18 de dezembro de 2012

Um bocadinho melhor


Ontem fui correr um bocadinho ao final da tarde, para ver se já me sentia melhor (e esta semana tenho alguns jantares de Natal, como já vos disse...). We Care A Lot - Faith No More, é a música que o mp3 escolhe para eu começar. Não está mal, o tum tum tum tum mantém o ritmo certinho e lento, como se quer.

Desta vez, levei também o cardiofrequencímetro. Como sugeriram, fui ler este artigo sobre a melhor forma de evitar os raspões provocados pela cinta cardíaca. Como, neste novo sistema, nem sempre pôr vaselina resulta, a namorada do DC arranjou uma forma simples e, tenho a dizer-vos, eficaz (até ver), de evitar assaduras. As mulheres têm sempre as melhores ideias, não há hipótese:

Estranhamente, este penso rápido aguentou-se bem sem descolar,
mas entretanto já troquei por outro maior.

Foi exactamente aquela zona que me raspou da outra vez e, ao que parece, dá problemas a muita gente. Ao colocar o adesivo não afectou a contagem e foi uma corrida livre de raspões.

Mas como só corri 7,5km  vou manter o benefício da dúvida, até poder testar durante mais tempo.
 
Treino de segunda-feira:

- Final da tarde
- Distância: 7,5km
- Bpm médio: 164
- Calorias: 462

 
No último 1,5km, em que já estava a fazer um "arrefecimento" até casa, passei por um homem que estava a passear um par de cães da raça Pug que tinham mini-cachecóis de Natal, com luzinhas a piscar na ponta, enrolados ao pescoço! Adorei. Este tipo de cães já é muito caricato só por si, mas com aqueles cachecóis estavam um espectáculo, faziam sorrir toda a gente que passava. Mereciam uma foto, mas tive vergonha de pedir.

Imaginem dois cães iguais a este, mas com cachecóis de Natal ao pescoço, não são lindos?
 
Imagem

Quando mudar para uma casa maior e tiver um cão, também o vou fazer passar vergonhas destas, mas o meu vai ser rafeiro.


Esta semana vai ser mais curta para mim (iupi) e para a semana devo ter um ou dois treinos agendados para a Serra, vamos a ver, já tenho saudades de corridas pelo meio da natureza.
Quando estava a ler este post do Arrumadinho, sobre o trail de Leiria, em que ele fala de como andou a subir e descer ravinas, saltar obstáculos, arrastar-se na lama e regressou ao hotel todo sujo e raspado, pensei "Uau, também quero..." (Cada maluco com a sua pancada, não gozem!). Fiquei ainda com mais vontade de participar noutro trail em breve. Trails até maiores que o do Monge. Acho que para o ano vai ser o ano! Haja disponibilidade para isso.

Quais as vossas metas para 2013?
 

Bem, hoje tenho o primeiro jantar da saga natalícia e depois vou ver O Hobbit. Um filme de quase 3 horas a meio de uma semana de trabalho... amanhã vai ser bonito.



21 comentários:

  1. Ainda bem que estás a melhorar

    Força para o resto da recuperação

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Hehe. Adorava ter visto esses cães =)
    Ainda bem que já estás melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também sofro problemas com a cinta do Garmin e adorei a sua dica para evitar mais "lesões".
    No mais, o filme (OHobbit) é ótimo, você vai gostar. Muito bem produzido e tem umas imagens lindíssimas...
    Sobre o calendário 2013, estou agendando uma viagem para Buenos Aires (AR) e correr a Meia Maratona em setembro. Vamos ver...

    Um beijo e boas festas pra ti e sua família!!!

    Helena
    http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Oi.
    Não sei se o fazes, mas se sim deixa-me alertar para não deixares o cardio-frequencímetro na banda elástica. Colocado está sempre a funcionar e a pilha vai num instante.

    2013, o maior número de meias-maratonas possível (tentar baixar a 1h45m), experimentar os trails e, claro, fazer outra maratona, a nova maratona de Lisboa está certa (salvo algum imprevisto).

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  5. Penso rápidos era o que muitos corredores masculinos usavam para proteger os mamilos durante a maratona na década de 80!
    Na altura havia umas camisolas chamadas de rede (uma malha em rede) que feriam os mamilos e com os pensos não havia esse problema.

    ResponderEliminar
  6. Esses caes realmente sao esquisitos, entao de cachecol de natal devem ficar mesmo o maximo :)
    Ainda nao pensei num objetivo para 2013. Realmente está na hora de pensar nisso. Beijo

    ResponderEliminar
  7. João: Obrigada, hoje vou comer bem, para reforçar.. ;) Beijinhos!

    Isa: Ias adorar! Imagina aqueles focinhos com ar maldisposto enrolados em cachecóis vermelhos com luzinhas a piscar... Até me dá vontade de rir só de me lembrar. :) Beijinhos

    Helena: Belos objectivos! Também gostaria de ir a Buenos Aires um dia. Beijos e boas festas para ti também!

    Pedro: Por acaso não sabia, desde domingo que está assim... :) Agora enquanto estás embalado aproveita! Eu junto-me nas meias e nos trails (a Maratona ainda pode esperar... ;)) Beijos

    Jorge: Acho que muitos homens ainda recorrem a esse truque. Raspões nos mamilos não deve ser nada agradável... Beijinhos

    Sweet: São lindos de tão feios! Ficavam com ar cómico.
    Tens de te precaver, caso o mundo não acabe dia 21. :p Beijos

    ResponderEliminar
  8. Bem que eu gostava de "decorar" a minha gata, mas ela não me deixa. Uma das minhas grandes metas é começar a correr a sério.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  9. Eu vou ver o Hobbit na Quinta só :( Snif :(

    Os meus objectivos para 2013... Quero acabar o curso e ter boa nota no exame da especialidade :P E quero ir fazer um safari quando terminar :P E quero começar a planear o casamento :P

    Tenho um amigo que tem um cão assim, é tão querido ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  10. Hello!
    *Vens a Leiria para o ano fazer o próximo trail e eu vou apoiar-te :)
    Semaninha mais curta? Yuppy, yuppie. As minhas são cada vez maiores e não há meio de encolherem.
    *As mulheres têm ideias fantásticas :)
    *O meu cão rasgava logo tudo!Admiro os que se portam bem :)
    Beijinhos
    *As minhas metas estão definidas e acho que 2013 vai ser um bom ano - a crise não pode condicionar na totalidade a nossa felicidade.
    *Diverte-te e aguenta a ressaca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Fico contente por estares melhor e de volta aos treinos. Um Pug com um cascol de Natal e com luzinhas a piscar? Tens a certeza que não estavas com 41 de febre? Lol...

    Olha, em relação a objectivos na corrida, no próximo ano são muitos....2 Maratonas (Paris e Porto - já inscrito em ambas), algumas meias e iniciar-me no trail (St.Luzia em Viana do Castelo em Fevereiro)e mais alguns durante o ano......mas o maior deles todos é tornar-me Ultra-Maratonista....em principio na Geira Romana em Maio 2013.
    Beijinhos e continua a recuperar bem!!

    ResponderEliminar
  12. eu já comecei a saga dos jantares de natal. isto não está fácil ;p lol
    metas para 2013 tenho algumas, mas prefiro ir pensando nelas ao longo do ano :p beijinho

    ResponderEliminar
  13. Dos quatro cães que já tive, 3 desapareceram. Não ao mesmo tempo , claro.
    Por um ou outro motivo o portão ficou aberto e ao fim de várias saídas sozinhos nunca mais voltaram.De todas as vezes coloquei papeis por aí mas nada!!!
    Todos eles eram cães habituados a correr comigo . Um dia vou falar deles no meu blog
    beijos

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que estás a recuperar e que arranjaste solução para a banda não magoar.
    Quanto a trails, eu devo-me estrear a 14 de Abril no 3º Ultra-Trail de Sesimbra (mas faço só o de 20km), acho que é um bom desafio para ti também. :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. ahaha queria tanto ver os pugs com os cachecóis ao pescoço ahaha
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. A: Uma amiga minha tem uma gata nada típica que se deixa mascarar e acho que até gosta. :) É raro! É uma meta fácil, que só depende de ti. ;) Beijos

    Joana: Eu gostei do filme, mas hoje estou a dormir... :| Essas metas para ti são canja ;). Beijinhos

    Luciana: SIM! Vou e apoias-me! :)
    Os cães realmente não estavam com ar satisfeito... :p Não podemos deixar a "crise" condicionar certas coisas, entre elas os nossos sonhos (até porque alguns são gratuitos...). :)
    Eu não bebo nestes jantares durante a semana, achas?? Havias de ser lindo... ;) Beijinhos grandes

    Carlos: Acho que na segunda já não tinha febre, mas nunca se sabe... ;) Estavam engraçados, mas claro que eu não sabia bem qual era a raça, tive de chegar a casa e pequisar "raça cão filme Men in Black" :) lol Essa Maratona em Paris deve ser um espectáculo, e já nem falo dos trails, claro... Depois escreve como foi. :) Obrigada e beijinhos

    Hermione: Não é fácil, não... :) Beijinhos e bom 2013 :p

    Sam: Possa, é preciso azar... E não é possível que tenham sido roubados? Eu também gostava de um cão que me pudesse acompanhar nas corridas mais curtas. :) Às vezes passo por algumas pessoas a correr com os cães. Depois fico à espera dessa história. Beijinhos

    Tiago: Obrigada. Olha que essa não é uma má ideia, não... :) Beijinhos

    Lady V: Ahaha, eu acho que toda a gente estava a achar engraçado menos eles (pelo menos um deles, vá :p) Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Ainda bem que os treinos estao a correr melhor :)
    Objectivos melhorar o tempo aos 10km e na meia maratona. E fazer todos os trail possiveis ( quer na parte fisica quer na parte monetaria ).
    Principalmente o GTSA 2013.
    E entrar numa equipa de trail ( desnivel positivo )... gostava muito! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Nainho: Melhor, sim, mas nesta época já sair para correr 5km que sejam é bom... ;) Tens objectivos bem passíveis de serem concretizados, eu acho que não vais ter dificuldade nenhuma. Já ouvi falar nessa equipa (belo nome!), e vão ficar muito contentes de te ter lá... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. O Mr G é uma das mais complexas e perfeitas ferramentas de ajuda no treino. Com um rigor de informação notável, capaz de memorizar vários treinos, inclusive permite pace/velocidade exactas e distâncias extremamente precisas. Todos os dados podem ser sincronizados com o PC e gerar gráficos detalhados de cada fase do treino / corrida, cruza informação e dá-nos o nosso desempenho como se fosse um coach a sério. Tem registo de altimétrica, pace, velocidade, distancia e batimentos (BPM) é um parceiro 5 estrelas para quem procura informação precisa e que quer ter o perfeito controlo na sua evolução como atleta. Escrevi perfeito?
    hum.hum! Nada disso! Seria se a imaginação das nossas meninas não fosse o que é! Faltava o penso rápido, os senhores engenheiros da Garmin não contavam com as melhores ideias das atletas portuguesas.
    As mulheres têm que mudar tudo, até aquilo que é aparentemente perfeito.

    *Os Pugs são fabulásticos e não precisam de mais nada ..ok ? Menina macgyver!

    :)
    j

    ResponderEliminar
  20. Rute, a minha banda cardíaca da Garmin é daquelas compridas de borracha que vai de mamilo a mamilo (se bem que seja colocada abaixo deles). Apesar do seu tamanho, nunca tive um problema desses. Só se deve é fazer uma coisa: se possível, humedecer as zonas de medição antes de começar a correr, sob pena dos valores apresentados não serem fiáveis até que se comece a transpirar. Já me acontecer ver a medição a subir para 160bpm e logo depois descer para 90bpm. Felizmente não era problema cardíaco, pois sentia o coração no mesmo ritmo, mas má medição pelos contactos estarem secos.
    Entretanto tropecei neste artigo que me pareceu bastante interessante por causa da forma de se controlar se estamos a ter overtraining ou não. A ideia é medir sempre as pulsações ao acordar.
    "Using Heart Rate To Measure Overtraining"
    Sugiro também uma visita a este site TRIATHLET, o qual, apesar de ser para as questões do triatlo, tem artigos excelentes sobre corrida, nutrição, prevenção de lesões ou exercícios de fortalecimento. Muito bom
    Luis Santos

    ResponderEliminar
  21. Jorge: Escusas de salientar que o Mr. G. joga num campeonato diferente do meu... Sou uma pessoa simples, faço o que posso. ;)
    Sim, os Pugs são lindos, mas só dizes isso porque não os viste com os acessórios. :) Bjs

    Luis: A banda que usava antes também era igual a essa e nunca tive problemas destes (pelo menos não tanto)... Geralmente tenho uma boa recuperação logo após o treino (baixo uns 30 bpms em cerca de 1min), mas nunca me lembrei de medir a fc em repouso. Obrigada pelos links!

    ResponderEliminar