31 de dezembro de 2013

Dos últimos dias, efemérides e o adeus a 2013

21 de Dezembro: Depois de umas semanas difíceis, enquanto eu celebrava o meu regresso aos trilhos, sem dores, no Cabo Espichel, o blogue celebrava também o seu segundo aniversário.
Apesar de atravessar picos de inspiração e falta de vontade, nunca me arrependi de ter aliado duas paixões. "Corro para criar memórias e escrevo para as recordar", escrevi aqui uma vez. E é basicamente isso, com tudo o que significa. Todas as pessoas que conheci por consequência, tive o prazer de gostar (gosto mesmo, não estou a dizer porque fica bem, já sabem que não sou disso). Alguns começam a ser grandes amigos, só por isso já valeu a pena a brincadeira disto de ter um blogue.
 
22 de Dezembro: Passeio de Natal à Vila de Sintra, num misto entre os trilhos e o urbano. Porque Serra de Sintra nunca é de mais.


Mesmo uma Vila já bonita fica ainda mais bonita, no Natal.
 
 
24 de Dezembro: A Mãe Natal cá em casa veste verde.



Claro.
 
(Interregno de festividades e enfardanço)

 
28 de Dezembro: Depois de ter optado por deixar de pedalar, por não saber se seria prejudicial à lesão, assim que tive o ok voltei a pegar na bicicleta. Aos poucos deixa de ser um apêndice estranho, com o qual não sei lidar, para começar a fazer parte de mim. É, ao mesmo tempo, um bom complemento e descanso da corrida.
Mas, caso alguma vez se tenham questionado, correr à chuva é cem vezes melhor que pedalar à chuva... aprendi da pior maneira. Só desculpei a natureza (e os sites meteorológicos) por causa disto:

 

 
29 de Dezembro: Os últimos 10km do ano. Estrada. Precisava de confirmar se os 15km sem dores na Azoia tinham sido apenas uma coincidência feliz.
Contente por chegar ao fim sem sintomas negativos, mas a perda de resistência é uma realidade. Pela minha respiração e pulsação dir-se-ia que estava em pleno desempenho olímpico dos 1000 metros com obstáculos, mas não, foram apenas 10km bem vagarosos. Enfim... aos poucos recupero.


Ao menos estava um nevoeiro fantástico.

 
30 de Dezembro: Fez dois anos que corri a minha primeira prova de 10km. Infelizmente, este ano não estive presente na S. Silvestre dos Olivais. Os dois anos anteriores fiz esta prova sempre ao lado do meu Pai, e este ano, para além de ter estado lesionada, ele também não poderia estar presente, por isso não iria ser a mesma coisa. Mas é uma corrida que está no meu coração, a que espero voltar mais anos, apesar de o meu caminho ser cada vez mais fora do asfalto.


2013 foi o ano da consolidação do meu amor pelos trails. Foram 11 provas de trilhos no total, quase uma por mês. Apesar de todas, e cada uma em particular, terem sido especiais, destaco três:

- Raide à Tapada de Mafra - por ter sido a minha primeira Meia Maratona em Trail, e o momento em que descobri que era mesmo "isto".

- Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos - pela companhia e pelo desafio de correr à noite. É preciso ir mais alerta e é exigente a nível de concentração, mas tem um ambiente único. Sem dúvida uma experiência a repetir.

- Grande Trail da Serra d'Arga - como não poderia deixar de ser. Porque era uma prova que já sonhava mesmo antes de calçar os meus trabuco pela primeira vez, porque é uma prova de topo, porque é num local de grande beleza, porque a fiz sozinha e me deu confiança. Uma das minhas corridas mais felizes.

E uma menção honrosa para:

- Trail do Almonda - porque às vezes é nos piores momentos que se aprende e evolui.



"Adventure is worthwhile in itself"
Amelia Earhart
 
 
 
Espero que 2014 seja uma boa viagem para todos. Bom ano, quilómetros felizes!
 


26 comentários:

  1. Em grande Rute...2013 foi o ano em que descobriste o teu "caminho". Que 2014 te traga muita saúde, para poderes continuar o teu caminho, para poderes fazer muitos e bons km e te tornares Ultramaratonista...e para continuares a contar as tuas histórias como só tu sabes. Parabéns pelos 2 anos do "Corre como uma menina", que venham muitos mais...eu estarei aqui deste lado a seguir com muito interesse.
    Beijinhos e espero que em 2014 nos cruzemos em algumas aventuras por estes montes e serras de Portugal

    ResponderEliminar
  2. Carlos: Obrigada. És um amigo das corridas, à distância. :) O teu blogue está entre um dos meus preferidos (shiuuu..) ;)
    Lá nos encontraremos numa aventura pelos montes e serras, se tudo correr bem.
    Beijinhos e um ano feliz

    ResponderEliminar
  3. Foi um grande ano para ti Rute.

    Estou como tu, ter um blogue já valeu por todas as pessoas fantásticas que conheci :)

    Que 2014 seja um ano ainda com mais aventuras.

    Corridas felizes!

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela boa época! As melhoras para a lesão e até domingo?

    ResponderEliminar
  5. Isa: Sim, a nível de corridas não me posso queixar, embora tenha terminado fraquinho... :)
    Um ano feliz! Beijinhos grandes

    Sílvio: Obrigada. Dia 6 não é segunda? Vamos ver como correm os próximos dias. Bom ano!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelas conquistas e felicidades para as próximas "viagens" (provas e aventuras)!
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
  7. Um excelente ano para ti recheado de muitas coisas boas :)

    ResponderEliminar
  8. Joel: Muito obrigada. :) Bom ano!

    Fiona: Igualmente, mantém-te sem lesões! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Muitas e boas Corridas em 2014, sem dores (de lesões...já que as outras são inevitáveis :) ) e tudo de bom para ti, tua família e amigos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ana: É bem verdade (isso das dores). Um bom ano para ti e teus!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que 2014 seja um ano ainda melhor! Boas entradas** Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Obrigada V.! Um bom ano para ti também. Beijinhos**

    ResponderEliminar
  13. Amiga Rute, o desejo dum EXCELENTE 2014, como bem o mereces!

    Beijinhos

    (fantásticas essas duas fotos do arco-íris e do nevoeiro!)

    ResponderEliminar
  14. Mãe Natal verde é uma duende!!! :) Desculpa, mas não resisti...

    Um Excelente Ano de 2014, cheio de trilhos e novas descobertas!

    ResponderEliminar
  15. João: Obrigada! Beijinhos e um excelente 2014 para ti também, com, pelo menos, duas maratonas em força! ;) Tu mereces.

    Ricardo: Mãe Natal de verde! Eu é que sei! :P
    Obrigada, kms felizes para ti também

    ResponderEliminar
  16. Um excelente 2014 para ti Rute!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. O treino é dia 5 de Janeiro, domingo. Os gráficos das altimetrias são da edição passada.

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    Em primeiro lugar: happy new year!!!!

    Em segundo: sinto-me incluída nas pessoas que conheceste por causa do blog e que até gramaste....;)

    A foto do arco iris está engraçada! Parece que forma uma redoma...

    Eu sabia que ias incluir o Almonda...nem sempre o que parece mau, é mau. Há qualquer coisa de memorável que fica nas experiencias mais negativas, e que depois transformamos em positivas :)

    Não querias ter estado em recuperação e voltar com os pulmões e coração em plena forma, por não? (Se calhar até querias!). Vai com calminha que a tua boa forma vai voltar!

    Beijinhos para este ano novo :)

    ResponderEliminar
  19. LiS: Igualmente para ti e família! Beijos

    Sílvio: Ok, vou ver se arranjo companhia e se estou em condições até lá. :)

    Lulu: Happy New Year!!! :) Não só estás incluída, como te destacas! :) Ainda por cima conheceste-me numa altura "vulnerável", chamemos-lhe assim, e eu não sou de andar por aí a mostrar que tenho sentimentos. lol ;)
    O arco-íris é a "linha que separa..." :)
    Claro que tinha de referir o Almonda, para além de ter ficado traumatizada, acho que já não falava dele aqui no blogue há mais de... duas semanas!! :D
    Pois, queria estar com os pulmões e pernas em forma... :|
    Beijos grandes e um óptimo ano (que vai ser memorável para ti, sem dúvida!)

    ResponderEliminar
  20. Olá Rute,
    Com ou sem kms, a correr ou de bicicleta, em trails ou em passeio, o importante é tentarmos ser felizes com o que temos e naquilo que fazemos, não é assim?
    Bom ano também para ti e para todos aqueles de quem gostas!

    ResponderEliminar
  21. Rute, és uma amiga que eu conheci graças aos blogues e com quem tive o prazer de partilhar algumas provas.
    Que em 2014 as lesões te deixem em paz!
    A gente vê-se por aí.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Sofia: É isso mesmo. :) Um ano feliz também para ti!

    V: Também espero correr mais que as lesões! :) Um grande ano para ti, amigo Vitor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. "mãe natal verde" mi liket !! :P

    Que 2014 seja ainda mais "desafiante", sublime e "worthwhile" (vai ser de certeza).


    ...nisso das "citações", gosto muito desta, já muito batida, mas que me lembro muitas vezes:

    "“I don't run to add days to my life , I run to add life to my days.”


    Um grande 2014 para ti e teus.


    ajb


    ResponderEliminar
  24. A: 2014 TEM de ser muitooo melhor que 2013, please. :)
    Também já conhecia essa frase, e concordo. ;)
    Ultra 2014 para ti :P
    Bjs

    ResponderEliminar