17 de dezembro de 2012

12km que não impressionaram o Mr. G.

 
No sábado de manhã acordei na feliz expectativa de ir fazer o meu primeiro treino mais longo com o Mr. G. (Garmin). Não estava a chover, nem frio, mas também não estava muito sol: as condições ideais para que tudo fosse perfeito.

Saio de casa, respiro o ar fresco e, enquanto espero que o meu companheiro encontre satélites, ligo o mp3 e a primeira música da lista de faixas que mantenho "aleatória", para ser surpreendida, anuncia-se nos auriculares: Learn to Fly, Foo Fighters. '...Run and tell all the angels that everything's alright...' Um bom augúrio para uma linda corrida a "dois"... Ou assim pensava eu.

Não tinha um número de quilómetros definido para o treino, o céu era o limite (o céu ficava condicionado por uma questão de horário, mas pelo menos cerca de 15km queria fazer).

Custou-me começar, mas como às vezes isso me acontece e depois entro no ritmo, não liguei. Mas passou-se 1km, 2km, 3km... e continuava a arrastar-me. Cheguei aos 5km, onde está um bebedouro onde geralmente paro para beber água, e tive de fazer um bocadinho de tempo a ver as vistas. Estava cansada e transpirada, arrependida de ter levado o impermeável, e parecia que já tinha corrido uns 20km.

A ver navios. 

Voltei à carga, porque os fins-de-semana é para correr mais, mas o gás durou pouco. Aos 8km de treino já estava a parar outra vez para caminhar. Não me lembro a última vez que tive de fazer isso em treino. Estava a correr devagarinho, em terreno plano, mas estava a ser invulgarmente difícil.  Continuei por pura teimosia.

Não foi o meu treino mais lento de sempre, mas foi o pior em termos de esforço/ritmo. Cheguei aos 12km apenas porque fiz um circuito circular e quis terminar com um número redondinho (11,7km não podia ser...). O Mr. G. não ficou nada impressionado com os dados finais da corrida , mas paciência. Já que é para termos uma relação longa, é bom que veja o meu pior logo desde o início.

A minha autoestima desportiva ficou como eu, de rastos. Foi o pior treino da história de todos os treinos e nem tentem contradizer-me (a não ser que tenham uma história igualmente má e/ou gira e, nesse caso, partilhem que eu solidarizo-me!).


Só depois de almoçar, quando adormeci no sofá enrolada tipo casulo na manta, porque me sentia esgotada e com frio e depois acordei um bocado quente, é que me apercebi de que algo não estava bem. Estava com febre! Tive um ligeiro momento de satisfação em que pensei que, pelo menos, o horror da corrida matinal estava parcialmente justificado mas depois passei a tarde cheia de dores de cabeça e a vomitar e a satisfação foi-se. Liguei para a minha mãe a dizer que me sentia a morrer (nada como deixar a nossa mãe preocupada com as nossas declarações exageradas...) e fiquei o resto do dia deitada, entre o sono e a realidade, em que deu para me aperceber que já começou a maratona de filmes de Natal na programação de fim-de-semana.

Ontem tive de me baldar (outra vez...) a uma sessão de cinema (Hobbit, prometo que te vou ver ainda esta semana), mas já me estava a sentir melhor e tive direito à companhia de uma amiga que não teve medo de ser contaminada e à comidinha da minha mãe que passou lá por casa para se certificar de que ainda estava viva e passámos a tarde a conversar, comer (nada me tira a fome) e a ver o filme Oldboy, um filme sul-coreano, que a minha amiga ainda não conhecia mas eu sabia que ia adorar. Eu tenho esta mania irritante de ver alguns filmes e depois associá-los à personalidade de amigos, que chateio até os verem também, porque são o "estilo" deles. Não é um filme para pessoas de estômago sensível - pensando bem, não foi a melhor altura para o rever... - mas tem um twist final impressionante, dentro de todo o surrealismo que é o argumento.


Hoje acordei pronta para uma semana com almoços e jantares de Natal diversos e cheia de vontade de voltar a correr. Para superar um mau treino nada melhor que um bom treino, não é verdade? Além disso, como já referi, vai ser uma semana cheia de refeições festivas, se é que me entendem...


Boa semana!


21 comentários:

  1. Todos temos treinos desses deixa lá, o que nem todos fazem (eu por exemplo) é forçar e concluir o planeado, 12Km nessas condições é bem bom.

    As melhoras e bons treinos ;)

    ResponderEliminar
  2. Nós atletas somos muito peculiares. A nossa preocupação é sempre a nossa forma, como se comprova pelo facto da tua primeira reacção à febre foi ter sido de satisfação pois assim estava explicado o mau treino! :)

    Mas olha que mesmo sem febre, de vez em quando, mesmo em períodos de pico de forma, aparece sempre um treino que pura e simplesmente não dá! Se acontece mesmo com os grandes campeões, não há-de acontecer a "campeões" como nós... :)

    Desejo uma rápida recuperação.

    Beijinhos de melhoras

    ResponderEliminar
  3. Foi bom o Mr. G. conhecer o teu pior treino, porque de agora em diante vai ser sempre melhor que no sábado e então essa relação tem tudo para dar certo. Rápidas melhoras e bons treinos, para queimar as "poucas" coisas que os almoços e jantares de Natal têm de mau (em termos alimentares). :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá :D
    É normal que nem sempre tenhas a mesma força e resistência, às vezes o corpo não está a 100% e o rendimento é um pouco menor, mas vais ver que na próxima compensas :)
    Eu ontem fui ver o Hobbit, gostei bastante :D
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  5. Quando algo não está bem no nosso corpo, ele dá logo o alerta. Agora é mimá-lo com descanso e chás.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  6. João: Pois, se calhar o que melhor que fazia era ter parado, mas tinha pelo menos de concluir o "círculo" que me trazia ao ponto de partida e, mal por mal, tentei correr... :| Melhores treinos virão! :) Bjs

    João: Sim, eu sei que acontece, mas não gosto nada... :) Parecia que nunca tinha corrida na vida. Penso que era o meu organismo que já não estava muito bem, vamos a ver hoje (ou amanhã)! Beijinhos

    Tiago: É verdade, daqui para a frente é sempre a melhorar! ;) Agora já percebo quem participa nas 3 S. Silvestres... É para ajudar a queimar calorias! :D Se calhar também devia... ;) Bjs

    PS: Há dias e dias, claro, mas o de sábado foi uma coisa surreal... Enfim, espero que já tenha passado! Devo ir ver o Hobbit na 3ª-feira. Beijinhos

    A: O descanso já se acabou hoje, mas chás e comidinha da mãe também ajudam... ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pelo menos corres, e ainda por cima doente, por isso nem foi assim tão mau treino. :) Em termos solidários, posso ajudar-te: o ultimo treino que fiz, estava com vontade de algo longo, tipo 1h30-2h, apetecia-me algo tipo superior a 15km's, mas o meu joelho ao fim de m 4 km's parecia que se ía partir e tive mesmo de parar...parar de vez porque agora já mal consigo andar, quanto mais correr, e já lá vai pelo menos uma semana. Começou por doer so a correr, depois a descer escadas e neste momento até parada - dores crónicas com pontadas agudas que nenhum voltaren, gelo e descanso ajudam a passar. Não sei quando volto às corridas. O fisioterapeuta do S. José que simpaticamente me observou disse-me, da primeira vez que lá fui (so m doia a correr e a descer escadas), que era uma inflamação e que 3-4 dias sem correr e com gelo passava. Este fds estas palavras fizeram-me chorar de tanta frustração e falsa esperança que me deram.É que em vez de passar pioraram, mal consigo andar. Esta semana tenho msm d ir a um ortopedista, já não tem jeito :( pelo caminho tenho d acabar de preparar a defesa da minha tese que é tb esta semana. Queria ir de saltos altos (futilidade feminina), mas se conseguir não ir de muletas já m posso dar por satisfeita. Por isso fica feliz por teres treinos menos bons :) já agora corre pelas duas

    ResponderEliminar
  8. Eu cá ando a sugerir o Oldboy a toda a gente, os meus amigos já estão todos fartos de me ouvir! :D É mesmo um filme do caraças (ou como diz uma grande amiga minha, aquilo é mesmo uma comidela de cabeça!) ;)

    Eu vi logo que o teu relato ia terminar assim ;) Anda aí uma virose bastante má, de Quinta para Sexta também passei a noite assim e até ligue para os senhores da Saúde 24 que foram muito prestáveis (sim, eu sei que sou estudante de Medicina, mas estava na dúvida se devia ir ao hospital ou não e não queria ir sem ser necessário, a modos que eram cinco da manhã e entre vómitos e diarreia não ia ser muito fácil deslocar-me até ao hospital!).

    Espero que já estejas melhor ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Catia: Essas coisas é que é pior... Já tive essa inflamação que o teu médico disse, custava-me mesmo a andar, mas passou. E não sabes o que é, para ter piorado? Bem, espero mesmo que fiques boa depressa! É frustrante ficar parado nessas condições... :( Mas agora tens uma tese a defender e espero que arrases (com ou sem saltos)! Beijinhos e as melhoras!

    Joana: Foi o título que deu a dica? ;) Pensei que pudesse ter sido qualquer coisa que comi, mas agora que falas nisso pode bem ter sido uma virose, porque deu forte e passou depressa. Eu nem ligo para esses números porque fico em pânico que me mandem para o Hospital e eu não quero! :) O Oldboy é um filme que, se fosse americano, era de culto (embora admita que não é para todos os gostos). Beijinhos e as melhoras para ti também!

    ResponderEliminar
  10. Rápidas melhoras e se tiveres almoços e jantares de Natal a mais passa-me um procuração que o faço o sacrifício de te representar! Os amigos são para estas coisas!
    hihihihihihihihihihihi
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Jorge: :) Esta maratona de jantares acho que aguento mas, se precisar de estômagos extra, aproveito o seu espírito de sacríficio! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Há dias assim...
    E provavelmente o "mau" treino foi mesmo devido à febre e companhia. O teu corpo já deveria estar em baixo e simplesmente não tiveste as forças necessárias para correres a 100%.

    Beijinhos e uma rápida recuperação.

    ResponderEliminar
  13. ... rápidas e boas melhoras R.

    e olha que mesmo assim 12km ,nessas "condições" , não é para todos, é mesmo só para quem pode e consegue...eheheh... ;) espectáculo... :D

    ...vais ver que com os "repastos" natalícios , ficas logo melhor :P


    ps: o "my precious" G410 , está de descanso , alem do músculo , agora é uma arreliadora constipação, grrr...valha-me os L.of the R. e os Hobbits... ;)

    boa semana e as melhoras fortes...
    ajb

    ResponderEliminar
  14. Isa: Sim, acho que foi isso... Não que precise de estar doente para ter treinos maus!;) E tu, que tal o f-d-s? Beijinhos

    AjB: Se soubesse que estava a ficar doente não tinha ido... Porque não foi bonito. E não sei se os repastos natalícios ajudam ou atrapalham... Correr com "bagagem extra" é mais difícil! ;p
    PS: Sabes o que é isso? É da idade, que começa a pesar... ihih :p As melhoras para voltares aos treinos com o G preciouss ;) Bjs

    ResponderEliminar
  15. O corpo nunca mente. Já estava a preparar alguma.
    Em relação aos almoços e jantares, tenta não abusar. Um conselho dum tipo que abusa. Já estás a ver o porquê das 3 S.Silvestre seguidas. É também para dar cabo de algumas calorias.

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. V: Foi uma corrida mesmo difícil...
    Como é que se consegue não abusar nesses jantares? E depois ali as sobremesas todas à disposição... Quer dizer, eu até gosto de fruta, mas se está ali um bolo de chocolate... ;) Se calhar uma S. Silvestre não me vai chegar. Fizeste bem em inscrever-te para as 3! :) Bjs

    ResponderEliminar
  17. Oi Rute
    O corpo tm várias maneiras de nos fazer parar.
    E temos de o escutar (tem sempre razão). Faz uma pausa, tens agora a maratona de almoços e jantares de natal, e em seguida o corpo te dirá: vá, vamos embora que preciso de chocalhar as calorias ;)
    As melhoras
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Que corrida complicada! Mas vá, se foi dessa breve estado de doença está explicado :) E um miminho da mãe é sempre bom.
    As melhoras! O Natal está aí tens que ficar a 100%.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  19. Lisboeta: Agora já só tenho a S. Sivestre no fim do ano e para a semana, com o Natal, já não vou treinar tanto (mas devia!:p). Estou em modo fun-run até ao fim do ano (se bem que a corrida de domingo não foi nada fun...) Obrigada e beijinhos

    Lady V: Às vezes custa igual e não há doença (aparente) que justifique... :) São dias. As mães são o melhor d mundo. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá
    O nosso organismo é uma máquina perfeita, dá-nos todos os sinais, mas nós não os percepcionamos da forma correcta.
    E por isso acabamos por exagerar.
    Esta semana ainda não corri nada, estou um calão de primeira e não estou doente!

    Votos de rápidas melhoras (que mania mulheres deixarem os homens (Mr G) á espera)
    ;))

    J

    ResponderEliminar
  21. Jorge: Acho que tens direito a ser calão durante uns tempos (aproveita enquanto tens a desculpa do "acabei de correr uma Maratona" :p). Em relação ao Mr.G., regra geral os homens não esperam assim tanto, gostam é de refilar muito (neste caso, apitar) :) Bjs

    ResponderEliminar