5 de dezembro de 2012

Corrida, dores e bur...quê?

 
As terças-feiras são os meus dias mais ocupados, por isso quando chego a casa não quero saber de arrumar nada nem de fazer comida (geralmente fica feita de véspera) e só quero sair um bocadinho para dar descanso à minha cabeça e cansar as pernas.
 
 

Como podem ver pelo piso molhado da foto acima, tinha chovido durante a tarde mas, quando saí, já não caía nem uma pinga.

Tinha pensado fazer 8km, mas desde o início da corrida senti uma dor na anca direita. Não era uma dor por aí além, não me impedia de correr, mas era o suficiente para se fazer notar. Já a tinha sentido uma vez durante um treino.
Continuei, acabei por dar a volta de regresso um pouco antes do local que tinha previsto, e cheguei a casa com 6,9 km de distância percorrida. Quando parei e comecei a andar, deixei de sentir a dor. Não quero já começar com filmes dramáticos, por isso vou esperar pelo próximo treino para ver se a dor se repete... Mas, pelo sim pelo não, vou mimar a anca direita o mais possível e deitar-me para ver televisão e ler no sofá apenas para o lado esquerdo.
 
 Treino de terça:
- Final da tarde
- Nublado, frio
- Distância: 6,9 km
- Bpm médio: 162
- Calorias: 506

Já fiz a encomenda do meu relógio-gps, agora é só ficar à espera que o Pai Natal/Carteiro toque à porta durante a próxima semana (poderá ser ainda esta, mas não estou com esperança).



Lembram-se do treino da semana passada com o meu amigo-10kms-em-50-minutos-é-coisa-leve? Mais ou menos a meio desse treino fiquei a saber porque é que ele tinha resolvido correr comigo naquele dia. Durante o monólogo em que eu estava a poupar oxigénio e não lhe respondia, contou-me sobre alguns "bootcamps" em que costuma participar e que no dia anterior tinha, cito, levado uma porrada de *burpees*.

- Agora tenho só de fazer aqui uma interrupção, porque "burpees" não foi a palavra que ele usou, ele usou outra que eu agora não me lembro e que eu só soube o que era porque ele descreveu o exercício. Quem me lê há mais tempo sabe que, numa decisão impulsiva e ingénua, aqui há uns meses resolvi seguir um daqueles desafios mensais do site Bodyrock, no qual tomei conhecimento dos tais "burpees", de uma forma mais intensa e frequente do que desejaria...

Um burpee consiste numa sequência de 4 movimentos. De pé, passamos num salto para a posição de prancha, depois num outro salto passamos para a posição de prancha com agachamento e depois terminamos a levantarmo-nos num último salto levando os braços ao ar. Mais ou menos assim:
 
Repetir durante um determinado espaço de tempo ou até cair para o lado.
 
 
Se, por alguma razão incompreensível, mesmo com a ajuda da minha ilustração acima não estiverem a ver qual é o exercício, podem ver uma demonstração aqui (podem clicar à vontade que eu escolhi uma moça jeitosa para o exemplo).

Alguém que frequente um ginásio, ou que já tenha feito este exercício, sabe como se chama em português? Eu ia sugerir durocomócaraças, mas acho que não é esse o nome.


Voltando à conversa do meu amigo: basicamente, ele estava a confessar que no dia anterior tinha realizado exercícios que o tinham deixado feito num oito e que por isso é que tinha ido correr comigo naquele dia, para descontrair... Mas, para além disso, disse-me também que este tipo de exercício em específico era muito completo e bom para reforçar o core de um corredor. Eu sou sempre muito céptica nestas coisas e, sobretudo, odiei cada segundo em que fui "obrigada" a fazê-lo durante aqueles malfadados 30 dias mas, por outro lado, "10km-em-50-minutos-é-coisa-leve"....

Ainda não estou plenamente convencida a dar uma nova oportunidade aos burpees, sobretudo agora com esta sensação estranha na anca, mas se calhar um dia destes vou experimentar outra aula de bootcamp. Experimentei uma vez e gostei do conceito "militar" da corrida e exercícios ao ar livre. Já alguma vez participaram numa coisa do género? É uma boa alternativa para quem não é fã de ginásios, só tem a contrapartida dos dias de chuva, em que ou é adiado ou então torna-se uma experiência mais militar do que o desejado... ("Chuva civil não molha militar", não é o que dizem?)



Agora, num outro assunto, para quem vai correr a Maratona este fim-de-semana (ou até mesmo a Meia Maratona) e está à procura de alguma inspiração musical, fica aqui a lista das "100 Melhores Músicas para Correr de Todos os Tempos". É um bocadinho subjectivo, mas posso dizer que várias delas já fazem parte da minha própria playlist e que há temas para todos os gostos (se 100 não forem suficientes, leiam os comentários do artigo para mais sugestões).
 
Por acaso, na minha primeira (e única) Meia Maratona nem cheguei a levar mp3. Primeiro, porque era a Meia Maratona Rock'n'Roll o que, pelo que o nome indica, já incluía música ambiente e, segundo, porque queria desfrutar da experiência ao máximo, sem distracções. Talvez na segunda já leve, como SOS de energia.


Tenham um bom dia e façam exercício (com ou sem burpees)!
 


20 comentários:

  1. Bom dia!

    Em primeiro lugar, esse tipo de dores são frequentes e podem não ser nada mas convém estar sempre alerta.

    Quanto ao bur...quê? parece um exercício muito interessante de reforço muscular, algo que esquecemos por vezes e é fundamental para evitar lesões.
    Claro que não o experimento agora, apenas depois da Maratona quando já me conseguir mexer, só não sei se será bom para os joelhos ou se cria os habituais problemas nesse meu local crítico.

    Beijinhos e que essa dor não seja nada

    ResponderEliminar
  2. Bom dia :D
    Acho que devias dar um descansinho à anca, pelo sim pelo não :P
    Sobre o exercício não sei o nome mas sei qual é. É mesmo para "matar" uma pessoa; eu tentei fazê-lo quando andei no ginásio e escusado será dizer que as coisas não correram bem :P
    Beijinhos e bom resto de semana*

    ResponderEliminar
  3. Sabias que agora vendem uma especie de "faxa audio para corredores". ou melhor para treinos.
    https://www.yupiirun.com/programas-de-treino/
    mas acho que 25 euros é caro como o carais!!!

    pois... no treino do insanity tb tinha lá isso.
    era de doidos!!!
    E a tua ilustração está muito clara :D
    és uma boa infografista :D

    Estou com inveja de saires do trabalho ainda a ver-se a luz do dia!! :D inveja saudavel!

    Beijinhos grandes minha cachopa linda ****

    ResponderEliminar
  4. Obviamente que fiquei esclarecidissima com o teu picasso ;)
    Agora garanto-te que após um dia cheio e cansativo, o meu passatempo preferido é mesmo esparramar-me no sofá. É Por estas e por outras que te admiro. Beijo

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto, tanto de te ler...aprendo um monte de coisas novas que me aguçam o espírito e me fazem procurar ainda mais coisas... e de clic em clic lá vou eu desbravando um admirável mundo novo ;). Obrigado por estas "injecções" de palavras, conceitos, materiais e actividades..., que existem em torno do mundo das corridas e que eu não fazia a mínima ideia. =) . Não irei à maratona, mas sábado estarei em Aljustrel para o 3º grande prémio de Santa Barbara. Não que faça intenções de ganhar nada, mas convidaram-me e como já tenho saudades de provas só com subidas e descidas...vou ver s m desforro do Monge, que desta vez queria tentar evitar "corridas técnicas" ;) Bons treinos e boa prova no Domingo

    ResponderEliminar
  6. João: Olá! Para o que me havia de dar, uma dor na anca... pareço uma velhinha! :) Sim, ele também referiu o reforço muscular. Nessa parte falho um bocadinho. Não sei se será bom para os joelhos, já que exige alguma força de propulsão, mas é uma questão de depois da grande M experimentares a ver como te sentes. Beijinhos, faltam 4 dias! ;)

    PS: É o Exercício que Não Deve Ser Nomeado... ;p Tenho de ver se está tudo a funcionar até domingo! :)Beijinhos

    Moça: Para quê pagar quando se pode criar uma ao nosso gosto de graça?? Mas, se se vende, é porque há quem compre... (Sim, 25€ é caro como o carais!)
    Ahah, obrigada. Como já fizeste o exercício, reconheceste-o pelo ar desanimado do boneco?;)
    Infelizmente não saio todos os dias ainda com sol... :( Não gosto de sair já de noite, parece que o dia está a acabar. Beijinhos

    Sweet: É diferente, tens outras responsabilidades. Eu posso dar-me ao luxo de ser um bocadinho mais egoísta. Mas também gosto muito de esparrar-me no sofá! ;) Beijinhos

    Catia: Obrigada eu! :) Mas isto são apenas curiosidades, nada é fundamental senão saires para correr e pronto. :)
    O meu pai já me falou uma vez desse GP e disse-me que ainda era puxadinho (não querendo assustar-te!lol), parece que tem partes em corta-mato e belas subidas. Mas, depois do Monge, não tenho dúvidas de que te vai correr bem. Beijinhos e boa corrida

    ResponderEliminar
  7. Para mim a melhor música para correr continua a ser a La Grange dos ZZ Top. Isso sim dá vontade de saltar do sofá (o que efectivamente acontece sempre que a ouço) (ou não, se não estiver sentada no sofá, mas tu percebes a ideia).

    Isso da anca é que é chato. Se precisares de consulta já sabes :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/12/12

    Olá boa tarde, eu vou participar na meia maratona:) e o que gosto mm é de ir sem auscultadores, gosto de ouvir td o que me rodeia:) Hélia

    ResponderEliminar
  9. Joana: Olá! Vou pesquisar a tua sugestão! ;) Se depois precisar de consulta (espero que não!) eu aviso. :) Beijinhos

    Hélia: Olá! Se os portugueses fossem um pouquinho mais entusiastas a apoiar os atletas eu acho que correria sempre sem música! Infelizmente não é assim... Mas vamos a ver as próximas corridas longas como vão ser! Boa Meia Maratona no domingo!:)

    ResponderEliminar
  10. não conhecia esses exercícios... fico sempre me prometendo praticar exercícios regulares para fortalecer o core, mas cadê que a preguiça deixa! :)

    vou dar uma olhada na playlist!
    pra alguns treinos estou sempre procurando uma dose de energia a mais no ritmo das músicas:)

    ResponderEliminar
  11. eu já fiz esses exercícios no ginásio, mas não sei o nome LOL
    sem dúvida que o exercício, apesar do dias casnativos, é sempre uma lufada de ar fresco. também vejo os meus fins de tarde no ginásio assim, uma descontração :)
    eu já fiz uma sessão de bootcamp, é engraçado :)
    quanto às músicas, eu prefiro sempre correr com música, e não é isso que me impede de disfrutar... pelo contrário :) sempre músicas mexidas e que me digam alguma coisa. nas provas que fiz sempre levei música.

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. elis: Eu compreendo essa preguiça para tudo o que é exercício para além da corrida! :) Beijos

    Hermione: Por acaso nos treinos corro quase sempre com música, mas nas provas é raro! Eu levar o mp3 levo, mas depois nunca o ligo! :) Mas isto estou a falar em provas "pequenas", de 10km. Nas maiores é capaz de dar jeito, mesmo que apenas para um boost de energia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu desmanchava-me todo com essa "coisa" dos burpees!
    Isso pode ser muito bom, até acredito que seja útil mas no "meu tempo" fiz 3:10:27 na maratona sem nada disso (mas muito treino de corrida incluindo treino técnico).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Jorge: :) 3:10 na Maratona é muito bom, parabéns!! Eu também penso um bocado assim, antigamente nem se ouvia falar de metade das coisas de hoje (o meu pai corria quase sempre de t-shirt de algodão, por ex., nem nunca usou meias de compressão... e corria muito mais do que eu vou alguma vez correr) mas uma pessoa gosta de dar uma oportunidade a estas coisas! :) Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá, essa dor já desapareceu? Não há-de ser nada, vais ver.
    Quanto ao exercicio, esse não é para mim com certeza, os meus joelhinhos e costas não iam aguentar....acho que ao fim de 2, máximo 3 já não me levantava.
    Em relação às músicas e essa listagem das 100 "melhores" é que a coisa muda de figurino - é como tú dizes, é subjectivo. Eu tanto corro com Mp3 (algumas - poucas -músicas da minha playlist habitual estão nessa lista) como sem ele, não tenho critério. A minha música do momento chama-se "When a blind man cries", versão dos Metallica de uma música dos Deep Purple de 1972 (grande ano)....começa calminho e mais para o fim a coisa acelera e as minhas pernas aceleram automaticamente ao som da batida e das guitarras - não dá para explicar:D, mas nestas coisas cada um sabe de si. Bons treinos.

    ResponderEliminar
  16. Carlos: Olá! Hoje não fui correr propositadamente, para dar um dia de descanso. Amanhã já vejo. Obrigada.
    Essa música é muito bonita, boa sugestão! :) Mas, lá está, os gostos musicais diferem de pessoa para pessoa: há quem prefira correr com música pop, outros dizem que a melhor é a dance music... Eu geralmente prefiro rock, mas há dias em que oiço outras coisas também... depende! Bons treinos

    ResponderEliminar
  17. boa noite...
    não sei o que é isso do "boot-camp", nunca desbundei :) , mas parece-me fixe !! tambem não foi militar , fiquei na reserva ! :D

    Quanto aos burpees , fazem parte dos exercícios habituais depois da corridinha na pista do clube cá da terra...
    ...não frequento ginásios , gosto mais do ar-livre :D , mas para mim o outro nome de "burpees" é Zuzana !! ihihihi....
    ou seja é a menina que meteste aí a demonstrar como se faz a coisa ! ;)
    foi ela que me iniciou e "incentivou" a fazer !! :P

    gosto muito de fazer , é brutal... e já consegui por uns putos lá no campo a fazer, ou melhor a tentarem fazer... :D
    tambem quando andei a "sacar" o insaty Workout do Shaun T para ver se aprendia alguns exercícios fixes , os burpees , são sempre um sucesso !! mas não convém abusar...


    Essa RUN playlist, tem nomes , que me faziam correr mas era de medo ao ouvir essas "musicas" !!! credo...não vou citar nomes nem musicas , porque cada um gosta do que gosta :D , mas , valha-me o senhor das corridas...á nessa lista algumas "musicas" que me faziam correr era a apaga-las do MP3 !! ...mas isso sou eu que tenho os ouvidos sensíveis :D

    Quem fez essa lista ou nunca correu ou fez random ao calhas num site marado qualquer , só pode :D

    peço desculpa pelo desabafo... :) hoje não tá facil... :(



    bons treinos e boas Musicas ! :D

    ResponderEliminar
  18. AjB: :) Podes chamar-lhes o que quiseres, desde que te motive! ;) Anda aí agora uma moda do Insanity!!! Mas o senhor assusta-me com aqueles músculos todos, dispenso! :p
    Ehehe, sabes que nestas votações para o "melhor de" há gostos para tudo. As que uma pessoa gosta podem ser um horror para outra e vice-versa! É usar com moderação... ;)

    Que amanhã seja um melhor dia para ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá velhota ;)
    Como é que estás?

    estás a ficar uma atleta a sério. São estas "medalhas" que nos diferenciam dos outros, dores nos joelhos, ancas, costas..

    são o nosso custo de oportunidade para sermos felizes. Á nossa maneira..!!(Xutos gostas pra correr)
    Boa recup.
    :)

    ResponderEliminar
  20. Jorge: Olá! Nem me digas nada... Não sei se quero ser uma atleta a sério então... ;)
    Não costumo ouvir Xutos a correr, mas o À Minha Maneira foi a minha música da primeira Meia Maratona. :)

    Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar