19 de julho de 2013

Quando é preciso um pelotão

Esta semana, o mais difícil foi lidar com o "trauma de guerra" durante os treinos. Sempre que sentia o sol ligeiramente mais quente, sempre que sentia um bocadinho mais de calor na pele, vinham-me à memória imagens de tempos mais dolorosos. Estou traumatizada e ligeiramente mariquinhas, parece que o cérebro já quase se esqueceu do sofrimento, mas o corpo ainda detecta os sinais alarmantes.
Por isso, adiei as corridas para o mais tarde possível ao fim do dia e hoje, em vez de correr, vou andar outra vez de bicicleta. É verdade, está a tornar-se uma coisa semanal, acho que ando inspirada pela Volta à França.

Ontem corri 9km ao final da tarde. Fiquei sem bateria no mp3 a meio, e estava naqueles dias em que precisava mesmo da música para continuar a correr. O que vale é que, por volta do km5, quando já estava a considerar correr só 6km, passou por mim um grupo de senhores que ia com um ritmo apenas ligeiramente mais rápido que eu, e resolvi colar-me à traseira do pelotão, que, desta forma, me cortava o vento e eu aproveitava o embalo (vêem, estou mesmo a aprender com a Volta à França!;) ).

Ali fui durante os 4km seguintes, discretamente entretida a ouvir a conversa alheia (vá lá, não finjam que nunca fizeram o mesmo...) Não ia em esforço, mas aquele também não era um ritmo em que conseguisse manter uma conversa, por isso estava impressionada com a capacidade de debate e contra-argumentação, em movimento, sobre os temas mais banais. Em boa hora terminei o meu treino ao km9, porque foi quando começaram a falar do Benfica.

Um dos homens era amigo do meu pai, por isso agradeci a "distração" que me permitiu concluir a corrida. Além disso, terminei com a segunda parte do treino mais rápida que a primeira. Vitória!

Depois fiz este exercício de fortalecimento de core, que não leva mais de 10 minutos (dentro do meu limite de paciência para este tipo de exercícios) mas cuja eficácia se faz notar no dia seguinte:

- 15 flexões + 1' prancha + 1' prancha lateral (cada lado)
- 10 flexões + 45'' prancha + 45'' prancha lateral (cada lado)
- 8 flexões + 30'' prancha + 30'' prancha lateral (cada lado)

Para mim é suficiente, mas quem tiver mais resistência pode acrescentar repetições e/ou segundos.

Serviu também para me aperceber que, por qualquer razão, tenho mais força na parte esquerda do corpo do que na direita (os segundos em posição de prancha lateral direita foram muito tremelicantes).


E amanhã ou domingo há outro "longuinho", fora da estrada, os meus longuinhos preferidos ultimamente (não sei se já tinha dito isto... Ihih!:) ).

Razão nº11 (que deveria ser a primeira): "Puts a big smile on your face."


Bom fim-de-semana!

15 comentários:

  1. É sempre muito bom sinal quando se faz a segunda metade mais rápida que a primeira!

    Beijinhos e bom longuinho no fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor, muito bem...a treinar ao sabor do vento...mas não te deixar "amalandrar" demais :) Tb ando a fugir ao sol, eu é mais à noite...ainda ontem saí de casa às 21.30h...é quando se pode e não quando se quer.
    Bom longão no domingo...Óbidos já está aí ao virar da esquina..
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Eu também costumo ser um corredor solitário mas que há vantagens em seguir no pelotão ( lá está a referência ao Tour;)) há:)
    E uma delas é mesmo essa, o da motivação, mesmo inconsciente e que nos faz ir mantendo o ritmo, se possivel, do grupo.
    Lembro-me dos 10k do BES Lisboa em que houve um grupo em amena cavaqueira o tempo todo, o objectivo era levar 2 delas abaixo dos 60 mim, com sucesso.

    Eu vou para o Ribatejo, ver as estradas e trilhos de lá.

    E começar a treinar para a minha 1 meia a sério :)

    Bom fim de semana e se apetecer, bons treinos

    ResponderEliminar
  4. Olá, antes de mais os meus parabéns, terminar o Trais de Almonda, não é para todos....És uma das minhas heroínas :) :)
    Só te quero avisar para teres muito cuidado com essas voltas de bicicleta...Podem-se tornar altamente viciantes, lol
    Um dia destes temos de combinar um treino em conjunto, seja de corrida ou de bike...
    No domingo passado conheci a Isa, o João Lima e o Vitor, agora faltas tu!!! Beijocas e bons treinos

    ResponderEliminar
  5. João: Ando a tentar fazer quase todos os treinos assim, nem sempre resulta!;) Beijinhos

    Carlos: Amalandrar uma semana de tempos a tempos dá saúde, foi o médico que disse! ;)
    Por isso quero fazer um longuinho este f-d-s, porque falta pouco mais de 2 semanas para os 25km! Mas vai ser uma prova para levar com sabor a verão (verão das noites amenas, não das manhãs abrasadoras ;p)
    Beijinhos e bom treino das Fontes!

    jnr: Eu costumo ser corredora solitária mas ultimamente, nos treinos maiorzinhos, sinto falta da motivação de uma companhia.
    Há pessoas que fazem provas inteiras na conversa, acho ofensivo ir ali em esforço e outros a falar como se estivessem descontraidamente a beber uma cerveja na esplanada! lol :)
    Bons treinos no Ribatejo (deve estar fresquinho!:P), eu vou já sair para o meu. :)

    Carla: Obrigada! Era terminar ou continuar parada ao calor, não havia opção.;)
    Para treinos em conjunto é mesmo melhor a correr... :) Ainda estou longe do vício, e da confiança, a pedalar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É sempre bom ter companhia para correr, eu não consigo correr sozinha ;)

    Boa sorte para o longuinho de amanhã ;)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  7. Depois do Almonda, todos os meus treinos durante a semana foram depois das 20 h. Deve haver uma relação qualquer :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Rute,
    Estás com trauma ao sol!
    Bem podia ter vindo treinar para a Benedita, já que estamos outra vez em pleno Outono! nem te lembravas do Almonda.

    Eu às vezes sinto falta de companhia para dividir caminhadas comigo, mas aproveito para meter a conversa em dia comigo mesma!...ou falar ao telemóvel :)

    Bom treino longuinho e bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  9. Joana: É bom ver que já estás a aderir ao meu léxico de treinos! lol ;) Beijinhos

    V: Pois, também suspeito que haja aí uma relação causa-efeito qualquer... ;) Embora, por acaso, não tenha estado assim muito calor nos últimos dias. Beijinhos!

    Lulu: Aqui também não tem estado grande calor, embora esteja sempre sol. Mas é trauma sim, até me esquecer! :)
    Às vezes vejo pessoas a falar ao telemóvel a correr, mas a mim não me dá jeito nenhum, mesmo com auricular. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Isso do lado esquerdo do corpo estar mais forte é perfeitamente natural. Posso afirmar que o teu pé de apoio é o pé esquerdo daí essa maior facilidade em aguentar mais tempo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Sílvio: Nunca tinha ouvido falar disso, mas talvez tenha fundamento! Tenho de fortalecer o lado direito também. Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
  12. Update da minha cena : respondi lá.

    ResponderEliminar
  13. Só volto a treinar 2f... Até lá é gozar o merecido descanso... Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  14. Ena !! Flexões e Pranchas ??? :P Very nice ! :)

    ...gosto muito de fazer , mas infelizmente não faço com a "regularidade" necessária :)

    ..."tens mais força na parte esquerda do corpo"... porque és "destra" de certeza :D , e nós os destros usamos mais a "parte" esquerda como apoio (o pé)...

    ...por exemplo a chutar uma bola, o lado do apoio no chão e a fazer força , é o esquerdo , logo fica mais "forte" ;)
    ...já nos braços , é mais "relativo" !! , eu por exemplo, carrego sempre os sacos no braço direito , logo o esquerdo fica mais fraco :P

    Ou seja, a perna mais forte é a esquerda , e o braço, o direito !! Pelo menos tá "equilibrado" eheheh...


    ...acho que ficamos "todos" com o trauma do sol depois do Almonda :D , eu como sou um velho rezingão e teimoso , fui logo treinar ao sol , para "enfrentar" os medos ;)

    ...é sempre bom um pelotão a marcar a passada e a cortar o vento e bela decisão de termino de treino ;)

    bons treinos e boas provas

    Ajb

    ResponderEliminar
  15. A: Flexões e pranchas - não gosto nada de fazer, por isso também não faço com a regularidade necessária. :P
    Não sabia nada disso dos destros e pé de apoio e etcs! Nem sei se sou equilibrada a nível de braços/pernas. ;) Estamos sempre a aprender...
    Eu, se puder evitar, não torno a correr com tal calor. Faço isto pela piada e a partir de 30 e tais graus deixo de achar graça!:P
    Eu também acho que terminei o treino na altura certa... ;)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar