3 de fevereiro de 2013

Treinos MM - semana 4

Sem mais demoras:
 
- Segunda-feira - Sessão de alongamentos

- Terça-feira - 8km

- Quarta-feira - Descanso

(Só fiz o vídeo Abs em 8 minutos, a ver se me despertava a vontade de fazer mais algum exercício. Não resultou. Mas conta como actividade extra na mesma, pelo menos na tabela seguinte).

- Quinta-feira - 5km

- Sexta-feira - Treino de Força

- Sábado - Descanso

- Domingo - Trail de Bucelas (12km)
 
 
Totais:
Distância - 24,93 km
Tempo - 02:56:22
Calorias - 1589

 
Não foi a semana ideal, mas estamos a melhorar.
 
E assim concluímos o primeiro mês.
 
Gostava de poder dizer que fui eu que criei esta tabela toda xpto, mas não. Só adaptei um bocadinho os campos.
 
A amarelo estão as corridas realizadas e as outras cores correspondem a outro tipo de exercícios e alongamentos. Não detalhei quais os exercícios por uma questão de espaço (e falta de vontade), mas assim disposto em cores dá logo para ter uma noção de onde ando a falhar.
Neste primeiro mês não fiz muito para além de correr, era para ter levado o Mr. G. a estrear-se num passeio de bicicleta ontem, mas depois choveu. Desta semana não passa!
 
 
Totais 1º mês:
Distância - 106,4 km
Tempo - 12:13:24
Calorias - 6108
 
 
Em relação ao Trail de Bucelas, crónica já a seguir! (Já a seguir, como quem diz...). Apenas uma amostra do resultado final:
 
Levei os meus ténis antigos, e foi o melhor que fiz.
Eles não são cinzento escuro, aquilo é encharcado
(e as minhas pernas também não são daquela cor).

É em provas destas que me pergunto porque é que ainda corro em estrada. No entanto, tendo em conta a paisagem circundante aqui para os meus lados, tenho de ser realista. Mas não tem nem metade da piada. Depende dos objectivos de cada um, claro, mas onde mais se pode aliar o prazer da corrida a tratamentos de beleza à base de lama? Só nos trilhos. ;)

Agora mais a sério, gostei muito deste post, uma opinião sobre o que é o Trail Running. Ainda tenho muito pouca experiência nisto (quase nenhuma), mas vai de encontro àquilo que penso ser a vivência na maioria deste tipo de provas.

Boa semana!

 


14 comentários:

  1. Olá Rute, invejo conseguires fazer outros exercicios que não corrida...eu ando há tempos para incluir exercicios de força, abdominais e não tenho pachorra....já para fazer alongamentos é um sacrificio. Quanto ao trail, é fantástico não é? No sabado fiz um treino de trail com uns amigos...foram quase 3h de puro prazer....e as minhas sapatilhas e pernas ficaram no minimo da cor das tuas. Acho que a estrada vai "perder" um ou dois promissores atletas para o trail - é um feeling:D
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Uma boa semana para ti e, desde já, parabéns pela grande prova de hoje!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha hoje pensei várias vezes em ti e torci para que tudo corresse bem :) Já vi que correu, ainda bem ;) Realmente eu imagino-te é sempre a correr no meio do mato, acho sempre que és 'demasiado valente' para correr simplesmente no passeio à beira-rio :P

    Beijinhos e bons treinos :D

    ResponderEliminar
  4. Trabalho excelente esse de anotar os treinos. É de um importância vital para a nossa progressão como atletas.
    Não tenho duvidas que o Trail é muito mais "giro" que as provas de estrada embora no teu caso, como atleta em começo de carreira, a estrada ainda te posso dar o "gozo" da luta pela melhoria das marcas tal como me deu a mim há mais de 25 anos!
    Já me "constou" que meteste o "turbo" em Bucelas numa subida! Parabéns! Estás a ganhar características de atleta de trail e apanhando o jeito as descidas técnicas (coisa que nunca tive sempre fui um desgraçado a descer) ninguém te apanha "rapariga"
    Boa semana e um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Foi uma boa prova para iniciar no trail! Pessoalmente gostei tanto, quanto me custou a fazer aquelas subidas! Mas para o ano voltarei!

    ResponderEliminar
  6. Carlos: Eu só me "obrigo" a fazer porque sei que de facto ajuda muito o treino extra. Ainda vou ter muitas provas de estrada pela frente, mas é uma verdade que estas de trilhos dão muito mais gozo, porque temos de estar atentos a muito mais coisas do que "apenas" a velocidade. Beijinhos e boas corridas!

    João: Obrigada João, boa semana! Beijinhos

    Joana: Só me visualizas a correr no meio do mato? lol :) Espero que ao menos seja em versão cool, tipo Indiana Jones feminina. ;) Beijinhos

    Jorge: Estas tabelas em excell que "fazem as contas" dão muito jeito para manter um registo. No primeiro ano que corri não tenho ideia de quantos kms fiz, só muito por alto, e tenho pena.
    Turbo numa subida? Naa, não devia ser eu! ;) Foram 12km que ainda deram muita luta!
    Beijinhos

    Sílvio: Algumas eram complicadas de fazer a correr. Acho que para primeira vez que se realizou esta prova, a organização esteve de parabéns. Para o ano também quero voltar, mas para os 22km. ;) Boas corridas

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute!!
    Fizeste uma boa prova e um bom tempo :)
    Cada vez mais conheço atletas que estão a largar o alcatrão e a virar-se para o trail.
    Eu estou na fase de introdução de alguns trails no meio do alcatrão. Apesar de tudo, o facto de treinar em Monsanto ajuda a descomprimir o alcatrão.
    Gostei da orgamização, 6 estrelas. Para o ano estou como tu: 22Km.
    Qual o proximo trail?
    beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  8. Engraçado como o trail está a surgir em força ultimamente... algo que para mim ainda é visto como bastante stressante (é preciso estar sempre alerta, ao piso, à envolvente, etc.).

    Lá para Julho vou experimentar o Night Trail de Monsanto (19km) a ver se adiro à moda ou não.

    Boa semana e bons treinos!

    ResponderEliminar
  9. Tu és uma Tomb Raider!!! tanto dás para o mato como para a estrada!!! pf... :D não é qualquer um!!!
    quando leio os teus posts só penso "respect"!!!!
    Andas a evoluir tanto...
    ás vezes vou ler os teus posts anteriores, para aprender um bocadinho e é espantoso...
    Muitos parabens!!!

    Beijinhos grandes

    ps: as tuas sapatilhas ficaram muito mais giras :D

    ResponderEliminar
  10. Li: É como dizes, o tempo é o que menos importa nestas provas. E tens sorte em ter Monsanto à porta de casa. Estou a pensar no de Monte Serves, daqui a 2 semanas. Beijinhos!

    Bluesboy: À noite ainda vai ser mais "stressante", porque não vês bem onde pões os pés!!! :) Eu gosto do trail, porque me distrai e parece que não me canso tanto (o que é mentira, porque é muito duro fisicamente), como tenho de estar atenta ao que me rodeia, como dizes, não fico só a pensar nos kms que me faltam. Vais gostar! ;) Boas corridas

    Moça: Tomb Rider, pfff... I wish! :) Mas obrigada pela comparação favorecedora! lol ;) Beijinhos! PS: Ficam MUITO mais giras, não ficam?!!

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Nos primeiros metros tentamos saltar as pocinhas e nos desviar da lama!!! Até que acertamos numa em cheio e vemos que não vale a pena fugir ao inevitável. Depois é sempre a abrir pela lama fora...Até se torna engraçado
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Além do prazer que deu, foi um bom treino para a meia maratona.
    Tanbém gostei daquele post.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Sam: Sim, depois de meter ambos os pés no ribeiro, já não havia porque fugir! Só evitar as zonas piores, para não escorregar. Beijos e bons treinos

    V.: Sim, a minha esperança é que depois de correr em várias provas com subidas, a "planície" da 1/2 de Lisboa me vá parecer uma descida. ;) Era bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Com "pirilampo" na cabeça, corre-se bem à noite (já fiz o Urban Trail em Setembro/2012 e o frontal é menos confuso do que pensava. :D

    ResponderEliminar