15 de janeiro de 2013

Treinos MM - semana 1

 Aqui estão finalmente os dados relativos à primeira semana de "treinos" para a Meia Maratona. Como acabei por não adaptar nenhum plano, esta semana serviu como teste.
 
 
- Segunda-feira - Exercícios de força
 
Aviso desde já que o meu conceito de "exercícios de força" é muito subjectivo. Posso fazer meia-dúzia de abdominais e chamar-lhe exercício de força, por exemplo. Mas este dia foi a excepção. Neste dia dediquei uma hora inteira a séries e repetições dos exercícios mais chatos de sempre: abs; flexões; "pesos"... aproveitando um vídeo recomendado por uma amiga. Penso que assim ficou despachado 'o' treino de força do mês de Janeiro. (Não é assim que funciona? Convém ser todas as semanas? Bolas.)
 
- Terça-feira - 5km

5km jogging ao final da tarde, junto ao rio.
 
- Quarta-feira - 7 km

Aquecimento ~15min + 20 minutos a aumentar gradualmente a velocidade + ~10 minutos arrefecimento.
 
- Quinta-feira - Descanso
 
- Sexta-feira - 5 km

5km caminhada. Era para ter testado umas funcionalidades do Garmin mas não correu bem. No entanto, acabou por entrar para as contas da semana na mesma.
 
- Sábado - Descanso
 
- Domingo - 15 km
 
Para terminar a semana, o já referido treino no Parque das Conchas.

Pela foto não parece, mas era uma bela subida.
 
 
Totais:
Distância - 32km (27km corrida + 5km caminhada)
Tempo - 3h43:38
Calorias - 1873

 
Acabou por ser uma semana em que fiz o que me apeteceu no próprio dia. Não sei se "Fazer o que me Apetece" é um bom plano de treinos, sobretudo se quiser melhorar o meu anterior tempo.
Na última (e primeira) Meia Maratona tinha um plano todo organizadinho, impresso e pendurado na porta do frigorífico (onde vou muitas vezes, por isso era estratégico). Gostei da ideia de ter um programa pelo qual me guiar, embora acabemos sempre por alterar um ou outro treino. Preciso disso outra vez, senão apetece-me fazer tudo e nada ao mesmo tempo.

Acho que sou muito adepta dos "junk miles", termo que já li em alguns sites estrangeiros (não sei se existe, ou qual, o termo em português), ou seja, correr sem propósito nenhum, adicionando quilómetros sem finalidade ao treino. -> "Quilómetros sem finalidade"? Se eu gostar de os fazer, essa já é a finalidade, ou não?! Mas tudo depende do objectivo, suponho.

Quero preparar-me bem para a próxima 1/2, mas também quero deixar espaço para improvisos.


Mais alguém está a seguir algum plano de treinos ou a treinar para alguma prova específica de momento?
 

20 comentários:

  1. De momento encontro-me a preparar a minha 1ªMeia Maratona. Estou a utilizar um plano de treino do site da Asics, o My Asics.

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  2. Também sou muito do improviso, o único plano de treinos que tentei seguir durou uma semana. Gosto de chegar a casa e decidir ir correr por correr.
    Claro que tenho em conta a preparação da próxima prova, por exemplo antes da VI Corrida São Domingos tive em conta aumentar a distância para não ser um choque muito grande passar os 10km habituais para os 15km.

    Agora como vou fazer o GP do Fim da Europa, vou ter no próximo fim-de-semana um treino com uma subida toda catita e uns Km valentes.

    Boas corridas

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  3. Uma hora inteira de exercícios?!? Isso é que é força de vontade! :)

    Força para um treino em profundidade para uma bela Meia (ninguém te vai agarrar!)

    Beijinhos :)

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  4. Sabes que eu também sou muito assim em relação às mais variadas coisas? Por exemplo: em relação às viagens vou alternando entre viagens em que planeio tudo ao detalhe e depois sigo o plano à risca, ou viagens em que entro naquilo que os meus amigos chamam de 'Fuck this shit' e só faço o que me apetece sem grande planeamento. Com a comida é a mesma coisa: se há semanas em que tenho uma ementa semanal e sigo tudo direitinho há outras em que vou ao sabor do vento consoante os apetites cá de casa ;) E eu acho que também sabe bem ir improvisando e desenrascando, parece que nós portugueses até somos famosos por isso ;)

    Beijinhos :D

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  5. Sílvio: Olá! Esse foi o que usei na passada 1/2. Bons treinos!

    eunaocorroandorapido: Então e para quando a 1ª Meia Maratona? :) Já fizeste os 15km, já só faltam 6km, estás pronto! (Com o devido treino, claro) Com os 17km do FdEuropa já é um bom empurrão. Até 24 Março tens tempo. ;) Boas corridas!

    João: Foram 50 min, vá. ;) E não esquecer que já inclui as pausas entre séries. Vamos ver como serão as próximas semanas, um dia de cada vez. :) Beijinhos

    Joana: Eu também sou um bocado assim 8 ou 80: ou "f*ck this shit" ou "follow the leader" (sendo o líder eu, claro). :p Deve ser um mal bastante comum, mas gostava de ser mais ponderada. Beijinhos!

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  6. Olá "menina", eu estou no fim de preparação para a Meia de Viana que se realiza domingo. Como participo em provas com alguma regularidade, tenho por hábito andar com um plano de treinos atrás de mim, o que não quer dizer que o cumpra à risca....altero muitas vezes, mas sinto necesidade de ter um plano, um objectivo para seguir que me "obrigue" a treinar naqueles (poucos) dias em que não apetece. Olha que até lhe andas a dar bem, com vários treinos diferentes, com ritmos, e o tal mais longo ao fim de semana.
    Isso do treino de exercicios de força tb ando para incluir no meu plano há muito tempo, mas sinceramente não tenho encontrado pachorra para o fazer.
    Beijinhos e bons treinos.

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  7. Sei que em cada semana tenho de ter um treino de rampas, um de velocidade e outro longo ao fds (ou uma prova). Estes treinos não podem ser em dias seguidos. Faço ainda 2 ou 3 treinos mais leves.
    Pelo meio faço abdominais e alongamentos.
    E temos um plano de treinos.

    Bjs

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  8. Carlos: É isso mesmo, ter um plano é uma linha orientadora que nos mantém empenhados. Normalmente não sigo nenhum, mas para uma Meia preciso. Treino de força=coisa mais aborrecida do mundo (ou quase). ;) Beijinhos e boa prova em Viana.

    V: Então chegas a treinar 5 a 6 dias por semana? Eu não consigo dispensar tantos dias, daí ter de organizar melhor os tipos de treino. Se fazes abdominais com frequência já tens aí um belo treino de core. :) Beijinhos

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  9. isso de planos não me interessa nada :D

    Mas isso dos "JUNK MILES" ?????

    Only Shit !! now you are talking !!!

    táis-me a falar ao coração ...ehheheh

    é isso mesmo !!!

    ...nem vou baralhar mais nada , vou já "pesquisar" sobre o assunto !!

    bye-bye
    ajb

    ...áh , continuação de bons "planos"... ;)

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  10. AjB: Se os teus são "junk miles" também quero junk miles desses... :) Daqui a uns meses depois falamos melhor disso dos "planos" ou "planos de não ter planos" para as grandes provas... ;)

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  11. Eu ainda não consegui arranjar paciência para fazer treinos de força :(
    Bons treinos!

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  12. bom dia

    estou a seguir um plano de treino com vista a fazer provas de 15km com mais regularidade (Sinos e Fogueiras estão marcadas na agenda) e por acréscimo baixar o tempo nas provas de 10km. os meus planos de treino são de 4 semanas (3 treinos por semana) e são elaborados pelo centro de treino do Mundo da Corrida, clube que represento. Vou ao Fim da Europa, mas para quem esteve um mês sem treinar entre 20/11 e 20/12, agora não há muito a fazer. vai ser subir sempre a andar, sem passar as 165, alimentar e hidratar bem e esperar que o autocarro de volta a Sintra espere por mim.

    em principio vou-me inscrever para começar a Meia da Ponte. Dependendo da conjuntura ou corro para bater record de 10k, ou para treinar 16 (fico logo nos Jerónimos) ou se me apetecer sofrer eventualmente fazer tudo em 2h25m

    ou então de algés vou directo para casa (Miraflores) :)

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  13. João: Acho que nisso os corredores são todos iguais... :) Se calhar os que fazem musculação no ginásio também acham correr uma seca! Bons treinos!

    Hugo: Bom dia! Dessa forma tens um plano mais personalizado, é bom. Não vais ser o único a andar no FdEuropa, de certeza!
    Acho que tens tempo de preparar-te para a Ponte. Mesmo que demores 2h25 (foi praticamente o que demorei da primeira! ;) ) não custa assim tanto, a sério. Sem pressões de tempo faz-se "bem" (na medida do possível). :) Bons treinos!

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  14. não ter plano é um plano. lol
    "eu tenho um plano de nao ter planos :D e fazer o que eu quero :D"
    gosto desse plano!!!
    porra...
    os junk miles fazem-me lembrar quando estou ao telefone com alguem a fazer risquinhos porque sim...

    Beijinhos cachopa. e bons treinos :D

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  15. Olá
    sabias que o meu melhor plano é não ter plano algum!!
    um plano é como um mapa de orientação que indica o melhor e mais rapido caminho para chegar ao objectivo. é muito util a pessoas disciplinadas, metodicas e mentalmente organizadas..sou lá isso :))
    corro por gosto, faço alguns kms por semana e decido em função do objectivo mais próximo. É fácil traçar um rumo o dificil é segui-lo á risca,eu não consigo, por defeito ou por excesso falho-o sempre. mas esta é a minha humilde opinião

    ;)

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  16. Moça: Junk miles é mais ou menos isso de fazeres gatafunhos só porque sim! ;) Mas ao menos estamos distraídas! :) Beijocas linda

    Jorge: Olá! Mas olha que eu lembro-me de ver uma lista de treinos bem estruturada (e puxada!) na altura da tua Maratona... e isso é um "plano". Agora se o seguiste ou não, isso já é outra conversa! ;)
    Bjs

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  17. Gosto de planos, de planejar e tentar executar conforme o planejado.

    Estou me preparando para a primeira maratona. Estou na fase de base. Fiz a planilha my asics.

    A quilometragem é meio baixa mas estou gostando.

    Lu

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  18. Lu: A primeira Maratona?! Parabéns!! Bons treinos.

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  19. Eu gostava de conseguir seguir um plano de treinos do inicio ao fim, mas a certa altura tenho dificuldade em fazer o que o plano manda.

    Actualmente tenho feito um bocado aquilo que me apetece, tento planear por alto algo tipo 1 longo ao fds, 1 rapido e 1 normal.

    Bons treinos

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  20. João: É mais ou menos isso que tenho feito, mas sinto-me como se não estivesse a preparar-me nada... não sei. Também não queria repetir o Myasics. Bons treinos!

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