4 de julho de 2013

É sorrir e acenar

Não, afinal não é o post, com os níveis de ansiedade a roçar o máximo, que eu previa. Estranhamente, acho que estou em paz com a percepção de que vai ser uma prova dura (quem sou eu??!).

- Os mais de 1000d+ vão ser duros.
- Os mais de 30º vão ser duros.
- Os 30km vão ser duros (e desconhecidos, para mim).

É correr o que conseguir, andar o que tiver de ser e aguentar-me. Se me sentir sem combustível, é continuar a "sorrir e acenar", como diriam os pinguins do Madagáscar.


Esta semana apenas fiz dois pequenos treinos de cerca de 8km e uma caminhada. Tenho um passeio de bicicleta amanhã, mas também com meninas maçaricas inexperientes, como eu, por isso nada de muito exigente.

De vez em quando, vamos descansadinhas (como quem diz) da vida a fazer a nossa corrida de final de tarde e damos de frente com mensagens generalistas, em locais aleatórios, mas que nos tocam de tal forma que ó-meu-Deus esta frase foi aqui posta de propósito para mim.

Obviamente.

Eu vou confessar-vos uma coisa (não usem isto contra mim de futuro): eu tenho, e apropriando-me do eufemismo de Rui Veloso, um "lado lunar" que, quando desperto, pode adquirir proporções gigantescas. Pode ser desencadeado por situações específicas do dia-a-dia mas, e limitando-nos ao tema, é especialmente feroz em situações de desconforto causadas pela corrida. O cansaço leva ao sofrimento, o sofrimento à dúvida, a dúvida leva ao desânimo e o desânimo à irritação - um ciclo que, como podem adivinhar, não faz de mim a melhor das "atletas".

A fase da irritação pode ser seguida, e são corridas óptimas quando isso acontece, pela fase da aceitação e superação. "Ok, vê lá se atinas, porque estás nisto de iniciativa própria e livre vontade e, no fundo, até gostas" - "Não gosto nada, assim não, isto custa muito" - "Eu sei que custa, mas tu consegues, deixa de ser piegas" - "Não sei se consigo, para ti falar é fácil, porque tu tens asas" (diz o diabinho para o anjinho) - E tu tens cornos, por isso vamos a enfrentar as coisas sem medo. E agora cala-te" (responde o meu anjinho que não prima por valores angelicais, como as palavras doces). E o lado lunar cala-se, ou, pelo menos, não atrapalha.
Mas isto é raro.

Gostava de ser como aquelas pessoas sempre zen, em sintonia com a estrada e o ambiente em redor, e se calhar por isso me tenha virado agora mais para os trilhos, porque a natureza me acalma um bocadinho. Abstrai-me.
E é este o meu desafio maior, para além do físico. É ganhar-me mentalmente. Porque às vezes a minha cabeça desiste primeiro que as pernas e isso torna as corridas difíceis. Já sei que não vale a pena ceder aos pensamentos negativos, porque depois isso passa, damos por nós a lembrarmo-nos das coisas com um sorriso parvo, e o que fica sempre é uma vontade enorme de voltar e fazer tudo outra vez, e melhor. Mas claro que na hora é mais fácil dito do que feito.

Por isso, no Almonda, vou tentar que o lado solar abafe o som do lado lunar. E nada de piadinhas e trocadilhos quanto à força implacável do sol no dia da prova, porque eu já vou preparada com artilharia pesada (e não me coíbo de despejar um copo de água por cima de mim em todos os abastecimentos).

A artilharia "pesada":

Mochila de hidratação + boné + protector solar + vaselina

(Alguma coisa que me esteja a esquecer?)

Os lenços de papel, não tendo necessariamente a ver com o calor/sol, estão ali em homenagem ao Carlos (aka Papa Kilómetros) porque está sempre a relembrar toda a gente para levarem papel higiénico neste tipo de provas, o que eu acho atencioso. Claro que, em vez de um rolo de papel higiénico, levo antes um pacotinho de lenços de papel com uma borboleta, porque sou uma senhora! :)


Faltam 3 dias, conto convosco e a vossa energia fresquinha, enviada na minha direcção.


22 comentários:

  1. Siga! Qual calor qual quê? Se te concentrares na prova, não há calor que te derrube! Concentra-te e ouve o teu coração bater e depois despeja água pela cabeça abaixo. Refresca-te e hidrata-te bem!

    Sabes que mais? Leva também um lip gloss para quando estiveres a cortar a meta! Ficamos mais bonitas nas fotos com os lábios brilhantes!

    Força nisso!

    ResponderEliminar
  2. Boa !! :) Tb vou a Almonda pela 1º vez... E Tb é a 1ª prova de 30 Km ... já fiz esta distãncia em Sintra... Esta organização é fantástica e em relacão a abastecimentos mto bons... é parar em todos eles reabastecer e seguir..se reabasteceres demais usas os lencinhos da borboleta hehe..
    Bons trilhos !
    Até lá :)

    ResponderEliminar
  3. Em vez de ansiedade, passaste para o filosófico. Melhor!

    E não duvides que com L.S.D. (nada de confusões... estou apenas a falar de Long Slow Distance...) a vitória só pode ser do cérebro.

    E agora vou parar pois tenho uma coisa mais importante a fazer... enviar-te energia positiva (e fresquinha). Aqui vai...

    uuuuuuuu
    uuuuuuuu
    uuuuuuuu

    Sentiste?

    Então no domingo vais sentir uma mão invisível, não a empurrar-te, que não precisas, mas a tapar a boca ao diabinho

    Beijinhos e FORÇA!

    ResponderEliminar
  4. Alô, alô....
    Daqui é da vila moleza que fala. Estou a arrastar-me para escrever o comentário e espero que isso não passe para ti :) Não sei se é sono, se é o calor!
    Ah, mas isto era para te dar força!! Pois...

    Palpita-me que a Joana vai fazer referencia à frase do Homer que acaba em "...so mature".

    Eu confesso que sou fraca de cabeça (e de pernas). Deixo-me derrotar muito facilmente, mas ainda não perdia a esperança de melhorar isso em mim. Se estou com vontade de ir fazer xixi, com sede, com fome, com sono, fico muito chata de aturar (analisando isto é 90% do meu dia), mas além disso, se estou cansada deixo-me mesmo vencer facilmente.
    Esse teu masoquismo saudável, de te quereres superar e dar mais de ti, é uma das coisas que mais admiro na menina (a seguir ao teu dom da escrita).

    Sabes que, de vez em quando, acho que escrevem as mensagens nas paredes e em outros locais estranhos propositadamente para mim !? Como se alguém me estivesse a ler a mente.

    No domingo estou a planear praia (again!), mas vou meter uma cunha para a temperatura baixar na zona de Torres Novas.

    Beijinhos e boa superação :)

    ResponderEliminar
  5. Essa do smile and wave lembra-me a realeza movida a xanax a acenar com o mínimo de esforço nos braços... haha!

    Ainda vais ser coroada rainha D'Almonda :D

    Bjs e boa prova !

    ResponderEliminar
  6. RBR: Ihih lipgloss! :) O lipgloss é capaz de ser um bocadinho peganhento, mas talvez um baton do cieiro, com brilho, para disfarçar a camada de sal que se vai formar nos lábios (e cara toda, basicamente). ;) Tudo em nome de uma boa foto final, em que não se note que estou a morrer!:)
    Beijinhos e obrigada!

    Filipa: Olá! Ao menos já sabes que consegues fazer a distância, é uma boa ajuda mental (e se os venceste em Sintra também os vences no Almonda!) Espero que seja um bom dia e que tenhamos uma boa prova! Sem necessidade de lencinhos... :)

    João: Até abanaram aqui as cortinas da janela da sala, tens jeito! eheh ;) Obrigada.
    Não sei se "filosofar" é melhor, já sabes que quando se pensa muito...
    Por momentos confundiste-me com isso do LSD (a legenda impôe-se!) :)
    Beijinhos e bons treinos

    Lulu: É claro que as mensagens são para nós! Então se estão ALI, à nossa (e de todos os que passem) frente... :)
    Pois é, o raio do "lado lunar" é lixado de controlar! Mas há que vencê-lo Lulu, tu também consegues! Mal por mal, prefiro fazer a prova sozinha, para ninguém ter de me aturar, caso a luta esteja difícil.;)
    Beijinhos e boa praia (24º já é bom para praia, sim?...)

    Bluesboy: Tendo em conta as opções, preferia sentir-me um pinguim fresquinho.;) E Xanax tem ar de ser ligeiramente laxante, é melhor não. :P
    Beijinhos e boa aventura nocturna (tu não deixes o boné scout em casa!!!)

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, bela referencia aos pinguins, dei por mima imaginar a cena ahah :)
    Depois, ora bem a parte psicológica é criar um pensamento apenas aliado á tua força de vontade que é enorme... e com isso aqueles pensamentos serão logo derrotados. Tenho a certeza absoluta que farás uma linda prova pois a vontade de vencer é sempre maior que tudo o resto. :D

    Só tenho a desejar boa prova, e força!!! :D
    Bejinhos

    ResponderEliminar
  8. Piolha: Ainda bem que mais alguém sabe apreciar a ironia subtil do sorrir e acenar dos pinguins. ;) Espero que seja tudo de bom (figas!) :) Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Isto é assim, vai correr tudo bem porque vais passar a prova toda a rir ás gargalhadas devido a estes pensamentos:
    "as outras pessoas estão a dormir e eu desde as 9h que estou a correr"
    "o pessoal está na praia e eu aqui a subir 1200m"
    "eles á sombra a beberem uma cervejinha e eu tenho mais 10km pela frente"
    Acredita, nem vais dar pelo sofrimento de tanto rir.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. V: :) Se eu me rir com essas coisas é sinal que é melhor tirarem-me do sol... :p Eheh
    Mas vou ficar contente quando "só" faltarem 10km!;)
    Espero que também tenhas uma boa prova! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Conheço bem essa conversa entre o anjo e o diabinho, mas no meu caso é mais: tu consegues, tu não consegues, eu tenho que conseguir, não vale a pena...
    E até mesmo nas coisas mais simples quando vem um pensamento mau temos que lhe dar uma tareia e dizer eu consigo! Eu também vais conseguir :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Olá R

    por onde a nossa menina já anda?

    Almonda

    envio-te um iceberg em forma de abraço para que consigas cumprir mais este objectivo

    bj e quero relato
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Dia após dia tens vindo a enfrentar novos desafios na corrida e tens ultrapassado todos com grande mestria. Estes 30km aliados ao forte sol que (muito provavelmente) vai estar, é só mais um desses obstáculos e arrisco desde já dizer que o título do post na 2ª feira vai ser "Os trilhos de Almonda foram duros, mas eu venci-os."
    Beijinhos, boa prova e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Lady V: Olá! Andavas desaparecida! Espero que sim... Obrigada! Beijinhos

    Jorge: Seja bem aparecido! Pois, é verdade, para o que me deu... lol :) Fresquinha como um iceberg, vai ser o meu mantra. :P Beijinhos

    Tigas: Sabes que no fundo há sempre aquele receio de me ver obrigada a desistir (há sintomas com os quais não se pode brincar), mas espero que não chegue a isso! Obrigada, beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá Rute...lol...estava eu a ler o texto com máxima atenção, chego à foto e vejo o pacotinho de lenços de papel e penso "linda menina, não se esqueceu..." :)....depois logo de seguida a referência ao meu "chaganço" neste assunto...muito obrigado pela referência :).... um dia vão todos dizer "aquele chato afinal tinha razão" :)
    Quanto a Almonda, vai ser duro sem dúvida mas tu já provaste noutras situações que és um osso duro de roer...vai correr bem. Hidratação e ir comendo. Aqui a malta mais a norte tem outro truque que funciona muito bem quando as forças começam a falhar...especialmente os machos....insultar as subidas, as descidas e as zonas planas, a temperatura, o piso, a organização, a decisão que nos fez chegar ali, etc ...nada como uns bons fo&/&&&.... car&%$#$.... para nos dar aquela força extra que às vezes necessitamos :)
    Beijinhos e muita força para domingo - cá fico à espera de boas noticias

    ResponderEliminar
  16. Carlos: Prestas um serviço público!lol Nestas coisas nunca facilitar... :)
    Olha, então eu por dentro devo ser um macho do norte, porque também recorro a esse truque muitas vezes! Mas baixinho, há que manter certa postura... ;)
    Só espero não ter de desistir (glup), de resto fico contente. DEPOIS. :)
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  17. xiça , á uma coisa que não entendo neste teu post ! :)

    num só paragrafo referes: "cansaço" , "sofrimento", "duvida" , "desanimo", "irritação"...

    ...depois durante todo o post é: "prova dura", "corridas difíceis", "pensamentos negativos", "papel higiénico" , etc...

    ...mas , mas , nem uma "palavra" de "alegria" , "felicidade" , "conquista" , "superação" , "emoção" , excitação", ...tipo ,coisas boas ??? não ??

    ...só tudo pelo "negativo" ?!?!? xiça que cena... :D


    claro que vai ser duro , super dificil , calor , distancia , subidas e descidas...

    mas não é isto que "nós" escolhemos ?!?!?

    deixa lá o diabinho e a anjinha a passar o fim de semana na costa-alentejana ou no fresco do geres , e toca a refrescar esses pensamentos e a dar ás canetas ! :P


    Boa prova CcuM , sempre com bom senso e a saude em primeiro lugar .

    força nas pernas e ice na cabeça :P


    PS: sorry se foi um bocado "bruto" , mas isto não vai lá com palavras-doces ! :P (motivei ou não??)
    e tu sabes o que penso sobre o assunto :)

    Ajb

    ResponderEliminar
  18. Olá Rute!
    Queria apenas desejar-te uma corrida espectacular no domingo. Corra como correr, vais fazer 30 km em trilhos e isso é de grande valentia.
    Nesse dia a essa hora também vou fazer um treino longo com o João. Acredita que vamos enviar-te energia positiva =)
    Força mulher!!! Tu consegues!
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  19. Ahhhh , esqueci-me...


    ...e woman up , não ?? :P



    ...depois sou eu ! :D


    Dá-lhe com alma e força no corpo !

    ...e como se vê nessas coisas da motivação:
    "Toca mas é a transformar essa negatividade em power" !!
    (é mais ou menos assim , eheheh)

    ResponderEliminar
  20. A: Ah, eu sabia que essa do (wo)man up ia ter retorno! :P Já uma pessoa não pode abrir o seu coração e revelar o "lado lunar"... :)
    Claro, como disse, estamos nisto de livre vontade, mas isso não significa que não se tenha dúvidas e inseguranças. Se achásse tudo fácil qual era a piada?? ;) E continuo a achar uma doidice esta corrida com este calor, mas vou lá estar, domingo às 09h!! Hoping and making for the best ;) Bjs

    Isa: Também se vão aventurar num treino longo à hora de calor?? Valentes! Vamos trocando ondas de energia. :)
    Beijinhos grandes e obrigada!

    ResponderEliminar
  21. Um pacote de lenços já me foi tãaooooo útil e já me fez tão feliz, mas nunca pensei em levar para um trail, mas tem lógica :)
    boa prova e boa sorte, amanhã vai ser um belo dia, e... adoro o cheiro de muuuuiiiito protector solar pela manhã :)

    ResponderEliminar
  22. jnr: :) De onde é que achas que vem a famosa expressão "literal" na mata? Dos trails, pois claro! ;)
    Nem me digas nada, as coisas em que uma pessoa se mete... Também gosto do cheiro de muuuuiiito protector solar, é o que vale!
    Obrigada!

    ResponderEliminar