19 de maio de 2013

A Meia "surpresa"

Hoje, corri por aqui:

Bonito, não é?

Hesitei bastante antes de me inscrever nesta prova. Tive conhecimento dela ainda antes de fazer o Trail de Sesimbra. Pensei "vou fazer os 20km e logo vejo como me sinto". Fi-los, e senti-me muito bem. O tempo passa, inscrevo-me no Trilho das Lampas e penso "pronto, agora é de vez, se estes 18km também correrem bem, inscrevo-me. São só mais 3km, não há-de ser nada". Igualmente: fi-los, e senti-me muito bem. Mas a data limite a aproximar-se e eu a inventar dores e desculpas... Tive de me dar duas chapadas (mentais), para deixar de ter tantas inseguranças parvas. É correr. O destino do mundo não está nas tuas mãos. No pior dos casos, tens de andar mais do que corres, qual o problema? Mariquinhas pffff.

E, como sempre, inscrevi-me, participei, e não me arrependi nada (e o mundo continua nos eixos).

Contei a pouca gente que ia a Mafra. Contei aos meus pais porque, pronto, se lhes ligasse a polícia a alertar que a filha andava perdida nos montes da Tapada, convinha ao menos estarem de sobreaviso. Contei a mais uma ou duas pessoas, daquelas que sei que não me dizem "Estás maluca!", mas sim "És maluca, força nisso!" e também a um ou dois de vocês, porque não me controlei. De resto, estava por minha conta.

Corri, em algumas partes do percurso sem avistar ninguém nem para trás nem para a frente, e sentia-me tão em paz que apetecia-me dizer a toda a gente que ainda não o fez: "têm de experimentar isto!"

Tanto que acho que o Billy Idol não se vai importar que eu faça uma adaptação do seu sucesso dos anos 80, que me veio à cabeça algumas vezes (não levei mp3).

Dancing Running With Myself


If I had the chance
I'd ask the world to
run
And I'll be
running with myself

Oh
running with myself
Oh
running with myself

Well there's nothing to lose
And there's nothing to prove
I'll be
running with myself

Sweat
Sweat
Sweat


Portanto, foi a minha prova de trilhos preferida até ao momento. Digo sempre isto, mas é verdade. Por várias razões, que explanarei na devida crónica, mas sobretudo por serem 21km e pela envolvência da paisagem. Não desfazendo da paisagem das outras, mas é uma questão de gosto pessoal: esta tinha muitas árvores e sombra (que hoje não foi necessária) e um ambiente mais de bosque, o que eu aprecio.
Embora o facto de ter sido o trail em que fiz a melhor média ao quilómetro até ao momento, também tenha ajudado... :)



Tenham uma óptima semana e vão correr, de preferência por um sítio bonito!

34 comentários:

  1. Parabéns!

    (e é ajuizado cometermos loucuras das boas!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido mesmo bonito :D E para quando o Endure na Serra dos Candeeiros hm? :D

    Beijinhos e tem uma boa noite! :D

    ResponderEliminar
  3. queria ter ido... muito! mas desta vez, não podia mesmo!

    E também sabia que iria adorar! Já lá fiz umas caminhadas e ao caminhar, na latura, só pensava: que bom que seria correr por aqui, e agora...foi a oportunidade (perdida, no meu caso) - pode ser que para o ano haja e pode ser que eu vá.

    fico a aguardar teu relato habitual, com todos os pormenores que queiras partilhar connosco.

    ResponderEliminar
  4. Sou novata nas corridas e o meu objectivo (embora ainda só andar pelos 5Km) é um dia fazer Trail, pois tenho lido vários feedbacks, como por exemplos os seus, e tenho ficado sempre com uma vontade de experimentar que só eu sei :D
    Muitos parabéns pelo Trail!!!

    ResponderEliminar
  5. João: Enquanto continuarem a correr todas bem como esta, não faz mal! ;) Obrigada, beijinhos.

    Joana: É bonito, tens de ir lá dar um passeio com o P.! Hmm, vou pensar durante uns bons meses e depois cominico. :P Beijinhos

    Ana: Ias gostar muito, é muito verde, animais, água... pacífico e duro ao mesmo tempo! Penso que correu tudo bem, a adesão foi boa, para o ano devem repetir. Beijinhos!

    Marta: Podes sempre escolher uma versão mini. Um bocadinho a correr, outro a andar e fazes bem! Como gosto muito de correr na natureza, adoro este tipo de corridas. Há quem não fique fã, mas é uma questão de experimentares! Força e boas corridas, quando participares no 1º trail avisa. ;)

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que correu tudo pelo melhor. Ficamos a aguardar o grande relato.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Estás em grande. Parece que os trilhos já te estão entranhados.
    Força nessas "loucuras".

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  8. V: Foi muito giro! E é isso que é o mais importante, né? Conheci a Tapada, que nunca lá tinha estado, e da melhor forma. Havia lá daquelas subidas "jeitosas"... :) Espero que a tua prova também tenha sido boa! Beijinhos e boa semana

    Pedro: Obrigada! Espero que tenhas gostado da primeira experiência :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. "Corri, em algumas partes do percurso sem avistar ninguém nem para trás nem para a frente, e sentia-me tão em paz que apetecia-me dizer a toda a gente que ainda não o fez: "têm de experimentar isto!"

    Mas isso é a minha especialidade a não ser que acha atleta vassoura (privilegio que nunca tive) ou então como em Arouca que andei sempre acompanhado pela mota 4 que fechava o percurso (menos na descida final que não havia mota 4 que se aguentasse ali). Deu um grande sensação de segurança mas perdeu-se a sensação de paz interior que tu tiveste!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Nem sabia que existia uma prova pela Tapada de Mafra =(
    Deve ter sido super giro. Eu já lá estive, mas não foi a correr. Quem sabe para o ano...

    Fico a aguardar o relato :)

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Ah mulher de raça! Parabéns! :)

    Na ausência de javalis por essas bandas, tentarei marcar presença para o ano (não que eu os substitua na sua graciosidade, mas pelo menos tentarei...).

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Mas agora a "menina" não pára? Assim vai desgastar as sapatilhinhas novas (já eram) num instantinho :D
    Essa tua foto "verde" poderia perfeitamente ser lá pelos lados onde andei ontem - quando vires as minhas vais ver como são parecidas. Isso de correr "sozinho" no meio da natureza é muito bom.....só tu, a natureza e os teus pensamentos.
    Fico à espera da crónica e de mais fotos.
    Beijinhos

    Ahhh....e bela versão....até posso dizer que prefiro a tua :D

    ResponderEliminar
  13. Também queria ter ido!! Não pude ir por estar a trabalhar no dia da prova! Estou desejando ver a crónica para saber como foi.

    ResponderEliminar
  14. Jorge: Companhia é motivadora nas fases mais difíceis, mas gostei muito de correr aqueles 2 ou 3km "sozinha"... Estava tudo tão silencioso e bonito. Não me senti insegura porque sabia que iam pessoas pouco à frente e outras que passei pouco atrás. A moto-4 tiraria um bocadinho do momento "espiritual"! :) Beijinhos

    Isa: Não foi assim muito divulgada, pelo menos por comparação a outras, e não sei se terá sido o 1º ano a realizar-se. É um local muito bonito para correr, e podemos entrar por zonas geralmente interditas. Durinho, mas nada que não se faça! Beijinhos e boa semana!

    Bluesboy: Por acaso tenho um certo cachecol, que agora não vem ao caso, e que diz "Mulheres de raça"... lol ;) Não sei se haverá por ali javalis, mas até é provável que haja! Só vi cavalos no picadeiro e uns quantos animais já na tapada. Mais umas provas por Sintra e estás mais que apto para estes ganhos de elevação! :) Bjs

    Carlos: Infelizmente não tirei muitas fotos, mas a prova foi quase toda por sítios assim pacíficos. Muito bonito. Espero gastar as sapatilhas num instante, é bom sinal! :) Um dia gostava de fazer uma prova como a tua... :P Também fico à espera do relato e fotos. Beijinhos

    Sílvio: Para o ano tens de ir, vale a pena! Mas para o ano já podes fazer os 42km! ;) A ver se consigo escrever a crónica hoje.

    ResponderEliminar
  15. @Corre como uma menina

    Pouco a pouco vou aumentando a quilometragem para o organismo se habituar ao esforço e para não ter nenhuma lesão. Tento seguir os princípios do treino desportivo na minha preparação. Espero para o ano tentar distância maiores e eventualmente a senhora Maratona. Bons treinos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por mais um trilho. :)
    Pela foto que nos deste como aperitivo, deve ter sido uma prova fantástica. Fico a aguardar pelo relato completo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Tigas: Obrigada. É mais um local bonito quer conheci devido a este tipo de provas! Beijinhos

    Márcia: É mesmo, e as fotos que tirei nem lhe fazem justiça.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns por mais um "grande" trilho. Já fiz algumas caminhadas na Tapada e na altura vimos alguns veados e javalis, eles andam por lá! :)

    ResponderEliminar
  19. Rui: :)Obrigada. Por acaso vi um veado pequenino, mas numa cerca, não à solta. Um econtro imediato com um javali havia de ser bonito... :) Queria ter pernas para os 42km, porque deve valer a pena.

    ResponderEliminar
  20. Ola R,

    decididamente és uma Trail Runner.

    Conheço parte da tapada e é um local muito especial para treinar. Na altura os javalis e os veados andavam por ali que nem ovelhas e viamo-los com frequencia a cruzar estradas ou em espaços abertos(mas isso foram outros tempos).

    parabéns pela tua prova.
    tem uma semana fantástica
    Jorge

    ResponderEliminar
  21. ...grande foto , sim senhora...

    ...e parabéns por mais um "trail" :P no curriculum !


    ..."levar" o mp3 para "trails" para mim não faz sentido !!
    ...um dos prazeres de correr pela natureza (para mim, claro) , é ter os sentidos todos e todos os sentires em "comunhão" com a natureza e toda a sua vivência e envolvência
    , o que com os fones , acho que se perdia muito desse prazer ! ...mas isto sou eu que digo, e sei lá eu ! :D


    A tua versão da musica do Billy tambem é mais o meu estilo :D

    ...e tambem tenho a minha musica para esse "trail" (alem dessa) :

    Never Ending Story

    (podes gozar á vontade) :D


    bons "trails" Corre como uma menina

    ResponderEliminar
  22. Jorge: Obrigada. É, de facto, um local bonito e bom para uns belos treinos. Mas não cheguei a ver animais "à solta" (que devem andar ainda por lá, de certeza). Tivemos direito a um vale de entrada (na compra de outro) na Tapada, por isso pode ser que volte lá para um passeio com mais calma. Beijinhos e boa semana

    A: Porque é que achas que não levei o mp3? :P Um dia, quando fizer um trail maior, talvez leve naquela do "último recurso", mas é um tipo de corrida para fazer sem música, faz todo o sentido ouvir o som ambiente.
    Estás a gozar, a Never Ending Stoooooryyyy (oooohooohhooohhh) é linda! :) (E o filme também. :D) A não ser que consideres never ending story porque nunca mais vias a hora de acabar... Nesse caso é mau. eheh ;) No meu caso é never ending story porque espero que nunca acabe!! ;)
    Boas trails stories futuras para ti também. Bjs

    ResponderEliminar
  23. Marcelo20/5/13

    Parabéns por mais um trail, só soube deste trail depois de me ter inscrito na BES Run, mas aposto que o Raide à Tapada era bem melhor. De qualquer maneira também não cheguei a ir à do BES, porque a sogrinha fazia anos e eu tinha-me esquecido completamente, antes de me inscrever. Com esta já foi a 4ª DNS deste ano, tenho que começar a fazer as inscrições mais em cima da hora para não me acontecer tantos imprevistos, por isso só me inscrevi hoje no trail "Entre Serra e Mar" do próximo fim de semana :-)

    Beijos e boas corridas
    Marcelo

    ResponderEliminar
  24. Rute,
    Se quiseres ajuda para as chapadas, é só chamar que eu vou! :)
    Há coisas que se têm de fazer sozinhas. Ter companhia é bom, mas certas experiências devem de ser vividas a solo para podermos aprender um bocadinho mais...
    Continua a superar-te a ti própria!

    Não houve nenhuma escorregadela nem caidela?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Marcelo: A BES Run também parecia durinha... A diferença é que na Tapada as subidas eram em terra e (muito) calhau! :) E 21km sempre são melhor que 10km. Também achei este trail bastante "corrível", com poucos single tracks ou descidas muito acidentadas.
    Eu deixo quase sempre as inscrições para a última da hora, às vezes corre mal...
    Também devo ir ao "Entre Serra e Mar", espero que 13km não saibam a pouco ;).
    Bjs e boas corridas!

    Lulu: Ihih às vezes era preciso, que nisto das corridas sofro de inseguritite, com dias em que a crise está mais aguda que outros. :) Houve algumas escorregadelas (lama), mas nenhuma caidela (não pode ser sempre, senão perde a graça ;))
    Gostei muito de correr quase sempre sozinha, foi uma corrida mais introspectiva, só eu e a natureza... Trail Meditation em acção! :) E bem que estava a precisar...
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  26. Boas,
    1. Isso parece mesmo, mas mesmo...
    2. A bes de Sintra tb foi durinha e muito bonita.
    claro que um Trail deve ser outra coisa,assim com 21 em vez de 10.
    No seguimento do post anterior foi a 1 vez que fiz 10k e faltou adicionar sólidos...
    e sim, mp3 em trilhos...já em Monsanto é o que é.
    3. Parabéns por mais um Belo Trail, assim os trabucco.
    4. Se tudo c orrer bem este sabado tambem fico com uns...e depois acabam-se as desculpas.

    ResponderEliminar
  27. jnr: Olá! A crónica está mesmo quase a sair. :)
    Ouvi dizer que tiveram direito a umas queijadinhas no BES Sintra... Com aquelas subidas são mais que merecidas! Correu bem?
    Podias estrear os Trabuco no "Entre Serra e Mar" este domingo, são "só" 13km, é aproveitar. :)

    ResponderEliminar
  28. Marcelo21/5/13

    Ultimamente, com a minha falta de treinos ando cada vez mais a gostar destes micro-trails, por isso estes 12km (aliás o meu relógio marcou apenas 11.600m o ano passado) vão-me saber a "mais do que suficiente" :) principalmente quando chegar à subida do km 9.

    Bjos e boas corridas
    Marcelo

    ResponderEliminar
  29. Marcelo: Todos me falam dessa subida! Parece que é mesmo upa upa... :)

    ResponderEliminar
  30. A de Sintra foi durinha pq os primeiros km foram sempre a ...subir. E depois dos primeiros os outros...tb!
    A sério, acho que não há 100 m planos!
    Por volta do km4 já estava com fome, mesmo, e pensar o que estava ali a fazer...e a pagar:)
    e depois a subida, perdão, parede para o Palácio da Pena!
    Foi a única que tive de ir a passo.
    A descida foi alucinante:)
    Mas acabei com um sorriso à Moura Guedes, em termos de provas foi a mais bonita!
    E sim no final, além das bananas extra que cravei à menina tivemos direito a 2 mini queijadas mas maxi de boas!
    Pois este domingo faço anos e ...até era uma bela prenda :) mas acho que ainda....não é desta mas...
    Obrigado pela sugestão :)

    ResponderEliminar
  31. E...inscrições de última hora...estão encerradas.
    Mais uma para a agenda...do ano que vem :-(
    Está a ficar cheia:)

    ResponderEliminar
  32. Marcelo22/5/13

    Ehehehe, na realidade não é nada de especial, eu é que não contava com ela o ano passado. Este ano já sei o que me espera por isso vou-me poupar antes de chegar lá.

    ResponderEliminar
  33. jnr: Sorriso à Moura Guedes é uma coisa boa. :) Estou a ver que a BES Run foi o Fim da Europa mas sem os kms finais sempre a descer até à Roca. Não é fácil, também tive de andar.

    ResponderEliminar