6 de dezembro de 2012

Quando as montanhas falam


Ouvi dizer que já se avista neve na terrinha e espero que se mantenha até eu lá chegar. Nunca corri com neve, nem quero, porque não tenho equipamento adequado e rapidamente entrava em hipotermia, mas não me importava de passar por um ou outro cantinho amontoado, e ver a paisagem branquinha ao fundo.
 

Esta não é uma foto recente.
De momento a neve ainda só se avista nos picos do monte.
 
Ontem falei de música para correr, que adoro e é uma grande companhia na maior parte dos meus treinos, mas, a verdade é que se corresse sempre por trilhos, nunca ia precisar de música. O silêncio na natureza tem a sua própria forma de comunicar com as pessoas e eu ia querer estar atenta.
 
Uma vez, num post em que falei das montanhas, alguém deixou uma citação que eu gostei muito e que era simples como isto:
 
"When mountains speak, wise men listen"
  
Qualquer coisa como: "Quando as montanhas falam, os homens sábios escutam".

A citação pertence a John Muir, de quem eu nunca tinha ouvido falar, e então pesquisei e descobri vários textos dele dedicados à natureza e às montanhas. Muir viveu no século XIX e inícios do século XX, mas não tenho dúvidas de que, se fosse hoje, seria um grande adepto de trail!

Ora, eu não me reconheço como sábia nenhuma, estou muito longe disso, mas reconheci-me naquela frase, como se dissesse o que sempre senti mas não encontrava palavras para descrever (é para isso que existem escritores e poesia).

Como nestas próximas palavras do próprio:

"Climb the mountains and get their good tidings. Nature's peace will flow into you as sunshine flows into trees. The wind will blow their own freshness into you, and the storms their energy, while cares will drop off like autumn leaves."
 
(Peço desculpa, mas não encontrei o texto em português e não quero "estragar " ao tentar traduzir.)



Sempre tive essa relação especial que me puxava para os montes e bosques, sempre gostei de acampar, grandes caminhadas e escaladas por "caminhos de cabras".
Também gosto muito do mar, mas de forma diferente. Ao jeito dos nossos antepassados navegadores, o mar para mim é o verbo "ir", é a agitação do desconhecido, a insatisfação constante do que está por vir. Não é que seja mau, mas disso já tenho muito. Nas montanhas, por outro lado, tenho sempre a calma de quem está exactamente onde deveria estar.

É difícil de explicar e não vou estar para aqui a falar de Fé ou falta dela, que não vem ao caso nem é  blogue para isso, mas digamos que, a haver Deus, Energia, Paz, como lhe quiserem chamar, é nas montanhas que mais facilmente o encontro.

Se calhar é porque toda a minha família vem das serras e por isso tenho nelas a noção de lar, ou então é mesmo porque têm uma linguagem própria que o meu espírito reconhece.

Por isso, obrigada a quem deixou aquela citação e que nem fazia ideia de como ia gostar dela. Vocês (que me lêem) são os maiores!

Tudo isto para dizer que, vivesse eu mais perto da natureza e nunca mais corria em estrada.



"Os pés não vão onde o coração não está"

O amigo Kilian Jornet (e outros) em acção.



Ontem não fui treinar, queria ter pelo menos um dia de descanso e ver se isto da anca era apenas um mau jeito. Hoje vou tentar ir correr por entre os pingos de chuva, a ver como me sinto.


Montanhas, praia, cidade... qual é a vossa "casa"? (eu ia escrever "qual é a vossa praia" mas, tendo em conta as opções, ficava estranho).



18 comentários:

  1. like muito do post..

    A minha casa é serra perto do mar lol
    Na corrida sem duvida o caminho é fora da estrada.. o prazer dos 10km de estrada esta em melhorar o tempo..
    Resumindo treinar treinar e melhorar ( ou não) alguns segundos...

    Existira emoçao igual ou superio ao acabar uma prova de 60km ou mais.. de sobe e desce constante?..

    Ai sim o prazer esta no caminho e na meta!

    E eu sei que quem tenta fazer o melhor tempo de sempre numa corrida de 10km em estrada.. não vive nada de nada da corrida, é uma corrida com objectivo mas com prazer reduzido e confinado a um resultado!

    Bons treinos futura trailer 100% :)

    E prenda de natal podias pedir um KIT Completo da Salomon.. Mochila de Hidrataçao.. Roupa de compressao... e uns tennis :)

    Ando a contar euros para tudo o q preciso lool

    Bom treino de hoje!

    ResponderEliminar
  2. Bonito texto! (como habitualmente)

    Não sei se conheces o "Ask the Mountains" do Vangelis.
    É uma música que me diz muito, que me toca de forma muito especial e tem o poder de me inspirar em qualquer circunstância.
    O tom de voz da Nina Nordenstam, a repetição como de um subtil eco, e as teclas em forma de gotas, transportam-nos para as montanhas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nainho: Se fosse no FB punhas um like? :) Se vives com serra e mar tens o melhor de dois mundos!
    Agora tão depressa não me posso pôr com mais despesas... :( Só para o ano! (Que, tecnicamente, é já daqui a um mês, mas financeiramente ainda tenho de esperar). Beijinhos e bons treinos pela serra, be wise... ;)

    João: Obrigada! Não conheço essa música, tenho de pesquisar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hello!
    A paisagem da minha cozinha é a Serra dos Candeeiros e gosto muito de olhar para ela, mas confesso que o meu lugar de "repouso da alma" é perto do mar. Gosto de ir até lá para meter as ideias em ordem.
    *Correr na neve deve de ser uma aventura, especialmente para quem tem uma anca desabada!!!! não tanto pelo frio, mas pelo carácter escorregadio do piso.
    *Sabes que algumas frases em inglês me dizem muito pela força que transmitem, mas se forem traduzidas para português, são apenas palavras juntas...
    *Vais passar o Natal na tua neve?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Só te digo uma coisa. Tens MESMO de ler o "Following Atticus".
    Agora não porque estou a relê-lo, mas depois posso emprestar-to.
    Entretanto podes cuscar o blog:
    http://tomandatticus.blogspot.pt/

    Concordo com tudo o que dizes em relação às montanhas.
    Não sei se consigo escolher entre praia e montanha. Para mim o ideal é uma praia bem sossegada e como pano de fundo as montanhas.
    É por isso que costumo dizer que um dos sítios mais belos onde já estive foram as Astúrias, porque tem uma costa magnífica e montanhas espectaculares. Gosto dessa conjugação.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. em seu texto encontrei como me sinto em relação ao mar: "o mar para mim é o verbo "ir", é a agitação do desconhecido, a insatisfação constante do que está por vir"

    por isso gosto tanto aqui do Rio!
    seus morros e trilhas, e sol e mar, tudo junto e misturado:)

    a primeira vez na minha vida que estive no mato foi em março de 2011, numa corrida em trilha... foi pisar e me apaixonar!

    uhmmm... essa música que o João citou, do Vangelis, é mesmo linda!
    mas quando corro em trilhas gosto mesmo é de ouvir o farfalhar das copas das árvores e das minhas pisadas entre as folhas do chão!

    ResponderEliminar
  7. Gostei tanto do teu post :)
    Ainda bem que há poetas, e escritores (tu incluida) para nos fazer bem ler.
    eu estava a ler o teu post ao som de fleet foxes, e acho que foi mesmo a calhar!!!

    Eu tenho um fascinio pela água. seja ela qual for, até pode ser chuva (menos a conduzir por motivos obvios...). se fosse um animal queria ser um peixe :D
    Mas tb gosto muito dos "caminhos de cabras", e o ar desses caminhos é das melhores coisas que há.

    Beijinhos grandes escritora linda :D

    ResponderEliminar
  8. Olha lá... e já ias ao medico da anca!

    ResponderEliminar
  9. Nuca corri com neve mas ainda quero experimentar!
    Quanto ao equipamento aqui já apanhei temperaturas a rondar os zero graus e a solução passa por vestir algumas camadas de roupa (!).
    Não tenho nenhum equipamento técnico para o frio tio "XPTO"!.
    E num período da minha vida em que fiz BTT uma vez tinha a água congelada no bidon, gelo na barba, nos sapatos e no quadro da bicicleta!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. De certa forma compreendo-te, porque nas montanhas respira-se aquela tranquilidade e aquela paz que raramente sentimos no nosso dia-a-dia. Por outro lado eu sou nitidamente miúda de mar: não obrigatoriamente de nadar mas gosto de sentir o cheiro, gosto de ouvir o som e gosto de olhar para as ondas ;)

    Beijinhos e bom treino (olha que está mesmo a chover a potes!) ;)

    ResponderEliminar
  11. Lulu: Olá. Mas a neve quando cai é fofinha, se calhar até sabia bem, amaciava os passos e congelava a dor (porque perdia a sensibilidade da perna com o frio)! :)
    Eu também sinto isso, que há muitas expressões e frases que traduzidas do inglês perdem a força, mas às vezes o contrário (quando tentamos explicar em ing um texto em pt) também acontece.
    Não sei se passo o dia de Natal, mas vou uns dias antes. Beijinhos**

    Isa: Ok, depois quando puderes emprestas-me (prefiro ler em livro que em modo online!). Uma das praias aqui perto que mais gosto é o Portinho da Arrábida, por ter essa mistura praia/serra de que falas. Beijinhos

    elis: É a banda sonora dos trilhos. ;) Tens sítios lindos aí. Beijos

    Moça: Quando precisar de levantar a moral já sei que posso contar com as tuas palavras sempre simpáticas! :) Obrigada! ;) Hoje o peixinho dentro de ti deve estar feliz com esta chuva toda! Nem eu, que sou maluquinha, devo sair para correr hoje... Beijinhos
    PS: Qual é o Dr. da Anca? :) E espero que não seja preciso!!!!:(

    Jorge: Deve ter histórias interessantes para contar! O problema com a neve é que ficamos logo encharcados com água MUITO fria... E o ventinho gelado! Mas é uma experiência que quero vir a ter (doidos... :p). Beijinho

    Joana: Já não sei se vou hoje... :| Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu sou menina de praia. E também compreendo essa sensação de leveza, de paz com a natureza e com o que nos rodeia que por vezes sentimos quando vamos correr. também sinto assim muitas vezes Deus a falar ao meu coração, chego a sentir-me feliz, mesmo a morrer de cansaço :)

    ResponderEliminar
  13. as minhas palavras não são só simpaticas :)
    são também sinceras (apesar daquela minha construção se frase lá em cima ter sido uma trapalhada, mas pronto... o que importa é que entendeste :D)
    O dr da anca acho que é o ortopedista.
    pois... tb espero que não seja preciso, mas se continuar a dor, já sabes que não podes forçar :S

    O peixinho em mim está feliz da vida :D

    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  14. Gosto imenso da neve :) Mas em toda a minha vida só vi pra aí duas vezes!
    Tanto gosto de passear por bosques como também de visitar a praia!
    Dá para tudo ahaha
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Hermione: :) Sim, é isso mesmo. Beijinhos

    Moça: Espero que eu e a minha anca de velhinha não precisemos de Dr.!:) Agora por falares em conduzir à chuva, apanhei há pouco um susto com uma lagoa que apareceu subitamente na estrada a caminho de casa... Estava a ver que ficava com o carro ali a boiar... :S MEDO! Beijinhos grandes

    Lady V: Tens de passar umas férias na neve. ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. boa noite...

    que inveja de neve na terrinha , só vejo isso nos filmes de natal :(

    eu sou muito mais de montanha e serras e florestas e bosques e isso tudo...

    mas tambem sou praia e agua salgada e ondas , adoro ondas :)

    no exacto segundo em que a vida me permitir ter um cêntimo a mais do que aquele necessário para sair da cidade! , nunca mais a "civilização" me vê !!
    faço uma casa "na árvore" ou compro uma caravana e vrummm... :D

    só montanhas e trail , e praias e "aprender" surf...ihihih...


    e sim , hoje dava era para treinar natação ou remo...xiii... :)

    bom resto de semana...com um treininho se poderes... :D
    ajb

    ResponderEliminar
  17. Foste na "enxurrada" ou continuas viva:=)?

    ResponderEliminar
  18. AjB: Olha, já que andamos numa de sugerir filmes, vê o "Into The Wild". Tem esse espírito de aventura desprendida que queres. :) Ontem apanhei uma molha, com alguns momentos de adrenalina à mistura... Beijinhos e boa Meia!

    Luciana: Nem me digas nada! :) Como disse à Moça, tive de atravessar uma "lagoa" com o meu carrinho... Breves momentos assustadores. Still Aliveee! ;) Bjs

    ResponderEliminar