4 de março de 2013

19km bem contados (e acompanhados)

Manhã de domingo:
 
Acordar "tarde" (deixei-me dormir).
 
Tomar o pequeno-almoço.

 
Café, a minha versão de "rabanadas saudáveis", e a banana,
que também quis entrar na foto, mas ficou para alimento pós-treino.

Apanhar o Metro.

À espera...
 
E ir ter com o grupo de corrida a 5km do local combinado, apanhando-os já com essa distância feita (atrasei-me MUITO). A ideia era fazerem 24km, por isso, se seguisse com eles até ao fim, faria 19km, que sempre era 1km a mais do que o que tinha primeiramente previsto.

A verdade é que, com companhia, os quilómetros parece que passam muito mais depressa e foi um treino em que me senti sempre muito bem. Fiquei com pena de já não ir também tentar passar o meu recorde de distância: 21km (e 100 metros, se quisermos ser precisos), porque estava num dia-sim-de-corrida e, como são raros, há que aproveitá-los bem.

Mesmo assim, foi um bom treino e em agradável companhia. Iniciei na Av. de Roma e segui com os restantes companheiros o percurso da Maratona de Lisboa até ao Terreiro do Paço, voltando depois para trás e subindo a ligeira mas interminável subida da Almirante Reis. Esta última parte já custou um bocadinho, mas mesmo assim não tanto como quando a fiz pela primeira vez há uns meses (pode ser evolução, mas pode ser também apenas o dia-sim).

Quando chegámos à meta predeterminada, na Alameda, ainda tive de andar lá às voltas para completar os 19km certinhos. Já sabem como eu sou, se não acertar os metros do meu treino ainda pode acontecer alguma calamidade algures por esse mundo - é o chamado "Efeito Borboleta", é ciência, não é pancada minha... ;)

Uma coisa boa a reter destas duas últimas corridas longas dos anteriores fins-de-semana: mesmo a um ritmo de treino, relativamente confortável, se o mantivesse até aos 21km teria batido o meu recorde da Meia-Maratona. É uma boa previsão para o dia 24, que se aproxima de uma maneira assustadora... Claro que uma pessoa pode ir bem preparada e depois no dia simplesmente não estar no espírito da coisa, mas vamos esperar que não seja o caso.

Obrigada ao quinteto fantástico de corrida: João, Isa, Lúcia, Sandra e, no importante apoio, Mafalda. E parabéns a quem bateu o recorde de distância, estou com inveja! :)

Os restantes pormenores numéricos do treino ficam para amanhã, no resumo semanal.


Tenham uma boa semana!



11 comentários:

  1. Mais uma atleta que vai bater a sua melhor marca na meia maratona.
    E tenho a certeza que por larga margem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Foi pena pois estavas bem mas num futuro próximo bates essa distância e mais além!

    E não tenho dúvidas que o tempo da Meia vais ser batido (quis escrever esmagado pois sei que é o que vai acontecer mas limitei-me a escrever batido! :) )

    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olha no Domingo por acaso também adormeci! :P Mas mesmo assim levantei-me às 10, ao contrário do meu irmão que tinha missa (ele é acólito e é chefe de missa, por isso tem mesmo de ir à missa) e só acordou à uma! :P Ai esta juventude, a sério :P São uns insurrectos, como diz a minha avó :P

    Pronto, depois de este pedaço de informação totalmente inútil vou responder-te :P

    Músicas de meninas para correr:

    * David Guetta é sempre bom. Eu gosto da One Love, da When Love Takes Over e da Gettin' Over (pronto, gosto da Fergie, não tenho culpa). O Baby When The Light também é gira, mas para correr talvez não seja o ideal.

    * Guano Apes, Big in Japan - esta dá-me sempre montes de pica.

    * Ignorance e a Misery Business dos Paramore (e em outra escala o The Only Exception, que me faz sentir a voar, mas como eu caminho mais do que corro talvez se aplique melhor!)

    * Tens os Vengaboys também, o Pedro adora fazer exercício com isto xD

    * Seek Bromance, do Tim Berg com uma sujeita :P

    * No Stress, Laurent Wolf

    * Black Eyed Peas, tens o Hey Mama, o I Gotta Feeling, o My Humps (muito power esta música!) :P

    * In The Dark, Dev

    * Eu até gosto de Ivete Sangalo, as músicas mais mexidas dela são fixes ;)

    * Não sei se conta, mas a Kita Essa Dama dos Cool Hipnoise é muito fixe (é uma rapariga que canta o refrão!) :P

    * Point of View, DB Boulevard

    * Looking for Love, Karen Ramirez

    * Loose Control e Work It, da Missy Elliot

    * Take Me To A Higher Plane da Kate Nash

    * Sweet Dreams da Beyoncé

    * It's Oh So Quiet da Bjork

    * Rapunzel, da Daniela Mercury

    * Contado ninguém acredita, dos Deolinda

    * De Zero a Herói, do Hércules - a sério, esta música é mesmo fixe para correr :D

    * I Have Confidence, da Julie Andrews na Música no Coração :P

    * All In My Head, Kosheen

    * The Fear e Fuck You, da Lily Allen

    * Quem é ela e Falsa Baiana, Roberta Sá

    E pronto, é isto que me ocorre de momento! ;) Espero ter ajudado :)

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  4. Grande treino, incluindo a parte de dormir até mais tarde (essencial na preparação de um grande atleta, como se pode ver pelo Marco Fortes) - estou a falar a sério :)

    Como já me explicou a Isa, foram pelo passeio e com bons resultados... Acho que qualquer dia meto uma backpack às costas e experimento um treino urbano. Lisboa de manhã, ao fim de semana é práticamente deserta... acho que tem tudo para correr bem. :)

    O que mais me impressionou no teu relato é o café ali na primeira foto... Se há coisa que não posso beber de manhã é café... Fiz isso na corrida do Tejo em 2007 e ainda é mítico o meu sprint algures na linha de Cascais rumo a uma wc numa estação (já não me lembro qual), lol!

    Voltando ao que interessa, com esse treino e com esse temp, acho que a tua meia maratona tem tudo para correr bem :)


    Boa semana!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Hoje é dia de fazer visitas às 3 meninas "que estão no pedaço".

    Digo o mesmo que disse à Andreia - não tenho comentado, mas tenho estado por ai. De facto, constato que o que eu gosto mesmo é de ler e por isso, os comentários ficam sempre para segundo plano.

    Então dia 24 vais fazer a 25 de Abril? Pode ser que te vá aplaudir :)

    Já estás menos stressada? Espero que os 19Km tenham servido para descomprimir!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que treinar acompanhado dá-nos outro ânimo e os kms vão voando com a conversa. Pena teres adormecido, mas fica o record da 1/2 para o dia 24.
    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderEliminar
  7. Alessandra4/3/13

    Fico tããão aliviada de mais alguém compreender a gravidade de não se terminar o treino com medidas exatas! Quanto à distância, abstenho-me de comentar pois ainda estou sofrendo com meus 6km, os 10km ainda parecem muito distantes (19km nem se fala).
    Boas corridas! Um beijo do Brasil.

    ResponderEliminar
  8. Domingo também foi dia do meu treino longo.. mas não tão longo lol fiquei-me pelos 17 km, mas a ideia é ir aumentando até ao dia da Meia Maratona, e pelas minhas contas também vou conseguir bater o meu tempo na Meia! :)

    Eu também tenho essa "mania" de acertar sempre os km's dos meus treinos, não gosto de deixar um km a meio lol

    Boas corridas e Beijinho :D*

    ResponderEliminar
  9. V: Olha a pressão!! :) Beijinhos

    João: Como disse ao Vitor, sem pressãoooo, please! :) Beijinhos

    Isa: Sim, lá estaremos! :) Beijinhos

    Joana: Ena granda lista! :) Thanks, depois faço a selecção. ;) Beijinhos e obrigada (again)!

    Bluesboy: Ehehe, há várias pessoas que dizem ter esse problema com o café... Mas os géis que se tomam em corrida também têm cafeína e acho que muitos dos "problemas" em provas devem vir daí, penso eu.. :) Tens de dar algum tempo entre o beber e o sair de casa. :p Obrigado pela referência ao Marco Fortes, por acaso estava bem na caminha, estava... ;) Mas depois foi melhor ter-me levantado. Beijinhos

    Lulu: Há quanto tempo! Saudades. :) Vem aplaudir-me sim, vou precisar!!! ;) Vens fazer a Mini ou vens com alguém a Lisboa? Beijinhos

    Tigas: Espero que sim. E que seja uma boa estreia para ti! Beijinhos

    Alessandra: É mesmo! Os números TÊM de estar certos! ihih :) Daqui a uns meses vais ver que esses 6km serão apenas aquecimento... ;) Beijos e boas corridas

    Pedro: 17km também é longo! :) Mas penso que no f-d-s anterior à Meia deverias diminuir um pouco os kms. Eu é kms completos ou pela metade - 10km, ou 10.5km, por exemplo, mas NUNCA 5.76! Quéisso??! :) Em provas já não se aplica, evidentemente... ;) Beijinhos e bons recordes para nós.

    ResponderEliminar
  10. Eu devo dizer que eu acho bem que faças os kilometros certos... assim, se alguma coisa acontecer no mundo, sabes que a culpa não é tua...
    eu tenho medo que aquele pedaço de ceú que caiu na russia tivesse sido de eu nao ter feito o minuto inteiro do p90x na altura. lol
    cada vez que penso nisso, sinto-me culpada :D

    olha, receita das rabanadas? nunhá? :D
    têm muito bom aspecto.

    ádes bater o teu récóre :D
    ele que nao espere pela demora!!!

    Beijinhos grandes cachopa.
    ***
    ps: gosto da unha :D

    ResponderEliminar
  11. Moça: Ahhhh, então foste tu!!! E os repórteres todos a querer pôr as culpas na decisão de renúncia do Papa... Malvada!!:p

    As "rabanadas" são muito simples e bouas, depois partilho.

    Olha, a unha, no dia seguinte, já não estava assim... já estava toda lascada... razão nº 423 pela qual é raro eu pintar as unhas. Não sei como as restantes "gajas" conseguem... não lavam loiça??! lol :)

    Beijinhos grandes moça

    ResponderEliminar