2 de setembro de 2013

Como andam (correm) as coisas

- Então como andam a correr os teus treinos? - pergunta que não fizeram, mas é informação que eu sinto necessidade de partilhar com vocês na mesma.

A bem dizer não ando a seguir nenhum plano de treinos específico e, confesso, até tenho alguma saudade dessa disciplina, de saber que no dia X tenho N quilómetros para correr. Assim sendo, ando a correr ao sabor da maré, o que, não deixando de ser bom, às vezes é mau. Explicando melhor: apesar de gostar desta liberdade de correr o que me apetece e o corpo deixa, há dias em que um objectivo específico dá aquela motivação que falta, tanto para sair de casa como para dar aquele extra durante o treino (ou 110%, como dizem alguns).

Posto isto, assim têm sido os últimas dias/semanas:

Ora bem, tínhamos ficado na parte em que eu gabava os treinos no campo. Foi pouco mais de uma semana, o que não dá para ganhar nenhuma endurance (olha para ela a usar palavras técnicas) de montanha, mas não deixei de ficar feliz com o meu desempenho. Nessa semana de férias, o foco foram...

- as rampas. Como não tinha companhia para o tipo de corridas que gostaria de fazer, que era passar horas a perder-me em trilhos na montanha, sem destino (a sério, não percebo como é que não havia uma fila de pessoas a empurrarem-se para me acompanhar, com este plano tão elaborado...) decidi que havia de aproveitar o que de melhor* (*subjectivo) têm as montanhas: as subidas.
Para ir do centro da vila até à nossa casa, temos de subir uma Senhora Rampa. Essa Senhora Rampa foi apresentada ao meu Mr. G. e concluiu-se que tinha um ganho de elevação de cerca de 70 metros, para 0,5km de distância, o que, dito assim, pode não parecer muito mas, acreditem em mim, é. Para terem uma ideia, a  maioria das pessoas leva o carro para ir beber o café à vila, só para não ter de subir essa rampa a pé...
Assim, decidi que, já que era obrigada a subir essa encosta nas minhas deslocações diárias, pelo menos podia aproveitar para o fazer em power-walk, tentando melhorar o meu tempo até ao último dia de estadia.
Não sei quem se divertiu mais, se eu, às 9h da manhã, aconchegadinha com a meia-de-leite no bucho, a subir aquele monstro, se os vizinhos que me apanharam repetidas vezes essa semana, com um vestido de verão mas ténis calçados (-> nova moda), compenetrada a acelerar ladeira acima. Às vezes não ficavam satisfeitos com o meu "B'dia" de fugida e queriam conversa e eu tinha de interromper o "treino", não há respeito. :)
De qualquer forma, nos primeiros dias ainda levei o Garmin, para ver a evolução, mas depois desisti. No entanto, não houve manhã em que não tenha começado o dia com 70 metros de elevação, seguidos de mais uns tantos em passeio, ou corrida, ao final do dia.
Conclusão: semana das rampas - prova superada.

Depois, já de volta e sem imaginação para os treinos a meio da semana (que regra geral andam por volta dos 8km cada), resolvi, depois de meses (sempre?) voltar a fazer...

- treino de velocidade. Foi só um e, apesar de ter aguentado as repetições todas, a velocidade não foi impressionante. Sei que não é de estranhar, depois de meses (sempre?) sem me dedicar a este tipo de treinos. Sei que, mesmo que me dedique, nunca serei uma corredora rápida e aceito bem isso. Na verdade, podendo escolher, vou sempre preferir fazer mais quilómetros do que menos tempo. Mas, tendo em conta que irei participar numa corrida de 10km que não estava nos planos, resolvi testar as pernas para ver se ainda seria capaz de me manter no clube dos sub-60 (min). Não sendo vip, é um clube respeitável e quero garantir a minha permanência no mesmo.

Agora, vamos ao que interessa:

- Treinos longos e longuinhos. O meu primeiro treino "longo" pós férias foi uma looooonga e tortuosa marcha fúnebre. Era para ter corrido 2 horas, corri 1h30 e queria parar desde os 30 minutos. Se já não soubesse como estas coisas da corrida são (dias iupi -vs- dias bleh) teria ficado bastante em baixo com a minha prestação. Mas há corridas assim, e temos de aceitá-las. Só faz dar mais valor às outras corridas, aquelas em que voamos... Certo?...

- Treino em Monsanto. E agora, estão a ver esse outro tipo de corrida? Aquelas em que tudo corre bem, o ritmo flui, a respiração não se altera, as pernas e braços trabalham em harmonia e sorrimos para o mundo e o mundo sorri-nos de volta? Estão a ver? Sim? Ainda bem. Esta também não foi uma dessas corridas, mas foram 16km nos trilhos de Monsanto, e isso já é bastante bom.

Esta foto não é deste treino, mas é em Monsanto, e o post já estava a precisar de uma imagem para cortar o texto.



Foi o treino longo deste domingo.

- Bicicleta. E, depois dos 16km em Monsanto, seguiu-se um passeio de bicicleta da parte da tarde (19km). Não andei durante as férias e agora regressei com um dia de "duatlo", like a boss!:) (No dia seguinte, ou seja, hoje, tive dores nas pernas, braços, costas e pescoço, like a boss também...)


E é esta a versão Resumos Publicações Europa-América dos meus treinos dos últimos dias. Agora que se inicia o mês de Setembro, espero que as coisas, que têm andado um bocadinho fora do normal para mim, voltem à rotina. Os objectivos futuros serão tema para um próximo post.

A vossa rotina de exercícios, como anda?

Boa semana!




20 comentários:

  1. Muito bem "menina", treinos diversificados, rampas, velocidade. Muito bem para férias...a nova moda dos vestidos de verão com sapatilhas de corrida é que não parece ser para mim, acho que não me iria favorecer :)
    Agora chega de malandrice, porque que me lembre a "menina" tem a Serra D'Arga para conquistar daqui a uns dias e pelo que se ouve por aí, a coisa não é fácil!!!
    Beijinhos e bons treinos

    P.S. Os 10km são a Corrida do Tejo, certo? BATOTA...um dorsal saiu à casa!!!!

    ResponderEliminar
  2. Francisco Rosa3/9/13

    Bom dia,

    Rampas... É o que estou decidido a fazer/treinar apos a corrida do tejo para me preparar minimamente para a corrida do monge. Tenho ja feito treino de escadas no final das minhas corridas mas nao é facil subir e descer com uma data de km's nas pernas..

    O que gostava mesmo era de morar em sitios como os que falaste.. Tipo onde mora o Carlos Sá.. Gerês e tal..

    Ou entao poder correr como se ve nos filmes por trilhos lindissimos juntos a lagos e essas coisas..

    Dream Dream Dream!

    ResponderEliminar
  3. Belo resumo e excelentes treinos. Mais diversificados não podiam ter sido.
    Sábado vais às Lampas?
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  4. Carlos: Não sejas modesto, acho que com o teu físico atlético um vestidinho te ia assentar bem. lol ;)
    Isso da Arga anda a preocupar-me, nem me digas nada... Para além de ter uma logística complicada que ainda tenho de estudar bem.
    Sim, é a do Tejo. Daí só ter disponibilizado 4 dorsais, tenho de representar a casa! :)
    Beijinhos e bons treinos

    Francisco: Boa! A Corrida do Monge foi a minha primeira prova de trilhos, espero estar lá este ano novamente. Realmente tem lá umas senhoras rampas também... :)
    Dizem que fazer escadas cerca de 15/20 min num dia de corrida fácil, é um bom treino.
    Eu já nem digo morar, mas ter uma casa de f-d-s num local desses bonito (e a uma distância razoável), era bom. Dream, dream, como dizes... :)
    Boa Corrida do Tejo!

    Tigas: Sempre foram mais diversificados do que quando não estou de férias, mas mesmo assim sinto que a minha preparação não é das melhores... Enfim, tudo há-de correr bem.
    Não, infelizmente não vou às Lampas.
    Beijinhos e boa prova!

    ResponderEliminar
  5. Rampas...coisa que tenho treinado pouco e no sábado vou à Meia das Lampas...isto está bonito está...

    Tens feito uns treinos muito diversificados sim senhora! :)

    Beijinhos e força para a Arga.

    ResponderEliminar
  6. Agora com o fim da calanzice, tens 15 dias para os sub 60 no Tejo. Uns dois ou três treinos de intervalo s estás uma sprinter nata :D

    Bjs e bons treinos!

    ResponderEliminar
  7. Muito bem, treinos variados é o que se quer para não se cair na rotina. Por aqui os treinos andam algo desregrados mas a ver se agora em setembro me começo a portar melhor e fica tudo mais organizado :) Qual é a tua próxima prova? Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não podes vacilar, a Arga é já ali (que inveja, da boa).
    As Lampas seriam um bom treino para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Isa: Acho que com os treinos que tens feito não vais ter problemas nenhuns nas Lampas! Boa prova!
    Beijinhos

    Bluesboy: Falaste em nata? Belém... pastel... pastel de nata... Mhmmm... (estou a divagar, ainda não jantei, é da fome... :P). O treino de hoje já me deixou mais confiante na permanência dos sub-60! :) Bjs, bons treinos!

    Fiona: As férias fazem mal a estas coisas (e bem a outras)! :) Mas voltas à rotina num instante. Em princípio a Corrida do Tejo, por isso vemo-nos por lá! Beijinhos

    V: Como disse ao Carlos, estou nervosa com a prova e, sobretudo, preocupada com a deslocação, possível estadia, etc... Era mais fácil se a Serra d'Arga fosse aqui já ao lado!:)
    Havia muitas provas que gostaria de ter feito/fazer este mês (os Trilhos dos Templários era uma delas), mas tenho de ser selectiva. Ai, vida de pobre... :P Beijinhos e boas Lampas!

    ResponderEliminar
  10. ...rampas , velocidade , longos e menos longos , Trilhos e bike ??? sim senhora :)

    ...ganda pinta , ainda por cima , na serra , na cidade , só faltou treino na praia ! ;)

    very nice :)


    ...a minha rotina de treinos tem sido uma desorganização organizada ! :(

    ...não sei como vou conseguir fazer o GTSA , e a minha maratona do Porto , mas pelo menos tenho corrido , não consigo variar tanto como tu , mas pelo menos tenho rotina de correr :)


    bons treinos e boas provas..

    Ajb

    ResponderEliminar
  11. Rute,
    Acabou-se a boa vida do campo e na cidade tens de te adaptar :)

    Por vezes também sinto falta de ter os objectivos e planos completamente definidos. É bom "andar ao sabor do vento", mas depois de uns tempos parece que nos "desleixamos" e os resultados não são tão bons como poderiam ser.

    Exactamente! Tens de ter uma coisa boa e menos boa para conseguires dar o devido valor :)

    Mulher! qualquer dia vais mesmo a um duatlo!

    Espero que com este resumo das Pub E-A consigamos passar no exame. Era isso que se fazia às vezes, não era? Não sabíamos o que estávamos a perder por não lermos a história toda. Era uma especie de "chico espertismo" sem termos consciência que era contra nós próprios.

    A minha rotina de exercícios anda um flop! Preciso de me orientar!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. A: Não te preocupes a tua base também já é maior. :) Acho que não vais ter dificuldade nenhuma em concluir essas provas (ok, talvez o GTSA... :p)
    Bons treinos

    Lulu: Fiz o meu teste de secundária sobre Os Maias quase só com base nas PEA... mal sabia eu o livro que estava a perder (só se dá valor mais tarde). :)
    Sim, sem objectivos é fácil uma pessoa acomodar-se. E eu ando tão cansada fora dos treinos... :(
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá R

    é sempre um prazer vir visitar o teu jardim e saber que continuas super motivada..
    psiuuuu não digas a ninguém : estou a começar no trail e estou a adorar ;)
    J

    ResponderEliminar
  14. Jorge: A começar?? Já tens alguma experiência prévia. :) Mas é bom saber. É viciante, não é? ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. R: tinhas razão é mt viciante e até agora estou mt motivado para continuar. Já me passam provas pela cabeça que nem queiras saber

    depois digo-te

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. J: Força nisso, estou ctg! :) A mim também já me passam provas pela cabeça que não lembram às pernas... ;)

    ResponderEliminar
  17. quem sabe se não serão as mesmas? só falta converter mais uns amigos e temos equipa ;)
    qd puderes vai ao fcb..
    need your help
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Por agora não andam, porque estou lesionado. Mas conto voltar a meio do mês para começar a fazer um treino qualquer específico.

    Eu também gosto de correr quando me apetece mas, como referes, um pouco de disciplina, às vezes, acaba por motivar, até.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  19. Luis: Eu acho que está na hora de experimentares uma prova de trail... ihih :) Se depois não gostares ao menos fica feito. Tens a Corrida do Monge (só 12km, mas durinhos...) em Outubro, vai pensando nisso! lol :)
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  20. Não anda...eu sempre fui do tipo de correr por gosto, gestão de stress e coiso e tal e como pratiquei atletismo noutra vida os planos...são neste momento ao sabor do ... momento.
    Porque ainda não estou na forma que quero, porque não quero ser arrasto, porque não tenho nenhum grupinho de corrida, ao contrário do btt( acho que já não se lembram da minha cara...), porque...e tem dado porque tambem consigo ir mantendo uma rotina no resto da vida, trabalho, família.
    O pior é quando se sai por completo da rotina, por exemplo, férias, mas temos objctivos proximos, sei lá, por hipótese hipotética, a Meia das Lampas...
    Nas 2 semanas anteriores fiz 10k em Monsanto com 30• e ia morrendo, do mais duro fisica mas principalmente mental e outra ida ao ginásio, apenas!
    Mais outra questão logística e preferi não ir.
    Não gosto de desistir mas sei os meu limites actuais de capacidade de sofrimento e apesar da temperatura ter baixado preferi não arriscar.
    Resumindo, com um plano de treinos com esse nome, mesmo com menos carga por causa das férias, não teria engordado nem perdido "forma".
    Ou seja, há uma altura em que para haver evolução temos/tenho/sinto que vai ter que haver outro planeamento, tanto para atingir os objectivos propostos como para evitar lesões...que dizem que isto da corrida é viciante e os meus 20 anos já passaram.
    Bons treinos com ou sem plano.

    ResponderEliminar