8 de abril de 2013

Foi o universo que mandou

 
A bem de combater a rotina, este sábado fui correr para os lados de Monsanto.
"Correr" é um termo generoso. Na realidade, arrastei-me no meu estranho ritmo de lesma por aqueles caminhos e trilhos acima, parando de vez em quando para experimentar alguns exercícios do circuito de manutenção.
 
 
 
 
Apesar de estar um dia bonito de sol, ainda havia bastante lama e uma árvore caída bloqueava uma das estradas.
 
No entanto, este sábado não vai ficar lembrado pelo bonito e relaxante passeio matinal pelo pulmão de Lisboa. Não. Vai ficar lembrado pelo espalhanço mo-nu-men-tal que dei. E como é que eu caí, perguntam vocês?
 
- Não foi enquanto patinava nos carreiros mais alagados em lama.
 
- Não foi enquanto subia em equilíbrio precário os trilhos mais íngremes.
 
- Não foi enquanto subia as escadas feitas de pequenos troncos, ainda húmidos pelo orvalho e chuvas.
 
- Não foi enquanto realizava algum dos complexos exercícios de manutenção.
 
Eu realizei as actividades acima descritas com a elegância e competência de um projecto de Indiana Jones feminino. Mas depois, acabei por cair, atentem bem, quando parei para beber água. É verdade, eu caí quando estava praticamente parada e pus um pé em falso ao sair de ao pé do bebedouro...
 
 
(Pausa para recuperar da memória embaraçosa).
 
 
Depois voei de braços estendidos uns 2 ou 3 metros (-> possível exagero). Desta vez, ao contrário de no Trail do Monte Serves, não houve testemunhas do sucedido - graças a Deus - mas, em contrapartida, esfolei as mãos e o braço e, como ontem descobri ao tocar na zona, devo ter amparado a maior parte da queda com a minha coxa direita.
 
Acabou por não ser nada de grave, são só mais umas marcas que provam que sou uma pessoa activa (ou simplesmente desastrada), mas aqueles artigos todos que se vê por aí a avisar para ter cuidado(s) com a hidratação quando se corre?? TÊM FUNDAMENTO! :)
 
Mas como estava a dizer, depois da queda, levantei-me, passei as mãos por água, desta vez com mais atenção relativamente a onde punha os pés, e continuei a "correr", armada em falsa durona.
Na altura não sabia que o braço direito também estava esfolado (em pior estado), porque estava com mangas compridas, e a perna, a quente, ainda não me doía. Devo ter lá andado pelo menos mais meia hora, antes de voltar para o carro, de regresso a casa. Como não conheço bem as diferentes estradas e trilhos, não arrisquei muito e mantive-me quase sempre na zona "familiar".
 
 
 
Com esta já é a segunda vez, no espaço de 2 meses, que caio. Como, antes disto,  não me lembro de alguma vez ter caído em idade adulta, acho que o Universo está a querer enviar-me alguma mensagem... E eu acho que a mensagem é, obviamente:
 
- "Mulher, tu vai-me comprar uns práticos e lindos ténis de trail o mais rápido possível. De preferência em promoção". (A parte da promoção não foi o Universo que disse, fui eu que acrescentei).
 
Pelo menos foi o que entendi que me estava a ser transmitido, e quem sou eu para contrariar desígnios superiores...
 
Esta semana vou às compras!
 
 
Treino em Monsanto:
 
- 11,5km
- 219 m de Ganho de Elevação (não é muito mas, para mim, já é acima do habitual)
 


20 comentários:

  1. Aplaudo a decisão. Boas compras! :)

    ResponderEliminar
  2. Estou a reconhecer os locais das fotos :)O meu local de treinos preferido. Isso não se faz! Fazer-me roer de inveja!

    Que saudades dum treino em Monsanto, era para ter ido ontem, mas enquanto não resolver este problema das canelas nada feito :(

    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Bem, pelo menos não te magoaste muito! Acontece às vezes, eu também tenho algumas histórias para contar nesse campo! :p

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Desculpa lá, mas fartei-me de rir! Eu não consigo ver ninguem a cair sem me desmanchar a rir, nem que seja eu :))
    Acho melhor fazeres o que o universo manda! Beijo

    ResponderEliminar
  5. Olha que a 3ª costuma ser a mais dura! por isso é melhor comprares mesmo as sapatilhas! hehe
    em idade adulta caio muitas vezes em parques de estacionamento com o piso molhado. lol

    Espero que estejas bem.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Não devia mas fartei-me de rir!
    Também com todo esse bom humor!
    Normalmente cais-se mais nos locais fáceis que nas partes mas técnicas!
    Nos locais mais difíceis vamos com muito mais atenção.
    Sapatos para trail, e passe a publicidade, mas não tenho comissão infelizmente, recomendo uns Asics FujiTrabuco (modelo feminino é claro)!
    Boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Queda à parte, deve ter sido um bom treino. Correr em Monsanto é espetacular. Correr sem preocupação de tempo, olhar para a paisagem e sentir o cheiro da natureza. É o tipo de treino ideal para fazerem as pazes :)
    Já tens data para o próximo trail?

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Que queda tão estranha. E mais uma vez se prova que quando estamos em pisos mais traiçoeiros não caímos pois vamos com os sentidos apurados, mas quando não há perigo, os tais sentidos descansam e o espalhanço acontece. Ainda bem que não teve mais consequências do que essas.

    Só por piada, nos 219 metros de ganho de elevação descontaste os 2 ou 3 metros da queda? (eu sei, foi uma piada sem piada e de mau gosto, desculpa!)

    Beijinhos, boa continuação de treinos e boas compras

    ResponderEliminar
  9. Bluesboy: Obrigada. Depois partilho o resultado, se houver. :)

    Isa: Sim, andei mais ou menos pelos mesmos sítios da outra vez! :) Espero que já estejas melhor. Beijinhos

    Jude: Há quedas muito estranhas... Hoje ainda me dói o braço e a perna! (Mas ao menos NINGUÉM viu, por isso o orgulho não ficou muito ferido.. :p) Beijinhos

    Sweet: Ahah eu também sou um bocado assim mas, como estava sozinha, não me ri, disse uma asneira :p. Beijinhos

    Moça: Eu não consigo de lembrar-me de nenhuma queda nos últimos anos. Vários tropeções, mas nenhuma queda. Por isso vou levar o aviso a sério! ;) Beijinhos

    Jorge: Sim, é quando uma pessoa baixa a guarda que as coisas acontecem! :) Infelizmente acho que já não têm esse modelo da asics no meu número, na loja do Freeport, mas a ver se passo por lá entretanto. Beijinhos

    V: Eheh é verdade, foi um treino recreativo para redescobrir o prazer da corrida (e depois confirmar que o chão é mesmo duro :p). Queria ir a Sesimbra, mas só se conseguir os ténis até lá. Beijinhos

    João: Aahah, não sei, acho que a perda de elevação deve ter sido praticamente a mesma do ganho, já que comecei e terminei no mesmo local (ok, menos 2 ou 3 menos da queda... :p). Ainda me dói, sobretudo o braço, mas podia ser pior. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida que isso é um aviso para a compra de ténis de trail. Mas é também castigo por não teres convidado pessoal a ir percorrer esses trilhos. :)
    Quanto à compra dos ténis, procura aqui (http://www.sportsshoes.com), ou se conseguires tenta a sorte nos outlets (a diferença de preços pode ser brutal). Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Eu cá não percebo muito de trail, mas do pouco que percebo já devias ter um ténis próprios! Que vergonha ;) Pareces os outros totós que foram de ténis subir o Arthur's Seat com aquilo cheio de neve e depois vieram o caminho quase todo de rabo no chão :P

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  12. Menina,

    Belíssimo treino. As fotos dizem o quanto o local é lindíssimo e excelente para uma boa corrida.
    beijos

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Tigas: Por um lado ainda bem que não convidei ninguém a vir comigo, a queda teria sido mais humilhante. ;) Mas é um bom local de treinos, pensem nisso de organizar um (com pessoas "lesmas" como eu também, para ter companhia). Obrigada pelo link. Beijinhos

    Joana: Realmente, é mesmo a testar o universo... :p Beijinhos

    Helena: Obrigada. É um local bonito, sim. Beijos

    ResponderEliminar
  14. ...a vida é para viver , aprender , amar , ...cair... , levantar e seguir em frente !!

    As vezes que forem preciso !! (claro que "cair" menos era melhor) ;)

    ...tava aqui a ouvir os Volbeat , (que não deves conhecer) :D , e apareceu esta musica:

    Volbeat - Fallen

    ...toca a levantar !! ;)

    e que estejas pronta para outra depressa !!! :D


    ajgb

    ResponderEliminar
  15. A menina está a tentar bater as minhas quedas?...eu sou a taralhoca mor!
    Da minha queda da 25 de Abril - numa RETA a andar!...ainda tenho o joelho ressentido - hematoma e pele que ainda "não cresceu". Devia ter ido logo desinfectar, mas valores mais altos se levantaram e venceu a vergonha.
    Espero que a tua sare mais depressa!

    E a tua relação com a corrida já está mais amistosa?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá, parece que as pazes estão (quase) feitas :D .... trail sem uma queda não é trail e pelo menos tens umas marcas de guerra para ostentar.
    Fartei-me de rir a imaginar a cena da queda...sorry :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. A. Estou pronta, mas dispenso tornar a cair tão depressa. ;p Por acaso não conhecia essa banda, o que é estranho, já que tem influências que gosto. Estamos sempre a aprender e conhecer coisas novas! :) Bjs

    Lulu: Ainda pensei tirar uma foto do meu braço para pôr aqui no blogue, mas depois achei que era informação visual desnecessária... Talvez ainda ponha! :) Nem sei bem explicar, foi uma queda tão parva...
    Ah! E em Maio há nova corrida do Terry Fox, TENS de aparecer novamente!!!! Dps ponho data lá no fb.
    Beijinhos

    Carlos: Está quase, e agora com novo calçado ainda vai ser melhor! :) Não faz mal, eu também riria se visse alguém a cair assim... ;) Beijinhos e félicitacions!! :)

    ResponderEliminar
  18. Estou a ler o livro RUN, do Dean Karnazes e lembrei-me deste tópico, porque ele tem lá um provérbio japonês que diz "Cai sete vezes, mas levanta-te oito." E é mesmo isso que conta. Se fores a Sesimbra acompanho-te e marcas tu o ritmo.

    ResponderEliminar
  19. Eu tive de me rir um bocadinho :P e tu és tão engraçada a descrever as tuas peripécias! Melhor que esta queda, só me lembro daquela pinha que uma vez te caiu em cima eheh

    Beijinhos e boas compras :)

    ResponderEliminar
  20. Tigas: É um provérbio sábio esse!:)
    Achas, eu não me ia sentir bem a atrasar alguém! Vocês vão andando que eu apanho-vos... ;)

    Joana: Ahah, ainda te lembras da pinha? Também foi um "bom" momento... :) Beijinhos

    ResponderEliminar