4 de janeiro de 2013

Ano novo, corridas novas

 
 Na quarta-feira fui fazer o primeiro treino do ano. Eu chamo-lhe treino, mas na verdade foi mais caminhada que outra coisa. Os batimentos cardíacos estavam mais elevados do que o costume, para um pequeno jogging, e revelavam a falta de sono e os estragos dos últimos dias do ano. Acabei por correr apenas 3km e depois prossegui para uma "caminhada técnica". Acabei por ficar sem bateria no Garmin por volta dos 4km (e verificar o estado da bateria antes de sair, huh?). De qualquer forma, continuei o meu "treino" até casa e ainda ultrapassei um grupo de velhinhos aqui do bairro que se junta várias vezes para fazer uma caminhada depois de jantar, por isso nem tudo foi mau. ;)

Vi muita gente a correr. Não sei se por ainda ser semana de férias para alguns ou se devido às famosas resoluções de Ano Novo, mas vamos ver. Mantenham-se firmes!


Este ano não tenho assim grandes objectivos a nível desportivo. Vou fazer menos provas de 10km (porque, infelizmente, não há t€mpo para tudo e tenho de fazer opções), mas quero continuar a participar em provas que me desafiem, quer pela distância quer pelo percurso, ou que, simplesmente, goste.

Por isso, aqui vai uma lista muito reduzida de objectivos desportivos/recreativos 2013:

- Participar em, pelo menos, duas Meias Maratonas (e gostaria que uma delas fosse no Norte). A primeira já estou inscrita e vai ser esta.
- Participar em mais provas de Trail, aumentando gradualmente (ou não) a distância, até chegar ao meu objectivo mais desafiante: O Grande Trail Serra d'Arga, em Setembro (versão 21km).

E é só isto. E mesmo assim quero ver se há possibilidade para estas deslocações todas (daí ir reduzir o meu número de participações em provas de estrada mais pequenas).

Um outro objectivo que já não é tanto de corrida mas que envolve actividade física Todos.Os.Dias sem exceção:

- Fazer o Caminho Francês de Santiago a pé (desde SJPP, fronteira francesa).

Já é o segundo ano consecutivo que este objectivo entra para a minha lista. O ano passado tinha dinheiro de parte e flexibilidade laboral para andar um mês fora de mochila às costas. Mas depois CABOOM ( -> este é o som da dura realidade a cair em cima de mim) aconteceram coisas e já não foi possível. No entanto, foi graças ao cancelamento deste sonho que me inscrevi noutro: a minha 1ª Meia Maratona, por isso acabou por ser um bom ano na mesma.
Este ano já não tenho a flexibilidade laboral nem os meios monetários para o fazer, mas deixo-o aqui registado, porque nunca se sabe. A minha vida pode mudar, posso ganhar o euromilhões...
De qualquer forma, posso sempre tornar a fazer o Caminho Português, partindo de um local diferente (Ponte de Lima, Barcelos...) e, nesse caso, já é um objectivo mais atingível.


Não há objectivos de melhorar tempos, embora esteja a contar que seja uma coisa que vá acontecer eventualmente. Até os objectivos que ficaram registados são flexíveis, se entretanto as coisas se alterarem ou se surgirem desafios diferentes... Este vai ser o ano do "ao sabor da corrente" em termos desportivos.


E os vossos objectivos partilháveis, quais são? Já andei a ler as listas de alguns de vocês... Valentes!

 
Este fim-de-semana sim, vou então fazer o primeiro treino a sério. Quero correr cerca de 1h30, vamos ver se o corpo colabora. Quero também ir para um sítio diferente, preferencialmente com algum desnível, para começar a preparar as pernas para o Fim da Europa. Talvez Monsanto ou Parque das Conchas... Sugestões?
 
 
Bom fim-de-semana!



37 comentários:

  1. Bom Ano :)
    Bons treinos e força nos teus objetivos desportistas :))
    Correr 1h30 não é para todos ;-)
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Ambas as sugestões são bons locais de treino.

    Espero que o ano te corra de forma mais favorável!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Lista reduzida, mas de grande qualidade! =)
    Eu quero ver se faço pelo menos 3 Meias e também gostava de fazer mais provas de trail, mas também como não sei como raio vai ser a minha vida neste ano, não quero estar já com grandes sonhos.

    Domingo quero ver se também faço um treino mais longo. Se quiseres ir no domingo (nunca fui ao Parque das Conchas, é uma boa ideia) manda-me um mail.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vai atrás dos teus objetivos que consegues alcançá-los :) E tu, sempre a correr, chegas até eles bem rápido!
    Aqui estarei eu para te ler todas as tuas palavras sobre novas corridas.
    Beijinho e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  5. Eu domingo devo ir para as Conchas fazer um treino a pensar no Fim da Europa... vamos lá ver é se me aguento porque as ultimas semanas foram muito más em relação aos treinos e alimentação lol

    Beijinho e boas corridas! :)

    ResponderEliminar
  6. Algures: Bom ano! Pode ser para todos, só custa começar... ;) Beijinhos

    João: Olá! Estou mais inclinada para a Qta das Conchas, porque só lá fui uma vez. Mas fiquei com a ideia que aquilo era pequeno e tenho medo de me aborrecer de andar por lá às voltas... Mas se calhar até tem caminhos que desconheço! Beijinhos

    Isa: Pois, na incerteza é melhor ser pouco mas bom. :p Depois mando mensagem para combinarmos! Beijos

    Lady V: Ahaha, olha que estes é para se fazer com mais calma (tenho de cultivar a paciência), mas obrigada! :) Beijinhos

    Pedro: Acho que há muita gente nesta mesma situação que nós... ;) Achas que a inclinação nas Conchas é razoavelzinha? Se calhar também vou para lá. Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  7. Fazer os 800 kms entre SJPP e Santiago também é o meu projecto mais ambicioso, mas conseguir tirar um mês seguido de férias é quase missão impossivel. Vou-me preparando "secretamente" à espera da altura certa.O Caminho Português também é uma alternativa, mas só se for para aumentar ainda mais a "fome" por tão arduo empreendimento.
    Força com esses objectivos.

    ResponderEliminar
  8. correrporprazer: "tirar um mês seguido de férias é quase missão impossível" - daí entendes a minha frustração pela oportunidade desperdiçada, né? Mas um dia vai! :) Olha que o Caminho Português também é bastante bonito, vale a pena e 1 a 2 semanas chegam (dependendo de onde queres partir!) Serve de treino, até encontrares a tua altura certa. :) Bom 2013, cheio de corridas com prazer!

    ResponderEliminar
  9. Experimenta o Jamor, tens a parte de baixo que é mais plana e tens a parte da pista de cross e a mata ao lado do Estádio com bastantes subidas. Estou na duvida se vou para lá domingo fazer cerca de 13Km ou se os faço mais perto de casa.

    ResponderEliminar
  10. Ficando de parte o simbolismo de peregrinação, acho que deve ser fantástico completar um percurso como o caminho francês de Santiago.
    Pela beleza e pela dureza física e mental. Seria um belo desafio :)
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Um dos meus objectivos é mesmo esse de começar a sério neste mundo do running... Já lhe dei uma espreitadela o ano passado, mas acabei por me desleizar. Espero desta vez ter motivação suficiente p'ra prosseguir. Já ando à procura das sapatilhas ideais! ;)

    Espero também que os teus objectivos se cumpram! Motivação não te falta, portanto desejo-te apenas um bocadinho de sorte, que também faz falta! :)

    ResponderEliminar
  12. João: O Jamor, se não este f-d-s, já está na lista para um dos próximos treinos (acreditas que nunca corri lá?) Pode ser que dê para combinar e vamos uns quantos. Beijinhos

    Sam: Pela peregrinação, pela beleza paisagística (daí querer começar pela travessia nos Pirinéus), pela tradição histórica, por toda a experiência em si... Qualquer que seja a razão, toda a gente que o faz é unânime em concordar que é um belo desafio... :) Beijos

    Jude: A escolha de uns bons ténis é importante. E pode ser que até te dê a motivação que te falta. Força nisso! :) Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  13. Olá :D

    Estou de volta :D Já tinha saudades de te ler :D

    Antes de mais mandei uma mensagem para o teu Facebook, quando vires responde :D

    Eu gostava muito de fazer o Caminho de Santiago, mas como não encontro ninguém para o fazer comigo acabo sempre por ficar desmotivada. Talvez um dia :)

    A Quinta das Conchas é um sítio muito giro, eu gosto imenso de passear/correr lá ;)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  14. Olá, espero que consigas cumprir todos os seus objectivos! como disse antes o meu "negócio" é o patins, então pretendo aumentar a km até conseguir treinar km de fundo, tipo meia maratona e maratona... e quem sabe se tudo correr bem, se a minha lombar permitir tantas km pretendia participar das 6 Horas de Madrid em patins e se for possível a Maratona de Berlim em patins... sonhar faz parte, eheheh

    ResponderEliminar
  15. Joana: Olá! Espero que as férias tenham sido boas. O ideal é fazeres o Caminho no máximo só com mais uma pessoa. Grupos estraga um bocado (na minha opinião). Fico a aguardar novidades! ;) Já passo pelo fb. Beijinhos!

    Marta: Que engraçado, desconhecia todas essas competições em patins! A Maratona de Berlim é a "normal" de corrida em que podes participar em patins ou é outra? Não deixes de sonhar, que faz parte, como dizes. :) E um 2013 com muitos kms nesse teu objectivo! Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá :D
    Desejo-te um óptimo ano e espero que consigas cumprir esses teus novos objectivos.
    Muito boa sorte :D
    Se fizeres o caminho de Santiago publica por aqui, eu estarei lá (é onde estudo) :D
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  17. Boas,
    E uma maratona? está fora dos planos?
    Para mim, que acabei a minha primeira meia no ano passado, até então só tinha participado em provas até aos 15Kms, parece-me uma sequencia logica, ou não.
    Fiquei curioso em saber qual a sensação que se tem ao correr 42.195 metros.
    Tambem vou participar na meia de dia 24 de Março mas já só penso em fazer a maratona segundo parece em outubro.
    Bons treinos.

    ResponderEliminar
  18. bom dia

    ...que consigas esses "objectivos" todos e muitos mais que se atravessarem á tua frente ;)

    e sim "Meias-Maratonas e Trails" , tás a falar a minha "lingua" eheheheh...

    ...tambem vou reduzir as provas este ano, mas espero manter as de qualidade, tenho que ser mais selectivo e não me inscrever em tudo o que mexe :D
    ...vou tentar ser mais "turista\desportista-corredor" a competitividade já era , este ano é mesmo para "novas-experiências", conhecer o portugal mais profundo e suas gentes, saborear, comer bem e desfrutar deste pais lindo , e se possível , claro , concretizar os "sonhos\objectivos-desportivos" :)

    ..."Grande Trail Serra d'Arga" , tambem é um objectivo meu para este ano , a meia do Porto e a Maratona do Porto...o sonho comanda , vamos ver se as pernas e restante saúde vão deixar !! :p

    "Caminho Francês de Santiago a pé" , pelo que percebi, então já fizeste o "caminho Português" ???...que inveja, eu nem um, nem outro :( talvez este ano , mais um objectivo\sonho que fica em suspenso ;)
    já agora sabes onde posso obter mais informação sobre o assunto ?? como é organizada essas caminhadas ? é tipo em grupo, individual ?? este ano acho que vou meter a mochila e a tenda ás costas e vou por aí fora... :)


    que seja um grande ano e todos os outros tambem...felicidades e força nas canetas :D


    desculpa o testamento...
    ajB

    ResponderEliminar
  19. PS: Olá! Bom ano para ti. Então, quando passar por lá, aviso e vamos comer uma tarta de Santiago (adoro!). :) Beijinhos

    Manuel: A Maratona parece o objectivo mais lógico, não é? É claro que quero corrê-la um dia, mas acho que este ano ainda não estou preparada. Quero fazer mais 1/2s primeiro, ganhar "estaleca" e talvez para o próximo ano. Nunca se sabe, depende de como me for sentindo... mas ainda preciso de mais kms nas pernas (estou a contar ganhar músculo com os trails. ;) ) Então até dia 24 e boa preparação para a 1ª Maratona! Boas corridas.

    AjB: Olá! "tenho que ser mais selectivo e não me inscrever em tudo o que mexe" - é isso mesmo. :)
    Serra d'Arga os 21km?
    O Caminho aconselho-te vivamente a fazeres sozinho ou, no máximo, só com mais uma pessoa. Mesmo que vás sozinho há tanta gente a fazê-lo também que acabas por conhecer pessoas todos os dias. Eu só fiz o Português (saindo de Valença, +/- 125km) e o de Finisterra (que é a continuação de Santiago até ao mar, +/- 100km). O Francês desde SJPP é um sonho... :) Não precisas de tendas, dormes nos albergues de peregrinos que são baratos e confortáveis. Se quiseres depois mando + info.
    Um ano cheio de boas corridas então! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Olá Rute.
    O caminho de Santiago deve ser espectacular!!!
    Este ano também vou fazer menos provas. Vou fazer as mais longas e as provas de trail aqui perto de Lx ( mas esse trail Serra d`Arga é que era).
    Um treino longo bem planeado (local e logística) é quase melhor que uma prova.
    Sempre vão para as Conchas? Por acaso estava a contar fazer um treino longo que passa por lá. Se forem digam qualquer coisa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá menina:) bem eu ando desaparecida por nao ter net em casa, aproveito para dar saltinhos aqui e ali com o portatil do namorado em sitios com net, mas nao é a mesma coisa:( como decidi dar prioridade à entrada em ginasio para valorizar a saude pelo menos neste inicio em que um impulso calha sempre bem, nao sei por isso quando poderei ter net, porque o dinheiro nao estica,plo contrário...mas acredita morro de saudades vossas, do meu blog...os dias nao sao a mesma coisa sem voces...mas acredito estar a fazer o melhor para a saude...e sei que todos voces me apoiam:) quando voltar faço uma festança eheh beijinhos grandes!e boas corridas!espero um dia chegar a pelo menos metade do teu desempenho!:)

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    primeiro espero que consigas cumprir os teus obejctivos este ano, e se não foram estes que sejam outros igualmente aliciantes para ti. Um Meia Maratona cá pelo norte - a Sportzone no Porto é um excelente opção, pelo trajecto sempre plano e à beira rio e pelo ambiente criado por milhares de participantes - se tudo correr bem, este ano será a minha 4ª participação consecutiva.
    Quanto aos caminhos de Santiago o sonho comanda a vida, e se não for este ano, terás ainda muitos anos pela frente para o concretizares. Eu tb quero um dia fazer uma maluquice extrema tipo UTMB (ou outro do genero) mas para isso, além dos €€€€ e do tempo é necessário uma preparação que dura anos - não é uma obsessão, é um sonho.
    Beijinhos e cá estarei para acompanhar as tuas peripécias em 2013

    ResponderEliminar
  23. V: Olá! É pena o dinheiro não esticar... Como essas provas mais para o Norte exigem estadia, preciso de cortar noutras... Vou tentar optar pela qualidade em vez da qualidade, vamos ver como corre! :) Vamos amanhã, sim, conheces bem aquilo? Beijinhos

    Amoridoce: Fico contente de saber que estás bem! E o facto de estares num ginásio a fazer exercício físico é mais importante para ti que estares no pc a escrever, embora gostasse das tuas receitas doces ;). Beijinhos e bom ano!

    Carlos: Olá. Essa da Sportzone é uma opção, embora seja perto da data da Serra d'Arga, vamos ver... O UTMB é um belo sonho!!! Como para mim ainda está muuuuito distante nem o projecto, mas quem sabe um dia... :) Beijinhos e boas coridas!

    ResponderEliminar
  24. Ainda não estou inscrita na Meia de Lisboa mas já avancei com a inscrição na primeira edição da Meia Maratona de Almada :). Para os treinos de desníveis também só conheço esses dois bons locais por Lisboa... :)

    ResponderEliminar
  25. Se vieres correr ao Porto vou estar lá a apoiar-te, acredita!! Beijo

    ResponderEliminar
  26. Fiona: Olá! Estás embalada, ainda nem correste a primeira e já a inscreveres-te para a segunda! ;) Fazes bem! :) Eu ainda não sei se vou a essa. Jamor também é um bom sítio, mas fica mais longe... Beijos

    Sweet: Nem esperava outra coisa! ;) Beijo

    ResponderEliminar
  27. também queria muito correr essa meia maratona... vamos ver :) também gostava de fazer o caminho de santiago, mas primeiro talvez pelo português... beijinho, ótimo 2013

    ResponderEliminar
  28. Eu acho que, mais do que lançada, estou é um pouquinho louca pronto eheheh. Irei tentar preparar-me o máximo possível para fazer a minha primeira meia maratona em Março, na prova da 25 de Abril. Se ainda não estiver preparada nessa altura, sempre fico com a camisola técnica da prova que é bem melhor ;). E depois segue-se a de Almada. Vamos ver como corre. Existe também uma prova de 20 km, que me dizem ser muito engraçada, que são os 20 km de Cascais. Vai ser a 10 de Fevereiro, vê no site da Xistarca. Bjs e tem um bom Domingo que para mim hoje é dia de trabalho!

    ResponderEliminar
  29. Oláaa :D
    Adoro a tua dedicação e motivação :)
    a minha principal meta é atingir o equilibrio e não voltar a sair dele :D

    Também queria voltar à corrida mas com os problemas com que ando não acho que seja para já :/

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  30. Hermione: A de Lisboa ou a Seaside do Porto? Põe-te a Caminho que vale a pena. ;) Beijinhos e bom ano

    Fiona: Tens tempo suficiente para te preparares para a de Lisboa! E podes testar a forma nos 20km de Cascais... ;) Beijinhos e bom trabalho!

    Serependity: O importante é manteres-te activa, independentemente do desporto que pratiques. Quando o exercício já fizer parte da tua rotina é mais fácil manteres o equilíbrio. Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Oi,

    gostei dos teus objetivos! 2 Meias e o Caminho de Santiago, bah tudo de bom!
    Aqui acabo de aumentar para 3 Meias :-) Se bem que estou otimista demais, tendo em vista as condições fisicas eheheheheh

    Abç

    ResponderEliminar
  32. Parece-me boa ideia essa de testar a forma nos 20 km de Cascais... Quem sabe? :)

    ResponderEliminar
  33. Nuno6/1/13

    Para treinos longos sugiro ciclovia do Guincho. Bom piso, sem obstáculos, não é preciso atravessar estradas, é só focar na corrida. Ida e volta desde a rotunda da Guia são 14 quilómetros e a paisagem motiva. Só é preciso ter atenção aos ciclistas e é de evitar e dias de muito vento. Quinta das Conchas é curto e o Jamor torna-se complicado por causa da lama em algumas zonas e por causa de algumas subidas (o que pode ser vantajoso para alguns tipos de treino).

    ResponderEliminar
  34. Ms Harkins: Três 1/2s não é nada muito, 3 meses de preparação entre cada uma e faz-se bem! ;) Beijos

    Nuno: Guincho só algum treino assim muito esporádico, porque fica longe para mim. Estive hoje na Qta das Conchas e até se fez bem, apesar de não ser muito grande, é verdade. Agora preciso de treinar subidas!
    Obrigada pelo comentário e sugestões, boas corridas!

    ResponderEliminar
  35. Muito bom ano para ti :)! espero que seja um ano fantástico, com muitas corridas à mistura, claro! eu também espero mesmo manter-me nas corridas, ainda muito devagarinho mas sem desistir! já és uma verdadeira inspiraçao, por isso, só espero poder continuar a ler-te neste novo ano!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. A maratona de Berlim ocorre em 2 dias, o 1º dia é para patinadores e o 2ª dia é para os corredores, ambas com o mesmo percurso... nossa, parece um formigueiro humano, uma loucura... se tiver condições (físicas e financeiras) com certeza irei participar, alinhas????

    ResponderEliminar
  37. Marta: Não sabia disso. Se tivesse condições até lá (físicas mas, sobretudo, financeiras) alinhava! Fazer uma prova no estrangeiro é um dos meus sonhos...

    ResponderEliminar