28 de março de 2013

A meio gás


Ontem fui dar a minha primeira corrida pós-Meia Maratona. Noto que ainda não estou completamente recuperada e senti-me bastante cansada durante o curto treino, apesar de ter sido em ritmo levezinho. Fiz 5km e achei melhor parar por aí, mas aproveitei para dedicar um bocadinho mais de tempo aos alongamentos.
 
Pelo menos até começar a chover.


Geralmente uma chuvinha não me assusta, e até gosto, mas uma vez que ando numa maré de mal estar físico ultimamente, nada habitual em mim, resolvi não testar a sorte. Agora vou com calma enquanto penso no próximo objectivo para Abril.


Lembram-se aqui há uns tempos de eu ter referido que a nova e suave faixa cardíaca do Garmin me raspava sempre que a usava e de ter descoberto que colocando um penso rápido evitava a assadura? Pois bem, descobri que isso resulta, mas não em grandes distâncias. Cheguei a casa no domingo com um novo e grande raspão para a colecção. É sempre uma bela descoberta quando a água quente do duche atinge essa zona!
Já experimentei alargar mais a faixa, apertar mais a faixa, pôr vaselina, pôr quilos de vaselina... O engraçado é que com a faixa velhinha que usava antes de ter o Garmin nunca tive problemas. Estou quase em desespero de causa para usar dois relógios. Entretanto não vou usá-la nos próximos treinos, que, como vão ser calminhos, também não faz mal.

Com esta nova marca a juntar a todas as outras, que ainda por cima demoram muito para sarar, no Verão, quando chegar à praia, vai haver muita gente a pensar que eu me submeto a algum tipo de tortura marada... Aliás, tenho a certeza que a médica que me fez o electrocardiograma na semana passada já pensou isso.  :)
 
Sei que muitos de vocês não usam cardiofrequencímetro, mas eu habituei-me e acho que é útil e um bom barómetro para os treinos (há até quem treine segundo as zonas cardíacas, mas isso nunca fiz).

O que acham, faixa cardíaca: yay or nay?
 
 
Parar terminar: Como reparei que, nos últimos dias, algumas pessoas vieram parar aqui ao blogue através da pesquisa "Harlem Shake Meia Maratona de Lisboa" - lamento desiludi-las, mas eu não tenho o vídeo! No entanto, se alguém tiver gravado, gostava de ver.


Bom fim-de-semana prolongado (para quem for o caso)!

13 comentários:

  1. Isso acontece-me muito no Verão quando fico queimada, depois no banho é uma tortura enorme! :P Espero que melhores depressa :)

    Eu também ando sempre cheia de marcas, acho que as pessoas devem pensar que ando sempre aos trambolhões ;)

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  2. Já experimentas-te mudar o local de contacto com o corpo? Eu costumo colocar o sensor logo abaixo do peitoral esquerdo, e até já ouvi falar de pessoal que põe o sensor nas costas (ao que parece continua a funcionar a 100%) e até mesmo virar aquilo de cabeça para baixo.

    Em relação à pergunta: yay, sem dúvida. Desde que me habituei a treinar com FC, já nem me imagino em correr sem controlar as pulsações (é que dá mesmo um jeitão).

    Bjs e uma Boa Páscoa, de preferência com muito chocolate =P

    ResponderEliminar
  3. No meu caso é nay, pelas mesmas razões que te afectam.

    Vai agora com calma, para te recuperares a pleno.

    Beijinhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Bom retorno aos treinos :)

    o que custa é sempre a readaptação pós esforço intenso :)

    Pelo menos cá por casa é assim..


    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Joana: Antes pensarem que andas aos trambolhões do que coisas piores! Isto é uma treta, já estou como a Andreia, it's the evil eye! lol :) Beijinhos

    Kayro: Uma vez usei nas costas e os bpm registados estavam muito abaixo do normal, vou tentar mais de lado como dizes, ou virado ao contrário. Só é suposto comer-se muito chocolate na Páscoa?! Ups... :p Beijinhos e boas Páscoa para ti.

    João: Está a ser um teste à minha paciência... Beijinhos e uma boa Páscoa

    Eu, ela e a corrida: A recuperação leva alguns dias, mas já ando um bocado em baixo há semanas... e a desanimar! Pode ser que com os doces da Pácoa passe! ;) Obrigada pelo comentário, boas corridas!

    ResponderEliminar
  6. Cardiofrequencimetro: sim, mas não sempre. :)

    Aproveita agora para retemperares as forças, fazer treinos ligeiros e pores-te a 100%

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Bluesboy: E não tens problemas com os raspões? Ou a tua faixa não é das "suaves"? :) Bjs, boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute.
    Esta semana, só corri 4ª feira cerca de 50 minutos. Nos próximos 3 dias já conto correr mais.
    Gosto de correr com o sensor pois tenho uma informação mais completa. Tenho pena que a faixa do Garmin não seja como a do Polar. Nunca precisei de colocar vaselina como tenho de fazer com o Garmin FR. Mas o Polar não tinha GPS o que nesta altura é indispensável.

    Beijinhos e bons treinos de recuperação.

    ResponderEliminar
  9. Bem não deve ser muito divertido descobrir o novo raspão no banho! Mas não te posso ajudar com dicas, só mesmo boa sorte com isso.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Eu devo ter pele de rinoceronte e mamilos d'aço, porque a banda do cardio não me deixa marcas nem preciso de usar vaselina para não acabar as provas feito um Cristo crucificado, lol! A minha faixa é das suaves, da Polar, sendo que dá para fixar o sensor da garmin nela ;)

    Boa Páscoa, bjs

    ResponderEliminar
  11. V: Com o meu antigo Sigma também não tinha desses problemas. Oh well... A ver se amanhã já consigo fazer um treino em condições. Beijinhos

    Lady V: Obrigada na mesma. :) Beijinhos e boa Páscoa.

    Bluesboy: lol O problema deve estar mesmo na qualidade da pele então. :)

    ResponderEliminar
  12. Qualidade da banda, da banda :p

    ResponderEliminar
  13. Pelo que percebi depois de uma corrida ou maratona, o corpo precisa de uma recuperação para retornar para o próximo desafio!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar