11 de fevereiro de 2013

Treinos MM - semana 5...

... e uma mochila de hidratação improvisada (já a seguir).


Mais uma semana que passou. Ando um pouco alheada do objectivo da 1/2, porque entretanto vão aparecendo outras experiências interessantes, mas acho que esta semana portei-me relativamente bem.

- Segunda-feira - Descanso

- Terça-feira - 5 km e alongamentos

Na verdade foram aproximadamente 8km, mas fiquei sem bateria no G. por volta dos 5km, e é esse valor que entra para as contas. Quando cheguei a casa fiz uma sessão de alongamentos.

- Quarta-feira - Passeio de bicicleta 12km

- Quinta-feira - 8km

Corrida ao final da tarde. Ainda me doíam um pouco os músculos do anterior passeio de bicicleta, mas foi um treino em que me senti especialmente leve. Não sei se foi coincidência, mas se for isso que é preciso, vou passar a andar de bicicleta dia sim, dia não!

- Sexta-feira - Descanso

- Sábado - 16km

Treino matinal 'longo', a ritmo confortável. Aproveitei para experimentar correr com uma mochila de hidratação, da qual vou falar em seguida.

- Domingo - Descanso


Totais:
Distância - 32,94km (só de corrida, os de pedalar não estão incluídos)
Tempo - 03:38:54
Calorias - 1937

Esta semana não fiz treino de força, mas andei de bicicleta, acho que compensa. (Não?)


Agora em relação à mochila. Como eu, daqui a uns meses, estou a pensar fazer um trail um pouco maior (mas, ainda assim, mini), em regime de "semi-auto-suficiência", ponderei fazer uns treinos com uma mochila, só para ver como me sentia. Ora, eu não quero gastar dinheiro a comprar uma mochila mais específica, porque acho que não justifica, tendo em conta que faço poucas provas e ainda muito poucos quilómetros. Então pensei: "uma mochila de hidratação de bicicleta não há-de ser muito diferente..." e lembrei-me que tinha uma já antiga na casa dos meus pais. Na sexta passei por lá e fartei-me de procurar por ela... e não a encontrei. Já estava na minha casa quando me lembrei que provavelmente estaria na cave... No entanto, como conheço quem faça BTT, pedi uma emprestada, para ir correr no sábado de manhã com ela.

Seria apenas para ver como me sentia em termos de ajustamento ao corpo e peso, já que na volta que habitualmente faço não preciso de levar água comigo. Então, no sábado lá saí eu, com uma mochila estranha às costas, com o depósito cheio de água que não cheguei a beber.

 

Os primeiros quilómetros foram... diferentes. Não sei se era psicológico, mas parecia que correr com a mochila afectava a minha passada. Deveria ter cerca de 1kg a mais comigo (não tenho a certeza), mas a mochila tem também aqueles fechos que prendem à frente e estava bem ajustada no peito, por isso não andava a roçar-me os ombros e costas, que era o meu receio. Com o passar dos quilómetros fui perdendo a "estranheza" e para o final já nem me lembrava que estava a correr com mochila.

Esta foto serve para vocês verem o sistema de fecho à frente
e para eu ver que preciso de limpar o espelho do quarto.

Entretanto, ontem já fui buscar a minha velha mochila, que é semelhante a esta, e no próximo treino já a levo. Provavelmente, se fosse fazer uma prova muito grande e técnica, se calhar notaria diferenças significativas a nível de peso e estrutura em relação às mochilas de hidratação de corrida, mas, por enquanto, a experiência não correu mal e uma mochila de hidratação de bicicleta reformada vai ganhar uma nova vida.

Alguém corre ou pedala com mochila de hidratação? Notam diferenças? Se tiverem experiência com os dois casos, é mais fácil aperceberem-se de pequenas diferenças que escapam a um olhar mais inexperiente, como o meu.


Boa semana e bom Carnaval, para quem festeja. Hoje, na corrida de final de tarde, vou tentar fantasiar-me de queniana. ;)



22 comentários:

  1. Mais uma semana de treino, não páras :)
    Ui eu não dava para mochilas, não gosto de andar com coisas atrás de mim :p Mas já que falas disso, um mini sprint de cinco minutos de mochila às costas para não chegar ao trabalho conta como experiência para o assunto? :p
    Beijinho e boa semana*

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  2. Haja alguém que faça um número de treinos decente e não tenha enveredado pela ronha, como foi o meu caso :P

    Em relação às mochilas de hidratação, comecei por comprar uma grande demais (10 litros - dava para atravessar o deserto do Gobi com um abastecimento). Com esta dei-me mal em corrida... demasiado ampla nas costas, estava constantemente a chocalhar. Acho que apenas fiz um treino com ela, um longão com os Pernas de Gafanhoto algures em 2009. Uso-a para caminhadas ou para levar a máquin afotográfica. Para isso, é excelente!

    http://www.decathlon.pt/PT/mochila-trail-10l-68810193/

    Desde 2011, que, quando faço treinos mais longos, uso esta

    http://img687.imageshack.us/img687/9850/minfj.jpg

    Dá para dois litros e é muito maneirinha. A única coisa que tenho que ter cuidado é não usar t-shirts de gola muito larga, para evitar que as alças me assem o pescoço, mas de resto é bastante boa. Tem ainda espaço para alguns packs de gel ou marmelada.

    Esta usei-a também num ou noutro passei de bicicleta e ainda se nota menos que a estou a usar.

    Se estiveres satisfeita com a que já tens, usa-a! :)

    Bons treinos!

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  3. Olha para veres a minha ignorância eu nem sabia que havia tal coisa com esse nome ahah
    Adorei os teus treinos desta semana! =) sempre em grande :D

    Na mochila tu tens um cantil por onde sai o tubinho da água é? :)
    A mim faz-me confusão tudo o que não se movimente comigo, totalmente sincronizado com a minha passada, mas se a mochila te estava justinha secalhar também era capaz de me adaptar a uma coisa assim :P

    De qualquer forma, por enquanto acho que não preciso eheh

    Beijinhoos

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  4. Eh eh! Num ano o lema da Meia da Ponte 25 de Abril era "Solta o queniano que há em ti". Neste caso, digo: Solta a queniana que há em ti! Força!

    Beijinhos

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  5. O meu irmão tem uma dessas mochilas e é muito útil quando vamos de férias e temos de fazer caminhadas grandes. Normalmente não notamos a diferença do peso, a não ser já depois de muitas horas a caminhar :)

    Tem uma boa semana! :D

    Beijinhos :D

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  6. Lady V: Então não conta? Sprintar de mochila às costas não é para todos. ;) Beijinhos

    Bluesboy: Obrigada pelos links. 10 litros às costas deve ser muito peso!! A minha é ligeiramente mais curta e um pouco mais larga que a da foto que pus. Leva cerca de 2 litros e também tem um bolso à parte, para qualquer outra coisa que seja preciso levar. Acho que dá bem. Vou agora levá-la a passear. ;) Boas corridas.

    Serependity: Sim, tem um tubinho que liga ao saco da água, assim não precisas de tirar a mochila para beber água em andamento. :) Este tipo de mochilas fica mais ajustado ao corpo,quase nem dás por ela. Bom regresso às corridinhas. :)

    João: Ela está bem presa, custa-lhe a sair... ;) eheh. Beijinhos

    Joana: Esta leva pouca água, não é muito pesada. Tinha era medo que fizesse alguma fricção, mas acho que está tudo operacional. ;) Beijinhos e boa semana

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  7. Hello.

    Aproveitei uma promo na Decathlon há umas semanas atrás e comprei uma mochila deste tipo. Estava marcada 40 e tal €uros mas comprei por menos de 15€. Uma pechincha.
    O único treino que fiz com ela também notei alguma estranheza no inicio, tive mesmo que parar para ajustar melhor. Mas acho que o principal a ter em conta é a facilidade de arrumação para alimentação extra (ou outras coisas) sem termos que andar com várias coisas ao ombro, à cintura ou mesmo na mão.
    Passados uns quilómetros já quase não sentia que levava a mochila.
    Não deixa de ser relevante que corri em estrada porque se tivesse sido em trilhos, acho que a diferença de andamentos e de movimentação (menos homogénea) pode tornar a mochila ainda menos perceptível.
    A ver vamos nas próximas experiências. ;)

    Beijos!!!

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  8. Pdero: Realmente esse já é um preço mais acessível. Mas por enquanto vamos ver como me dou com esta, ainda tenho de a levar para trilhos! Eu também senti essa estranheza inicial, depois passou, deve ser uma questão de habituação ao acessório extra! Beijos e boas corridas. Sei que trails não são a tua onda,mas não negues à partida uma ciência que desconheces! muahahah ;)

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  9. Olá menina,

    Quantos mais falarmos sobre o assunto mais ajuda, por isso cá vai a minha experiência.
    Em tempos remotos comprei uma mochila para uns passeios de bicicleta da marca de uma loja que vende artigos de desporto, não interessa aqui o nome. Da experiência fica que para coisas pequenas é suficiente desde que uma pessoa se sinta bem com ela, tenha bons apertos. 1Lt ou no máximo 1,5Lts é o suficiente, na bicicleta não tem tanto problema como na corrida, na corrida já optei por uma de marca, após ter andado a ver várias, esta adapta-se ao corpo, nem damos por ela, http://www.salomon.com/pt/product/xr-energy-belt.html
    Para provas não a tenho levado, mas aqueles treinos de mais de 15Kms ajuda pois tem duas garrafas de 200ml e uma bolsa para guardar o gel, o telemóvel e também outras coisas.
    Não percas o balanço, trail é porreiro mas fazer meias maratonas tambem o é. Ontem fiz os 20Kms de Cascais e estou um bocado empenado, mas hoje já fui andar de bicicleta e quarta são mais 5Kms a correr. Não podemos parar.
    Boas corridas.

    Manuel Nunes

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  10. Bem eu nunca corri como isso mas há muita malta do Trail que está habituada a levar quase a casa as costas!
    Dependo muito do trail, dos locais que vá haver para encher a mochila mas julgo que para uma coisa curta com uma de 1 litro te safas e nem dás por ela nas costas!

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  11. Manuel: Obrigada pela partilha. Também tenho um cinto desses, claro, não com tão boa qualidade, mas serve. Curiosamente acho mais fácil adaptar-me a uma mochila do que a um cinto (o meu tem dois cantis e o chocalhar daquilo distrai-me um bocado). Mas por enquanto o que tenho serve bem. A 1/2 não está esquecida... :) Boas corridas.

    Jorge: A casa às costas é para quem faz muitos kms! Estive a confirmar e é uma mochila que leva 1,5l. Chega, tendo em conta que eles reabastecem quem precisar. Beijinho

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  12. Corri o trail de Bucelas com a mochila de hidratação, penso que seja de btt, não estava para gastar 50 ou 60 euros, gastei 17€. Gostei da experiência, nem senti que a tinha, já fiz treinos longos e uma prova e adorei. Vou voltar a usá-la lá para Abril no trail de Sesimbra e da Arrábida e claro nos treinos longos na preparação da minha primeira meia maratona. Bons treinos!

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  13. Olá Rute.
    Também quero comprar uma mochila para corridas mais longas. Nunca usei nenhuma, não sei como vou reagir. Vou estar atento aos comentários no teu blogue.

    Beijinhos.

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  14. Olha, eu já corri com uma mochila por duas vezes. Mas é uma pequena mochila normal da Quechua (é aquela azul que levei no dia da maratona). Não é para corrida, mas a verdade é que das vezes que corri com ela até não achei muito incómoda.

    A prova que estás a falar é a de Sesimbra em Abril? =) Eu estou com ideias de ir aos 20 km.

    Beijos e boas corridas.

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  15. Sílvio: Se está ajustado e te sentes bem com ela, é o que interessa. Pessoalmente não vejo muita diferença entre as de bicicleta e de corrida, pelo menos ao nível destas mais baratas. E dar esse dinheiro por uma está fora de questão, só se um dia fizer o UTMB... ihih ;) Boas corridas

    V: Olá. Pelo que disse o Pedro a Decathlon tinha algumas em promoção, pode ser que ainda possas aproveitar. E, segundo a opinião geral, uma das mais pequenas é suficiente. Pelo menos para nós, que ainda só fazemos estas provas mais "curtas". Beijinhos

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  16. Olá, continuas a dar-lhe bem, é assim mesmo, treinos variados. Quanto a mochilas, há dois anos quando iniciei os meus treinos para a Maratona, para treinos longos comprei uma mochila na Sportzone, uma coisa simples para depósito de 1,5ltr (eu sofro muito da sede:D) e pouco mais. Não tive dificuldade nenhuma em adaptar-me e usei-a sempre até há uma semana. Quando andava a preparar as coisas para o Trail Santa Luzia vi que a mochila não tinha espaço suficiente para levar outras coisas importantes além da água e comprei uma maior, com mais arrumação, mas tb relativamente pequena....foi na Decathlon, é da Quechua e custou em promoção 26 € - usei-a ontem pela primeira vez, estive 5 horas com ela às costas a subir e descer montes e funcionou às mil maravilhas - aconselho.
    Só mais uma coisa....a àgua nestes depósitos fica com um sabor horrivel a plástico, eu coloco isotónico para disfarçar este problema.
    Na minha opinião, compra uma um pouquinho maior, com alguns espaços para arrumação, além disso a que eu comprei só pesa 350gr (vazia, claro)...evitas gastar duas vezes dinheiro pq já te estou a ver por essas montanhas fora não tarda nada:D
    Beijinhos e boa semana

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  17. Isa: Esta é mesmo com o depósito para levar água, se necessário. Ainda estou indecisa quanto à prova a optar, por causa dos preços. Mas será pelo menos 20km, claro! :) Beijos

    Carlos: Obrigada pelas sugestões. Por enquanto vou manter-me com esta mochila que tenho, quem sabe daqui a uns tempos depois faço um upgrade. :) Esta é de 1,5l e tem espaço para o tlm, chaves e algum mantimento, se necessário. Boa prova! :) Beijinhos

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  18. Olá

    Desde mochila, cinto de hidratação, garrafas na mão..já usei de tudo. A primeira vez que usei a mochila foi no Raid Melides - Tróia (ultra maratona atlântica) receoso da falta de agua na prova de auto-suficiência até aos 28,5km levei mochila de bike que trazia um saco com 2 l e ainda comprei mais um em separado com 1,5 l = nada mais nada menos que 3,5l de água, dava até pra vender :) Cada vez que metia o pé na areia era até ao tornozelo. Quando cheguei a Tróia despejei um saco inteiro na tenda da cruz vermelha e só pensava “ carreguei eu isto tudo até aqui”. Burro!!
    Cinto de hidratação comprei um daqueles da decathlon mas são fraquitos, com correias e fechos bons mas os bidons saltam muito e acabam por cair da bolsa. Corri com o bidon na mão e o cinto tornou-se um adereço parvo. Para um trail com mais de 20 kms aconselho mochila de até 1l ou no máximo 1,5l que seja pequena para não caíres na tentação de a carregar com coisas que não fazem falta e que seja mesmo confortável ao mínimo desconforto desfaz-te dela. Deixa marcas no corpo por queimadura..acredita!!

    Boa semana

    :)
    JG

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  19. Jorge: Às vezes peca-se um pouco por excesso e como hoje em dia a escolha é tanta, uma pessoa perde-se. Grande aventura a tua em Melides - Troia, assustaste-te com a areia e preparaste-te para o deserto! ;) Havendo 2 ou até mesmo só 1 abastecimento numa prova de 20km penso que é o suficiente, a mochila é mais por precaução, se estiver calor ou me sentir mal, mas não é indispensável. Quero evitar esses raspões, já me basta a faixa do Garmin a enfeitar-me o corpo! :) Boa semana

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  20. Anónimo13/2/13

    Nunca usei mochila, porque corro distâncias menores (até 12 km). Meu carinho. ivana.

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  21. Anónimo15/2/13

    Claro, se não podes vênce-los, junta-te a eles, né? Quanto ´a mochilinha é sempre útil...a sede pode apertar. Ganda Keniana. Bons sprints. Bj

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  22. Ivana: Obrigada pelo comentário. Bjs

    Anónimo: A mochila é só um teste a futuras utilizações, prefiro correr sem ela. O disfarce não enganou ninguém. Bjs

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