16 de maio de 2013

Abril águas mil... Ah, mas já é Maio.

Hoje tive uma companhia inesperada no treino de final de tarde: a chuva! Repentina e gelada. Ia no primeiro quilómetro quando começaram os primeiros chuviscos e pensei "ah, isto deve ser daquelas nuvens fraquinhas e passageiras"... Huh huh. Caiu de tal forma que fiquei encharcada em poucos minutos, e ainda por cima não ia com a roupa mais adequada (algodão pareceu-me uma boa opção na altura...). Foi um erro de principiante, mas nunca pensei que chovesse. Acabei por ter de me abrigar um bocadinho debaixo da portada de um prédio, que pensei ser um local discreto e deserto e depois, quando vou a ver, era daqueles vidros espelhados que dava para uma espécie de sala de reuniões. Com pessoas, lá dentro. A verem a rapariga desgrenhada e a pingar e provavelmente a interrogarem-se quem era aquela maluquinha encharcada... Olá, sou eu! Não foi nada embaraçoso... (aiiii...).

Acabei por encurtar o treino e correr apenas 6,5km (embora a uma velocidade razoável, para mim), a juntar a mais 6km que tinha corrido na terça. Foi uma semana fraca, mas não faz mal, que o fim-de-semana vai ser puxadinho.

Algumas ideias alternativas aos géis de corrida, que ficaram do último post:

- Frutos secos
- Marmelada
- Barras de cereais
- Chá verde
- Mel

Em relação ao mel, e por já ser mais de uma pessoa a referi-lo, andei a investigar e encontrei isto:

"It's easy to use honey as a source of energy for long-distance events - in fact, you can treat it just the same as any other carbohydrate gel, as honey takes a similar time to get from mouth to muscle - around 15 minutes. To maintain the body's glycogen stores in endurance events, most runners require 30-60g of carbohydrate per hour. A tablespoon of honey contains 17g of carbohydrate - so two to three tablespoons every hour should keep your glycogen stores topped up."

Não tenho bases para saber se este artigo tem alguma fundamentação científica. Como tudo, suponho que é uma questão de experimentarem e, se o vosso organismo se der bem com isso, é uma opção.

No entanto, o meu "fuel" preferido continua a ser este:

Gomas. (Mas não necessariamente um kg delas, é para racionar)  

Antes, durante, após, ou até se não tiver treino. ;)


Tenham um óptimo fim-de-semana!

22 comentários:

  1. Um óptimo fim-de-semana com tudo a correr pelo melhor

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha que coincidência, ia eu ontem todo descontraído no meu treininho, quando mais ou menos ao primeiro km começa a chover (a sério), fiquei todo encharcado num minuto - o pior era que estava vento e frio... resultado.... um "treino no gelo". Por acaso até ia prevenido com um corta-vento, mas que com aquela chuva de pouco valeu. Mas levei o treino previsto até ao fim.
    Olha, tb gosto muito desse "fuel"...adoro gomas, especialmente as da Haribo. Existem uma gomas para desportistas, acho que são da Isostar (mas não tenho a certeza)....já usei, existe de Coca-Cola (hmmmm)....comem-se muito bem durante uma prova e sabem como gomas normais (hmmmm)....deixei de usar por isso.....sabem demasiadamente bem para que façam efeito....quando a esmola é grande o santo desconfia.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Comigo aconteceu exactamente o mesmo. Comecei o treino e não chovia. De repente começa a cair água como se não houvesse amanhã. Fiquei completamente encharcada, mas deu-me um gozo tremendo correr debaixo daquela chuva.
    Também senti os olhares de algumas pessoas que passavam de carro como quem dizia: "coitadinha, deve ser mesmo tontinha..."
    Mas acho isso engraçado, porque eu digo o mesmo deles: tontinhos, não sabem o que perdem!!

    Bons treinos, sempre! Com ou sem chuva!

    ResponderEliminar
  4. Eu para os treinos mais longos levo sempre alguns frutos secos ou marmelada. Mas para as provas mais longas (20 e Meias) opto pelos geis.

    Ontem não fui correr, mas vou hoje...se calhar também vou apanhar uma bela chuvada.

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  5. Ontem também apanhei uma mini-molha. Já não corro de algodão desde... 2008 para ai. O potencial de empapanço é terrível, principalmente quando chove.

    Também não foi uma semana profícua em treinos... desde a Meia de Setúbal, só treinei ontem 6km. Também com prova amanhã (10k do BES em Sintra) não convem abusar.

    Bom fim de semana e boas provas! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Obrigada João, beijinhos.

    Carlos: Por aqui não estava vento (ao menos isso), mas a chuva estava gelada! Eu tenho sempre de ter gomas em casa, e CLARO que fazem efeito... Pelo menos tornam aqueles metros em que se ingerem, menos dolorosos. :) Beijinhos

    Isa: O que os géis têm de melhor é serem práticos, por isso acabam por ser a melhor opção nas provas. Hoje também já choveu bem! Beijinhos

    Bluesboy: Algodão realmente não é a melhor opção, mas era a t-shirt da Corrida do Oriente do ano passado, que tem uma cor tão linda... ;) Temos de dar uso às t-shirts de corrida. :) Já ouvi dizer que vai ser uma prova puxadita em termos de altimetria (basta ser em Sintra!). Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ah, se é da Corrida do Oriente, pode ser. Essa quem a usa é a minha mulher. Aquilo num homem não sei porquê, não favorece, lol!

    Eu para treinar só uso t-shirts de provas, mas sempre técnicas. As de nylon dou.

    A do Bes vai ser assim um cheirinho de Fim da Europa. Eu depois faço report :)

    ResponderEliminar
  8. Run Baby Run: É isso mesmo, eles não sabem! ;) Beijinhos

    Bluesboy: Ahah, és capaz de ter razão (embora ainda veja uns quantos senhores a treinar com elas de vez em quando). Confesso que não gosto muito é daquele tecido da maioria das t-shirts "técnicas" de provas, mas que não são bem técnicas... Embora use nos treinos.
    Fico à espera do report.:)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado por mais um post bem divertido. Curioso, a minha tshirt da Corrida do Oriente também a dei à minha mulher :)

    ResponderEliminar
  10. Rui: Obrigada! Quanto à t-shirt em causa, para além do grafismo "colorido", penso que o corte também não ajuda. Já não tinham tamanho S, fiquei com um M, e mesmo assim é uma t-shirt mais curta do que o normal. Mas gosto da cor e uso... Mulheres... :)

    ResponderEliminar
  11. A chuva e pior de tudo O FRIO!!! O S. Pedro anda maluquinho de todo... Beijo

    ResponderEliminar
  12. R.,
    Gostava de ser mosca e estar a ver a cena! Também sou rapariga para fazer coisas dessas e rir-me muito a seguir, quando penso nelas!
    Fuel - acho que o ideal depende mesmo das pessoas. Não há receitas universais e o que o meu corpo pode não reagir bem àquilo a que o teu reage. Só experimentando é que vamos saber, mas é sempre bom termos opiniões e ideias diferenciadas.
    Nevertheless...gomas???isso é para a minha Nina :)

    Beijinhos e bom fds que parece ser "corrido"!

    ResponderEliminar
  13. Sweet: Como já vi pelo fb fora, o tempo está bipolar! ;) Beijinhos

    Lulu: Acontece-me tanto coisas destas! Não é nada de mais, mas depois acho sempre graça (a posteriori..). Nem imaginas, cheguei à "montra" e pus-me a ver o meu estado, e a alisar a t-shirt, como se fosse um espelho, quando depois olho com mais atenção e vejo "coisas" a mexerem-se do lado de lá, que obviamente não era espelhado e deviam estar a gozar com a figurinha!! :)
    Eu não percebo como há pessoas que não gostam de gomas... Não percebo!! Mas assim é melhor, nunca vamos lutar pela última! ;) Beijinhos, o fds vai ser corrido e passeado! :) Bom fds para ti!

    ResponderEliminar
  14. Olá R
    por partes:
    o S. Pedro está chalado é oficial.

    - Nunca tinha ouvido falar em Gomas, a sério? funcionam? mel e marmelada, amendoas secas, etc, agora Gomas..eheh

    bons treinos/provas para este fds de preferência com pouca chuva .

    ps: esta semana estou um calão de 1ª vou treinar apenas hoje,amanha e domingo
    e vivó descanso ;)

    bj
    J

    ResponderEliminar
  15. Manhã, 6 da manhã, calções, check, isto e aquilo, check, corta vento...tá bem, enfim deve estar fresco...porta do prédio - chove!!! Voltar e buscar impermeável??? Macho que é macho não volta atrás, convence que tomou a melhor opção, devem ser só pingos...pois 7 km endopadinho...mas deu para desentorpecer.
    Amanhã é dia de Sintra.
    Falhei o Fim da Europa, este não!!!
    Já tenho as coordenadas no GPS.
    Semana fraquinha de corrida mas fiz 2 vezes rpm...é crostrainning:)
    E sim, com a minha capacidade sudorípara, para desporto apenas material técnico...

    ResponderEliminar
  16. Já me esquecia, quanto às figurinhas...é rara a vez que quando vou correr às 6 da manhã que não encontro uma vizinha, olha sempre para mim como se fosse alucinado...a ultima vez que nos entramos...chovia a potes e ela a olhar para mim a sair a correr para a chuva.
    Pois...agora que penso nisso...hmmm
    E gomas são para as crianças ( que há dentro de nós :) )

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde. Li o post anterior, li este, e pergunto o porquê de haver alternativa aos gel do mercado. É por causa do sabor? Podem haver alternativas, mas não estaremos a falar certamente da mesma coisa.
    Transcrevo esta frase: «To maintain the body's glycogen stores in endurance events, most runners require 30-60g of carbohydrate per hour».
    Ou seja, a maioria, precisa cerca de 30-60g (em função do peso e do esforço) de hidratos de carbono por hora.
    Chá Verde? Mas o chá tem hidratos de carbono? Marmelada e barras de cereais? Ok. Mas quanta energia é que fornecem e quanto tempo é que o organismo precisa para a assimilar? Vamos imaginar uma meia-maratona em 2h. Quando é que teriamos de ingerir uma dessas opções (e quanto) para que fizesse efeito a tempo? Um gel tem cerca de 27g de HC, o que nessas contas daria cerca de 2 por hora. Um cubo de marmelada tem 15g de HC, ou seja, teriamos de comer pelo menos 4 e o seu efeito seria demorado no tempo.
    Além disso, numa corrida ou memso num treino longo, o corpo não precisa apenas de HC. Falta o sal p.e.: «O sódio é provavelmente o mineral mais importante neste quadro dada a sua função delicada não só na manutenção dos níveis de pressão sanguínea, como na entrada da glucose nas células para que se produza energia e no próprio equilíbrio hidro-electrolítico. Quando as concentrações de sódio sanguíneas baixam dos 135 mEq/litro surgem sintomas que num caso mais grave podem acarretar risco de vida.»
    Esta falta de sal pode ser compensada pelas bebidas isotónicas ou, através do Gel, exemplo do Powerbar que tem 210mg.
    É claro que há quem corra sem nada disto e que cada caso é um caso. O que serve para uns pode ser péssima opção para outros. Por isso é importante ir testando os abastecimentos durante os treinos longos até se encontrar uma receita que percebemos ser a que melhor se adapta ao nosso caso, usando-a depois durante uma corrida.
    Só a título de curiosidade, na última prova onde estive ingeri isto durante o ciclismo:
    - 1 Isostar, ActiFood – mal comecei a pedalar;
    - 1/2 barra Powerbar, Energize – antes do 1º abastecimento, aos 25Km
    - 1 PowerBar, PowerGel Original, com 210mg Sodium – aos 35Km, antes das subidas mais tramadas;
    - 1 barra Isostar, Cereal Max Energy – antes do 2º abastecimento, aos 50Km;
    - 1/2 barra Powerbar, Energize – antes do 3º abastecimento, aos 75Km;
    - 1 Isostar, ActiFood – aos 85Km;
    E isto durante a corrida
    - 1 PowerBar, PowerGel Original, com 210mg Sodium – mal comecei a correr;
    - 1 banana aos 5Km;
    - 1 PowerBar, PowerGel Original, com 210mg Sodium – aos 10Km;
    Além muitos e muitos líquidos entre isotónico e água.
    Se eu podia ter feito o mesmo com cubos de marmelada? :)
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  18. Jorge: Não sei se "funciona", mas eu gosto! ;) Ah bom, se vais só treinar hoje, amanhã e domingo, vê lá se não perdes a forma... :) Beijinhos

    jnr: Claro, macho que é macho não volta atrás! E perante uma trovoada afirma sempre que são só uns pinguinhos!! :) Eu não sou macho, mas até gosto de correr à chuva (já ao sol sou uma mariquinhas sempre a queixar-se do calor). :) Boa prova, espero que tenhas treinado essas subidas!

    Bluewater: Obrigada pelo comentário. Realmente quem percebe do assunto é outra coisa! :)
    As alternativas é mais por uma questão de curiosidade (e financeira). Como só recentemente comecei a sentir "necessidade" de explorar mais o tema e como a minha referência a nível de desporto nunca tomou, sempre me questionei o que se usaria antes. Ou seja, antes de haver tanta opção e marketing em torno deste assunto.
    Claro que dependerá da pessoa e do nível de competição (no seu caso, poderia fazer o duatlo só com gomas, mas não sei se seria uma boa opção! :) ), mas no caso do atleta "comum" e que começa a entrar em provas, às vezes é fácil cair no exagero e é tão fácil pecar por excesso como por defeito. Para mim, ler a constituição de um gel não me diz nada, exactamente porque ainda não tenho bases para saber o que o meu organismo necessita. Por exemplo, faço uma 1/2 em + de 2horas, será a minha necessidade nutricional igual à de alguém que a faz em 1h15? Só conta a distância? A performance? São várias condicionantes? Terá de ser através de tentativa/erro. E é fácil ir comprar alguma coisa porque se viu a publicidade, ou algum outro atleta disse que era bom e que foi graças a isso que bateu o PBT (estou a exagerar, é óvio, mas espero que me esteja a fazer entender).
    Mas é expondo as dúvidas que se aprende e agradeço as informações! (Já tinha gostado da sua sugestão para batido de recuperação antes). Quando começar a correr mais do que "apenas" os 21km, terei de aprofundar o tema e partilhar o que resulta comigo. :)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  19. Ainda sobre isto, um artigo que acabei de ler no "De Sedentário a Maratonista", que fala de hidratação e onde destaco a parte da água:
    «Durante um esforço, a água pura não dá energia e favorece a perda de minerais, particularmente o sódio. A transpiração aumenta e a sede incita-nos a beber quantidades de água cada vez maiores. Este consumo excessivo de água irá sobrecarregar os órgãos digestivos, sem compensar a desidratação e torna inoperacional todo o aporte energético. O consumo de água pura deve ser exceção e é aceitável somente para ajudar a ingerir um gel ou barra energética, ou lavar a boca depois de algumas horas a ingerir este tipo de suplementos.»
    6 regras de ouro para uma hidratação eficaz

    ResponderEliminar
  20. Também já tinha lido sobre os riscos da hiponatremia. Mas depois leio: "O consumo de água pura deve ser exceção e é aceitável somente para ajudar a ingerir um gel ou barra energética, ou lavar a boca depois de algumas horas a ingerir este tipo de suplementos"... e acho que também nem 8 nem 80. Lá está, cada caso é um caso, cada campeonato o seu campeonato, e o melhor é estarmos atentos à reacção do nosso corpo e agir de acordo. "Conhece-te a ti mesmo", até no desporto! :)

    ResponderEliminar
  21. Olá Rute "maluca".
    Esta semana só treinei uma vez e não foi à chuva. Tivemos inventário lá no trabalho e saí tarde.
    Isso das gomas funciona?

    Beijinhos e boa corrida.

    ResponderEliminar
  22. V: Olha, bem que podias ter aproveitado para ir treinar na 4ª... ahah :P Das gomas não sei, mas ao que parece, pelo que diz o Carlos, até há uma versão "desportiva". Já comi em treinos, mas não sei se em aventuras maiores chega. Mal não faz (e sabe bem)! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar