28 de janeiro de 2013

G.P. Fim da Europa

Mais um relato do Fim da Europa, o meu. Já houve quem tenha feito o seu e ao longo dos próximos dias haverão muitos mais relatos, mas o bom disto é que, apesar de serem os mesmos 17km para todos, é sempre uma experiência individual, há sempre um ponto a acrescentar, algo a que a alguns passa despercebido e a outros faz toda uma prova. Por isso, quando vos leio, estou a ver a mesma corrida mas com os vossos olhos, e isso faz toda a diferença. No entanto, no meio de tantos olhares distintos, ou complementares, sobre o Fim da Europa, numa coisa todos vão concordar: é duro e querem voltar a repeti-lo. (Ok, tecnicamente foram duas coisas, mas estão interligadas).

Deixaram-me perto da estação de comboios de Sintra eram 09h00 num domingo chuvoso. Não tinha dormido cedo nem tomado o pequeno-almoço habitual. Na verdade, todo o pré-prova foi completamente atípico, mas tudo bem, esta também não era uma prova normal. É um dia em que os "tempos" ficam para segundo plano.

Encontrei a "equipa amarela" junto ao local da partida, reunidos sob um chapéu-de-chuva. Hoje iria envergar a t-shirt dos 4 ao Km. Fizemos o aquecimento possível ainda com uns chuviscos ligeiros, durante o qual encontrámos alguns colegas destas andanças bloguer-corredoras, mas na hora da partida a chuva cessou.

Logo de início a prova é muito bonita, passando junto ao Palácio Nacional, seguindo por zonas turísticas e começando a serpentear serra acima. As pessoas já vão avisadas, por isso resguardam-se. Os kms 2 e 3 vão acabar por ser os meus mais lentos de toda a prova, sobretudo porque a meio do segundo senti uma pontada no gémeo. Depois acabou por desaparecer, ou o músculo aqueceu e deixei de a sentir, o que, para todos os efeitos, vai dar ao mesmo.

Vestir uma t-shirt que diz "4 ao Km" dá azo a alguns comentários, como devem imaginar. Sobretudo quando vamos no meio do pelotão a um ritmo, chamemos-lhe, "confortável" (= alguém daí da frente atire uma corda cá para baixo se faz favooooor)... Não sei porquê, mas as pessoas assumem imediatamente que o 4 corresponde a minutos. Porque será?;)

Mas como estava a dizer, vamos serpenteando por ali acima durante cerca de 4km, 5km. Não é fácil. Mas a verdade é que se há sítio em que vale a pena o sacrifício, é ali. Ainda eram visíveis os estragos causados pelo temporal do fim-de-semana passado: árvores enormes e centenárias caíram e arrastaram consigo outras árvores e até muros. Já tinha visto imagens na televisão, mas vendo assim é que nos apercebemos da dimensão da coisa. Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, todo o percurso estava limpo e em condições de segurança.

Sei que muitos de vocês se queixaram do nevoeiro, mas eu achei que estava perfeito assim.
 



No cimo da serra o nevoeiro abafou o som, e só se ouvia o som das passadas e da respiração das pessoas. Houve até um momento em fomos todos ali durante um bocado sem falar, só a desfrutar do silêncio. Foi a minha parte favorita.

[Agora queria introduzir aqui um pequeno vídeo que fiz desta parte do percurso, mas como não estou a conseguir descarregá-lo, vão ter de imaginar! Mais logo, se conseguir, torno a tentar e actualizo.]

Depois chegámos ao infame km 10 e é verdade, não é fácil, sobretudo depois do que ficou para trás. Sentia as pernas a queimar (sou fraquinha!) e tive de caminhar um bocado. Não queria atrasar os colegas de equipa - e entretanto outro atleta que já se tinha juntado à nossa companhia - senão teria caminhado ainda durante mais tempo. É que a correr sentia-me como naquela parte do filme «Mr. Bean em Férias», em que ele tenta roubar uma trotineta motorizada que não dá mais do que uns 10km/hora e é claro que é apanhado pelo dono, que apenas teve de apressar o passo atrás dele. Quando passava por algum outro atleta que ia a caminhar e eu a "correr" (mais a dar aos braços que outra coisa), quase que podia senti-lo a tocar-me no ombro e a perguntar "aonde julgas que vais com essa velocidade?". É engraçado como a subir quase parece que estamos a competir em câmara lenta.

Mas depois, depois começamos a descer.

Já se vê o mar!

Neste ponto, acho que esta prova está incrivelmente bem pensada. Penamos durante uns bons quilómetros, mas depois temos a recompensa de nos quilómetros finais ser só deixarmo-nos ir. Se fosse ao contrário, os últimos quilómetros sempre a subir depois do embalo de uma descida, seria mais cruel.

No entanto, acho que exagerei um bocadinho no embalo do km 15, porque senti novamente o músculo (tendão?) do gémeo a prender-me a perna. O que vale é que já estávamos a chegar à Azoia, onde os atletas que já haviam terminado e estavam a regressar nos iam dando um apoio - "Força, está quase!" - e algumas pessoas, entre as quais um grande grupo de turistas japoneses muito entusiastas, nos iam animando.

Cruzámos a meta juntos, 3 dos 5 ao km que participaram nesta prova. 01:52:32 - tempo Garmin.

Hoje apenas tenho os gémeos doridos, sem a dor no tendão, mas amanhã já faço um test-run para despistar problemas (knock knock). Como estas subidas foram difíceis, para o próximo domingo tenho mais! Água mole em pedra dura tanto bate até que fura - qualquer dia estou a fazer Kms Verticais como passeio. Sonhar não custa, né?

 
Acho que concordamos todos: Foi difícil? Sim. (Embora não seja assim tão assustador como temia). Vamos voltar? Óbvio.

Boa semana!



25 comentários:

  1. Olá :D

    Antes de mais, por acaso os cemitérios (sim, foram vários) foram das partes mais fixes da viagem. Eram mesmo escuros e assustadores, davam mesmo aquele friozinho na espinha. Eram mesmo interessantes :P

    Nunca vi o filme do Mr. Bean, mas foi um grande momento e senti mesmo como se tivesse visto :P Realmente tens mesmo jeito para nos colocar nos locais ;)

    Espero que amanhã te sintas melhor a correr e não te doa nada :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  2. Oiga...foi dificil mas não como temias...sabes pq? Porque estás em forma...mais treinos, mais provas = melhor condição fisica. Parabéns por mais esta prova concluída. Um dia tb vou fazer essa...estes vossos relatos aguçaram-me o apetite....subir, subir....
    Beijinhos e uma boa recuperação.

    ResponderEliminar
  3. Belo artigo que diz tudo de como foi a prova.

    Beijinhos e que o teste de amanhã dê os resultados que queremos. Força!

    ResponderEliminar
  4. Joana: Boa noite! :) Eu acho que resultam muito bem em fotografia, aqueles mais antigos. E como é que nunca viste esta cena do Mr. Bean??! Vê já!!: http://www.youtube.com/watch?v=IdZm-o4oJ_M (Eu nem gosto mto do Bean, mas esta cena é linda de tão parva. E é uma bicicleta, não trotineta, mas whatev...) ;) Beijinhos

    Carlos: Estou mais em forma do que quando comecei, é verdade, mas ainda não "em forma". ;) Tens de fazer esta prova, vale a pena! Beijinhos

    João: Gostei da prova e da companhia, ajuda a passar as partes piores! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que relato incrível , parabéns ! :)
    ...disseste tudo mesmo , mái nada !!

    ...olha que o km10 , pensei que fosse muito pior, falaram em "parede" e um pesadelo, meteram-me tanto medo que quando lá cheguei a minha teimosia e "ganas" tava nos "maximos" :) , por isso até achei "acessível", foi adonde consegui recuperar alguns lugares na geral...eheheh...


    ...parabéns pela prova , se fosse fácil , não tinha nenhum "sabor" (nem dor) ;)




    Espero que não seja uma lesão daquelas arreliadoras e que impeça treinar...as melhoras...

    boa semana e bons treinos , se possível...

    ajb

    ResponderEliminar
  6. Prova difícil mas linda.
    Para repetir.
    Não há dúvida que estás em muito melhor forma. Depois disto,Bucelas é canja.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Claro que foi difícil mas se não o fosse não tinha tanta piada. Certo? ;)
    Parabéns por mais uma prova superada. Já começas a ter muitas novas experiências além dos habituais 10 Km. Com mais uns treininhos (e trails) a força e a velocidade vão aparecer.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  8. Kms verticais?!
    Já devias saber que não podes falar nessas coisas aqui!
    Há sempre o perigo de eu as ler e lançar-te desafios!
    É que por cá também temos km verticais e bem mais bonitos e interessantes que o do vídeo!
    Aqui fica um que é longe mas vale a pena:
    http://sameiro.terrasdeaventura.net/
    (Atenção que a pagina ainda não foi actualizada e refere-se ao ano passado ainda não estando defendia a data da realização da prova para este ano. Mas deve ser em Novembro por isso tu e a Isa vão ter muito tempo para treinar “paredes”!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Claro que vamos voltar! :)
    Foi uma óptima experiência.
    Espero que já estejas melhor.
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  10. É como dizes, existem muitos relatos da prova, mas cada um tem o seu "Q" de especial. Esta é sem dúvida uma prova espetacular e por mais que custe, no final todos são unânimes "para o ano, estou cá novamente".
    Bons treinos e bons montes no domingo em Bucelas. :)

    ResponderEliminar
  11. AjB: A mim o km 10 custou-me, mas também não achei que fosse "parede". Achei a subida da Corrida São João/ACCL muito mais inclinada, por ex. O problema aqui é que já vamos cansados de trás! :) Bom, pelos vistos, tu não! ;p Treino mais logo, se correr bem! Boa semana, bjs.

    V: Nunca mais te vimos, correu-te bem! Acho que a prova de Buceas tem +/- o mesmo g.elevação que esta. Espero é que sejam subidas mais inclinadas MAS curtas! :) Beijinhos

    Pedro: Olá! Fizeste uma bela prova. A ideia dos trails é mesmo essa: obrigar-me a correr subidas, para ver se ganho força! :) Se não por aqui não vai lá. Beijinhos

    Jorge: Eu só de olhar para aquilo doem-me as pernas!! :) Ainda estou longe de estar preparada! Quando estava a procurar vídeos vi alguns cá em Portugal, mas da forma como estavam filmados não dava para ver tão bem a inclinação. É de doidos! :) Pelos vistos já fez os seus kms verticais... espectáculo! Beijinhos

    Isa: Parece que vamos ter de fazer 1 km vertical um dia destes... lol ;) Vou correr hoje ao final da tarde, vamos ver. Beijinhos

    Tigas: Ainda está a faltar a tua contribuição. :) Fizeste um óptimo tempo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, excelente tempo para estreia!

    Para o ano, sabendo de antemão onde estão os pontos críticos, fazes isso com uma perna às costas. :)

    ResponderEliminar
  13. Sempre no seu melhor!!!
    Parabéns por mais uma bela prova.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá!!
    Fantástico relato!!
    As subidas são boas pois nos dão forças nas pernas. Cada vez mais gosto delas =)
    Espero eu para o ano consegui-la fazer.
    Bucelas está à porta e estarei por lá. Vamos ver como recupero até lá!
    Bons treinos, com calma e massaja as pernocas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. bluesboy: Com uma perna às costas também não exageremos... ;) Obrigada, boas corridas!

    Carla: Olá! Que é feito de ti? Pensei que aparecesses no domingo. Beijinhos

    Li: Olá! Sim, isso é verdade. Massagens profissionais é que era! ;) Beijinhos e até domingo. Boa recuperação!

    ResponderEliminar
  16. Olá trepadora,
    Tive imensa pena de não ter podido participar, mas não ando em boas condições fisicas. Alguns amigos que treinam comigo foram e fizeram bons tempos, mas a minha decisão de não ir era final. Gosto sempre de "te" ler , são relatos fantásticos que me permitiram estar "presente" :) e cortar a meta convosco!! o tempo não é o mais importante, o que vale é a amizade e a partilha de mais uma vitória colectiva (tu a Isa e o João) parabéns e bons kms verticais

    boa semana

    Jorge :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Jorge! Não andas em boas condições físicas, então? Agora não te podes lesionar, olha el maratón! :)
    Kms verticais de momento só de elevador, mas como não gosto de andar de elevador... vai ter de ficar para mais tarde. ;)
    Boa semana! Bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá, boa noite!

    Vim fazer-lhe uma visita e gostei muito do seu blog.
    Já sou sua seguidora.
    Aguardo uma visita sua no meu recanto de Receitas de Sedução.

    Beijinhos.

    Aurea Sá

    www.receitasseducao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. lugar lindo!
    [certamente vale todo o esforço da subida ter uma vista assim, de um pedaço de paraíso!

    eu, que corri levada por suas palavras, também lá quero voltar, e experimentar tudo isso, ver também tudo isso com o meu olhar!

    ResponderEliminar
  20. Tu eras uma das duas raparigas que estavam a correr juntas com a camisola 4 ao km? Se soubesse, tinha metido conversa contigo :)

    ResponderEliminar
  21. Olá! Eramos 3, mas depois uma adiantou-se! Por acaso reparei que fomos ali durante uns tempos ao pé de uma rapariga com a t-shirt "Pernas de Gafanhoto", devias ser tu! :) Mas olha, mesmo que soubesse que eras tu não sei se teria falado, que precisava de poupar o fôlego! ahah :) Bjs

    ResponderEliminar
  22. Era eu de certeza!! Se soubesse tinha-me metido contigo ;) A ver se numa próxima prova não perdemos a oportunidade de trocar dois dedos de conversa. Bjs e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  23. Fiona: Sim, numa próxima prova vou estar atenta às t-shirts! :) Bjs

    ResponderEliminar
  24. Anónimo6/4/14

    Olá! Ainda estou a ler o teu blog (o que, já agora, é muito inspirador! Corres imenso :D) e queria fazer duas perguntas...
    Gostava de saber se afinal de contas começaste a fazer séries nalguma altura, porque comecei a fazer e não queria ver posts para a frente porque é quase como ir ler a última frase de um livro (o que, se for do Saramago, por exemplo, é um desastre... ahah) :) É que eu rendi-me às evidências (oh-meu-deus-há-gente-que-faz-séries-e-corre-a-12-km-por-hora-é-totalmente-por-causa-disso (claro... ;)) e comecei a fazer, mas ando um bocado à nora porque não sei bem a proporção correta entre descanso e corrida, se é melhor intercalar corrida com skipping, etc... Se fazes séries, podes dar-me mais ou menos a ideia de como as fazes?
    E a outra pergunta é relativa à frequência cardíaca... Acho que começo a ficar mais à vontade nas corridas (antes a minha média aos 11km chegava a ser 180-190, acho que não era bem normal... lol toda a gente ficava surpreendida e pensava que estava a ter um ataque ou assim - não sou de todo uma corredora natural, como podes concluir :P). Assim, gostava de saber se notaste que a tua frequência cardíaca desceu com o tempo a longo prazo (desde que começaste a correr)...
    E o comentário já vai longo (desculpa lá :P), mas queria dar-te os parabéns por todas as metas que já alcançaste! Nomeadamente as maiores distâncias em trails que sei que tens feito :) Espero um dia também fazer um trail de 30km! Ainda só fiz 2 de 15, e o primeiro teve uma organização engenhosamente maléfica... No fim, aos 14,5km ou por aí, chegamos a uma estrada de alcatrão e, quando começávamos a suspirar, vem um raio de uma subida enorme e pelo meio do monte outra vez! Acabou por ter 16,4km, acho eu... E é de desesperar! Quando cheguei ao fim sentei-me logo a recuperar lol... Por isso nem imagino o que seja fazer um de 30km como fizeste no Verão (ainda por cima no verão!!!)...
    Pronto, é isto... Boas corridas :D
    (ah, relativamente às subidas, também reparo nisso! É que eu acho que ando muito devagar, há gente que anda mesmo rápido! Mudei o percurso habitual e agora passo por 3 paredes horríveis de seguida, parece que dou um passo e ainda vou para trás em vez de avançar! Depois há gente que anda e está ali na maior, a andar quase tão rápido quanto eu corro... :P)

    ResponderEliminar
  25. Anónima: Obrigada pelo teu comentário. :) Apesar de agora ter aumentado as distâncias, não sou uma corredora muito rápida. Provavelmente é culpa minha, porque nunca tive muita paciências para os tais treinos de séries/velocidade. O que por vezes faço é o chamado "fartlek", a meio de um treino, acelero até algum marco (uma árvore, um prédio) e vou na velocidade acima do conforto até lá, depois recupero os BPM´s e torno a fazer o mesmo. Mas há que faça treinos aos semelhantes em pista: 400 metros rápido/400 metros a recuperar. No campo velocidade não sou a melhor pessoa para dar conselhos. :)
    Quando ao ritmo cardíaco, o meu médio em treinos anda habitualmente 160 e provas 180. Dantes em provas chegava a ir aos 190. Mas acho que isso depende muito de cada pessoa. Aconselho-te é a fazeres exames cardíacos para veres se está tudo bem (fiz recentemente)e assim poderes correr mais descansada. :)
    Depois, para concluir, no verão aos bpms também são mais elevadas! Daí não apreciar muito correr com calor, parece que morro!! :)
    Continuação de bons treinos e vai dando notícias!

    ResponderEliminar