de 2012

1 ano


Poderia estar a referir-me ao ano de 2012 que está quase a terminar, mas estou a referir-me ao tempo de vida deste blogue. Na semana passada fez um ano que comecei a escrever e a partilhar as minhas aventuras de projecto de atleta. Na altura estava a treinar para a minha primeira prova de 10km e já seguia alguns blogues para me inspirar, mas sentia a falta de ler sobre as batalhas de "maçaricos" como eu, que quase desfaleciam só para completar 4km. Queria ler sobre as dificuldades, as vitórias, aquilo em que pensavam enquanto corriam, e não apenas o resultado  numérico. Então pensei, "vou criar um blogue e acusar-me, pode ser que apareça mais algum".
Aos poucos, foram aparecendo (ou eu fui descobrindo). Alguns corriam mesmo bem e evoluíam rápido e intimidavam-me :) outros nem corriam, mas reviam-se e/ou achavam piada às inexperientes crónicas desportivas e alguma patetice. E eu conheci pessoas com interesses diferentes, mas que também tinham a sua própria maneira de lidar com o exercício físico neste universo que se quer de vida saudável.
 
Não tinha (nem tenho) grandes números para mostrar, mas palavras tenho sempre muitas, sobretudo para escrever. Fossem as palavras quilómetros e seria eu uma ultra-tetra-maratonista.
Escrevi sobre corridas boas, corridas más, corridas horríveis, corridas espectaculares. Escrevi sobre comida, música, filmes, livros, viagens. Sobretudo, tentei sempre manter uma escrita despreocupada, de quem não se leva muito a sério. Porque para mim correr só faz sentido enquanto me der prazer, mesmo que essa diversão envolva também treinos frustrantes e resultados vergonhosos. Faz parte e, aqui para nós, também torna as coisas mais interessantes.

2012 não foi um ano muito bom para mim, mas tirando em um ou outro post, em dias em que nem a mim me apetece brincar, isso passou ao lado do blogue. Porque este é um blogue (maioritariamente) de corrida, a tal parte da minha vida que só faz sentido bem-disposta, e, na corrida, o ano que está a terminar foi memorável. Corri os meus primeiros 10km, corri muitos outros 10km, corri 21km. Percorri muitos mais em treinos. No entusiasmo de quem está a começar, os recordes são batidos quase em todas as provas e, embora os números continuem longe de ser impressionantes e isso não ser, nem nunca ter sido, o mais importante, dentro da importância que lhes dou enquanto superação pessoal, quero melhorá-los.
 
2013 está aí, me aguardem! Ou melhor, eu é que vos vou aguardar a vocês... ;)



Por curiosidade, deixo aqui algumas das frases de pesquisa que trouxeram almas incautas até este blogue ao longo do último ano.

As do pódio:

Corre como uma menina - vieram parar ao sítio certo.

Motivação desporto - também há muito disso aqui.

Alongamentos corrida - nem fazem ideia da quantidade enorme de gente que pesquisa por "alongamentos para depois de correr", ou semelhante, por essa net fora. Centenas de internautas pesquisaram estas palavras e vieram logo parar aqui... Peço desculpa. De qualquer forma, o meu post sobre alongamentos é o mais lido de todos no blogue, de longe.

- Menção honrosa: Assaduras corrida - Apesar de ser uma coisa que só recentemente me incomodou com maior gravidade, parece que há muita gente com o mesmo problema.


As caricatas, ou, As Pesquisas Mais Estranhas, que trazem as pessoas até aqui:

- Massagem de relaxamento com bolas... (Há várias variantes, esta é a mais "soft"). Suspeito que quem faz esta pesquisa vem parar ao meu post que refere um tipo de massagem muscular com uma bola de ténis, ao engano... Este é um blogue sobre desporto, é o único tipo de massagens que vão encontrar por aqui.

- Sugestões de rabos - Mas que raio??  Existe algum menu que eu desconheça?

- Tony Carreira a correr - Não sabia que ele era atleta, mas acho que faz muito bem.

- Como ginasticar - Tantas opções... Mas adorei o termo "ginasticar", é pouco usado e é uma pena.

- Gomas - Gosto.

- Declaração de amor a menina do café - Não sei se fui grande ajuda, mas espero que a tenhas conquistado.


Também têm frases de pesquisa suspeitas?


E, para finalizar, o meu ano atleto-bloguístico em resumo:

A razão: Porque corro
Declaração de amor: Carta à corrida
Uma boa prova (primeira sub-1hora): Corrida Dona Estefânia
Uma má prova: Corrida das Lezírias
Dias piores: Hoje foi um dia mau
Dias melhores: E numa manhã passa-se a vida inteira
O meu objectivo mais esperado: Meia Maratona Rock'n'Roll
Uma experiência que quero repetir: Corrida do Monge - Trail


Poderia escolher muitos outros posts - apercebi-me de que, realmente, me farto de escrever! - mas por agora destaco estes.


Outro aspecto positivo de ter criado um blogue foram todas as pessoas que conheci através dele, em pessoa ou apenas virtualmente. Gosto de vos ler, de saber mais dos vossos treinos e preferências, de ler os vossos comentários e gosto de quem volta sempre e me lê "em silêncio" também. Obrigada a vocês, que vieram correr para estes lados, por acidente ou não, e foram ficando. Já somos mais de 100, é uma bela equipa.




Bom ano de 2013! Corridas felizes.

 

33 comentários:

  1. Parabéns pelo primeiro de muitos anos de blogue! =)Um blogue que sigo com muito gosto e que continuarei a seguir.

    Beijinhos e boa corrida no domingo

    ResponderEliminar
  2. Parabens ao teu blogue e a ti que akem de escreveres maravilhosamente bem me inspiras e me fazer crer que um dia eu vou ter uma paixao por un desporto qualquer como tu tens pela corrida. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá, sou novo na corrida e novo no teu blog. Mas já que é dia de aniversário, passo a ser novo também nos comentários.
    Já não sei como descobri o teu blog mas descobri-o há uns dias e gostei muito. Como comecei a correr há poucos meses, era mesmo isto que precisava, um blog sobre as dificuldades, mas também os prazeres que tenho descoberto na corrida.
    Andei a ler posts para trás e fui gostando sempre. Agora sou um leitor diário do teu blog e aproveito para te deixar os parabéns. Já nos devemos ter cruzado porque, pelos vistos, corremos na mesma zona.
    Até à próxima!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo primeiro aniversário de muitos que se seguirão.

    Nós é que temos de agradecer a existência deste excelente blogue onde escreves duma maneira tão peculiarmente agradável e com um grau cómico muito teu.

    Qualquer artigo teu, seja de tema for, tem sempre uma ou mais frases daquelas que nos fazem sorrir.
    E o teu de hoje tem imensas. Algumas que davam pano para mangas, em especial as pesquisas mais estranhas.

    É espectacular assistir à tua evolução desde os tais 4 quilómetros em que quase desfalecias até ao dia de glória da Meia-Maratona.
    E naqueles treinos longos que fiz para a Maratona e em que tive o prazer da tua companhia, bem vi a facilidade com que chegaste àquelas distâncias, sinal que, se acreditasses, irias ainda mais longe.
    Mais longe, MUITO mais longe, vais chegar nos próximos anos. E aqui estaremos para confirmar.

    Duas coisas coincidimos. Também eu era ultra-maratonista se as palavras fossem quilómetros e, tal como tu, a Corrida das Lezírias deste ano foi uma má prova. A minha pior de 2012 e, provavelmente, a minha pior de sempre. E eu que gosto tanto daquele percurso, e já lá fiz grandes tempos, mas alguma coisa nos sucedeu nesse dia (cheguei lá a fazer 1.21 e neste ano fiz 1.39 e acabei morto!!!)

    Concluindo, o teu blogue é fundamental na comunidade blogger do Atletismo e está, sem a menor dúvida, no pódio daqueles que mais prazer me dá ler.
    E digo isto com toda a sinceridade e não por estar aqui a escrever.

    Venham muitos mais anos!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu post!

    Acompanho-te há imenso tempo e é verdade que se efetivamente o balanço de 2012 não foi o melhor, conseguiste não o fazer passar para a blogoesfera, isso às vezes é de louvar, porque nos dias de hoje com quem falamos só se falam em coisas menos boas, como se andassem a medir quem é que foi mais doente ou mais triste...

    Gosto de te ler e vou continuar a seguir-te em 2013, não tenhas duvidas.

    No fim de ter a baby, acompanho-te nas corridas... por agora só posso caminhadas... mas adoro correr... claro que prefiro ao ar livre, como fazes, mas na falta de melhor, a passadeira também ajuda a satisfazer o bichinho :)

    Bjs e até 2013!! :)

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns pelo 1º aniversário do blog. Sem dúvida que é um blog de referência para todos os "coxos" (como eu) que se iniciam nesta maluquice das corridas e uma fonte inspiradora brutal. Com uma escrita muito leve e descontraída, como se quer. A tua evolução também tem sido excelente e isso vê-se nos resultados obtidos.
    Beijinhos e não deixes de nos deliciar com as tuas histórias.
    Um 2013 cheio de bons km's de estrada, trilhos e palavras.

    ResponderEliminar
  7. Isa: Obrigada! Beijinhos e boa corrida para ti também, quem sabe um novo recorde! ;)

    Sweet: Obrigada. Só custa começar, depois apaixonas-te, vais ver! ;) Beijos

    Pedro: Bem-vindo, obrigada! É provável que já nos tenhamos cruzado, já vou reconhecendo muitas das caras que treinam mais ou menos às mesmas horas que eu. Se continuares a correr com regularidade, vais evoluir e depois não queres outra coisa! :) Boas corridas e até à próxima!

    João: Obrigada... :,) Também gostei muito de descobrir o teu blogue e de participar nos treinos de preparação d'A Maratona. Um dia depois chamo-vos para os meus... ;) Eu gostei muito do percurso das Lezírias, mas, naquele dia, o calor e a falta de água, aliados à minha má disposição, foram catastróficos. Curiosamente, é dos meus relatos de corrida mais lidos (só ultrapassado pelo da 1/2 Maratona), o que só prova que as pessoas preferem ler desgraças! ihih ;p Em 2013 estamos lá para nos vingarmos! :) Beijinhos e tudo de bom para 2013!

    Alex: Obrigada! Vais ter um 2013 em cheio! Espero que dês muito uso a essa passadeira e, até à bebé nascer, podes sempre fazer umas caminhadas fora e dentro de casa!:) Beijinhos e felicidades

    Tiago: Obrigada. Eu acho que já saíste da categoria dos "coxos" há muito... Estou para ver esse resultado na 1ª Meia! Acho que te vais surpreender!
    Eu estou lá para bater o tempo da minha. :) Beijinhos e boas corridas em 2013!

    ResponderEliminar
  8. Olá, sendo eu tb um fã deste teu blogue e olhando ao que já foi escrito mais acima pelo restante grupo de fãs pouco me resta senão dar-te os parabéns pelo 1º aniversário deste teu ponto de encontro, esperando que a inspiração continue a florir para que nos continues a deliciar com posts interessantes, envolventes e divertidos. E continua a correr....só hoje me apercebi que "só" corres há um ano....nada mau "menina"!!!
    Beijinhos, Bom ANo Novo com muita saúde, muitos posts e corridinhas.

    ResponderEliminar
  9. Carlos: Obrigada. Um bom ano novo para ti também, e família, com muitos kms para correres! E com boa música também ;). Podias criar uma Playlist, acho que iam ser boas escolhas! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Confesso que nem sempre acompanho e comento todos os teus posts, mas gosto muito deste blog e fico contente por cada uma das tuas conquistas! Continua assim, por muitos mais anos! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo aniversário do blogue.
    É um dos que mais leio. Já te disse, gosto muito da tua escrita.
    E aparecem novos seguidores todos os dias.
    Também tenho gostado da tua evolução na corrida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns pela tua equipa :D Gostei muito de ler este textinho e espero que 2013 te traga novas e boas corridas!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Olá, não me recordo como cheguei ao seu blog (acho que foi uma pesquisa sobre sapatilhas), mas gostei, apesar de não praticar a corrida, sou muito fã da patinagem (em linha, em paralelo e de velocidade), porém volta e meia venho ler os seus posts, bem escritos e sempre de bom humor, por isso parabéns pelo 1º aniversário!

    ResponderEliminar
  14. Jude: Obrigada! É normal não se ler todos os posts, sobretudo quando "seguimos" várias pessoas. E depois há blogues que leio com frequência e é raro comentar, depende. Mas isso não é o mais importante! Beijinhos

    V: O teu blogue foi um dos primeiros que comecei a ler, já nem me lembro como o encontrei! :) Obrigada e boas corridas para 2013, acho que tens aí um recorde qualquer para superar...;) Beijinhos

    Lady V: Obrigada e beijinhos, espero que o próximo ano seja um passo mais próximo do teu objectivo! ;)

    Marta: Obrigada pelo teu comentário, é engraçado saber como as pessoas vêm aqui parar! :) Patinagem é bem interessante! Eu já tive uns patins em linha, mas a minha coordenação e equilíbrio nunca foram muito bons nisso... :) Beijos

    ResponderEliminar
  15. Parabéns!
    Este ano que está prestes a findar troce uma lufada de ar fresco no que concerne à participação feminina na blogosfera corredora!
    Espero que para o ano muito mais corredores se juntem à "família"!

    ResponderEliminar
  16. Jorge: É verdade, cada vez a participação feminina vai sendo mais significativa, e ainda bem! Kms felizes para 2013, beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá novamente, Playlist???? Podes não acredtar, mas tenho um post "em banho Maria" há algum tempo, sobre as músicas que tenho no me MP3 de corrida actualmente ...não tenho encontrado inspiração/vontade para o terminar....é que para mim não é só música, são canções que me ajudam muitas vezes a embalar na corrida. Acho que está na hora de o acabar e postar - dá-me um tempinho :D...pode ser que aproveites algumas.

    ResponderEliminar
  18. bom 2013, boas corridas :)

    ResponderEliminar
  19. ...eu sou mais dos que lê "em silêncio" , mas ao som de "boa musica" !!

    só para dar o meu "hi5" :)

    muitos e bons aniversários bloguistas e boas "frases de pesquisa" :P

    bons treinos e corridas
    e um bom 2013

    ajb

    ResponderEliminar
  20. Carlos: Fico à espera então. :)

    Hermi: Para ti também, beijos.

    AjB: Agora estás a quebrar o silêncio :). E a esta hora já tens de ter a boa música baixinho... ;)
    Nem imaginas o que se pesquisa nessa net... e depois vem parar aqui! O google tem um grande sentido de humor! ;) "Querias o quê??! Vai mas é correr, pá" ;p

    Bom 2013.

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. E que fantástico ano de 2012! Muitos parabéns por este primeiro ano do blog. Quando criamos um blog (e eu passei por isso em 2005, quando comecei a escrever), nunca sabemos muito bem quanto tempo o blog vai existir, sobre aquilo que vamos escrever ou se vamos receber feedback de quem nos lê. E existe uma coisa muito boa nisto de ter um blog. É termos este ou aquele blog que gostamos muito de acompanhar e a empatia que se cria com a pessoa que está por detrás das palavras que lemos todos os dias :)

    Que este blog tenha muitos mais e bons anos de escrita e que as corridas e os treinos sejam sempre repletos de sucessos. Um óptimo ano de 2013 para ti!

    ResponderEliminar
  22. Fiona: Sim, é verdade isso das empatias. :) Apesar de gostar muito de escrever, às vezes penso se irei ter sempre assunto para fazer o blogue durar mais anos... Passou-se 1 e nem reparei, vamos a ver! :)
    Beijinhos e bom 2013!

    ResponderEliminar
  23. Vais ver que sim. Eu pelo menos assim espero que gosto muito de passar por aqui e ir acompanhando os teus treinos e provas ;). Bjs e um excelente 2013 para ti!

    ResponderEliminar
  24. Parabéns...continua:)
    Beijinhos
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Parabéns! É sempre um prazer passar por aqui!!! Nem sei como cheguei, mas cheguei e fiquei :-)

    ResponderEliminar
  26. Obrigada e beijos! Bom ano para vocês.

    ResponderEliminar
  27. Menina,
    Com um ano já podes dizer "Corre como uma mulher!" :)...Naahhhhh!!! Fica-te na mesma pela "menina". Tem mais a tua cara!
    Congratulations for the first year. Eu que estou do lado de cá, poderia dizer que foi um bom ano. Não deixaste então transparecer que, fora as corridas, podia ter sido melhor :)
    Curiosamente, e antes de ler lido o teu resumo, o texto que escreveste e que mais me marcou, foi aquele do "dia mau". Adorei mesmo. Tu escreves com paixão e com humor inteligente.
    Posso então dizer, que aqui a tua leitora (desde o principio), acha que o mundo ficou mais rico com a tua partilha.
    Beijinhos grandes e boas entradas :)

    ResponderEliminar
  28. Lulu: Olá! Saudades! :) Espero manter sempre este meu ar jovem de idade que já não tenho... :p
    Esse foi um típico texto inspirado, infelizmente, pelas piores razões... Às vezes também se descobre beleza na tristeza... mas prefiro a inspiração do humor totó!! Só quero paixão e humor totó para 2013! :)
    E eu acho que o "mundo" ficou mais pobre com a tua despedida. :(

    Beijinhos grandes e bom ano!!

    ResponderEliminar
  29. Um bom ano também para ti! Que em 2013 continues a superar recordes desportivos e que em termos pessoais possa ser melhor. O desporto, principalmente a corrida, também ajuda a lidar de outra forma com os problemas "a sério", que não sejam apenas um mau treino ou um objectivo não superado, já dizia o Murakami ;) Muito boas entradas. Eu continuarei a acompanhar os teus sucessos e desventuras atléticas, umas vezes em silêncio outras nem tanto. ;)

    ResponderEliminar
  30. Catia: Olá, um bom ano para ti também, a nível desportivo e pessoal. Que fiques melhor do teu joelho, que tens muitos kms para percorrer em 2013!;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Obrigado. Ando melhor mas ainda está dificil correr. Estou à espera do resultado da RM. Tb espero correr mts km's em 2013. Veremos ;)

    ResponderEliminar
  32. Muito Parabéns e bom ano, cheio de corridas felizes :)

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  33. Parabéns pelo primeiro ano de blog e pela forma como escreves. Gosto mesmo muito de ler e da forma como abordas e colocas aqui os assuntos, sempre com uma ponta de humor...
    :-)

    Aliás, fartei-me de rir com a pesquisa do tony carreira a correr, lol!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar