21 de março de 2013

Tudo a postos

Ou nem por isso?

Desta vez é tão diferente da primeira. Não segui nenhum plano de treinos específico, não testei equipamento nem alimentação, nem treinei às horas da prova, para simular a competição. Não estou nervosa, nem ansiosa, ou, pelo menos, até agora não.
 
Tarde de quarta-feira: levantamento de exames e dorsal.

Ao contrário de alguns de vocês, não tenho especial apego a esta prova. É de logística complicada para mim e com muita confusão, mas inscrevi-me porque queria ter a experiência de correr as Meias Maratonas das duas pontes. Irei fazê-la este ano, mas não sei se será para repetir todos os anos (provavelmente não). Outra razão para me ter inscrito: queria bater o meu tempo anterior, e único, na distância.

Claro que o objectivo primordial é sempre ter uma boa manhã e divertir-me, mas isso é assim sempre que saio para correr, em provas ou não. Sinto-me bem a correr aqui no meu local habitual, sinto-me bem a correr por sítios novos, mas sentir-me-ia bem também, a correr numa prova pequena, por trilhos e montes. Para além disso, todos temos objectivos mais ou menos secretos, e eu, como já tinha dito no início do ano, inscrevi-me nesta prova específica porque queria um recorde. Inscrevi-me nesta prova de trajecto plano e monótono por ser o ideal para isso. Era (é) essa a razão que me vai levar a acordar 4 horas antes da prova, sair de casa 3 horas antes, entrar num metro e comboio apinhados de gente, chegar ao tabuleiro da ponte e aguardar pelo menos 1 hora, no meio de milhares de pessoas, num debate entre o querer beber água e o não querer ir às casas de banho portáteis.

Tudo parecia bem encaminhado neste objectivo e, vou ser sincera, tendo em conta os treinos antes de ficar doente, achava-me capaz de tirar pelo menos 10 minutos ao anterior tempo. Mas agora já não estou, nem posso, estar tão confiante. Hoje fiz mais um treino para ver as reacções do meu organismo, e o bpm médio continua um pouco alto, para o mesmo nível de esforço, ou menos, apesar de a respiração estar controlada. A nível de pernas parece-me tudo bem, o cansaço é mesmo outro.
Agora sei que irei para a prova com outras precauções e mais atenta aos sinais do meu corpo. Não vou mentir, gostava de tentar na mesma fazer um tempo inferior, mas vou estar muito mais receosa e controlada, vou ter de manter um ritmo sempre confortável e talvez recuperar nos últimos quilómetros, se me sentir bem para isso. De qualquer forma, tenho de agradecer, e sempre é uma evolução em relação há alguns dias, em que ponderei mesmo não participar ou encurtar a prova para a Mini, caso fosse necessário. De momento acho que já estou em condições de correr os 21km, e isso é bom, mas fica sempre um bocadinho de frustração, não consigo evitar.


Ah, é verdade, como já vi que aconteceu a outros atletas, o meu nome não constava da lista de inscritos (de notar que me inscrevi ainda em Janeiro), mas lá acabaram por resolver a situação e entregar-me um dorsal que, curiosamente, é o meu número da sorte redondinho! Espero que seja um sinal feliz... :)


Domingo, se Deus quiser, lá estaremos, para uma manhã de corrida em que espero sentir-me bem do início ao fim e, se puder sentir-me bem do início ao fim em menos tempo (sem abusos), melhor ainda!



23 comentários:

  1. A táctica deverá ser devagarinho de início e depois, se te sentires bem, soltas a passada.
    Sempre que fiz bons tempos em Meias, e acabei a sentir-me bem, foi essa a táctica. Sempre que comecei num ritmo melhor, acabei sempre com maus tempos e muito desgastado.

    Força, tudo a correr pelo melhor

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. lá estaremos :) o meu objetivo é acabar e não ser a última. vou levantar o dorsal no sábado... bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Rute.
    Ainda bem que já te sentes capaz de correr a meia maratona. Apesar dos problemas de saúde que tiveste, os treinos anteriores vão levar-te a bater o teu PBT.
    Realmente a logística da prova é complicada, também não gosto. Até levantar o dorsal dá um trabalhão. O que me atrai é a distância e não a travessia da ponte.
    Para quando outro trail?

    Beijinhos e até domingo.

    ResponderEliminar
  4. João: Vamos ver! De momento não dá mesmo para prever. Obrigada, beijinhos. :)

    Hermione: Sim, hás-de mesmo ser a última nos 10.000 que vão participar... :p Confessa lá o objectivo secreto! ;) Vens sozinha, ou vais ter a companhia do R.? Beijinhos e até domingo!

    V: Como disse ao João, não quero contar com isso, mas gostava muito. Só o chegar ao local da partida já é quase uma Maratona! :)
    Trail: quero ver se já para Abril, quando me começar a sentir melhor (ando a ver as opções...) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que corra (trocadilho) tudo bem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Curiosamente para mim, a logística não é tão temida, desde que vá cedo. Apanhando o comboio às 08:13 na Roma-Areeiro, dá para não apanhar muita gente.

    Boa prova no Domingo. Tenta dormir bem hoje e descansar o máximo amanhã :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Boa Prova, o mais complicado é mesmo o chegar à partida os restantes 21Km são mais fáceis :)

    beijinhos
    João Cravo

    ResponderEliminar
  8. Vais ver que domingo vai correr tudo bem e o recorde pessoal vai mesmo ser batido com tranquilidade.
    Quanto a trilhos, vou fazer a minhas estreia no Ultra Trail de Sesimbra, mas apenas nos 20km. :)
    Beijinhos e até domingo.

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute, fico satisfeito por ver que vais participar na prova - é sinal de que te sentes capaz. Não te coloques objectivos, vai escutando o que o teu corpo como dizes e reagindo em função disso. Se não der para recorde paciência - há tantas e tantas provas para isso acontecer.
    A minha estreia em provas foi esta Meia, em 2010....eu gostei da confusão na altura...sabes como é, rapazola da aldeia, de repente vê-se na capital nessa confusão toda...e tb foi a primeira....hoje talvez fosse diferente.
    Beijinhos e boa prova no domingo

    ResponderEliminar
  10. Miss Betterme: Obrigada! :) Bjs

    Bluesboy: O pior ainda é serem muitas horas de espera... Mas já na Vasco da Gama foi assim. É preciso ser maluco... ;) Bjs e boa prova.

    João: Ahaha, espero que sim! ;) Beijinhos e boa prova.

    Tigas: Sempre com tranquilidade, como o Bento. ;) Quando ao recorde, a acontecer, será um bónus. "Só" 20km é muito bom (e para mim ainda chega bem!). :) Beijinhos e boa estreia

    Carlos: Sim, não vou forçar nada, até porque ainda estou a tomar medicamentos (último dia domingo, será que acusa dopping? :p)
    Eu também gostei da confusão da Vasco da Gama, se calhar por ter sido a primeira 1/2, mas é uma espera de muitas horas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E vais ter aqui a audiência toda a torcer muito por ti, sem dúvida :) Espero que tudo corra pelo melhor :) Boa sorte! :D

    Beijinhos! :D

    ResponderEliminar
  12. Eu por acaso sempre tive mais vontade de fazer a Meia desta ponte, até porque já fiz a mini varias vezes.

    Vais ver que vai correr tudo bem, e ainda vais conseguir tirar esses 10 minutos e mais alguns!

    Beijinhos e boa prova! :-)

    ResponderEliminar
  13. Boa sorte e diverte-te para a Meia-maratona, e força para bater o teu record pessoal.
    Vou também fazer a meia, mas para mim será a primeira vez que faço uma meia maratona.
    Boa prova!

    ResponderEliminar
  14. Joana: Obrigada, beijinhos (email!) :)

    Pedro: Já fiz a Mini, mas há muitos anos. Boa prova para ti, sem dores! :) Beijinhos

    Bruno: Obrigada. Boa prova, que tenhas uma boa estreia e seja a primeira de muitas! :)

    ResponderEliminar
  15. Welcome back to the...running...ou seja uma "selva"! ;)


    GNR - Welcome To The ......

    ResponderEliminar
  16. Espero muito sinceramente que tudo corra bem! Estamos todos aqui a torcer por ti :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. ajb: Ahah, obrigada. :) Mas espero que no domingo seja menos "welcome to the jungle" e mais "paradise city"... ;) Bjs

    Joana: Obrigada!:) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. inscrevi-me este ano pela primeira vez, para mim vai ser uma estreia! boa sorte :)

    ResponderEliminar
  19. theheatthyfitway: Que tenhas uma boa corrida! :) Boa sorte.

    ResponderEliminar
  20. Vai correr bem de certeza! Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  21. Olá Olá! Depois conta como correu ;) espero que tenha sido bom! beijinho

    ResponderEliminar
  22. Hello!
    Estou curiosa para saber se correu bem...
    Fui ANDAR a mini maratona. Demorei tanto tempo como os outros a fazer a meio : 1h20 :)

    ResponderEliminar
  23. thehealthyfitway: Já a seguir! ;) Beijinhos

    Lulu: Olá! Que outros?? Eu não demorei 1h20... :) (Pronto, esta parte da surpresa já estraguei!! lol ;p) Beijinhos

    ResponderEliminar