14 de janeiro de 2014

Grão a grão

Até agora, o 'mês base' está a ir muito bem. Na primeira semana corri três vezes, na segunda corri quatro. Como não queria ainda impor um número de quilómetros às pernas, estou a correr por tempo em vez de distância. Na semana 1, fiz treinos de 30/45min, excepto no muito "inho" longuinho de domingo, onde corri um pouco mais, e na semana 2 aumentei para treinos de 45/60min.
Desta forma, corro conforme me sentir no dia, sem pressões. Sei que só tenho de correr durante pelo menos 45min, complete os quilómetros que completar, e isso ajuda-me a não abusar. Mas claro que faço por terminar o treino sempre com um número redondinho, também não é necessário entrarmos numa anarquia total... :)

Tenho optado por não aumentar a velocidade e por correr sempre em terreno plano e mais amigo das articulações (tenho evitado pisos cimentados, empedrados e muito alcatrão). Graças a Deus tenho alguma variedade perto de casa, embora tenha a noção que ultimamente ando sempre a correr no mesmo circuito previsível, e isso pode tornar-se um pouco aborrecido. No entanto, como estou a ter uma evolução positiva, não me posso/quero queixar.

Além disso, este fim-de-semana fiz o meu primeiro treino em trilhos de 2014! Ainda por cima, numa manhã em que a serra estava envolta em nevoeiro.

Adoro.

Contrariamente à contenção que tinha vindo a respeitar, neste treino fiz mais de 20km. Mas nunca achei que estivesse a esforçar-me em demasia e optei sempre por caminhar nas descidas mais íngremes (as descidas continuam a ser o meu maior medo, pela pressão que colocam nos joelhos).

Foi daquelas manhãs em que nem damos pelo tempo passar. Apesar de ter sempre uma componente de treino, estas coisas são como um passeio para mim: páro para tirar fotos, para ver cogumelos, para comer... e faço desvios para ver coisas giras. Talvez um dia treine como gente grande em trilhos, mas este ainda não foi esse dia e gosto muito assim. Depois partilho com vocês os novos locais que percorri.


A par da corrida, tenho sido muito rigorosa com os alongamento. Faça chuva ou sol, nada me impede de realizar alongamentos após os treinos (tenho testemunhas!) e, mesmo em dias de descanso, tento fazer uma sequência de uns minutinhos em casa. Já não sou tão consistente nos treinos de reforço muscular, mas estou a esforçar-me, juro.

Mesmo assim, foi uma semana com uma boa quilometragem, à qual juntei mais 20km de bicicleta, quando fui visitar a ciclovia que segue desde o Oriente, junto ao rio, até Santa Apolónia. As obras já estão feitas mesmo até à entrada da estação e acho que a ideia é continuar até ao Cais de Sodré. É uma boa notícia para quem, como eu, não gosta de ser um obstáculo frágil na estrada e não tem bicicleta para andar pelos montes.

E é este o meu resumo das duas primeiras semanas do ano:
- 7 treinos de corrida
- 12 de alongamentos
- 4 de reforço muscular (e, ainda assim, fraquinho) <- a melhorar.
- 2 passeios de bicicleta
- 1 mergulho no mar gelado
- 0 dores!!!

Desse lado, tudo bem encaminhado neste início de 2014?

14 comentários:

  1. Yeahhhhh.....12 treinos de alongamnentos....fonix...aposto que já cresceste uns 3 ou 4 cm :)
    Dá-lhe...beijinhos

    P.S. Sabes que li "páro para tirar fotos, para ver cogumelos A comer..."...lol...acho que estou a precisar de férias :)..ou então ando a comer os cogumelos errados :)

    ResponderEliminar
  2. Ora assim é que é bom ver-te!! De volta!! :D
    Embora com algum cuidado e que me parece muito bem, estou feliz por estares de volta. E se te sentes bem e sem dores não tem mal nenhum correres alguns Km's :D

    Bons treinos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito feliz por ti, não só pelos teus treinos mas pelo principal "0 dores" :)))

    E tens razão a defenderes-te nas descidas que são assassinas para os joelhos.

    Beijinhos e boa continuação :)

    ps - Como podes compreender, não respondo à tua última pergunta... (ou melhor, estou a responder...)

    ResponderEliminar
  4. Carlos: Atenção, mesmo que sejam só 2 min, eu conto como sessão de alongamentos! :P Mas sim, vou renovar o CC daqui a um mês e quero reaver o centímetro que me roubaram da última vez! ;)
    Ahahah sabes que quando estava a escrever essa frase também tive de voltar atrás para ler bem... :)
    Beijinhos

    Piolha: Obrigada. Bons kms para ti também, agora aqui pela cidade. ;) Beijinhos

    João: Com calma isso vai lá! Se for só uma semana até voltas inspirado! :)
    Descidas e pedregulhos é uma combinação letal, tenho mesmo de aprender a descer de forma mais eficiente... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pff...
    O meu mês base está básico...só ginásio...a culpa é da chuva e ...coiso...
    De volta à alegria da corrida, isso é que é importante :).
    12 sessões de alongamentos? Mas fazes por fazer, no inicio e no fim da corridinha ? Se sim...baldas! Faltam 2:)
    Bons treinos e ... Bem vinda de volta:)
    Bjs
    PS: Essa foto é um mete nojo...tu e a malta do norte...

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute, ainda bem que estás a recuperar!!! Agora nada de grandes aventuras assim à pressa....

    Beijocas e continuação de boa recuperação ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute!

    Pouco a pouco, vais voltar ao ritmo que tinhas. Fazes bem não abusar, é importante a dor não aparecer.
    Que tudo continue em bom ritmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fico contente com esse resumo das primeiras semanas do ano. Por aqui, ainda se fez algum trabalho de bicicleta e de reforço muscular na primeira semana do ano mas, com o início da fisioterapia, tenho estado parada. Esta semana irei regressar às corridas com um treino muito, muito leve de 20 minutos para ver como o joelho se porta...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. jnr: Se continuares só pelo ginásio como é que queres ter fotos mete-nojo tuas? Só podes simular nevoeiro na sauna. :P Realmente lá para norte têm muito por onde meter nojo, mas Sintra é Sintra. :)
    Faço sempre alongamentos a seguir a correr, uns 5-10min, depende da pressa. E depois em casa às vezes lembro-me e faço. Gato escaldado...
    Também estou contente por "estar de volta", mas ainda é alegria comedida. Vamos ver, fingers crossed. :) Bjs e obrigada.

    Carla: Pois, espero não me entusiasmar! :) Obrigada, beijinhos

    V: Acho que, mesmo que continue a correr tudo bem, vou abdicar de treinos de velocidade. Sei que faz bem para ganhar resistência pulmonar e tal, mas não vale a pena arriscar. Nem que demore 10 horas a terminar a prova, mas termino! (E levo muita comida :P) Beijinhos

    Fiona: Que continues a evolução positiva. Insiste nos alongamentos, tem-me ajudado bastante. E aquela massagem com o rolo, apesar de dolorosa, também. :) Espero assim conseguir evitar tratamentos, vamos ver...
    Beijinhos e um regresso em força!

    ResponderEliminar
  10. Parabens pela recuperação total , e a volta da "normalidade" !

    - 0 dores ! (o principal dessa lista) :)
    - 12 alongamentos (é muito subjectivo, contas como ?? ) :P
    - 4 de reforço muscular (nem vou comentar, era logo expulso daqui) :P ...mas dá-lhe no core :D


    Grande foto...tambem gosto de nevoeiro , e ainda faz com que me perca na serra com mais facilidade do que o normal ! eheheh

    -"as descidas" não fazem medo !! ...acho que andas a ler informação a mais... , mas tu é que sabes da tua vida :) , o que acho é que deves descer como te sentires melhor e mais confiante , o resto é tretas ! :)
    seja de sku, seja de lado ou frente , precaução e bom-senso, é a receita ideal... , e mesmo assim já me esbardalhei todo a tentar diversas "técnicas" lol

    agora a serio, tens que ter a "precaução" normal a descer..., no nosso "ritmo" a pressão nos joelhos se calhar é tão grande como a subir ! Digo eu !! ou tu vais aos saltos a descer por aí a fora ??... :) é uma questão "subjectiva" , ainda para mais vindo de uma lesão "esquisita" e chata...

    Cogumelos encarnados como nos desenhos animados , é que eu queria encontrar por essas matas fora ! (mas já sei que existem , sim) :)


    Boa continuação de treinos...

    bjs
    AB

    ResponderEliminar
  11. A: Não quero ainda falar de recuperação "total" para não agoirar, mas estou a "evoluir positivamente". :)
    12 alongamentos = a 12 sessões de alongamentos, tenham elas 3min ou 15min. :P
    Concordo com algumas coisas que dizes mas discordo de outras (o normal...) :) Independentemente da velocidade, as descidas vão ser sempre agressivas, porque altera-se o centro de gravidade, tens de ir constantemente a travar. Claro que há sempre maneiras melhores que outras, mas a minha está longe da perfeição. ;)
    Pois 'tá claro que existem cogumelos desses e outros também. Quem é a especialista?? lol
    Bjs, bons treinos.

    ResponderEliminar
  12. Só uma perguntinha... Onde arranjaste o teu rolo? Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Fiona: Encomendei na amazon.uk. Mas penso que por cá também já vi à venda na decathlon, se não me engano... Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Obrigada :) Beijinhos

    ResponderEliminar