27 de outubro de 2013

Devagar se vai ao longe (e quem espera desespera?)

Este foi um fim-de-semana com dupla jornada de quilómetros.
 
Começou com a Corrida TSF Runners no sábado ao final da tarde, onde, "desafiada" (apenas na minha mente), acabei por correr na loucura, o que foi, em simultâneo, bom e mau, mas mais pormenores posteriormente, na respectiva crónica. Depois hoje, que foi dia de nova investida a Monsanto, onde foram explorados novos trilhos e confirmado que o factor-surpresa não se irá esgotar, pelo menos não tão em breve.
 
No entanto, mal comecei a dar corda aos pés naquele pulmão enlameado, mas com cores surpreendentes das folhas e a frescura da relva ainda coberta pelo orvalho matinal, que é a mata de Monsanto, vi logo que a coisa não ia correr bem, e digo isto no sentido mais literal possível.
O desgaste dos ténis de que já vos falei tem-se notado nas minhas articulações, e na doideira da prova do dia anterior já tinha sentido o joelho a queixar-se. Com as primeiras passadas nas minhas pantufas-trabuco de hoje, o joelho não se queixou, mas sentia na mesma que algo não estava bem. Logo por azar, hoje tinha a companhia do amigo Vitor, que quis aderir a estes treinos monsantianos, e sentia-me mal por ter de abortar a ideia inicial ou, pelo menos, alterá-la um bocado. Apesar de ter muita, muita vontade de correr (e sentir energia para), ao fim do primeiro quilómetro, munida do bom-senso que não tive no dia anterior, disse ao Vitor que hoje se calhar era melhor ficar-me por uma caminhada.
 
Acabámos por fazer cerca de 10 km em marcha. Mas, atenção, não pensem que foi daqueles passeios bonitinhos e relaxados, com paragens para ver a fauna e flora ao detalhe, encher os pulmões de ar fresco e cheiro a eucalipto (embora eu tenha obrigado a uma ligeira quebra no ritmo, para admirar uns cogumelos que estavam à beira do trilho, coisa pela qual tenho fascínio, não me perguntem porquê), foi uma marcha vigorosa! Tanto que, em determinadas subidas, custava manter o fôlego a conversar*, e a nossa respiração cortava o ar frio como uma máquina a vapor a todo o gás.
 
Estava uma daquelas manhãs ideais para a prática desportiva. Sol, mas fresco, sem enregelar, e havia alguma gente a percorrer os trilhos, sobretudo ciclistas. É incrível como, por momentos, chegamos a esquecer-nos que estamos no meio da metrópole.
Testámos diferentes tipo de piso - mais lama, menos lama, mais pedra, menos calhau, mais areia, menos asfalto - e testámos também a direcção (ok, perdemo-nos...) algumas vezes, mas nada de grave. A ideia era continuar sempre a subir até se chegar até ao Anfiteatro Keil do Amaral e foi lá que chegámos, eventualmente. Aí, arrisquei um ligeiro jogging, e foi assim que concluímos a distância restante, cerca de 8,5km, de regresso ao local de partida, entre corrida ligeirinha e power-walking.
 
O "Correr" aqui é optimista!
 
 
No meio disto tudo, acabaram por ser 3 horas de treino. Tudo bem que mais de 2 horas foram a caminhar, mas sendo esta uma parte integrante de todas as provas de trilhos, contemos este treino como "prática da técnica de power-walking". Sim, "prática de técnica". Vou acreditar que fiquei melhor caminheira hoje... :)
 
Mais um longuinho para a viagem e agora, nos próximos dias, sopas e descanso aos joelhos, porque é melhor prevenir que remediar, já diz a sabedoria popular. Para não comprometer o objectivo a longo prazo, há que fazer cedências e compromissos. É uma coisa que vou ter de aprender a gerir, a ansiedade de estar "parada".

Bom, acho que nos entretantos me vou dedicar àquelas coisas que todos os corredores adoram fazer e nunca falham, como: alongamentos, reforço muscular, cross-training... Confirma-se que gostam todos disto, não confirma? (Sejam solidários...)

 
 Boa semana!


* No meio da conversa, posso ter sido convencida a aderir a mais uma prova de trail este ano, que não fazia parte dos meus planos. Não que tenha sido particularmente difícil... ;)
 

29 comentários:

  1. Sim sim, eu ADORO fazer alongamentos! (tentar ler com entoação de entusiasmo) :)

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  2. Sim... confirmo :)))

    Já espreitei o teu tempo na TSF, aguardo agora o relato :)

    Quanto a hoje, acabou por ser bem produtivo. E é assim, quando não dá duma maneira, aproveita-se doutra. Parar é que não! :)

    Beijinhos e boa continuação

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  3. Por vezes é dificil sabermos quando temos que parar, e isso pode-nos custar uma lesão mais séria e uma paragem mais prolongada.

    Acho que tiveste uma sábia decisão.

    Concordo contigo quanto a outras atividades no momento de paragem, e penso que o reforço muscular na zona lombar (pranchas ventrais e laterais) podem ser bastante importantes, tal como o cross-training (bicicleta, natação) que permite manter a forma cardio vascular, minimizando impactos no joelho.

    P.S: Hoje a caminho da Corrida do Montepio reparei que estavam muitos ciclistas em Monsanto. Mas quando à corriada do Montepio, em breve direi as novidades, nem agradáveis por sinal.

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  4. A andar e a correr, foram 3 horas muito bem passadas. Monsanto é um lugar bonito e a companhia foi muito agradável.
    E é como tu dizes, a caminhada foi feita em ritmo alto, foi um bom treino.
    Agora cuida bem dos joelhos, tens de estar em boas condições para os próximos desafios :)

    Beijinhos

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  5. Ricardo: É esse o espírito! ;)

    João: O melhor (pior) foi que a prova tinha umas centenas de metros extra! :) Mas não devia ter exagerado com os ténis assim... Paguei hoje, espero que não pague mais...
    Beijinhos

    Fernando: Acho que houve um ciclo-passeio qualquer que partiu de lá hoje.
    Saber quando parar é importante, mas o mais difícil é fazê-lo... Custa um bocado, sabe-nos a derrota (mesmo que seja apenas um treino..)
    Venham de lá essas novidades! :)
    Boas corridas

    V: Foi a caminhada em ritmo alto e as subidas em terreno alto também! :)
    Esta semana faço a mézinha, depois testo a recuperação num treino durante a semana (com os trabuco!).
    Beijinhos

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  6. É importante sabermos ouvir o nosso corpo... Como em tudo na vida, para corrermos bem temos de caminhar outra tantas ;) beijinhos

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  7. Hermi: E às vezes, para chegarmos, tem de ser a caminhar mesmo! ;) Espero não vir a necessitar dos teus serviços... ihih :p Beijinhos

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  8. Bom, apenas retive isto: cogumelos, ahhhhh, salteados com espinafres
    ...
    De resto...atenção ao desgaste do material, já falámos disto e pessoas mais sábias que eu já tê aconselharam.
    A Troika é lixada mas lix...lesionar os joelhos, costas...é ainda mais caro!
    Ah, sim e convém evitar, pelo menos é o que eu faço.
    Se não dá para uns ténis ( ahaha) novos esquece a estrada e bora lá com os trabuco...
    De resto, é bom saber quando devemos abrandar, se em boa companhia melhor.
    Não viste esquilos?
    O meu dia melhora logo:)

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  9. Monsanto junta Natureza com belas "pistas" para correr e caminhar :)
    Boa recuperação!

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  10. jnr: Hmmm acho que não era desses cogumelos... :)
    Esta prova nem foi planeada, foi uma coisa de última hora e uma pessoa não pode recusar estas oportunidades. Além disso, ia lá estar o meu amigo Carlos (Sá), que não via desde Setembro... ;)
    A ideia era ir em "passeio", mas às vezes não se pensa.
    Só vi uma vez um esquilo em Monsanto. E sim, o dia melhora logo! :)

    Joel: E nesta altura está especialmente bonito. Obrigada!

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  11. Olá Rute,
    Monsanto tem tudo menos facilidades. Mesmo a andar as coisas não são fáceis, e o que não nos mata torna-nos mais fortes, não é verdade?
    Eu penso que tudo o que fazemos faz parte do treino, parados é que não.
    Confesso que a parte dos alongamentos, mas mais o cross-training e reforço muscular é uma questão que não nos devíamos esquecer mas por vezes passa para segundo plano, e é bastante importante para a corrida, também na prevenção de algumas lesões, mas vamos fazendo o que o tempo nos permite.
    Bons treinos

    Manuel Nunes

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  12. Manuel: É engraçado como temos todos a noção do que deveriamos fazer para evitar lesões e reforçar músculos e articulações, mas depois custa tanto! E nem sempre é falta de tempo, porque até 5 min de alongamentos depois do treino às vezes me parece a coisa mais aborrecida do mundo... Já para nem falar daquelas aulas de alongamentos que há em alguns ginásios (será que alguém vai a isso?) :)
    Mas tenho de começar a ter mais atenção.
    Bons treinos!

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  13. Francisco Rosa28/10/13

    Bom treino:)!

    Foi por ai que fiz uma entorse no tornozelo o que me fez estar parado à 3 semanas:(

    Hoje fui correr pela primeira vez em forma de teste e gostava de ter a tua opiniao.. Vi o resultado no endomondo e estou farto de ver o zigzag da rota:(!

    Aconselhas que compre um garmin 210? É esse que tens certo?

    Obrigado:)

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  14. Pois é esqueci-me, foi dos cogumelos:
    EU ADORO FAZER ALONGAMENTOS, sim claro...pff, e pranchas, claro, sempre que possível, páro o que estou a fazer e pimba, uma prancha...e trabalhar o core...ui, isso então... ( o ui era de dor...)
    Atenção este meu comentário não foi irónico...não...( pareço que estou a comer favas e a fazer boa cara para o meu filho comer também, salvo as diferenças)
    Um alongamento bem feito é muito importante, ainda mais se andas com queixas ( esta parte não foi irónica)
    Bons treinos.

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  15. Francisco: Sim, é preciso ter cuidado com isso das entorses, sobretudo naquelas descidas cheias de pedra. As melhoras!
    Eu tenho o FR410. Na altura estava indecisa com o 210 também. Optei pelo 410 porque estava mais barato (pelo menos na altura) e tem funcionalidades que o 210 não tem, como o parceiro virtual, possibilidade de criar treinos no pc e trasnferi-los para o gps, etc... Mas, se queres que te diga, ainda nem usei metade das coisas. Tenho amigos que têm o 210 e estão satisfeitos! E é só para corrida, ou pretendes iniciar-te em duatlos/triatlos de futuro? :) Depende de para que queres o relógio, tens de avaliar bem o que vais precisar.
    Vê neste site algumas revisões de produtos, foi o que fiz na altura: http://www.dcrainmaker.com/product-reviews.
    Se o orçamento for condicionante, está atento que nesta época pré-natalícia costumam haver promoções (o meu adquiri na amazon).
    Espero ter ajudado em alguma coisa (estas são decisões pessoais), mais alguma dúvida, dispõe! (Embora não seja das mais entendidas nestes gadgets, confesso...)
    Boas corridas!

    jnr: Ahaha! Eu também, sempre que posso, faço uma pausa no trabalho e pumbas, uma prancha! Abdominais então... é sempre que chego a casa... :)
    Favas... nunca percebi em criança, continuo a não perceber agora. Não, simplesmente, não.
    Sim, agora dou valor aos alongamentos claro, mas sabes que só se lembram de Sta Barbára quando há trovões, ou qualquer ditado assim parecido (nota-se que gosto muito de ditos populares? Quantos mais vou conseguir incluir neste post e comentários??) :)
    Bons treinos e força numa 1/2, está na hora!

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  16. Francisco Rosa28/10/13

    Obrigado pela resposta!

    Seria so para Corrida e umas voltas de bicicleta de vez em quando..

    Tenho que pesquisar sobre esse 410 e os seus preços pois o parceiro virtual é uma mais valia (mas sem duvida que o valor é uma condicionante)! Vida de pobre lol..
    As rotas saem sempre certas sem alteraçoes como no endomondo por ex?

    Em relaçao a entorse, vou tentar fazer treinos a saltar a corda para tentar fortificar essa zona!

    Obrigado mais uma vez.

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  17. Francisco: Se andas de bicicleta o 410 tem modo de ciclismo também, o 210 não sei se tem (vê nas reviews do DC Rainmaker, que ele explica tudo muito bem e detalhadamente)
    Nunca utilizei o endomondo, mas o garmin é fiável, pelo menos não tenho razões de queixa. Só se perder os satélites (passagens por túneis, por ex), mas ele actualiza e faz o aproximado.
    Boas escolhas!

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  18. Francisco Rosa28/10/13

    Obrigado! Depois digo que escolha fiz!

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  19. Ceara alheia: o zgzag do endemondo e mais ou menos da unica e apenas responsabilidade do telemóvel, smartphone utilizado.
    Eu tb me queixo um pouco do mesmo no sports Tracker, mais no meu antigo Nokia n81 que neste.
    Já agora, qd decidires conta, essa dúvida por vezes tb me assalta.
    Meia...hmm, depois conto ;)

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  20. Cross-training é o que mais faço neste momento...pranchas, fralda, adormecer a Isabel, soneca de hora e meia, 30 min natação à hora de almoço, outra fralda, biberão, mais meia hora de sesta, pranchas....quem me dera ter 3 horas para fazer umas caminhadas pelos montes :)
    ...um Ultra do nosso calibre tem que saber caminhar, por isso, foi um belo treino :)
    Beijinhos e boa semana

    P.S. 1 - diz lá de uma vez por todas qual é o trail que vais fazer, porra???

    P.S.2 - Atenção às sapatilhas velhas...se já te provecam dores....olha, vai cantar para uma estação de metro, leva uma latinha e rapidamente ganhas para comprar umas novas. É certinho....se cantas bem levas moeda, se cantas mal levas moeda na mesma para te calares :)

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  21. Caminhar também é treinar e muito melhor que ficar de papo para o ar!

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  22. Carlos: Fazes 3 horas faseadas pelo dia, entre fraldas e biberons. ;) Pois, um ultra do teu calibre não sei, mas uma aspirante a ultra como eu precisa de toda a ajuda! :)
    Beijinhos e boa semana

    PS1 - Desta vez não é suspense, é porque não decidi ainda mesmo...:( Parece que não, mas ainda há umas quantas opções! (embora, confesse, tenha predilecção pelo norte do país)

    PS2 - Acho que, para bem de todos, não vai ser preciso cantar, mas gostei da tua ideia de extorsão por tortura auditiva... :)


    Jorge: Tem toda a razão. :) Beijinhos

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  23. Rute,
    O meu homem saiu de casa no domingo para ir aos cogumelos e não trouxe nem um! Devia de o ter mandado para os teus lados :)

    Estás mesmo potente rapariga! Dois dias seguidos a trabalhar pernas é obra.
    E caminhada também é desporto! E não andaste propriamente a 2 à hora... Além do que tiveste oportunidade de "estudar" melhor o circuito.

    Tens mesmo de ir procurar uns ténis novos! Sabes que vais gastar muito mais dinheiro se tiveres de tratar uma lesão...médicos, deslocações, massagens, fisioterapia, medicamentos, cremes...e lamento informar, mas o joelho nunca mais fica o mesmo.

    Alongamentos é bom! Ainda me lembro do teu post (a long time ago) em que disseste que não ligavas muito a isso...Quase que te dava na cabeça :) Procura uns videozinhos na net.

    Vai fazendo o teu itinerário para o PNSAC (Serra dos Candeeiros) :)

    Beijos grandes!

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  24. Lulu: Mandaste o hóme aos míscaros? :)
    Sim, tens toda a razão quanto às lesões, e logo o joelho que é lixado para recuperar.
    E eu nunca disse que não "ligava" aos alongamentos, apenas que não lhes dava a devida atenção (ok, é quase sinónimo..:D)
    Tenho de estudar o terreno do PNSAC (agora já conheço pela sigla oficial e tudo) :)
    Beijinhos grandes

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  25. Nem sempre a coisa corre como planeamos. O importante agora é recuperares para voltares em grande :)
    Beijinhos

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  26. A: :)

    Isa: Há dias que surpreendem para o bom e outros para o mau. É a vida! :)
    Beijinhos

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  27. ...então mais do que 3 pontos ! :P

    Espero que recuperes depressa e bem , acho que vá o escrevi por aqui , que exercícios , especialmente de força nos joelhos e core são muitoooo , importantes !!

    Eu antes de ser o atleta que sou hoje !!!! , tambem não fazia nada , era só correr á parva ! :)
    Depois , descobri uns exercícios tão fáceis de fazer e tão engraçados , mas que me fizeram tão bem aos joelhos que raramente me doem ! doeram-me ontem por exemplo , mas porque tive 3 dias sem correr e depois abusei logo nos kms , burro !!

    ...aproveita este tempo "parada" e tenta mesmo a "ginástica" , vais ver que resulta !!

    Até te digo mais , acho que para dares o "salto" para ultras e afins , (tambem acho que já tu disse) , falta o tal "clike" , faz os exercícios regularmente (alguns até dá para fazer em casa) e vais ver a mudança e a diferença !! em duas semanas !!

    O treino é tudo !!! (sei que é um tema caro á casa, mas não estou aberto a discussões) !! :P

    boa paragem , bom regresso aos treinos e boas provas...
    e boa semana e fim-de-semana...

    bjs
    AjB

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  28. Obrigada, A... :)

    O treino não é tudo, mas ajuda muito (e isso é um facto). ;)

    Boa M.!

    Bjs

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