26 de dezembro de 2012

O rescaldo


Estou de volta, com pelo menos mais 2kg, dos quais vou ter de desfazer-me até à São Silvestre. A culpa é de toda a comida que parece surgir de todos os lados nestas altura. Uma pessoa fica em casa e sempre que olha para o lado está um chocolate, um bolo-rainha, uns sonhos (de que eu nem sequer gosto muito) a tentar-nos. Depois parece mal não comer um bocadinho de tudo a toda a hora, não quero ferir sentimentos.


Não fiquem tristes, sonhos, eu provo só um/dois/nº indefinido. 

Para me preparar para todo o enfardanço todas as festividades, já tinha corrido 15km no domingo de manhã. É bom a corrida já fazer parte da minha vida de forma natural, porque assim, durante as festas, não se torna um sacrifício por necessidade, mas algo que quero mesmo fazer.
Foi uma corrida mais ou menos, senti ao início algumas pontadas na anca, mas depois passaram. Tenho mesmo de ver isto antes de começar a treinar mais a sério para a próxima 1/2 Maratona.

Depois fiz uma viagem muito curta à minha Serra, o suficiente para passar uma bela noite de Natal em família, da qual tenho a sorte de gostar o ano todo, e por isso o dia 25 de dezembro foi uma festa.

No dia 24 de manhã, quando todos ainda dormiam, fui fazer uma caminhada com o meu pai pelos caminhos onde andei a treinar no verão. 4km sempre a subir e depois voltar. Era para ter sido uma corrida, mas o meu pai ainda não está melhor do pé e eu também não quis abusar por causa da anca. Não vimos neve (ao pé), mas estava bastante frio. Depois ponho umas fotos.

Jantámos bacalhau assado no forno e cabrito (para quem gosta) e depois fomos até ao "Madeiro", que é tradição, e que consiste numa enorme fogueira acesa no meio da praça, onde as pessoas se reúnem depois da Missa do Galo (quem vai).

A terceira melhor parte - depois da família e da comida, claro - as prendas. Não foram muitas, até porque já tinha gasto todas as poupanças do meu PPR (a brincar, não tenho nada disso. A pensar se devia...) a comprar-me o companheiro de corridas, Mr. G. Mas ainda recebi algumas coisas, entre as quais, livros. As pessoas conhecem-me bem.

Entre eles, estava o Nascidos para correr, de Christopher McDougall, que já andava há meses a dar dicas ao meu irmão para me oferecer. Depois quando acabar de o ler falo dele aqui.
 
 

Finalmente, hoje ao final da tarde, vou correr cerca de 1 hora. Não sei se vou ter tempo de fazer outro treino antes da São Silvestre, por isso este vai ser o teste. Vou correr porque preciso (quilos a maaaaaissss), mas, sobretudo, porque posso. Ver o meu pai agora assim com o pé, sem saber se vai estar em condições para participar na prova no final do ano, faz-me valorizar mais esta nossa capacidade de simplesmente calçar uns ténis e sair por aí a correr. Nem todos podem fazê-lo e mais logo, durante o treino, quando estiver a arrastar comigo todas as filhoses, doces e bolos que comi, vou lembrar-me disso.

Como foram as vossas festas? Muita comidinha? Fizeram exercício?


Boa semana! (Hoje é quarta, mas parece que estamos a começar uma nova semana, não é?)
 


20 comentários:

  1. Eu também comi como um abade!! Mas surpreendentemente fiz exercicio todos os dias sem sequer me custar. Qualquer dia também me ponho a correr :) Beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Um colega de corrida disse-me noutro dia "o problema não é o que se come entre o Natal e o Ano Novo mas sim entre o Ano Novo e o Natal". Por isso... não te preocupes! :)

    Tens toda a razão na felicidade que é sermos livres para ir correr. É por isso que quando estou lesionado e não posso correr, sinto-me um prisioneiro. E quando estou bem mas naqueles dias que nem me apetece muito ir calçar os ténis, recordo-me daqueles tortuosos 6 meses de paragem por ter partido o pé, que fico logo cheio de vontade de ir correr!!!

    Beijinhos e até à S.Silvestre

    ResponderEliminar
  3. Bem eu não tive esse "problema"! O meu "jantar de Natal" foi uma sopa e uma tosta (o costume). O almoço também foi normal!
    Não ando a fazer nenhum dieta radical mas por aqui o Natal, agora tem que ser mesmo assim queira ou não queira!...
    Por um lado é bom porque estou parado, como o teu pai também por causa de um pé.
    Por outro lado umas gulodices até que sabiam bem!
    Enfim ainda comi duas azevias e duas filhoses (estas últimas duras como tudo!) e já não foi nada mau!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Anónimo26/12/12

    Há sonhos e sonhos, uns melhores do que outros, mas costumo dizer... gosto, desde que não pareçam pesadelos, ih, ih, (é que alguns são duros...)! Boas corridas para ficar rápidamente em forma.

    ResponderEliminar
  5. O meu Natal foi mesmo fixe, ainda bem que o teu também foi :D Cá em casa não há sonhos, mas há os bolinhos de abóbora diabólicos das minha avó :P

    Como amanhã vou embora vou já desejar-te boa sorte para a corrida e umas óptimas entradas para o novo ano :D

    Muitos beijinhos e bom ano de 2013 :D

    ResponderEliminar
  6. olá lindaaaa! estou de volta ! :p
    AIII SÓ DE OLHAR PRA FOTO DOS DOCES DÁ ME NAUSEAS ! realmente que enfardanço que foi por aqui ! ( pq temos de comer sempre meio mundo e n ficar apenas por uma ou duas doses ?????? ) lolol
    aposto que vais adorar esse livro só pelo titulo!
    as melhoras para o teu pai!

    beijinho e corrreeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  7. Sweet: Eu culpo o facto da comida estar ali toda à disposição. É que já nem era fome, nem gula, nem nada, mas se estava ALI, comia-se! :p Parabéns pelo exercício, isso ajuda bastante! Beijos

    João: O teu amigo tem toda a razão! ihih :) E é muito bom ter a saúde que nos permite ser activos. Beijinhos e até à S.S.! :)

    Jorge: Eu nem gosto muito de fritos típicos de Natal, como as filhoses, mas até isso comi... :/ Não me controlo! :) As melhoras do pé, é muito chato estar parado "à força"... Beijinhos

    Anónimo: Eu nem gosto muito mas pronto, comeram-se (e eram fofinhos!) ;) Obrigada e boas corridas também! (se for o caso)

    Joana: São diabólicos porque é impossível parar de comer, certo?;) Boa viageeeem! Diverte-te muito e entra em grande em 2013! :) Beijinhos

    Di: Quem é vivo sempre aparece!!! ;) Já tinha saudadeeees! Que tens feito? Ainda a dar-lhe no ginásio? ;) Sim, o título é apelativo, mas o tema também. ;p
    Beijocas e escreveeee

    ResponderEliminar
  8. Só 2 kg? Aqui por estes lados foi com certeza mais.
    Mas não faz mal. Depois de acabar este ano, começo a preparar o calendário de 2013 e a treinar mais e melhor.
    Espero que Tu e o teu Pai estejam em condições para a corrida.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olááááá, como tú tb eu ando a enfardar como se não houvesse amanhã, mas com uma diferença (para melhor ou pior, depende do ponto de vista)....é que o meu Natal é por casa, tenho as familias (minha e da minha esposa) por perto, o que quer dizer que os restos ainda andam por aqui, e como estou de férias e ando por aí tb, a todo o lado onde vou tenho que comer...como tú dizes .... "para não ferir sentimentos". Mas por outro lado tenho treinado no duro o que não compensa totalmente mas ajuda deixar a consciência um pouco mais descansada.
    Quanto ao livro, já o li e gostei muito.....um conselho, à medida que vais lendo e vendo nomes de "artistas corredores", vai apontando e pesquisando na net (tipo youtube, etc) que existem videos e textos sobre os mesmos acontecimentos...tem algumas posições bastante polémicas sobre alguns assuntos que me deixaram como o tolo na ponte...queres que te conte o fim? :D Fico a aguardar a tua opinião sobre o livro.
    Beijinhos, Boas Corridas e mais importante as Melhoras para o teu Pai, espero que ele possa participar na prova e se não der nesta haverá muitas mais em 2013.

    ResponderEliminar
  10. V: SÓ?? Ainda se ficassem bem distribuidos por onde eu quero... :p Para o ano, até porque o t€mpo não é muito, vai ser menos provas de 10km (por um lado, infelizmente) e mais provas grandes: Meias e trails. Tenho de analisar bem. E tu, é já para o ano A Maratona? :) Beijinhos

    Carlos: Olá! Por isso é que quando me ofereceram comida e bolos para trazer para casa nem quis!! Xô tentação! :p E depois como não gosto de estragar comida via-me obrigada a comer tudo.
    Já sei mais ou menos a história do livro (uma vez vi um documentário sobre os tarahumara), mas vou ler com atenção. Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
  11. Bom, como eu como sempre muito, não exagerei :) Mas sei que deveria ter 3 ou 4 kgs a menos hehe. Em relação ao livro ,um amigo acabou de me o emprestar. Segundo me falou o livro é uma lição para muitos dos teóricos que fazem da corrida uma equação matemática ou coisa parecida.
    Vou lê-lo assim que acabe o que estou a ler agora . Depois trocamos opiniões
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Sam: Sabes que hoje em dia formam-se grandes estratégias de marketing à volta de tudo, e a corrida não é excepção. Depois diz também o que achaste. Beijos

    ResponderEliminar
  13. Olá R,

    Faço votos para que tenha sido um Natal muito especial, para a gorducha e para a sua família :)
    Acho que pesamos todos um pouco mais, o convívio na nossa cultura passa muito pela mesa e pela disponibilidade para conversar. Ou seja comemos como uns alarves e depois no paleio horas a fio.;)
    A nossa gastronomia Natalícia é fantástica, o recurso aos fritos, gorduras e hidratos sempre presentes á mesa de qualquer família Portuguesa. As tradições como o madeiro são cada vez mais raras, e apenas se praticam no interior do país apesar de muitos cidadãos as quererem no centro das grandes cidades como Lisboa, por exemplo em frente a S. Bento :)
    Também quis ir assistir á missa do galo, mas trocaram-me as voltas pensei que começava á meia-noite, quando cheguei estava tudo a sair começou ás 22.30H e terminou antes das 24h.
    Em alternativa fui assistir a uma prova de uns enólogos amigos. Estás a ver não é? Depois farei o relato
    Este sábado lá teremos a S.Silvestre de Lisboa e vou ver se vejo o João Lima para lhe dar o abraço prometido.

    ;)

    J

    ResponderEliminar
  14. De certeza que esses 2kg a mais já devem ter ido embora, quando for altura do GP Fim da Europa. :)
    Beijinhos e muito e bons km's para 2013, sempre acompanhada do Sr. G.

    ResponderEliminar
  15. Também enfardei doces que foi uma coisa estúpida. Acho que também devo ter uns 2kg a mais, mas eles hão-de desaparecer :)

    Também recebi alguns livros. As pessoas também já me conhecem...

    Beijinhos e boa recuperação da anca.

    ResponderEliminar
  16. é uma grande verdade...
    ás vezes devia decorar essa tua frase...
    tenho duas pernas e 2 braços... devia usufruir mais deles....

    O teu natal foi parecido com o meu :D
    eu nao imaginava outro sitio para o natal, se não junto da fogueira na terrinha, com a minha familia.

    Por acaso sonhos, gosto muito dos da minha mãe...
    ela faz uma calda de não sei quê, que é mesmo boa :D
    Mas esses teus sonhos estão com muito bom aspecto

    Beijinhos grandes moça boa
    ****

    ResponderEliminar
  17. Jorge: Obrigada... :) É verdade, somos muito dados ao convívio em volta da mesa. Agora que, no Natal, estão mais recheadas, é um perigo! :) Gostei da ideia do Madeiro em frente a S. Bento, onde assino a petição? :p Provas enólogas na noite de 24... isso é que foi uma bela "missa"! ;) Boa São Silvestre! Beijinhos

    Tiago: Se não os perder até lá perco-os nesse dia. ;) Beijinhos e boas corridas em 2013!

    Isa: Eles estão ali, uma pessoa tem de comer... não se vão estragar! :) Sim, os kgs hão-de sair. Algum livro em especial? Beijinhos e obrigada!

    Moça: Tens usufruido mais nestes últimos tempo, é o que interessa! E no Natal também temos de exercitar as mandíbulas. ;p O madeiro na noite de Natal é tão bonito! Dá mesmo outro espírito! Estes sonhos eram na casa da minha tia, eu não gosto muito destes fritos, mas fazer o quê... ;) Beijocas linda**

    ResponderEliminar
  18. boa noite

    ..."só 2 kg" ?? ...isso devo ter aumentado eu só no jantar de dia 24 ;D

    ...sempre foi de comer bem, e desde que tenha "cuidado" nunca aumento muito de peso, e então agora, e por curiosidade vem ao encontro do que tu dizes sobre o momento do teu pai e da tua "lesão" , corro porque ainda "posso" e me sinto muito bem durante e depois de o fazer e aproveitar a "forma" actual , porque vai-se acabar :)
    sim porque vai haver alturas em que se quer e já não se consegue , mas isso fica para outras "eras" !! :D

    ...por isso ,e de volta á "forma" possível... , e ainda com o resto dos doces para emborcar... , venham os treinos e as S.Silvestres ;)

    as melhoras e muito bons treinos e corridas na melhor companhia :D

    ajb

    ResponderEliminar
  19. AjB: Boa noite. Podem ter sido mais kgs, mas não tenho balança e como a roupa ainda me serve, arrisco por baixo. :) Agora é que disseste bem: "sentir-se bem durante e DEPOIS da corrida"... há provas e treinos que nos deixam moídos... E eu ainda não sou uma veterana como tu, imagino quando for. ;)
    Eu nem trouxe nada cá para casa por isso, quando não visito ninguém, estou a salvo dos doces (claro que depois tenho de compensar quando tenho acesso aos mesmos...:|)

    Corridas felizes a fechar o ano e a iniciar o próximo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. muita comida, mas muitos sorrisos :) adoro o natal.

    ResponderEliminar