20 de fevereiro de 2013

Treinos MM - semana 6


Antes do resumo, estava a ler um artigo do De Sedentário a Maratonista, a que achei piada: o  Horóscopo da Corrida.

"Os Arianos são dotados de uma personalidade dinâmica e puramente energética. São os guerreiros do Zodíaco. Por isso, na corrida, tal como na vida, a sua maior dificuldade residirá na incapacidade para parar ou diminuir o ritmo. São pioneiros e entusiastas. Porque o perigo os estimula é provável que os encontrem a correr fora do alcatrão. Trail running e desníveis acumulados acima dos 4.000 metros* são o tipo de desafio que os apaixona. (* Não exageremos, mas sim...)

São os reis da decisão rápida, pelo que gostam de agir primeiro e pensar depois. Assim, é natural que se metam em ultra aventuras e, antes ainda de o desafio ir a meio e acusando algum cansaço, desatarem a insultar a formiga que se atravessou no caminho. (Ihih verdade, mea culpa...)

Os humores dos Arianos são de facto variáveis, mas não guardam ressentimentos. Desta forma, rapidamente esquecerão a agonia que sofreram na última prova de 100 km e rapidamente uma nova aventura surgirá para os propulsionar na senda do futuro." (-> Lá está. Tirando a distância, o resto está certo. Posso ter-te odiado subida quebra-costas, mas passado dois dias já esqueci e somos amigas outra vez.)

Eu não ligo a estas coisas dos astros, mas é engraçado ver que se adequou ao que já tinha referido antes. E vocês, revêem-se nas características desportivas do vosso signo? Vão ver.


 Agora sim, o resumo referente ao exercício da semana passada, que já vem atrasado.

- Segunda-feira - 12km

- Terça-feira - Descanso

- Quarta-feira - 5km jogging

- Quinta-feira - Passeio de bicicleta 4km (3,9km, para ser mais exacta)

E agora vocês perguntam, mas porque raio fui eu pegar na bicicleta para fazer apenas 4km? E perguntam bem, mas juro que a minha ideia não era essa. Quando saí de casa reparei que o pneu da frente já estava um pouco em baixo, mas como a bicicleta fica tantos dias parada acaba por ser normal. Como há umas Bombas relativamente perto, pensei pedalar até lá e encher o pneu. O que já não foi normal foi a velocidade com que o pneu vazou nos poucos quilómetros que fiz. Tinha um furo! Bonito. Um dos meus maiores medos quando vou andar sozinha tornou-se realidade... Claro que não tenho ferramentas nenhumas nem faço ideia de como arranjar o pneu de uma bicicleta. Se fosse o do carro, já me safava (a sério, já mudei um pneu do meu carro mas lidar com o pneu furado de uma bicicleta é demasiado para mim ;) ) O que vale é que, quanto estava a transportar a máquina avariada à mão, me apareceu um simpático senhor que passava de bicicleta, perguntou se o problema era um furo e ofereceu-se para me arranjar o pneu, que não demorava nada... Mas demorou. Demorou uns bons 15 minutos pelo menos, e eu já me estava a sentir mal pelo trabalho que estava a dar... E eu a dizer-lhe, "deixe lá, não é preciso, a casa dos meus pais é aqui perto, eu levo a bicicleta até lá, não custa nad-..." E o Sr. interrompia: "ah, não há problema nenhum, isto é um instantinho!" Sacou de um saquinho com ferramentas que trazia, tirou a roda, tirou o pneu, andou por lá a colar qualquer coisa na câmara-de-ar e tornou a encher. Ele disse que não ficou perfeito, que teria de comprar um remendo e encher melhor o pneu, mas para mim foi uma grande ajuda. Não é toda a gente que perde tempo a ajudar um desconhecido, por isso fiquei muito agradecida e, ao mesmo tempo, a sentir-me culpada pela trabalheira. Devo ter dito obrigada dezenas de vezes. Acabei por deixar a bicicleta na cave da casa dos meus pais e agora vai ficar por lá até me dar coragem de lidar com aquilo.

- Sexta-feira - Descanso

- Sábado - Trail do Monte Serves 16,3km



Mesmo excluíndo as paragens, acho que já fiz caminhadas com mais velocidade.

- Domingo - (Merecido) Descanso


Totais:
Distância - 33,29km
Tempo - 04:12:04
Calorias - 2330


Apesar destes resumos continuarem a ser apelidados de Treinos para a Meia Maratona, a verdade é que ultimamente andam um pouco desfasados. Não tenho seguido um plano e alguns dos treinos foram afectados por estas participações pelos montes. Em princípio, não participarei em mais nenhum trail até depois da 1/2, por isso esta semana já devo voltar a entrar nos eixos. Acho...


Parar terminar, e para quem não viu na segunda-feira, aqui fica a participação (ou parte dela) do atleta Carlos Sá, e os seus impressionantes 28 bcpm em repouso, no programa 5 para a Meia Noite:



- "Mas isto é para ver montras ou para correr mesmo?" Ahahah! :)

Até amanhã.


18 comentários:

  1. Realmente não é mesmo qualquer pessoa que ajuda assim um desconhecido ;) Digo-te já, se fosse comigo ia achar que o dito senhor me queria roubar (tenho muita pena de ser assim, mas infelizmente a minha avó povoou-me a mente com estas histórias de desconfia-sempre-de-estranhos-porque-a-neta-de-não-sei-quem-blá-blá).

    Por acaso também já mudei um pneu, na verdade até mudei dois pneus :P Da segunda vez ensinei ao meu pai como se mudava :P Foi muito giro :D É engraçado porque se fosse sozinha ia bloquear imenso, mas como ia com outra pessoa das duas vezes foi tudo muito pacífico ;)

    Beijinhos e boa noite! :)

    ResponderEliminar
  2. Achei tanta piada a isso dos signos relacionado com o desporto que fui logo ver o meu xD e ri-me, porque em parte é verdade como a parte de se não ser adepta de um plano de treino muito rígido e nas cores (laranja e vermelho) mas não me cheira que me metesse numa maratona uma semana antes sem preparação ahaha Já agora, sou leão :)
    O senhor que te ajudou realmente foi mesmo simpático, já não se vêm pessoas assim :)
    Pois em relação ao shampoo já ando a usá-lo à dois meses e nada mas vou acabar com ele claro, não é que falte muito. Agora que falas não experimentei usá-lo várias vezes de seguida, isto porque na noite anterior ao lavá-lo, a oleosidade já estava de tal forma instalada que eu só pensava em lavar com o outro shampoo xD
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu li 28 em repouso?!?!?
    Já acho os meus 53 espectaculares... em especial para quem antes de começar a correr estava sempre entre os 72 e os 80...

    Boa continuação de treinos. Não te preocupes que vai correr tudo bem para a Meia. Estás a ir bem

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bem furos em bicicletas eu sei remendar mas já estou um bocado desactualizado. Mas se não estou a meter água existe um liquido anti furos que se mete nas câmaras de ar e que ajuda muito a evitar furos.
    Mas convém fazer um "curso" rápido de como reparar furos e andar com um pequeno kit para isso e um bomba para encher os pneus.
    Em Lisboa havia um empresa que dava assistência a pequenas avarias que os ciclistas tenham em plena viagem. Esses mecânicos deslocavam-se de bicicleta. Não sei se ainda existe.
    Enfim a malta da BTT que diga mais sobre estes assuntos.

    ResponderEliminar
  5. Em relação à bicicleta, tens duas opções:
    - Embarcas numa aventura sem igual, vais à Decathlon comprar uma câmara de ar nova e substituis tu a câmara furada (cuidado para ao encher, não trilhares a câmara de ar nova);

    - Tiras a roda da bicicleta e leva-la à Decathlon ou a qualquer loja de bicicletas para te substituírem a câmara de ar;

    ResponderEliminar
  6. Signos... o Gémeos que há em mim não concorda muito com a análise feita. Começando logo nos sapatos.

    http://www.asics.pt/running/products/gel-noosa-tri-men/

    Definitivamente não me estou a ver a usar isto...

    De resto...

    Elemento: Ar
    Cor: Azul e rosa (pronto... esta parte do rosa não :P)
    Ténis: Asics Gel Noosa Tri 8
    Saúde na corrida: Atenção aos joelhos!
    Desejo secreto: Estar à frente da multidão
    Lema de vida: Explorar de tudo um pouco


    Tem um bocado a ver, sim senhora. Até porque a relação entre a personalidade e o signo tem, até certo ponto, fundamentação científica.

    ResponderEliminar
  7. Na questão do Zodíaco, faltam-me os Nimbus 14. Se calhar conseguia fazer tempos bem melhores.
    Em relação aos treinos para a 1/2, as subidas nos trails são uma preciosa ajuda para as pernas. Quando se sentirem no asfalto até voam.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Joana: Era uma rua bastante frequentada, senão também não teria parado! E o sr tinha ar de avozinho (o que não quer dizer nada, mas acabou por ser simpático). Em relação ao pneu, só quando vou sozinha é que me acontecem estas coisas... o do carro foi igual!! :) Beijinhos

    Lady V: Laranja e vermelho também são as minhas cores! Devem meter as mesmas para todos signos de fogo. :) Beijinhos

    João: 28bpm em repouso, é verdade. Ele até contou que uma vez foi fazer um exame e a técnica pensava que a máquina estava avariada. :) Os meus andam pelos 55. Não faço ideia como era antes, nunca tinha medido. Beijinhos

    Jorge: Tem razão, tenho de andar pelo menos com um "kit de emergência", mas como nunca andei muito de bicicleta nunca me preocupei com isso. O sr pôr um gel qualquer a remendar,mas acho que é só para remediar. Beijinho

    Bluesboy: Eu acho que vou comprar o que é preciso e depois pedir a quem sabe que me ensine a fazer, para evitar males maiores! :) Artigo interessante de astrologia. Eu não duvido que os astros influenciem certas coisas, mas achar que a sua posição a determinada hora possa influenciar uma coisa tão insignificante no contexto do universo, como são as nossas vidas quotidianas... Não sei. Teria de estudar mais o assunto! :) Quanto aos ténis... são um pouco, digamos, "coloridos", mas dá-lhes uma hipótese, nunca se sabe. ;) Bons treinos

    Tigas: Não sei se a relação subidas-voar em asfalto será assim tão linear, mas era bom! Nimbus não é uma marca que se veja muito por cá, mas já li boas críticas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu sou Capricórnio e a verdade é que acho que até há algumas coisas que fazem sentido: "Conseguem viver com muito pouco, ainda que gostem verdadeiramente do belo. Daí apreciarem desafios fora de estrada, onde o conforto não impera mas a beleza abunda. Montanha, vales, planícies e praias serão seguramente os seus locais de eleição para correr."
    E as restantes coisas que lá estão escritas até fazem sentido. Só não quero é ser admirada pelo mundo...Não exageremos...Lol

    Beijinhos e bons treinos para a Meia :)

    ResponderEliminar
  10. achei tão divertido esse trecho dos signos! :)
    eu sou ariana, e me reconheci em cada palavra :)
    sou daquele jeitinho mesmo... dali pra pior :)

    que gentil o senhor que fez o reparo na sua bike! você podia pelo menos ter pedalado mais um tanto, pra compensar o trabalho dele :P

    participar de várias provas é bom, mas às vezes atrapalha um pouco os treinos pra prova-alvo... a gente sempre quer descansar antes, e muitas vezes, porque não sobrou nadica das pernas depois da prova, tem que descansar depois... mas é divertido:)

    ResponderEliminar
  11. Isa: Eu sempre desconfiei das tuas tendências imperialistas... muahaha ;) Beijinhos!

    Elis: É, há coisas que se destacam na personalidade de cada signo... o bom e o mau! :)
    Da bicicleta, segundo o Sr. aquilo foi para remediar, não convinha pedalar muito sem um remendo melhor.
    O pior é tirar o foco. Agora já só penso em novas aventuras trails, e não na Meia... :| Beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá menina,
    Não fiques admirada por alguém que passa de bicicleta oferecer ajuda. Essa foi uma das coisas que gostei de ver e ouvir quando comecei a andar regularmente por meio dos trilhos e não só. Sempre que parava e alguém passava, perguntava se tinha algum problema, se precisava de ajuda. Também é certo que com o aumento do numero de utilizadores de bicicleta vão aparecendo muitos que não absorvem o espirito de entreajuda que existe por quem pratica este desporto.
    Portanto, como eu disse no principio, não fiques admirada de alguém se apresentar prontamente para ajudar, faz parte do espirito.
    Outra coisa que também gostei muito de ver foi o pronto cumprimento sempre que passava por alguém.

    O atleta Carlos Sá é mesmo do outro mundo, realmente impressionante.

    Seja qual for a nossa capacidade, o fundamental é sentir que demos o melhor de nós próprios independentemente de tudo o resto.

    Acho que é transversal a todos os que correm sentir, após uma prova superada vontade de participar noutra, esquecendo rapidamente todas as dificuldades passadas.

    Bons treinos

    Manuel Nunes


    ResponderEliminar
  13. Olá R

    bem de signos pouco sei , sou sagitariano dizem que é o signos dos " teimosos que nem um burro.." ( faz sentido a comparação)


    furos? vieste á porta certa sou o rei do furo, aquele que numa volta rebenta com 2 camaras e ainda pede 1 de emprestimo, é como a canção do Martinho da Vila " já tive furos de todas as formas, em todas as voltas..." comprei incluisve com liquido resolveu até saia pelo pneu ( para furos pequenos é fixe) mas tem muito que se diga..( posso explicar se quiseres e os teus leitores acharem interessante) tb comprei umas CA reforçadas que pesam o dobro de uma normal) tive furos até parado ou seja ir beber café a um snack tasca e ao pegar na bike ..furo!! já remendei com tudo o que possas imaginar desde os remendos conheceidos, atilhos ( mcgyver) e até ervas meti numa roda pois era a cabeça do raio que furava e assim não fiquei com ela á mão! dava uma extensa lista.." em provas curiosamente nunca..aí é mesmo tralhos e quedas de me deixar todo moido ( por falar nisso prefiro os furos)

    ;) bj

    ResponderEliminar
  14. Manuel: Sim, foi um gesto simpático, mas deu um bocado de trabalho. Tenho de passar a andar prevenida anti-furos! Também reparei que há mais cumprimentos entre ciclistas do que quando corro (também passo por menos gente de bicicleta...). Quando a prova é bem superada ainda se entende, o que tenho de fazer é aprender a medir taxas de esforço e dificuldade -vs- capacidades antes de me meter em novas lutas. :) Bons treinos

    Jorge: Ai é essa a letra da canção? Deve ser uma versão que não conheço. ;) Foi um líquido que o senhor usou para remendar, mas acho que não convém andar muito com aquilo assim. À Macgyver está bem!! :) Mas ires beber café e quando regressas teres o pneu furado... eu desconfiava dos amigos com que andas!! ;) Bjs

    ResponderEliminar
  15. ...bemmmm , "isto" das "corridas" e "atletas" , já vai nos Signos ???? e até dizem quais os ténis certos para o nosso signo ?!?!?! ahahhaha...

    ...isto já é mesmo muito á frente para mim !! estou mesmo desactualizado ! :( ihihihi...


    Seja como for , lá tive que ir espreitar o meu !!
    ...e não é que a porra do "discurso" bateu certinho ?!?!? ...chega a ser assustador !, quem escreveu isso deve-me conhecer bem !... :D

    ...só falhou a "Cor" e o "Desejo Secreto" (tambem era melhor, senão não era secreto! DAHh...) , bem, nos ténis acertaram a marca de uns !! eheheh...



    Com respeito aos "furos" e á "simpatia" , se calhar não está "alheio" o facto de seres uma "Corre como uma MENINA" !!!

    ...se fosse eu com o furo , de certeza que nenhuma senhora simpática parava para me ajudar !! enfim...Querem igualdade, mas os gajos que se desenrasquem !! ;)

    ...isso é que era de muito valor !! uma menina ver um gajo com um furo e parar e oferecer ajuda !! hummm...é assim tão "descabido" ?? ehehheh...



    (just kidding)....

    bons treinos...seja de bike , seja de remendar furos...
    :D
    ajb

    ResponderEliminar
  16. ajb: É verdade, a astrologia chega a tudo, não negues esta ciência! ;) Nunca tinha considerado estes Salomon como opção para mim, mas se o horóscopo diz é porque é destino e somos feitos para estar juntos. Agora só falta quem financie este casamento escrito nos astros! lol :)
    Dos furos: não é descabido, desde que a rapariga saiba remendar o pneu e tu aperfeiçoes o ar desesperado de quem não sabe o que fazer e vai ter de arrastar a bicicleta durante uns kms (resultou comigo eheheh :p) Bjs

    ResponderEliminar
  17. Só em puto é que tive bike, e aí não precisava de remendar os furos. Havia sempre alguém para o fazer :)
    Sou balança, estive a consultar e a coisa não está muito longe da verdade. Até já tive uns Nike Pegasus.
    Falta um mês para a meia, ainda vais ter treinos de qualidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. V: Tenho de ver se faço uns treinos de velocidade, que isto não está fácil! Em miúdos furava-se pneus?? Eu tenho a impressão que na altura o material deveria ser de melhor qualidade, porque fartei-me de andar de bicicleta e nunca tive problemas nenhuns! :) Beijinhos

    ResponderEliminar