22 de abril de 2013

Ronha e compressão

Acho que a maioria dos corredores sabe diferenciar bem os dias em que precisa mesmo de descanso, dos dias de ronha. Uma coisa é: "Fogo, sinto-me mesmo cansada e tenho as pernas doridas, acho que hoje é melhor fazer uma pausa". Outra é: "Eiiish... está taaaaanto caloooor/friiiiio/ventoooo [riscar o que não se adequa], depois ainda tenho de ir calçar os ténis, que chatiiice, não me apetece naaaadaa". O queixoso arrastar das vogais geralmente denuncia o nosso ânimo.
Claro que o facto de sabermos a diferença entre um e outro, não quer dizer que agimos de acordo. Na semana pós-Sesimbra tive momentos dos dois.

Comecei logo na segunda-feira, com uma vigorosa caminhada de recuperação - power walk, se quisermos ser chiques -  e na depois na quarta ainda me sentia um pouco cansada, mas achei que já era recuperação a mais e fui correr. Acabei por correr 9km, apenas porque tive companhia, porque foi claro aos primeiros quilómetros que a prestação não ia ser famosa. -> Momento em que precisava de mais descanso.

Entretanto, ontem, depois de ter passado o Sábado todo fora, acordei cheia de preguiça e lancei muitos lamentos ao despertador, mas lá acabei por sair e enfrentar a corrida e o sol, não de sorriso no rosto, mas um bocadinho mais conformada. -> Momento de ronha.

Nestes dias de calor e ronha, ajuda ter uma banda sonora a lembrar praia e Verão, como os The Beach Boys. Mas melhor ainda se for uma cover versão sprint do êxito Surfin' USA. Foram o minuto e quarenta e seis segundos mais rápidos do meu treino, o restante quilómetro (ou dois ou três...) é que se ressentiu!:)

Apesar de estar um dia bonito, acabei por correr menos do que tinha programado (fiquei pelos 12km) mas não faz mal porque, quando chegamos a casa e reparamos que temos dois ou três mosquitos kamikaze colados à mistura de suor e protector solar que nos cobre a pele, sabemos que o nosso trabalho foi feito. Bem-vinda Primavera!

Esta não é uma foto da Primavera, acho que até foi tirada ainda durante o Inverno,
mas ontem não tirei fotografias e o local da cerimónia sacrificial dos insectos é este.


Foi a primeira semana do ano em que corri sempre de t-shirt de manga curta, e isso já é motivo de celebração. Gostaria de, nas próximas semanas, poder começar a correr também de calções, para as minhas pernas ficarem da mesma cor dos meus braços, esperemos que o bom tempo se mantenha.

Mudando radicalmente de assunto: Meias de Compressão.

Reparei que no Trail de Sesimbra era a única dos meus companheiros de corrida que não tinha meias de compressão.  Quase como se estivesse à margem do clube do Bolinha: "Menina não entra" (digam-me que entendem a referência à BD da Luluzinha ou se sou eu que estou a ficar velha...). Na verdade, eu até tenho umas meias de compressão, na altura falei aqui disso quando as comprei, mas não são nada de especial, são de marca branca, digamos assim. E, enquanto são óptimas para recuperação pós corrida, não me vejo a correr com elas, por achar que são feitas de um material muito quente e pouco respirável, diferente daquelas que tenho reparado que algumas pessoas usam.

Não estou a pensar comprar nenhumas nos próximos tempos (leia-se: não posso gastar dinheiro com isso) e, confesso, sempre fui um pouco céptica. Mas gostava de saber a vossa opinião e, quem sabe, alguma sugestão mais acessível, até porque, se continuar nisto dos trilhos, é uma coisa que dá jeito, quanto mais não seja para evitar arranhões nas canelas... (estou a brincar, embora também protejam nesse caso, é verdade).

Usam? Notam diferenças? Compraram as meias em alguma promoção espectacular que podem, simpaticamente, partilhar comigo e com todos os interessados?

Boa semana!

26 comentários:

  1. Eu uso meias de compressão quase todos os dias, mas por uma razão diferente: é que nos estágios passamos imenso tempo sentados ou parados em pé, e eu dispenso ficar cheia de varizes :P Também noto que me ajudam a diminuir a celulite, e aumentam a circulação linfática e o retorno venoso (principalmente aquelas que apertam bem os pés e não deixam o sangue acumular-se lá). A nível de desporto já ouvi dizer que são bastante boas, mas sinceramente acho que haverá por aqui mentes mais esclarecidas do que a minha! ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute, acho que todos passamos por essa fase "ronha", especialmente depois de uma prova importante e quando de seguida não temos nenhum objectivo definido. Eu na semana passada tb tive essa fase, embora até tenha feito bons treinos, foi quase sempre a "forçar". Ando um pouco cansado (tb devido às viagens e trabalho) mas agora não posso descurar - mais duas semanas duras para depois reduzir. Para a semana vais ver que já recuperas o prazer da corrida.
    Quanto às meias de compressão eu uso umas da Nike (não foram muito caras, acho que pouco mais de 20 € e duram bastante tempo)...talvez não sejam as melhores mas em mim tem essencialmente o efeito de me "aconchegar" os gémeos e com isso sinto-me mais seguro. Se efectivamente ajudam na performance ou na recuperação não faço ideia - sinto-me bem e isso é o suficiente para as usar em treinos longos e provas. Nos trails tem essa vantagem adicional de proteger as perninhas dos arranhões em arbustros mais baixos. Tenho amigos meus que compraram agora umas meias "verdadeiras" de compressão da Compress, antes da compra estiveram a medir-lhes o tamanho do gémeo, da perna, etc...não foi chegar ali, dizer o nr. que se calça e comprar as meias...foi mais complicado do que isso...ahhh, e o preço tb é bem diferente...50 €.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo28/3/15

      Sou atleta alta competicao do benfica e em todos os treinos nao podem falatr estas meias. Tenho umas da nike e outras adidas. Nao noto grande diferenca entre as duas mas as da nike eliminam muito mais o suor. No seu caso acho que o idel, visto que nao quer gatar muito seria umas meias de compressao da adidas (20€ na sportzone), contudo se quiser gastar mais um pouco, apesar de achar que no seu caso ainda nao compense tem as melhores do mundo por40€ no site da nike

      Eliminar
  3. Cara Menina,

    Antes de mais parabéns pelo excelente blog! Eu não costumava ler muitos blogs mas devido a uma lesão vi-me impossibilitado de correr, pelo que tive de encontrar um substituto para o vicio. Ler as corridas dos outros passou a ter que servir. Quando parei por aqui achei tanta piada que “tive” de ler o blog desde o inicio porque me irrita solenemente “ver filmes a meio” (comportamento completamente normal e nada obsessivo ) . Devo de admitir que há algum tempo que não lia algo que me prendesse tanto. Melhor que alguns livros que li.

    Espero continuar a ler as tuas corridas pontuadas com o teu humor fantástico. Boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Joana: Acabam por ser também umas meias de descanso, para todos os efeitos. Basicamente a função deve ser a mesma que tão bem indicaste com os termos próprios, mas especiais de corrida. ;) Beijinhos PS: Pelo teu silêncio deduzo que, então, não entendeste a referência e os meus medos estão confirmados... :p

    Carlos: Também já tinha ouvido falar desse "fitting" para a compra das meias mais indicadas, mas, obviamente, o preço já é outro...
    €20, se durarem muito, não está mal! (As minhas foram por volta de metade).
    Beijinhos

    Rui: Muito obrigada pelo comentário! Fico contente que alguém goste das minhas letras já que os números, de corrida, AINDA não são grande coisa. :) "Ver filmes a meio" entendo perfeitamente... Também me acontece o mesmo se apanhar alguma série que gosto a meio... CLARO que tenho de voltar ao início antes de avançar! ;) Espero que a lesão seja temporária, boa recuperação!

    ResponderEliminar
  5. Como deves ter lido no meu blogue, fiquei muito impressionado com as meias. Não só os gémeos não se ressentiram do treino de 23 kms como não fizeram calor. As minhas custaram 35 mas em promoção na Feira da Ponte.
    Também já tive o testemunho de quem comprou marca branca e não notou melhorias, apenas calor.
    Este é dos casos que mais vale esperar para comprar bom do que barato.

    Beijinhos e bons treinos, com ou sem ronha :)

    ResponderEliminar
  6. Depois da Meia Maratona também fiquei sem vontade de correr, no entanto decidi propor-me para umas provas engraçadas, os trails. Voltei a ter o gosto por correr. Acho que é falta de motivação que tens. A motivação vem de dentro de nós, propõe-te para novas provas, treinos. A falta de dinheiro para provas não é problema, existem montes de treinos temáticos, grupos que correm todas as semanas tudo sem gastar dinheiro. Em relação às meias de compressão tenho umas da sportzone, que só uso para provas superiores as 12km ou de trail. Não há estudos cientificos fidedignos sobre o tema. Bons treinos! E já agora quando é a próxima prova? :)

    ResponderEliminar
  7. João: Nunca experimentei as minhas a correr, mas desconfio que o problema seria mesmo o calor. Vou esperar mais uns dois mesinhos. :) Já vi as tuas na foto, ainda te tornas mais fácil de identificar! ;) Beijinhos

    Sílvio: Desta vez não ando desmotivada, apenas me referia aos dias que ronha (que para mim, estranhamente, são mais frequentes no verão do que no inverno. Não gosto de correr com calor). As minhas meias também são da sportzone, não te fazem calor a correr? Próxima prova: 25 de Abril, claro! :) Bjs e bons treinos

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca usei meias de compressão por isso não posso dar a minha opinião, mas penso que algum efeito devem ter, mas estou como tu, ainda custa estar a dar € por umas meias...
    Mas tendo em conta o meu problemita nas canelas se calhar vou ter de investir numas. Ainda ando a pensar no caso.

    Vais à Corrida da Liberdade?

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Isa: Aww, estavamos a comentar-nos mutuamente, que fofo... :) Já viste se gasto dinheiro e depois não noto diferença para as que já tenho, que nem 10€ foram?.. Agora não me posso meter nisso.
    Sim, vou! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    A fase de alguma desmotivação “pós-corrida”, julgo acontecer um pouco com toda a gente. O escritor-atleta Haruki Murakami descreve de uma forma muito clara esses sentimentos após uma prova de 100 kms.
    Quanto às meias de compressão, existe uma infinidade de estudos e opiniões, geralmente favoráveis. Eu uso-as apenas em trilhos, (de marca Decat., 10€ em promo.), e sinceramente, ainda não cheguei a uma conclusão acerca da sua ajuda na performance. São no entanto muito úteis a proteger as canelas de arranhões.
    Boas corridas, bjs

    ResponderEliminar
  11. Não uso meias de compressão... faz-me mais sentido, no meu caso pessoal, usar compressão em cima no tronco do que nas pernas - no tempo frio, claro está..No trail talvez haja mais adesão Às meias como protecção contra a vegetação :)

    ResponderEliminar
  12. Paulo: Ainda estou longe das provas de 100km, mas entendo bem o Murakami. (Gostei muito do livro).
    Pois, foi o que eu pensei, desde que as meias não façam muito calor, ao menos servem de protecção das silvas! Bjs e boas corridas

    Bluesboy: Então usas a roupa de compressão como fonte de calor? Excepto as meias, nunca experimentei outra peça de roupa de compressão, por isso não faço ideia do conforto/utilidade. Nas meias vejo exactamente essa utilidade protectora, quando usamos calções. :) E, não sei se é psicológico, mas na recuperação de um treino também as acho confortáveis. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Neste preciso momento a ronha anda por aqui, mas ainda vou correr só para a chatear :)
    Gosto das meias de compressão. Nas provas de trilhos vou usar sempre. As minhas custaram cerca de 10 Eur, servem perfeitamente.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Menina corredora...Vi de relance o "Luluzinha" e pensei: "mas está a falar de mim?" Não sou nada narcisista!! mas é um dos meus "diminutivos" - curiosamente tem mais letras que o meu nome!
    ...mas passando à frente: eu do tempo do Bolinha e da Luluzinha :)

    Meias - eu sou o contrário das outras pessoas - para desporto nunca usei, mas o desporto que faço também não o justifica. No Lidl até se encontram (acho que estiveram lá à pouco tempo)e o preço é acessível.
    O teu aniversários já passou (e eu só detectei isso muitos dias depois!), mas pode ser que o Pai Natal venha mais cedo.
    ...já agora, parabéns atrasados.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  15. Com tanta conversa, esqueci-me de dizer, na matéria de ronha I´m an expert!
    O pior é que ronh, chama ronha :)

    ResponderEliminar
  16. V: Pois, acho que já me tinhas falado das meias. Tenho de passar numa Decathlon a ver. Boa corrida! :) Beijinhos

    Lulu: Para mim és a Lulu! ;) Eu sabia que te ias lembrar desta BD, porque somos praticamente da mesma idade. Na altura era versão brasileira: "Cadê a Luluzinha?" :) Será que ainda existe?
    Adiante: também já vi essas meias, bem baratuchas, ofereci umas ao meu pai, mas aquilo tem ar de ser quentinho...
    Ronha e procrastinação... tens concorrência! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Sou alentejano, portanto isso do calor para mim é um pouco relativo, respondendo directamente a pergunta, até agora não notei calor. Vemo-nos na corrida da liberdade, para mim vai ser um passeio e para tirar fotos. Bons treinos até lá! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Iicialmente comprei umas camisolas interiores de compressão, mais para aquecer do que para outra oisa, mas ,o facto é que, pelo menos para mim, faz-me acabar um treino menos cansado. Claro que com tempo quente, não as uso, ou então tinha que andar com um garrafão e 5litros de água às costas, lol!

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Primeiro que tudo, fizeste-me recordar um grande cover que já não ouvia há imenso tempo. Quanto às meias, também não posso opinar muito porque as que tenho são de uma linha ainda mais branca (e menos €€) que as tuas. :)
    Mas comigo fazem tipo "efeito placebo", quando as uso (apenas em corridas mais longas) parece que sinto menos cansaço. Outras vezes utilizo também como meio de recuperação.
    Bons treinos e lá estaremos 5ª feira na Pontinha. Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Tigas: É uma música sempre a abrir, não é? :)
    Sei qual é essa linha branca, também lá compro muita coisa!;) E às vezes de qualidade. Vou esperar mais um tempo para ver as opções. Beijinhos e até quinta!

    ResponderEliminar
  21. Usei meias de compressão quando estive grávida e gostava, era uma sensação agradável, agora se funciona ou não, tens de certeza muitos conhecedores da matéria a ler-te. Luluzinha e Bolinha ou Mónica e Cebolinha, Patinhas, enfim tudo o que fosse BD eu papava... continuo a adorar, de vez em quando compro umas Comix :)) Beijo

    ResponderEliminar
  22. Tal como o João Lima também comprei umas na feira da ponte (foi as que levei para Sesimbra) e senti diferença, principalmente como já foi dito nos gémeos.

    Não senti qualquer calor e acabam também por proteger um bocado quando se corre de calções.

    Beijinhos
    João Cravo

    ResponderEliminar
  23. Sweet: Há tanto tempo que não leio BD... Já em adulta lia muito era o Astérix. Beijos

    João: Sim, reparei que o tecido das tuas é diferente das minhas, deve ser por isso. Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  24. "Meias de Compressão" ?!?!?!

    ...really ???


    ..."para evitar arranhões nas canelas" ????

    ...really ??? :D


    ...dizem que "reduz" o cansaço !! ...really ???


    Vale o que vale , é a minha opinião !!

    Eu não uso , experimentei umas e quase que morri com os gémeos a arder e era inverno :D

    ...o que tenho de roupa de "compressão" é uma cena que comprei na Amazon uma "Compression Long Sleeve T-Shirt" , não me adaptei de maneira nenhuma , mas confesso que deu jeito em provas com muito frio ,Run Sintra by Night e Trail do Paleozóico... , e é nesse "contexto" que entendo isto da roupa de compressão (a temperatura, neste caso o frio intenso) !!


    "Queresse" dizer , ...andamos "todos" a queixarmos-nos do inverno que temos que correr com montes de roupa e acessórios e mais não sei o quê !!... , e que nunca mais chega o verão para ser só a t'shirt e os calções... , e agora vamos-nos enfiar em "compressão" ?!?!?

    Really ????

    :P


    desculpa a sinceridade , mas se não estamos em forma , se não somos "prós" , se não "gostamos" de correr !! ...podemos comprar tudo e mais alguma coisa , ter os equipamentos todos XPTOs... , que não faz de "nós" uns melhores corredores , nem uns "atletas" !!
    ...se calhar faz bem ao ego, ok , é verdade...tambem faz parte...eheheh...

    ...á exemplos para todos os gostos , já vi atletas a ganharem UltraTrails , sem usarem nada de compressão !! já o Carlos Sá , usa !! :D

    ...claro que depende de cada um !!!


    ...de certeza que á malta que se sente mais "protegido" e com mais confiança , ao usar as meias (por exemplo), e então se forem de marca cara , ainda se sentem mais "importantes" e até a "corrida" lhes corre melhor !! :D ... , mas , a "longo" prazo e na rotina diária de corredor amador e treinar por prazer e desfrutar do "passeio" ou mesmo da "prova" , tenho quase a certeza que não é pela roupa de compressão que vamos "viver" o momento "melhor" ou com mais "orgulho" de ter batido o PR !! eheheh...


    Resumindo, para mim é modas !! :)


    Desculpa o testamento e os disparates , não tenho jeito para escrever o que penso , e escrevo como falo!...ou seja , mal !! :D



    bons treinos e boas provas...com ou sem meias !! :)

    AjgB

    ResponderEliminar
  25. A: :) Algumas coisas estou de acordo, outras não (o normal :p). Falei de meias como poderia falar de luvas, ou t-shirts, ou ténis... É tudo muito subjectivo e há as mais variadas opiniões. Se precisas disso para correr? Claro que não! Mas é certo que há curiosidade (como tu próprio sabes, uma vez que já experimentaste).
    Há muito que existem meias de descanso, e penso que seja dessa forma que as boas meias de compressão funcionarão - favorecimento da circulação e refrigeração dos tecidos (por isso não acho que sejam só para o Inverno).
    Depois já não concordo nada com o termos de ser "prós". É como ires jogar futebol com uns amigos e levares caneleiras... Não é obrigatório, mas se calhar dá jeito... É claro que umas meias não me vão fazer correr mais nem melhor, mas se realmente conseguem diminuir a dor muscular durante e pós esforço (e era essa a minha pergunta) gostava de experimentar.
    Além disso, não tenho nenhuma tatoo para proteger :p, mas se agora no verão quiser proteger as canelas e gémeos das silvas e urtigas com umas meias, não vou calçar nenhumas das "raquetes" (são quentes e feias - pronto, esta já é a parte da moda lol ;p)
    Muiiiiito há a dizer sobre estes assuntos, mas fico-me por aqui no debate. :D

    Com tudo isto, se alguma vez te vir de meias de compressão... ;)

    Boas corridas**

    ResponderEliminar