17 de outubro de 2013

Semana 0 em diante

Como tinha dito, a semana depois da Meia Maratona foi uma semana de corrida 0. Foram 7 dias sem calçar os ténis. Nestes quase dois anos de relação, acho que nunca tínhamos estado tanto tempo separadas, nem mesmo quando, às vezes, nos chateavamos. Mas era uma pausa necessária.

Um coisa curiosa? Quando paramos de correr é que aparecem as dores todas. Podem até ser dores psicológicas, mas estão lá. Elas foram dores no calcanhar, elas foram dores nas costas, dores no músculo piriforme esquerdo (isto apenas para não escrever "pontadas na nádega esquerda", vocês sabem), dores de joelho, dores de ombro... uma alegria. Realmente, estar parado faz mal à saude.

Então, aproveitei para fazer algumas caminhadas (amor antigo) e andar de bicicleta.

Num desses passeios de bicicleta fui conhecer a recém-inaugurada ciclovia que liga o Parque das Nações a Santa Apolónia. Quem esteve presente na Maratona ou na Meia, há duas semanas, de certeza que deve ter reparado nela.
Para quem, como eu, não se sente segura a andar de bicicleta no meio do trânsito, este é um passo mais próximo das pedaladas até ao Cais do Sodré. Só achei que ali, onde termina, na zona debaixo do viaduto de Santa Apolónia (onde estava o abastecimento da fruta, lembram-se?) a coisa estava um pouco confusa. A ciclovia muda de sentido devido ao trânsito e estreita muito, tornando-a até, na minha opinião, um pouco perigosa.

Ali.
Mas isso sou eu, que não sou confiante a pedalar e até a presença de uma formiga mais avantajada no meio do caminho se torna um grande obstáculo. Ciclistas mais experientes que lá passem, depois digam-me de vossa justiça.

Mais importante ainda, adivinhem a minha indumentária nesse passeio? E esta é uma questão muito relevante porque:

Six-pack Arga style!

Fui exibir os abdominais recém-adquiridos no GTSA! E quem participou nesta prova não me diga que ainda não estreou a jersey porque não acredito. (Ok, tem estado calor... Mas fora isso, eu sei que estão mortinhos por exibir este six-pack também).

Embora goste mais da parte de trás:




Estou esperançada de um dia, durante um treino, me cruzar com alguém com a jersey vestida e podermos trocar um sorriso acenado de cumplicidade, do género "sim, estivemos lá e foi lindo".

(Aiii... Arga 2014, ainda falta muito?)


Adiante. Depois do anúncio da Aventultra, seria de esperar que tivesse começado a correr esta semana como se não houvesse amanhã, mas não. Quero que seja um aumento gradual, com base no esforço, antes de começar a seguir um plano específico.
Resolvi, inclusive, começar a dar mais atenção às zonas cardíacas durante o treino, só que agora não encontro a faixa cardíaca do Garmin em lado nenhum. Usei-a no GTSA e sei que está cá em casa, porque, quando cheguei, a atirei para um canto, chateada porque me tinha feito uma assadura muito feia numa zona que não devia. Acho que entretanto a faixa se deve ter barricado em protesto, porque não há meio de aparecer.

Assim sendo, tive de recorrer à faixa antiga do Sigma, o que significa que esta semana andei a treinar assim:
 
Dois relógios, porque um não é suficiente.

Aproveito e ganho força muscular no braço esquerdo. (Tenho mesmo de encontrar o monitor cardíaco do Mr.G., que isto não é vida para ninguém...) :)


Estão a ser estes os primeiros passos de muitos. Até agora, tudo bem.



19 comentários:

  1. Cuidado para não atropelares as formigas quando andares de Bike!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bons passos!

    Beijinhos e força :)

    ResponderEliminar
  3. Se continuares a andar de bicicleta, aos poucos vais perder essa insegurança.
    Além de que é um bom complemento, para a actividade pedestre. Assim também não precisas de andar com os dois relógios no pulso, pois podes colocá-los no guiador da bicla.
    Com 7 dias sem correr , agora é que vai ser...
    Beijos e já agora, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Dá-lhe R. :)
    Estás com uns abs, vou-te contar... ;)

    ResponderEliminar
  5. Estava a ler o que escreves-te e quase que me identificava em algumas palavras. A bicicleta, as caminhadas que tanto adoro também :)
    Bem essa dupla no braço esquerdo é de Macho Rute!!! Vais ganhar musculo!! :)
    Muito bons treinos e força :D

    ResponderEliminar
  6. Jorge: Eheh, eu vou atenta, mas desviem-se! :) Beijinhos

    João: Obrigada. Passos e pedaladas. :) Beijinhos

    Sam: Mesmo assim já estou muito mais confiante agora. Antigamente só andava se tivesse companhia e agora já vou sozinha também.
    Por acaso temi que 7 dias parada afectasse alguma coisa (paranóias), mas acho que não.
    Beijos e bom f-d-s!

    Hermi: Ganda 6-pack, não é? E andas tu no gym... anda mas é fazer um trail! :P Beijos

    Piolha: Temos de formar um grupo de caminhadas! Por sítios giros, não é cá no meio da cidade. :) (E por locais rijos, para duros! :P)
    Tenho de ir trocando os relógios de braço, de vez em quando... ahah :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Essa jersey da Serra D'Arga é muito cool. Vesti-a cá em casa e ficamos com ar de super-heróis!
    Mas ainda assim acho que fica melhor nos homens do que nas mulheres.
    Um dia destes visto-a para ver se te vejo por aí!! ;)

    ResponderEliminar
  8. Seja bem vinda à corrida menina Rute.
    E em grande estilo, uma roupa bem trabalhada e os relógios a dar um toque muito personalizado :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Rute,

    Um intervalo de 7 dias em 2 anos é bom para a relação;

    Tu estás a ressacar!Ainda falta quase ano para Arga :)

    Pensavas que maltratavas a fita e ela se ficava a rir para ti!? Nope!

    Estás um bocado exibicionista, não ?: 6 pack vistoso, 2 relógios, andar de bicicleta, exibir-se às formigas...:)

    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  10. Boa vida, passeios de bicicleta, halterorelogiogpsfilismo, caminhadas...

    Pergunta estúpida: a fita do sigma não é compativel com o garmin?

    E quanto à assadura, costumas colocar vaselina, body glide, whatever ou na zona ou na fita?

    Bom descanso e fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. RBR: Sim, sobretudo ali na zona dos ombros não favorece muito as senhoras (foi feito com corte à Super-Homem), mas se usado com mochila disfarça. :) O tecido é bom.
    Usa sim, os "arguianos" têm de se indentificar. :) Beijinhos

    V: Obrigada, sr.V. :) Gostas da minha jersey? Até pareço uma atleta! ihih ;) Dos relógios, tenho de ver se este fim-de-semana me dedico à procura da faixa desaparecida.
    Beijinhos

    Lu: É verdade, estou a ressacar. :) E a pausa foi uma boa pausa, não digo que não, mas já estava com saudades.
    Por acaso os dois relógios chamam a atenção é verdade, mas só tenho corrido já de noite, por isso disfarça. ;) (E o 6-pack na bicicleta não se nota) :)
    Beijinhos grandes

    jnr: Por acaso é uma pergunta pertinente e a minha resposta é - não faço ideia! Seria de supor que tivesse testado isso, né?.. Mas acho que não, não são compatíveis. De qualquer forma, a malvada da faixa tem de estar por algum lado e amanhã já parto na demanda.
    Eu ponho vaselina, mas não sei se não é suficiente, se o ajuste da faixa não é o melhor, mas nem sempre resulta. Na altura não se nota nada, mas depois... :S
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  12. Belo regresso! De quando em vez acho que é perfeitamente normal e salutar que haja uma pausa higiénica da corrida... a minha mais longa foram cinco semanas, passadas as quais o meu treino de regresso me fez sentir uma foca em terra firme a tentar arrastar-se com anca gingona asfalto a fora.

    Ainda hoje passei pela zona de Santa Apolónia - Xabregas - Expo de autocarro (fui levantar o dorsal da Corrida do Aeroporto) e olhei para a ciclovia com mais atenção... tenho que lhe fazer uma visita em duas rodas um dia destes :)

    Bjs e obrigado pelo feedback da ciclovia :)

    ResponderEliminar
  13. Bluesboy: "uma foca em terra firme a tentar arrastar-se com anca gingona asfalto a fora"... ahahah :D Estas tuas comparações são fantásticas! Uma semana acho que não afecta grande coisa, e ainda bem.
    Faz uma visita à ciclovia e depois diz de tua justiça!
    Boa dobradinha este f-d-s! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. E que tal colocar um relógio em cada pulso, hein? Aí estas gajas....:)
    Beijinhos

    P.S. Tb queria uma camisola dessas :(

    ResponderEliminar
  15. Carlos: Lol Eu sei, mas não me dá jeito! O braço direito é o braço ERRADO e não posso ter relógios no braço errado... :P (pancadas, não ligues)
    Arranjas uma destas jerseys super-homem para o ano. Não falhes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Realmente quando paramos uns dias apareçem dores por todo o corpo, especialmente nas pernas! Também me acontece!
    Já li teorias que dizem que o corpo humano está "desenhado" para esforços de corrida e ressente-se quando está parado (bom,...passei 40 anos sem saber disso...e não tinha dores...nã sê..)
    Bom regresso aos treinos..

    ResponderEliminar
  17. Paulo: Suponho que o corpo se vá habituando a determinado nível de exercício e depois se queixe quando a rotina varia. Se é notório ao contrário - quando se passa do sofá para o treino, também se nota, embora menos, no inverso - do treino para o sofá.
    Quero crer que seja disso, e não ainda do factor "idade", mas nã sê... :)
    Bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  18. Muito bem, é só SWAG com essa "jersey" 6pack e os 2 relógios no pulso esquerdo, eu com crises existenciais entre usar ou não usar tecnologia na corrida e tu a jogar no duro com 2 relógios no pulso e um deles a chamar-se "Mr.G" haha Épico!

    Eu por acaso nunca rodo em ciclovia, chego mesmo ao cumulo de estar a rolar na estrada e a ter uma ciclovia vazia ao meu lado, os condutores de veículos motorizados pira lol
    Mas pronto, também não vivo numa cidade como Lisboa, aí deve ser a doer...

    Bons treinos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Rui: Sim, o que tenho mais é "SWAG"... lol :p
    E a tecnologia na corrida, já falámos sobre isso, e o que tens não é "crise existencial", sabes bem... :) Mas nesta fase estás desculpado. ;)
    Pois, eu, pedalar em estrada, só mesmo trajectos muito pequenos e quando não há outra opção. ME-DO!
    Boa recuperação!
    Bjs

    ResponderEliminar