28 de junho de 2013

Quilómetros (e decisões) a quente


A pergunta:

- Porque é que agora nos últimos treinos resolveste começar a correr assim "tantos" quilómetros, à maluca?

A resposta (óbvia):

- Vou fazer um trail maiorzinho, pois está claro!

Mas agora não pensem que andei aqui a adiar o anúncio como se quisesse causar alguma espécie de suspense. O que se passa é o seguinte: uma pessoa inscreve-se para as coisas num ímpeto de loucura, num dia mais feliz, ou sob o efeito de endorfinas de um treino maravilhoso. Depois, depois o tempo passa, o coração acalma e ouve-se o cérebro "o que é que foste fazer?". Ou seja, comecei a racionalizar.  Ou seja, o bom senso foi questionado, as dúvidas levantaram-se, a confiança diminuiu. Vulgo: Cagufa (chamemos as coisas pelos nomes).
Daí a hesitação, porque, apesar de algumas pessoas já saberem, a partir do momento em que o escrevesse aqui, tornava-se real.

Vamos lá rever os objectivos desportivos, modestos até, que tinha definido no início do ano:

 "- Participar em, pelo menos, duas Meias Maratonas (e gostaria que uma delas fosse no Norte).

- Participar em mais provas de Trail, aumentando gradualmente (ou não) a distância, até chegar ao meu objectivo mais desafiante: O Grande Trail Serra d'Arga, em Setembro (versão 21km)."

Ora, parece-me que está tudo bem encaminhado. Uma Meia Maratona já está, a segunda, se não acontecer nada em contrário, farei certamente, embora esteja por decidir a questão do "Norte". E quanto aos trails... está a ser um bom ano! Basta ver que nas minhas páginas das Corridas, junto ao cabeçalho, as provas de trail já suplantaram em número e quilómetros as de estrada.

Para o Grande Trail Serra d'Arga ainda falta algum tempo, embora confesse que, neste caso, não é tanto a distância que me preocupa, mas mais o acumulado positivo completamente absurdo (para as minhas pernitas): cerca de 2000m! Bom, mas não é isso que me impede de considerar esta prova com grande estima e carinho porque, estando a três meses do evento, quando sonho com a sua concretização é sempre o meu alterego desportivo, em excelente forma física, que visualizo, e não a realidade.

Então marquei um objectivo para mais breve: o Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos (25km), a 03 de Agosto. 
Até aqui tudo bem, já tinha corrido 21km em trail, aqui seriam apenas mais 4km, com algum tempo até lá para treinar convenientemente e, sendo à noite, não teria de me preocupar tanto com o calor, apenas em arranjar um bom frontal.

Depois foi quando as coisas começaram a descambar. Pensei (ou melhor, não pensei): 25km... já agora, porque não 30? E foi assim que, a 4 semanas do acontecimento, achei boa ideia inscrever-me para o Trail do Almonda.

A ideia ficou a fermentar na minha mente desde que o colega Vitor referiu, durante o Trilho das Lampas, que estava a pensar participar nesta prova. Posteriormente, outra pessoa conhecida também me disse que ia participar. Não que consiga acompanhar algum dos dois, mas o facto de ter caras conhecidas na linha de partida ajudou-me a tomar a decisão.
Verdade seja dita, estive até à última para fazer o pagamento que confirmava a inscrição (até sexta-feira passada, para ser mais concreta) e mesmo assim só o fiz oferecendo-me uma escapatória: "Se tu vires que o calor é muito, encurtas para o Mini Trail". Porque, apesar de nunca ter corrido 30km, o que me preocupa (mais) são os 30º!

E se beber água a menos? E se beber água a mais? Como faço em termos de "combustível?" Aquelas subidas todas com o calor que está, mas tu estás louca? - Tem sido esta a minha agitação mental nos últimos dias.

E é isto. Nada de mais mas, ao mesmo tempo, tudo de muito.

Nos próximos dias desenvolvo mais as minhas preocupações e "estratégias" em relação a esta prova. Para além da dança da chuva, que já ando a aprender (curso online) para ver se consigo baixar a temperatura nesse fim-de-semana. Veraneantes, peço a vossa compreensão, é só para domingo, dia 07, depois a meteorologia seguirá dentro da sua (a)normalidade.

Alguém por aí que vá participar em alguma das provas referidas? Toda a ajuda/sugestões são bem-vindas (contactos com S. Pedro incluídos).

Bom fim-de-semana!

17 comentários:

  1. Boas escolhas! Fui ao Almonda o ano passado e garanto que é uma prova muito boa! Bom,...um bocadito dura, mas se for seguida a regra "se não vires o fim da subida, vai a caminhar", então "No Problem"! Também vou a Óbidos (UT), mas vou levar umas pilhas suplentes para o frontal, porque aquilo vai dar para muitas horas!!
    Bons Kms de treinos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo28/6/13

    Boa noite. Ja tinha visto a inscrição da menina no Trail de Óbidos. Também lá vou estar com mais 2 colegas do meu clube :) Esta menina, corajosa, já faz estas provas na boa e o Almonda aparece como uma consequência natural. Vai ser um grande desafio, nomeadamente pelo calor e distancia. Ca estarei ávido de ler o relato, que tenho a certeza, será de alta qualidade como sempre.
    Ps: E a serra D Arga então também é um sonho para mim, mas ainda não para este ano. Com aquele desnível, o blog vai ter que mudar para: Corre como uma ultra trailer ;)
    Parabéns pelos artigos e por tão bons desempenhos na corrida, em especial no Trail.
    Estas corridas fora de estrada dão realmente outro gozo.
    Cumps,
    Nuno Duarte

    ResponderEliminar
  3. P: É engraçado, porque ao falar com as pessoas a minha preocupação nunca são os 30km, mas sim o ganho de elevação (que já é considerável) e a possibilidade de estar muito calor. Só isso me pode levar a encurtar, mas espero que não. Quanto às subidas nem é preciso dizer, só power walk com elas. :)
    Obrigada, "vemo-nos" por Óbidos então, o UT já é outra coisa... :)

    Nuno: Boa noite. Não admira que as inscrições para Óbidos tenham esgotado tão rapidamente, são mesmo concorridas!
    Pois o Almonda não vai ser fácil mesmo, já estive a ler relatos de anos anteriores... (não devia!) :)
    O GTSA vale a pena nem que seja só pelo belo jersey! ;) A brincar, ainda antes de ter corrido o meu primeiro trail já pensava neste objectivo.
    Obrigada Nuno, boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Acertei!!!
    Quando soube que andavas com um projecto, ao ler os treinos com o Vítor em Monsanto somei 2 mais 2 e desconfiei do Almonda :)

    Força Rute! Vais conseguir e ter mais uma medalha no teu merecido ego. Eu sei que sim!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Serra D'Arga: presente! :)

    ResponderEliminar
  6. João: Sim, quem estivesse mais atento era fácil desconfiar! :) Confesso que vou um bocadinho preocupada, correr com este calor não é fácil e não sei como é aquilo em termos de sombras. Já li relatos durinhos... Mas vou correr o que consiga e andar o que tiver de ser. Muito obrigada pela confiança :), beijinhos!

    RBR: Boa, assim podemos motivar-nos e maldizer os treinos de rampas mutuamente. :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute.
    Concordo contigo, o calor poderá ser o maior problema. Hoje corri apenas 5 km e foi complicado. Partindo do principio que dia 7 vai estar este calor, "só" temos de reduzir a passada, andar nas subidas, comer de vez em quando e sobretudo beber bastante. Fácil, não é? Não vai ser preciso encurtares para o Mini Trail.
    Tenho a CERTEZA que vais conseguir.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. ...vou começar logo com a minha simpatia habitual (não quero a minha reputação arruinada) :D , ...

    ""ENCURTAS PARA O Mini Trail"" ?!?!?!?!?!?!??!!???

    ...mas temos cá meninas ou quê ?!?!? olha , olha...não queres que comece aqui a dissertar e a dar uma de "motivador" , pois não ??? é que o meu jeito para tal é igual ao para correr !! :P


    Toca mas é a correr (e andar, claro) , porque isso dos 30º , agua a mais , marmelada , "combustível", vaselina , subidas e descidas e "caimbras" e mais não sei o quê... , faz tudo parte deste desporto brutal e lindo !! :D

    (claro que isto é tudo muito mais lindo e facil de escrever aqui ao fresquinho, depois lá logo se vê)... ;)

    Isto tudo para dizer , que vais fazer uns 30K magnificos , difíceis claro , mas desafiantes e excitantes ,e vais desfrutar e ter uma experiencia linda !

    tenho dito , agora a bola está do teu lado :P



    PS:
    não sei se já viste o jersey e o "prémio" de Finisher do GTSA ???

    (vamos parecer uns "prós" da coisa) ehehhehe...



    tudo de bom CcuM , muita força e bons treinos...


    Ajb




    ResponderEliminar
  9. Ahaaaaa.....eu sabia que era Trail, só não sabia qual. Vai correr bem, tenho a certeza, com a tua garra só pode.
    Meias aqui a norte sáo todas em Setembro, Outubro...Porto, Ovar ou Guimarães (será a primeira edição).
    Tb pensei ir a Óbidos, mas à Ultra, mas a data não dava. GTSA tb é um objectivo, mas este ano não dá....calha no meio da minha preparação para a Maratona do Porto, e este ano vou com objectivos ambiciosos.
    Beijinhos e força nessas canetas

    ResponderEliminar
  10. V: Hoje corri 12km e a dificuldade maior foi mesmo o calor. Já sabes que vou ter de "correr" sozinha, para não ter "pressão"! lol :) Eu apanho-vos nos abastecimentos. :P Boa prova amanhã! Beijinhos

    A: Claro que temos cá meninas, é esse o nome... :p
    Tens mais jeito para correr do que para motivar, não sejas modesto. lol ;)
    Do jersey GTSA: acho até que é demasiado "pró" para mim, até parece que tem um six-pack e tudo! :) O prémio de finisher é o colete da Berg, não é?
    Obrigada A, I'll stand up and fight. :) Beijinhos

    Carlos: Só podia, né? :) Tinha pensado ir à Meia do Porto, mas agora com o GTSA as datas são muito próximas e também não há dinheiro para tudo... E já Arga vamos lá ver!
    Objectivos ambiciosos para a Maratona? Vai ser um belo verão de treinos... :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O mundo é pequenino:)

    Era para ir ao Almonda, versão curta, calma que o meu trail não tem o gabarito do teu e gostava mesmo de ir à Serra de Arga, mas como disse num post anteror, e sem saber/lembrar que esse era um objectivo teu, acho que não estou a tempo de ter pernas para esse.
    Em Torres Novas talvez, menos inclinado :) e curto, agora no "Norte"...hmmm
    mas enfim, estive quase a inscrever-me e ainda estou, acho, a tempo.
    De resto, eu tenho alguma experiência, datada, de provas de fundo em tartan ou cinza, ou pó de tijolo, ATÉ 400m...por isso...tudo o que indicarem sobre traols podem partilhar :)

    ResponderEliminar
  12. jnr: Olha que o meu trail tem cá um "gabarito"!... Havias de ver a minha elegância e velocidade a subir "paredes"... :)
    Atenção que encurtar para os 12 km (13?) no Almonda ainda não está completamente fora de questão, que o calor mata-me...
    E claro que vais muito a tempo para o GTSA, já apanhas é o preço um pouco mais caro agora, que a primeira vaga de inscrições terminou esta semana. Fazes como eu e visualizas um alterego :), até lá ainda tens 3 meses.
    Força, que quem corre 400m em pista corre 21km em Serra! ;)

    ResponderEliminar
  13. Contacto do São Pedro:
    ceu.saopedro@gamail.com

    ResponderEliminar
  14. :) Será que também já está no facebook? ;)

    ResponderEliminar
  15. Se alguém te der o contacto do S. Pedro, mete-lhe uma cunha por mim: não aguento tanto calor carago!!! Beijo

    ResponderEliminar
  16. Rute,

    O fim de semana foi bom? Foste correr à noite? É que com este calor fica dificil andar na rua durante o dia.

    Atenção- Não me estou a queixar. Ando nas nuvens com este tempo! Por mim, poderia estar o ano inteiro assim que nem me ouviam piar.

    Óbidos - vou marcar na minha agenda! Não para ir correr, mas para ir ver. Afinal de contas fica a menos de 30 minutos daqui... Duvido que te encontre e vais estra ocupada com a logistica, mas posso sempre apoiar :)

    Nada relacionado:
    *Fotografias que tiro no supermercado - aquela foi mesmo à descarada :)
    *Bikini - mandei tudo fora no verão passado (estavam quase transparentes). Agora só tenho 1!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Sweet: Mete carago nisso! :) Beijos

    Lulu: O ano todo assim?? Nem me digas uma coisa dessas! :) Tenho corrido ao final da tarde, mas nem assim é agradável. Estou seriamente preocupada para domingo... :|
    Sim, vem ter comigo a Óbidos!! Não me vês terminar, que aquilo vai ser coisa para entrar meia-noite a a dentro (penso que a prova começa às 21h30), mas posso ir mais cedo e lanchamos por lá! Pensa nisso.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar