30 de julho de 2013

A menos de uma semana da prova que inaugura as férias

Não sei o que se passa comigo ultimamente, mas as corridas matinais de fim-de-semana, de que gosto tanto, têm sido adiadas, ou por imprevistos ou por pura preguiça, e acabo por ir correr só ao final do dia. Por um lado tem sido bom, já que o Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos será, como o nome indica, à noite, e assim o relógio biológico das corridas fica já mais ou menos regularizado.

Apesar de ir fazer uma prova de 25km em trilhos, nas últimas semanas foram poucas as oportunidades que tive para treinar nos mesmos. Tentei compensar com alguns percursos em estrada que incluem várias subidas, mas não é a mesma coisa.

Falando sobre o treino de domingo. Ao final da tarde, lá saí eu para um percurso diferente. Geralmente, e sobretudo se for sozinha, não gosto muito de correr em passeios à beira da estrada, mas desta vez ia passar pela casa do meu pai para correr na companhia dele. Apesar de ele também correr é raro treinarmos juntos, devido a horários diferentes, por isso foi uma companhia bem-vinda.
Estudei um trajecto que passava pela cada dos meus pais mais ou menos a meio e ele juntou-se a mim, acompanhando-me nos cerca de 9km restantes.
O meu planeamento não foi muito bem feito, já que as zonas mais difíceis e de subidas mais acentuadas foram feitas ainda eu estava sozinha... Podia dizer que foi para poupar o meu pai, que já não treinava há umas semanas, mas não. Ele, mesmo quando passa algumas semanas sem treinar, consegue acompanhar-me na boa... Estou sempre a brincar (e um bocadinho a sério, vá) a dizer-lhe como isso é desmoralizante para mim. Por outro lado, embora isso já não lhe diga muitas vezes para não ficar convencido :), também fico contente por vê-lo manter a resistência, apesar da passagem dos anos.

Os dados do treino:



Ahah, por uns segundos enganei-vos, não foi?! É claro que estes não são os dados da minha corrida. Sei que não é nada de mais para alguns, mas eu acho que teria de nascer de novo para fazer 18km a esta velocidade. O treino de domingo foi de apenas 15km e a um ritmo muito inferior. Estes são os dados do passeio de bicicleta que dei ontem, atentem bem: SOZINHA! (Isto para mim é um grande feito).

E agora vocês dizem: "ah, mas sendo assim não é lá um grande tempo..." E têm razão, é verdade, não é lá grande tempo (obrigada por salientarem ;) ), mas, não esquecer que este tempo inclui paragens - paragens nos sinais de trânsito, paragens para beber água, paragens para tirar fotos*, paragens para fazer festinhas a um cachorrinho fofinho que uma senhora de idade passeava. Além disso, na bicicleta só tenho uma velocidade, a de passeio. Acho que desde que voltei a andar com alguma regularidade, só fiz um ou dois quilómetros abaixo dos 3 minutos e ia morrendo de adrenalina (mais ou menos aquela sensação que temos nas montanhas-russas mesmo "boas"/más).


* Aqui está uma foto à própria sombra e, menos importante, à paisagem ao fundo.



Mas, como estava a dizer, fui fazer um passeio a solo. Já não tinha coragem de sair para andar de bicicleta sem companhia desde a última vez, em que furei um pneu e um senhor muito simpático e prestável parou para me ajudar. Mas ontem apeteceu-me andar de bicicleta e como, surpreendentemente, não há muita gente com disposição para andar de bicicleta a uma segunda-feira ao final da tarde, fui sozinha.
Claro que evitei zonas de trânsito e mantive-me na 'área confortável', mas foi outro pequeno avanço. Novamente: avista-se um futuro com mais quilómetros em duas rodas (sempre com primazia à corrida, não se preocupem que o blogue não vai mudar de nome para Pedala Como Uma Menina ;) ).


Agora em relação ao TNLO. Sinto que não treinei o suficiente, sobretudo porque não tive disponibilidade para treinos mais técnicos, mas agora também já não há nada a fazer. Hoje fiz apenas um treino curto de 5km e sou capaz de fazer outro até ao final da semana e é tudo.
Tenho noção que não vou lá para competir (nunca vou), apenas para me divertir, mas espero estar preparada para poder desfrutar da diversão, se é que me entendem... Bom, mas como diria Murakami: a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.

Estou entusiasmada, porque vai ser uma experiência interessante, pelo menos. Nunca corri de madrugada, coisa que irá acontecer de certeza, já que a prova começa às 21h. Para diminuir o factor-assustador que pode ser correr sozinha pelo meio do mato, à noite,  caso alguém vá e não esteja preocupado com tempos e não se importe de correr em agradável companhia (a minha, caso haja dúvidas), eu agradeço!  Como diz um famoso ditado, "dois frontais (ou mais) iluminam melhor que um".

E já só faltam 4 noites...

19 comentários:

  1. Contas as noites para o Trail e eu para o meus anos!!! Pois é dia 3 fico mais velhinha um aninho... e este ano está-me a "custar" deliberadamente, mas anyway.... Tou a ver que esses passeios de bicicleta estão a evoluir... não estivese eu mais afastada que terias sempre companhia para andar de bicicleta. :) Beijinhos e boa porva no sábado!! :D

    ResponderEliminar
  2. Piolha: Também tenho um primo que faz anos sábado. A ver se me lembro de te dar os parabéns depois. ;) Ainda és uma jovem!
    Quando pedalar melhor vou de bicicleta até aos teus lados. lol :)
    Obrigada, beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Apanhaste-me mesmo! Fiquei a olhar para o quadro, a arregalar os olhos, enquanto fazia contas mentalmente. Mas 1.26 para 18 kms dá abaixo de 5 (4.50)!!! :)))

    Corra tudo pelo melhor no sábado.
    Diverte-te!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Olha que me deixaste-me com a mioleira às voltas com esse treino de 18km...lol...
    Boa sorte para sábado, não te preocupes que vai correr bem...diverte-te!!
    Beijinhos

    P.S. Olha lá, nem referiste a tua unha....está tudo bem com ela? É que as referências pela blogosfera corredora são tantas que ela já é tipo um ícone para a malta. Vai dando noticias :)

    ResponderEliminar
  5. João: Ahah era bom! :) Não sei se algum dia chego a tanto, mas talvez mais perto... ;) Obrigada, beijinhos!

    Carlos: Pfff, tão fáceis de enganar... :P No sábado vai ser uma noite boa! :)
    Beijinhos, obrigada.

    PS: Ainda cá está! :)

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte para a prova,e parabéns pelo blog, sou leitora assídua.
    eu comecei a correr em maio, mas não treino mto, e por incrível que pareça(pelo menos para mim) em setembro vou fazer a meia de são joão das lampas, e não tenho treinado nada, apenas corrido na passadeira, mas prefiro arriscar do que me arrepender por não ter coragem...mais uma vez, boa prova para sábado, depois aguardamos o relato

    ResponderEliminar
  7. Marcelo31/7/13

    Olá "menina",
    bons treinos até Sábado, mas não te preocupes muito com o TNLO, já tens feito provas bem mais difíceis, se bem que 25km são sempre 25km. O que eu gosto no TNLO, além de ter sido a minha prova debutante nos trilhos, é a sua configuração ligeira que se adapta de forma perfeita a esta altura do ano em que não apetece suar muito (pelo menos para mim ehehe).
    Como é óbvio estou apenas a falar na TNLO porque a UTNLO ao que parece já é mais puxadota e não é só por causa da distância, mas pelos km's que se fazem na areia/arribas.
    Só uma pequena correcção, a TNLO começa às 21h45, o UTNLO é que começa às 21h ;)
    Este ano vou para a minha 3ª participação e provavelmente a que estou menos preparado, tenho feito praticamente 1 treino por semana no último mês (shame on me).
    Pode ser que te acompanhe durante uns km's, pelo menos até eu ficar atirado para uma valeta a fustigar-me por não ter treinado mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ana: Obrigada pelo comentário. Se começaste a treinar em Maio tens alguma base, mas agora não te desleixes nos treinos,a 1/2 das Lampas está quase! Tenta acrescentar alguns treinos em estrada também, porque já ouvi dizer que é uma prova com algumas subidas. Vai com calma, o objectivo é apenas terminar e, se possível, com vontade de fazer outra. ;) Bons treinos!

    Marcelo: A sério, 21h45? No regulamento não vi lá essa distinção, mas assim é mesmo certo que a prova entra madrugada dentro! :)
    Os homens dizem sempre que não treinam mas depois não perdem pedalada, não sei como é... ;)
    Uma coisa boa: não há sol! :P Uma coisa má: há que ir com MUITA atenção ao percurso, quando a multidão começar a dispersar. Pelo que vi a altimetria não é assustadora como a do Almonda e outros, mas sempre são 25km...
    Até lá!

    ResponderEliminar
  9. Para quem corre 30 km em Almonda com 40ºC, correr 25 na Lagoa de Óbidos à noite vai ser canja :)

    Também fui enganada com esse treino de 18km. Até exclamei "o quê?!?". Enganaste-me bem.

    Beijinhos e tudo a correr bem na corrida.

    ResponderEliminar
  10. Marcelo31/7/13

    Está aqui a informação http://tnlobidos.wordpress.com/2013/06/28/alargamento-do-limite-de-inscritos/
    Como houve um alargamento no número de participantes, tiveram que separar as provas por causa do espaço da zona de partida que não é muito grande.
    Este homem é dos que perdem pedalada, acredita. Se é que alguma vez tive alguma.
    A prova não tem sol e pelos vistos também não vai ter chuva (como há 2 anos), mas tem pó. Se calhar não tem mais do que outras provas, mas como vamos com os frontais, parece que há mais pó. Também notei isso na Eco Marathon quando ficou de noite.

    ResponderEliminar
  11. Isa: Podia ter tomado qualquer auxiliar de velocidade... :P Mas qual era a piada disso? ;)
    Canja não vai ser, mas acho que vamos ter direito a sopa no final! :)
    Beijinhos

    Marcelo: Não tinha reparado nisso ainda, obrigada!
    Também não tinha pensado nisso do pó e, já agora, lembrei-me também dos insectos! :)
    Vais fazer aquilo com um pé as costas! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu topei logo, 18 km em 1h26 ? Não pode ser, fui fazer a média e dava 4:45/km. Pensei que me tinha enganado no blogue :)
    Eu até te acompanhava, mas devido à maratona, só tenho feito treinos rápidos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Rute,
    Já estive a "mirar" o percurso de Óbidos e parece-me interessante. Acho que vão ver o mar e tudo (ou não...por isso, é melhor levares uma lanterna potente!)
    Seguramente que vai estar menos quente que o Almonda. Estima-se uns 20ºc de diferença ;)

    Podíamos ir dar uma volta juntas de bike. Acho que nos íamos entender na velocidade!

    Beijinhos e até sábado!

    ResponderEliminar
  14. V: Não acharam estranho estar em velocidade/hora e não ritmo/km?? Sinceramente, estão a desiludir-me!! :)
    Em princípio já tenho a companhia de outra menina que também se vai estrear em trails nocturnos e não tem pressa. De qualquer forma, Marcelo, tu, pessoas mais rápidas e mesmo que apenas queiram fazer uma parte do percurso em conjunto, todos os frontais são bem-vindos. ;) Beijinhos

    Lulu: Sim, também estive a ver o mapa e acho que o percurso passa junto ao mar. Pena se calhar não conseguir ver nada!
    Se não te convenço a correr, ao menos a hipótese do passeio de bicicleta fica em aberto... ;)
    Beijinhos e até sábado!

    ResponderEliminar
  15. Marcelo1/8/13

    Até à Amoreira podes contar com os meus lumens, depois disso logo se vê em que condições estou.
    Apesar de o mar estar próximo não se vê nada, mas podes contar com a Lagoa de Óbidos durante 3 km's.
    Bons treinos e até sábado.

    ResponderEliminar
  16. Vais ver que vai correr muito bem :)

    ResponderEliminar
  17. Rute boa sorte para o TNLO de amanhã, que te corra tudo bem e sem percalços. Também gostava de lá estar mas as inscrições esgotaram rapidamente e já não fui a tempo, fica para o ano...

    Bjs
    Rui Estrelinha

    ResponderEliminar
  18. Fiona: Claro que sim! :P Beijinhos

    Rui: Obrigada. Como me avisaram logo que era uma prova que esgotava rapidamente, inscrevi-me nos primeiros dias (é raro, geralmente deixo sempre para a última). Agora vê lá se deixas passar o prazo de outro trail igualmente interessante mais a norte... ;) Bjs

    ResponderEliminar
  19. Toca a acrescentar quilómetros às duas rodas ;-)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar