2 de julho de 2013

De volta à Quinta e faltam 5 dias

Nos últimos dias tenho aproveitado para treinar a minha resistência nos treinos sudoríparos e abafados. Durante a semana não posso correr mais cedo (mesmo assim têm estado cerca de 30º ao final da tarde), então aproveitei no fim-de-semana para dormir até mais tarde e sair para correr já depois da hora habitual, para enfrentar o sol. Enfrentar o sol mas numa zona com bastantes sombras, atenção, nada de masoquismos desnecessários, deixemos isso para o dia da prova.:)

Então, para variar um bocadinho, voltei à Quinta da Conchas.

Muita gente a correr, grupos de amigos a jogar à bola e o palco do Cine Conchas montado. Quem morar ali perto é de aproveitar estas sessões de cinema ao ar livre gratuitas, até dia 13 de Julho (confiram a programação: aqui).

Não fugi das rampas, mas também não insisti muito nelas porque estava cansada e com calor. Uma previsão super animadora para aquilo que me espera no próximo domingo, portanto. Neste tipo de treinos tento não olhar muito para o relógio, porque é desmotivante ver a velocidade média ainda mais alta do que o habitual, mas no fundo sabemos que é por uma boa causa. Como no célebre, e questionável, chavão: o que não nos mata torna-nos mais fortes.

Adiante, foi um treino que acabou por formar um lindo desenho de graciosas curvas pelo parque, tudo em nome da variedade de terreno.



Aquele cantinho superior é a Quinta dos Lilases, adjacente à Quinta das Conchas, e nunca tinha lá entrado. Pensava que a passagem no muro que separa estes dois parques desse directamente para a rua (zona residencial) e só este fim-de-semana é que me deu para explorar aquele bocado. Assim sempre acrescenta uns bons metros ao perímetro do jardim e, se nos mantivermos sempre junto ao seu limite exterior, temos cerca de 3km de percurso (sim, eu entretive-me nestas contas), isto sem contar com os diversos atalhos que podemos tomar lá pelo meio. Uma área nada má para treinos curtos/médios.

Acabei por fazer cerca de 12km, com um test-gel, à marca de géis que estou a pensar levar para os 30km, lá pelo meio.
Apesar dos abastecimentos frequentes que a prova terá, prefiro pecar por excesso do que por defeito e levar vários géis e algumas barrinhas comigo. Neste tipo de corridas nunca se sabe quanto tempo se pode levar a fazer 5km e não quero ser apanhada desprevenida. Depois, tendo em conta que faço sempre parte do prestigiado clube Cauda de Pelotão, nunca se sabe o estado de devastação em que estará a mesa de abastecimentos quando lá chegar. Além disso, terei de pensar nesta corrida por etapas, do género: "é só até ao próximo abastecimento", e depois faço reset, porque pensar em 30km logo assim de seguida é esmagador.

E o calor, já vos falei do que isso me preocupa? Ok, tirando no último post e no início deste, já o tinha tornado a referir? Fica aqui o reforço, só para que não haja dúvidas:

Previsões

Não sei porque é que eu me torturo com este tipo de informação, mas eu sou assim. Prefiro fazer logo o pior cenário possível e depois, com sorte, não ser assim tão mau, do que desvalorizar e depois ter uma surpresa má.


E ontem corri 8km, mas podia perfeitamente ter feito mais, foi outro daqueles dias em que parece que nunca nos cansamos. Ou seja, já esgotei a corrida boa da semana (só temos direito a um treino-uau por semana, não é?) e isso deixa-me apreensiva, devia ter guardado a magia para o Almonda.

Já só faltam 5 dias (tiquetaque... tiquetaque...) e ainda estou medianamente calma. Aguarda-se um próximo post com os níveis de ansiedade a roçar o máximo.

Boa semana!

17 comentários:

  1. Realmente, ficou bonito o desenho do treino. Exploraste bem toda a zona :)
    Também já estive a ver o tempo em Torres Novas para aquele dia. A minha informação coincide com a tua, estamos lixados!!!
    Não estamos nada , estava a brincar:) Temos é de ter os cuidados de que já falámos. Volto a referir que não vai ser preciso encurtar o percurso. O objetivo é acabar e em +- boas condições.

    Beijinhos e KEEP CALM.

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  2. Muito giro o "GPS Art"! :) Foste claramente procurar o site de previsões mais especulativo da internet ;P no "meu" diz "Ensolarado" que é muito mais simpático! Boa prova!

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  3. Olá Rute

    Três conselhos que te poderão, eventualmente, ajudar (a mim ajudaram mas não somos todos iguais):

    - Pensa sempre no que já fizeste e nunca no que falta. Estilo, quando chegares aos 18, não penses que faltam 12 mas sim que já fizeste 18 e vais muito bem. Mesmo que seja mentira, tenta convencer-te disso.

    - Divide os 30 mentalmente. Na maratona dividi por etapas de 5 Kms, que coincidiam com os reabastecimentos

    - O treino que tinhas que fazer está feito. Agora, rola apenas descontraidamente e pouco tempo, reservando energias para o grande dia.

    Apesar da distância, estou contigo nesse dia!

    Beijinhos de força :)

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  4. Rute,
    Sou um bocadinho daaahhhh. Tinha visto dia 7 de Julho e pensei "estamos em Julho por isso a corrida foi no fds". Pronto! é o calor que me anda a fazer mal à cabeça :) mas hoje já estou melhorzinha.

    Pode ser que tenha muitas sombras e que arranquem as ventoinhas da Serra dos Candeeiros e as metam a refrescar Torres Novas (onde o tempo é bem sequinho :( )
    Investe mesmo em gel para não desidratares. Suponho que vão reforçar o abastecimento, mas nunca fiando. Mulher prevenida... é uma mulher prevenida.

    Nada relacionado : o ferro foi marca do LIDL ou de outra mais xpto (que também já vi por lá)?

    O desenho ficou bem artístico...tipo labirinto.

    Beijnhos e boa semana de treinos.

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  5. V: Acho que "estamos fritos" é mais adequado... ;) Claro que uma pessoa vai para lá "apenas" para terminar, mas já sabemos como às vezes são as coisas... E esses cartazes do KEEP CALM nunca resultam comigo! :P Beijinhos

    Rui: Realmente a tua previsão é muito mais simpática! Acho que vou terminar a minha relação com o accuweather. :) Também tens uma prova no f-d-s? Obrigada!

    João: O problema é combater o diabinho que diz: "ainda só fizeste 10km e já estás de rastos" ;) Mas agradeço as dicas, também estou a pensar separar a distância por etapas, neste caso, abastecimentos, para "enganar" o diabinho. :)
    Agradeço a energia positiva. :) Beijinhos

    Lulu: Pois, ainda não foi este domingo! Hoje o tempo já esteve melhor (mais fresco), era bom que se mantivesse assim.
    Do ferro: boa pergunta. Deitei fora a caixa e não diz a marca no ferro, mas acho que não era nenhuma marca conhecida. É preto e tem placas de cerâmica vermelhas. Mesmo na temperatura mais "morna" alisa bem.
    Beijinhos!

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  6. Rute, tenho lido os teus treinos. Deves ter a forte convicção de que fizeste o teu melhor. Indo na onda dos conselhos, e é verdade que cada um é diferente, eu penso sempre no quanto treinei e portanto estou bem preparada! Pensa assim: "estou aqui porque treinei para isto e vou fazâ-lo com uma perna às costas"!

    Força! :)

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  7. Fazes muito bem em ir preparada para o "pior"...eu quando fui ao Trail de Sta.Luzia levei uma mochila com 4kgs??? Até uma muda de roupa??? Não precisei, mas se viesse a precisar estava preparado.
    Tu vais conseguir, com maior ou menor dificuldade..não tenho dúvidas...e isso de ser da cauda do pelotão não interessa nada. O que interessa é ultrapassar os obstáculos e chegar ao fim (o mehor possivel). Força nessas canetas!!!
    Beijinhos

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  8. Foste treinar para o meu "playground"... Adoro a Quinta das Conchas e é lá que costumo treinar ao fim de semana. E é lá que vou fazer os meus treinos longos de Domingo para me preparar para a maratona...

    Boa sorte para a prova! :)

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  9. RBR: Sim, tenho de confiar no meu treino, embora haja sempre o "desconhecido" de uma nova distância. Acho que vou precisar mesmo das duas pernas no chão! ;) Obrigada. Beijinhos

    Carlos: Eu não me importo nada de ser cauda de pelotão, embora, quando a mente está contra nós, ficarmos para trás possa deitar-nos mais a baixo. O físico já está, agora tenho de começar a treinar os slogans motivadores. ;) Beijinhos, obrigada!

    Ricardo: Não é um mau playground, não senhor! Mas para treinos de muitos quilómetros tens de improvisar bastante. Ao menos tens variedade de terreno onde correr! Bons treinos, força!
    E obrigada. :)

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  10. A Quinta das Conchas é um local fantástico de treino, afinal tem um pouco de tudo, desde o asfalto até ás rampas.
    Usei muitas vezes como ponto de passagem e de retorno nos treinos da maratona a meio da semana.
    Continuação de bons treinos.

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  11. Não te esqueças do protector solar, dizem que vai estar calor :)
    Confia no treino, nos ensinamentos e em última analise, no teu feeling.
    Vai ser duro, provavelmente, mas para fácil vais treinar para as Conchas;)
    Agora mais a sério, boa corrida.

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  12. correrporprazer: Sim, é um local agradável e ligeiramente mais perto do que Monsanto. Para treinos assim mais "curtos" é uma boa alternativa. E com muitas sombrinhas para o calor. :) Bons treinos

    jnr: Não quero ser sensacionalista, mas vai estar "tórrido", é o que diz o accuweather. :)
    Tenho de pensar que são pequenas várias etapas duras, e não 30km...
    Obrigada!

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  13. Antes no grupo Cauda-do-Pelotão do que no grupo Esparramados-no-Sofá! Não me canso de elogiar o teu percusrso nos últimos tempos... Beijo e força para domingo!

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  14. Belo treino! O teu trajecto transformou as Conchas num pulmão verde todo vascularizado, hehe! Quando houver ciclovia Alvalade - Lumiar concluída, passo a fazer alguns dos meus treinos de semana nas Conchas, porque aquilo realmente tem de tudo.

    Boa sorte para Almonda. É como o João diz, os quilómetros feitos empurram-nos mais para a meta do ue os que faltam fazer. Desfrutando do percurso, chegas ao fim sem dares por ela :)

    Bjs

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  15. Sweet: Também é uma boa maneira de ver as coisas! Embora também goste do grupo "esparramado-no-sofá", sobretudo depois. ;) Beijinhos e obrigada

    Bluesboy: Ah!:) Também quero depois ver Monsanto "vascularizado" por ti. ;)
    Não sei se chegarei ao fim sem dar por ela, mas vou focar-me em pensamentos positivos!:) Obrigada, beijinhos

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  16. Realmente só olhando para o mapa diria que bebeste qualquer coisa antes de ir treinar ;)

    Boa sorte para Almonda.

    Beijinhos

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  17. João: Eu não começo o dia sem beber meia garrafa de... água fresquinha! :) Obrigada! Beijinhos
    PS: Não vais ao Trail Nocturno de Óbidos?

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