14 de dezembro de 2012

Forerunner 410 no sapatinho e os treinos da semana

 
Eu sou a rapariga cujo primeiro telemóvel durou longos anos e era apelidado carinhosamente, pelos amigos, de "tijolo". A rapariga que só mudou de carro porque o primeiro começou a chover lá dentro (verdade) e a dar mais despesas que outra coisa e, mesmo assim, ainda chorou um bocadinho, com pena, na última viagem que fez com ele até ao stand automóvel onde o iria deixar para troca (também verdade, e não tenho vergonha de admitir). A rapariga cujo velho portátil tem tão poucos gigas que nem vai confessar aqui, mas que não o quer trocar tão cedo porque "ainda serve bem". Não ligo a upgrades, novas tecnologias e novidades de mercado. Actualizações de software, o que é isso?

Toda esta introdução para dizer que sou uma rapariga de relações longas com as suas coisas, por isso sabia que ao comprar o meu primeiro Garmin estaria a assumir um compromisso que se quer sólido e duradouro.



Andei algumas semanas a pesquisar, pedi sugestões e recebi comentários e emails muito solícitos e detalhados (obrigada). Estava indecisa entre dois modelos e acabei por optar pelo Garmin FR 410. Maioritariamente por ser o que ficava mais em conta, confesso, mas também porque, apesar de ser mais barato, tinha muito mais funcionalidades que o outro. Funcionalidades essas que a maioria ainda não utilizo, mas que posso vir a querer usar com o passar do tempo.

Fiz a encomenda numa 3ª-feira de manhã e na 6ª-feira já me estavam a tocar à porta.
Diiiing...
- Eu: "Quem é?"
- Voz do outro lado: "Oh oh oh!" (Na verdade, o senhor respondeu: "Encomenda. Pode abrir sff?", mas esta é a minha história e aquele dia para mim foi Natal.)

Fiquei contente porque assim já poderia utilizar o relógio na prova das Estafetas, só tinha de me familiarizar com o sistema até lá.

O Garmin guia-nos nas configurações principais, o que durou um total de 3 minutos, e depois é só ir explorando os menus. Como disse, há muita coisa que ainda não utilizei, nomeadamente o "Companheiro virtual", que nos permite competir contra um bonequinho ao qual atribuímos uma velocidade, e acho que também dá para criar treinos online e passá-los para o relógio, mas ainda não sei como isso se faz.

Das grandes queixas em relação a este modelo estão a complexidade do menu, que eu até nem acho assim tão complexo (mas, lá está, este é o meu primeiro relógio, não tenho termo de comparação) e o Bezel, o controverso "rebordo táctil". Sinceramente, se pudesse optar acho que também preferia que todo o menu fosse operado através de botões, mas também não é nada assim tão mau como as críticas faziam parecer. É uma questão de tempo até apanhar o jeito e, depois da maioria das configurações feitas, quase que nem temos de recorrer ao rebordo, já que, para sair para treinar, basta carregar start/stop.

As primeiras impressões estão a ser positivas. Agora, assim que for descobrindo funcionalidades novas, vou partilhando.



Depois da prova de domingo, em que, para o final, comecei a sentir novamente uma sensação estranha na anca (não admira, àquelas velocidades loucas!), pensei em descansar pelo menos até quinta-feira, mas não resisti e na terça fui fazer um jogging lentinho só para testar a anca. E o relógio também, vá. Corri 6km sem dores nenhumas.
Fiquei feliz e pensei: "Pronto, agora que já fizeste um teste e correu tudo bem, deixa-te estar quietinha até, pelo menos, ao fim-de-semana".

Mas depois na quarta foi dia 12-12-12 e eu pensei "Não era giro correr 12km no dia 12-12-12? Era muito giro." Nesse dia tudo conspirou contra mim e já cheguei tarde a casa, mas estava teimosa e quis sair na mesma. Só que depois de certa hora não me sinto muito confortável em andar por ali sozinha, mesmo havendo gente, então limitei-me às mesmas voltinhas e tornou-se aborrecido. Acelerei para ver se avançava o processo, mas depois fiquei com medo por causa da anca e acabei por ficar-me pelos 7,5km... Buuu para mim e para as minhas ideias giras.

Concluindo: treinos sem dores, mas curtinhos.


Só ainda não utilizei o HRM, o que até estou a sentir falta, já que sempre me guiei pelos batimentos, porque no domingo não tive uma experiência muito agradável com a suposta nova faixa "suave" do Garmin. Primeiro, no meio das pressas, não consegui apanhar sinal e depois entretanto chegou a minha vez de correr e tive de desistir de compor a coisa. Cheguei ao fim da corrida com um raspão que nem imaginam... Agora tão depressa não posso tornar a usá-la... À faixa "suave que evita assaduras"... Será normal? Provavelmente a culpa foi minha, não pus aquilo bem ou não sei... mas agora estou muito reticente em tornar a aproximar aquilo da minha pele!


E é este o meu novo companheiro, espero que venhamos a ser muito felizes juntos e ter corridas lindas os dois.


Bom fim-de-semana!

 

24 comentários:

  1. É uma grande e preciosa ajuda e só espero que venham a ser muito muito felizes. Para já, foi um início de relação em cheio com record e tudo!

    Quanto à faixa, é algo que a mim não dá pois fico sempre como te aconteceu.

    Beijinhos «, bons treinos e vai controlando esse problema na anca

    PS - VIVA O PAI NATAL DA MENINA QUE CORRE!

    ResponderEliminar
  2. Falta o "amor louco" :D

    eu tb chorei quando me despedi do meu carro... e tb tinha um telemovel que era um alcatel tijolo, cor de tijolo e que mugia como uma vaca quando vibrava... (rouparam-mo :( uns anos depois... quando eu o ia mandar arranjar...)
    Não conseguia era estar com um pc lento (até porque os pc's lentos não dão para trabalhar com os programas que utilizo...)
    mas toda a gente goza cmg por ter um alcatel manhoso. lool (manhoso na ideia deles, porque ele é bem lindo... lol)

    Beijinhos grandes ***
    e espero que esse amor dure para sempre :D
    O garmin tb te ama!!

    ResponderEliminar
  3. Quase podes dizer "E viveram felizes para sempre..." :) Bom fim de semana. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Criar os treinos no Garmin Connect até é bastante fácil. Basta ires ao site, ires a Plan, depois Workouts, e aquilo é bastante fácil de configurar. E até dá para criar uns treinos bem giros (leia-se puxados).

    Quanto à banda cardiaca, também já tive vários problemas com as assaduras. A solução passa por alargar a banda um bocado, mas não demasiado senão aquilo começa a escorregar ao longo do treino, e também por colocar vaselina nas zonas que dão problemas.

    Bjo e bom f-d-s.

    ResponderEliminar
  5. Também sou um pouco "resistente" às novas tecnologias. Se o velho ainda funciona e me serve perfeitamente, porque hei-de arranjar um novo?
    É por isso que os meus telemóveis duram sempre ate ao último suspiro e só tive um portátil até hoje, que é aquele em que estou a escrever neste momento. Está velho e lento? Está! Tem mais de 6 anos? Tem! Mas dá perfeitamente para desenrascar.

    Mas claro que há tecnologias e geringonças que dão bastante jeito, como o teu relógio :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Muitas felicidades para ti e para o teu novo companheiro. Também não me importava de ter um desses, mas enquanto não é possível, lá vou eu de telemóvel no braço.
    Um amigo que costuma fazer as provas e os treinos de fim de semana comigo tem um 310XT e gosto muito da função do "Companheiro virtual", até o apelidámos de Sr. Silva. E até agora nunca ficámos atrás do Sr. Silva.
    bjs.

    ResponderEliminar
  7. João: Obrigada. Com a anterior faixa, com um tecido mais rijo, nunca fiquei assim. Beijinhos da menina já não tão menina como isso e que corre mas não tanto. ;)

    Moça: É tough love, não viste o que me aconteceu? :) Ainda bem que me entendes, quem não chora quando troca o primeiro carro é insensível! ;p Eu lembro-me desses tlms, eram bem giros. Hoje em dia são "vintage" e vintage está na moda! ;)
    Também espero que seja um amor para muitos anos, se se portar sempre bem, não há necessidade de o trocar por um mais novo :p. Beijinhos

    Sweet: E depois corremos juntos, a desaparecer em direcção ao pôr-do-sol... :) Beijos

    Kayro: Obrigada, tenho de ver isso com atenção. Não sei se me atrevo com esses treinos "giros"... :)
    A parte que me raspou foi mesmo à frente, onde faz a ligação com o hrm. Para a próxima ponho vaselina, como tu dizes. Beijinhos

    Isa: Exacto. Se não está estragado, para quê trocar? Prefiro gastar o dinheiro noutras coisas. Espero que esta tecnologia dure e dure. :) Beijinhos

    Tiago: Obrigada. :) Coitado do Sr. Silva, se calhar fazem batota e põem-no a correr devagarinho.. :p Tenho de pensar num nome para o meu. ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    depois de tantos votos de felicidades aos pombinhos o que dizer? que tenham muitos e muitos kms em grande harmonia e que o shór Garmin se cuide pois com a passada que já vi numa foto, o shór G vai andar nas "horas" pra acompanhar a " menina que já correu devagarinho".
    Bem eu também sou assim tipo uncle scrooge no que respeita a gastar dinheiro quando as coisas ainda têm utilidade, como sou tipo macgyver as coisas têm sempre utilidade e depois a garagem é o que se vê, ou melhor não se vê nada!

    bem , tudo isto para partilhar a alegria de já teres o teu garmin que sei que é uma ferramenta excepcional. Eu tenho o Polar rs800cx mas continuo ás aranhas para fazer mais do que o básico, ao contrário de certas pessoas que já tratam por tu tecnologia de ponta ao fim de 15 min. ;)

    bom fim-semana
    Jorge

    ResponderEliminar
  9. Jorge: Obrigada.:) O Macgyver era genial! E não subestimar o que um rolo de fita-cola, uns ganchos e uns elásticos podem fazer por uma tecnologia moribunda... :p Bjs e bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  10. Também me acontecia isso com a faixa do HRM. Como já foi aqui dito pelo Kayro, colocar vaselina na zona onde passa a faixa, resolve o problema.
    Bons treinos com a nova máquina.

    ResponderEliminar
  11. Espero que tenham muitos e muitos quilómetros de felicidade juntos!
    Não contes a ninguém mas eu não tenho problemas com a faixa suave porque porque simplesmente não tenho isso!
    Quando comprei o meu velhinho 205 optei pela versão sem monitorização da frequência cardíaca para economizar dinheiro! Também nas velocidades tão lentas que ando agora quase não faz falta!
    Ainda sou do tempo que se media o pulso em 15 segundos e se multiplicava por 4 para ver como estavam as coisas depois de cada serie!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. V.: Olá. Como com a anterior nunca fiquei assim e esta até era suposto ser de melhor qualidade... :| Quando sarar já faço isso. Espero que sejam treinos felizes. ;) Beijinhos

    Jorge: Obrigada. :) Não conhecia esse truque das pulsações, dá jeito saber! É o problema destas tecnologias, uma pessoa habitua-se e depois é difícil passar sem elas. Beijinho

    ResponderEliminar
  13. que inveja (boa, claro) :) é lindo, também adorava ter um. usa-o bem e estima-o :) ***

    ResponderEliminar
  14. Já tens um amigo novo para as corridas :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Hello.
    Acho que fizeste uma boa compra. Há sempre melhores e piores, que gostamos mais ou menos, mas a nossa escolha é sempre a melhor. Pelo menos gosto de pensar assim.
    As faixas nunca me causaram problemas. Digo "as" porque já tive duas diferentes e sem problemas.
    Quanto ás novas tecnologias, sou suspeito, mas gosto de estar sempre na frente. O problema são os €€€ para isso. Mas como trabalho com elas à 20 anos, pelo menos vou lavando as vistas. ;)

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  16. Hermione: O Mr.G. é lindo, não é? Ao menos sei que temos a mesma passada.. ;) Beijinhos

    Lady V: As corridas já não vão ser tão solitárias. :) Beijinhos

    Pedro: Tendo em conta o orçamento disponível, foi o que se arranjou. Acho que chega bem!:) Quem trabalha no meio é claro que quer estar sempre em cima do acontecimento! ;) Beijos

    ResponderEliminar
  17. ...ena , mas que linda prenda , e que bela escolha :p

    ...entendo bem a "excitação" de querer correr com "ele" , (á falta de melhor claro) :P , e só para o ouvir a "contar" as "voltas" e o "pace" , até dá mais vontade...eheheh...

    no site da Garmin tambem ando á volta com as opções daquilo, parece-me ser bem interessante e util , vamos ver se consigo atinar com estas modernices todas... :)

    ...e agora registei-me no site da My Asics , e vou explorar as funcionalidades que me parecem muito fixes :D


    ...ainda bem que essa anca já tá no "sitio" , a continuação das melhoras ! :D



    O que me custou a ler neste post , foi a parte do ""treinos sem dores, mas curtinhos"" !!

    ...eu agora é ao contrario "parado e com dores, e era para ser longos" :( enfim , pode ser que passe até á São Silvestre de Lisboa :D



    ...espero que seja uma boa relação, duradoura, de confiança, lealdade e companheirismo !! :D
    ...bons treinos e boas corridas...

    e feliz natal......
    ajb

    ResponderEliminar
  18. AjB: Pois, também achei que ias achar que esta era uma boa prenda, não sei porquê... ;)
    Hoje, para começarmos logo bem, fiz o meu pior treino de SEMPRE. Bem, de sempre não sei, mas muito muito mau... :(
    Quando treinei para a minha 1/2 Maratona inseri todos os treinos no My Asics, e agora, apesar de usar também o Garmin Connect, continuo a fazê-lo, para ficar tudo registado lá.
    Pena não teres ido a Leiria, mas fica para a próxima... quando voltares em grande. :)
    Bjs e bom Natal! :D

    ResponderEliminar
  19. Nuno Mendes15/12/12

    Eventual solução para o raspão causado pela faixa de HR (por um especialista na matéria):

    http://www.dcrainmaker.com/2012/08/how-to-fix-heart-rate-strap-chaffing.html

    ResponderEliminar
  20. Nuno: Já fui ver e muito obrigada! Foi exactamente aquela zona que me raspou. Vou adoptar a ideia da The Girl. :)

    ResponderEliminar
  21. Coincidência... Ainda agora acabei de publicar o post em que falo da minha mais recente aquisição: o Garmin Forerruner 110 :)

    ResponderEliminar
  22. Eu sou assim com as sapatilhas acreditas? Não tenho problemas em trocar o que quer que seja, mas ando com as sapatilhas até elas andarem todas rotas, true story :P A minha mãe tem de as deitar fora às minhas escondidas e tudo :P

    Ainda bem que estás a gostar do Garmin :D

    Beijinhos e bom resto de fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  23. Fiona: Olá! Boas corridas com o novo amigo! ;) Bjs

    Joana: Eu sou assim com os ténis de corrida... Todos rotos e não me desfaço deles. Beijinhos e bom domingo**

    ResponderEliminar
  24. Anónimo17/12/12

    Eu voto nos sapatos de encaixe...não gosto muito de ténis (mas ainda não perdi a esperança de encontrar uns verdadeiramente a meu gosto). Bem esse relógio é um must. Parabéns... há e também para o Sr. Silva, claro. Bj natalício

    ResponderEliminar