26 de setembro de 2013

Partida, lARGAda, fugida

Parece que o calor já não vai ser uma preocupação, já que todas as previsões apontam para chuva. Segundo a página do GTSA:

Sabemos que são apenas previsões, mas caso se mantenham, preparem-se para muita chuva.
Atenção ao material obrigatório, a Serra D'Arga com mau tempo é um "Inferno".


Muito mais descansada agora... :)


Mas falando do material obrigatório, felizmente tinha tudo e não tive de gastar dinheiro. Não é material de "topo", mas é o suficiente. Aqui está ele:



1. Mochila de água (c/1L mínimo)
2. Apito (vem dentro da alça da própria mochila)
3. Manta de sobrevivência (por incrível que pareça, tinha uma em casa, num estojo de primeiros-socorros comprado há alguns anos)
4. Impermeável
5. Luz frontal
E, não incluído na foto:
6. Telemóvel

Por sugestão de quem já fez a prova o ano passado, irei levar também os meus bastões de caminhada. É capaz de ser uma ajuda, caso o terreno esteja muito escorregadio. Como nunca "corri" com aquilo, não sei se me vou ambientar, mas prefiro levar e decidir na altura. A minha mochila tem os adaptadores.

E é isto. E também: estou nervosa!

Tento não pensar muito nisso, e vocês sabem que opto por uma escrita mais descontraída, mas é óbvio que não sou completamente desprovida de bom-senso.

Como também alguém já comentou: há que saber estar atento aos sinais. Mais que ouvir a mente, sobretudo a minha, que é uma queixinhas de primeira ("Estás cansada, não queres parar? Olha lá aquela subida, estás doida? Senta-te aí e descansa. Estás com fome. De certeza que não queres parar? Epá, para quê este sofrimento, deixa-te disso. Está calor. Está frio. Está de chuva. Não vais conseguir. Dói. Custa."), há que ouvir o corpo. Ele sim, sabe quando estamos no limite. Porque há diferença entre aquilo que nos custa e aquilo que põe em causa a integridade física. Entre uma dor passageira e uma lesão. Entre cansaço e reacções anormais do organismo.

Por isso optei, com cabeça tronco e membros, pelos 21km, e não com o coração, pelos 45km. Apesar de saber que será difícil não ficar com um bocadinho de inveja quando, ao bater as oito badaladas na igreja, os atletas da Ultra partirem e eu ficar para trás.
Ainda não fui, mas sei que voltarei a Arga, com a certeza de quem tem sonhos. Voltarei com mais calma e tempo (desta vez será tudo um bocadinho às pressas) e também, espero eu, melhor preparada.
Desta vez, fico pelos 21km. Sei que mesmo estes 21km não serão isentos de dificuldades, não sou ingénua, mas ao menos conheço a distância. Não conheço o desnível positivo, nem aquela Serra, mas espero ter a força de quem sabe que o desafio vale a pena.

Como diz a música:

E vou nas calmas
Devagarinho
Que o gozo disto é ir andando
É ir andando
Com um sorriso* 
Quem tenha pressa que vá andando.

Se me perguntas eu respondo
Eu nem vou pelo destino
Vou apenas pelo gozo
Que me dá este caminho.


* Na medida do possível.


Muito obrigada pelas vossas mensagens de apoio (e preocupação pela minha sanidade mental). Levo as vossas boas energias comigo e depois trago um bocadinho de Arga para partilhar com vocês.

Até domingo!


22 comentários:

  1. Bom senso e coêrencia, sim senhora... a loucura é muito giro, sermos aventureiros, heróis e guerreiros..sim isso é tudo muito giro e faz-nos muito bem ao ego, mas há limites entre o minimamente "seguro", que sabemos ou pelo menos acreditamos estarmos preparados para a coisa, e o atirmo-nos para as coisas sabendo que não estamos de facto preparados.

    claro que esses limites...cada um tem os seus, mas se tu sentiste que "é melhor" ires aos 21 e já vai ser um bom desafio, então por certo, isso é o melhor e fazes muito bem!

    e vai correr muitíssimo bem! Boa sorte que também é precisa e volta bem com um pedaço da Arga para partilhares connosco

    ResponderEliminar
  2. FORÇA RUTE! ESTAMOS CONTIGO!

    Sabemos que vais conseguir!

    Beijinhos meus e da Mafalda :)

    ResponderEliminar
  3. Ana: Obrigada! Desta vez, como é desconhecido, prefiro jogar pelo seguro. E já vai ser um bom desafio. Beijinhos

    João: MUITO OBRIGADA, do <3! :) Beijinhos para vocês

    ResponderEliminar
  4. Olá Rute,

    Esta pareceu-me ser a tua "Maratona", algo que desejas concluir, desejo-te sorte e as maiores felicidades.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  5. Manuel: Sim, pode-se dizer que esta era a minha "Maratona" este ano(o que lhe falta em kms compensa em subidas). :)
    Muito obrigada! Bons treinos

    ResponderEliminar
  6. Acima de tudo está a nossa saúde, pois só assim podemos continuar a fazer aquilo que gostamos, correr.

    É preciso conhecermos os nossos limites e não entrar em loucuras. Faz-me lembrar quando entrei para a minha primeira meia maratona, quando o meu treino mais longo era de 1h.

    Força e boa prova, e que no fim sintas a maravilhosa sensação de cortar a meta.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte Rute! Vais ver que vais fazer um brilharete!
    Basta usar essa adrenalina toda como combustível... ;)

    ResponderEliminar
  8. Fernando: Obrigada! É claro que sim, saúde acima de tudo. Espero terminar com a sensação maravilhosa de ter corrido tudo bem.
    Boas corridas

    Ricardo: Brilharete também não exageremos... ;) Mas chegar bem e contente já é muito bom. Obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Força Rute!
    É normal estares nervosa, mas quando começar a prova isso passa.
    Vai haver dificuldades, mas a paisagem deve ser espetacular.
    Será um grande marco na tua "carreira desportiva".
    Quanto à tua sanidade mental... já não há nada a fazer:)
    Que tudo corra bem. Ficamos a aguardar, ansiosamente, o relato.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Boa prova :)
    Boa prestação e acima de tudo muito divertimento :)
    Beijinhos
    Aguardamos novidades

    ResponderEliminar
  11. V: Vai ser um grande marco, sem dúvida. E estou a contar com a paisagem para me distrair do choradinho mental. :)
    Ahah, obrigada! :D
    Beijinhos

    Ela: Obrigada! Sei que não vai ser só divertimento, mas espero que a percentagem seja favorável. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte e que tudo corra pelo melhor. Estou cá com um feeling que esta prova te vai correr muito, mas mesmo muito bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Boa prova, boa viagem até ela e volta.
    Com estas condições metereológicas acredito que vais trazer muita Serra contigo :)
    Juizinho acima de tudo, já andei, com mais 7 ou 9, amigos perdidos no Gerês debaixo de um temporal e por isso...juizinho;).
    O bom das minhas provas de resistência dos outros tempos é que o corpo mal tinha tempo para se queixar:).
    E já sabes, numa tempestade...não tê abrigues debaixo de uma árvore, corre para a meta, depois de encharcada é o melhor a fazer.
    Bjs e boa prova, a minha inveja é da boa:)

    ResponderEliminar
  14. Bluesboy: Também queria ter a certeza desse feeling! :) Mas vou confiar no teu. ;) Obrigada, bjs.

    jnr: Lol essa parte da Serra deixo lá nos duches. :)
    A piada (que não é) é que eu adoro tempestades. Em casa... Já apanhei grandes chuvadas, mas nunca assim neste tipo de terreno. E realmente, debaixo de uma árvore não convém... Mas amanhã vai estar bom(zinho)!! :)
    Obrigada, bjs.

    ResponderEliminar
  15. Desejo-te apenas uma boa viagem, porque o resto sei que vais fazer.
    Vais fazer uma boa prova, vais-te divertir, vais descobrir paisagens maravilhosas e vais depois fazer um relato de tudo isso que nos vai deixar cheios de inveja. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Estou a torcer por ti. Vai correr tudo bem. Desfruta e não abuses, é isso que importa.
    Acho que fazes mais que bem em ir pela cabeça. Vejo grandes vantagens em fazeres primeiro os 21 km. Assim para o ano já sabes parte do que te espera para os 45 :)

    Diverte-te muito e vive o momento!

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  17. Carradas de boa energia aqui da piolha!! Força Rute!!! :)

    E olha antes a chuva que o calor!! :)
    (Dependendo das quantidades ahah)

    Beijinhos cheios de força!

    ResponderEliminar
  18. Olá Rute, lá consegui arranjar um bocadinho de "net em pó" para vir aqui rapidinho desejar que te divirtas ao máximo e que corra tudo bem. Fico à espera de um relato completo, daqueles divertidos como tu sabes tão bem fazer...estou roídinho de inveja :)
    Beijinhos, muita força e tem cuidado contigo.

    ResponderEliminar
  19. Vais conseguir claro! Muita força! Beijo

    ResponderEliminar
  20. Rute,
    No dia 29.09.2012 estávamos a fazer campanha por ti com o cartaz da Andreia. Lembras-te?

    Este ano não há cartaz, mas de certeza que estamos todas a torcer por ti!

    Não me parece que esses 21Km sejam assim tão lineares...Vais seguramente encontrar obstáculos para ultrapassares e já antevejo um relato "daqueles" :)

    Beijos grandes!

    ResponderEliminar
  21. Serra d'Arga é perto das tuas raizes não é? Força!!!

    ResponderEliminar
  22. Tigas: Foi isso tudo, a paisagem é que estava encoberta! :) Obrigada, bjs.

    Isa: Sim, para o ano já sei o que me espera e não desisti da ideia, pelo contrário. ;) Beijinhos

    Piolha: Fartou-se de chover! :) Mas muito melhor do que com calor, sem dúvida. Beijinhos

    Carlos: Obrigada. Pelo que já deves ter visto pelos fb a fora, as condições foram extremas! Ao menos já fico treinada para todas as intempéries... ;)
    Beijinhos
    PS: Adorei :)

    Sweet: Obrigada! Beijos

    Lulu: Pois é, está a fazer um ano! (já?? gulp...) Este ano vou novamente, mas como é já para a semana se calhar ainda não vou estar nas melhores condições... Mas foi a primeira, tinha de voltar, certo? :)
    De resto, já sabes como foi! :)
    Beijinhos

    Zémi: As minhas origens são da Serra, mas de outra, a da Estrela! Obrigada, correu bem!

    ResponderEliminar