29 de janeiro de 2014

Quando as provas viram treinos

Mais um fim-de-semana, mais um longuinho. Ao contrário do domingo passado, em que não estava com muita vontade e depois deu-se o fôlego mais ou menos a meio do percurso, desta vez comecei inspirada, mas depois comecei a perder o ânimo. Até tinha simulado um percurso com a distância pretendida, mas ao fim de 5km dei por mim a repetir as mesmas ruas conhecidas, apenas porque era mais cómodo e não me apetecia "pensar". Queria entrar no modo cruzeiro, desligado, de forma a não ouvir o bip de distância que parecia tornar os quilómetros cada vez maiores. Acho que era mais cansaço mental que físico e sei que se estivesse com companhia o treino até teria corrido de forma pacífica, no entanto, persisti na mesma, porque o treino da mente também é importante.
Como o aproximar da meta dá sempre uma injeção de força, as coisas lá se começaram a compor a quatro quilómetros do final e consegui terminar o treino de forma progressiva. Uma cereja no topo de um bolo muito seco e sem graça.

Teve as suas partes com graça, dou a mão à palmatória...

Mais 19km feitos, a caminho dos desafios loucos a que me proponho.

Acho que isto são sintomas de ressaca. Sabem quantos treinos fiz em trilhos desde o início do ano? 1! UM!! Exceptuando o glorioso treino na linda Sintra enevoada, os meus pés apenas pisaram os pequenos mini-trilhos perto de casa, o que é, claramente, insuficiente.
É certo que tudo isto foi resultado de querer regressar de forma calminha, sem abusar em terrenos desnivelados, com uma mistura de azares de ordem técnica, mas queria, pelo menos, ter feito mais um treino em Monsanto antes de regressar às provas de trail já este domingo, em Bucelas.

Sei que o facto de não ter treinado muito em trilhos nem em elevação vai tornar Bucelas um bocadinho mais desafiante do que o normal. Mas será também a primeira vez que irei participar numa prova em jeito de treino, por isso a abordagem também será outra. Nunca teria feito um treino de 19km na semana antes de uma prova de 25km, por exemplo, se quisesse estar fresquinha para a enfrentar. Claro que, na prática, não fará grande diferença em termos de velocidade, que nunca foi muita, apenas no espírito com que encaro o desafio: é mais uma escada. E ao menos vai ser uma escada com uma paisagem bonita.

O ano passado participei na versão 12km do Trail de Bucelas e foi a minha segunda prova de trilhos. Estava, então, a dar os primeiros passos, a ter os primeiros encontros com aquela que seria a minha nova paixão. Na altura, olhava para a versão dos 23km como uma coisa impensável para "atletas" como eu. Agora vou participar nos 25km, a versão longa, que é a versão curta da maioria dos eventos de Trail, e acho pouco. Não porque me seja fácil de concluir, mas porque o tempo, quando estamos apaixonados, parece que voa (excepto quando estamos a subir uma encosta interminável de inclinação elevada, nesse caso passa dolorosamente devagar).

Mais alguém vai ter um reencontro "amoroso" este fim-de-semana? Quem foi aos Trilhos dos Abutres ainda deve estar cheio de amor para dar... ;)

24 comentários:

  1. Eu vou estar presente em Bucelas! :-) E vou igualmente com poucos treinos em cima... não só em trilhos como em estrada.
    Mas tudo se faz :-)

    Espero começar a aumentar os meus treinos a partir da próxima semana (fim de exames yeahhhh), pois dia 8 de Março se tudo correr bem devo ir ao OMD Vila de Rei.

    Boas corridas e até Domingo! beijinho* :)

    ResponderEliminar
  2. Conheço bem essa luta entre corpo e mente :D Acho que conhecemos todos não é verdade?! O importante é que a mente foi mais forte :D
    E o corpo também.
    Boa Prova no Domingo que eu a essa vou passar este ano com pena minha ..... tou com inveja ehehhe :D

    Força Força!! :D
    Bem vinda de volta aos trilhos (ainda que 25Km já é umum bom regresso :D)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que a filosofia de encarar a prova como um treino resulta quase sempre bem. no trail, sem a variável tempo final, ainda deve resultar melhor e até te pode alargar o foco atencional para apreciares a prova no seu todo.

    Também com a experiência, acho que é menos necessária uma preparação tão rigorosa. :)

    Bjs e boa prova! Eu nos próximos seis fisn de semana tenho zero provas. Acho que sem treinos longos em Monsanto depois fico com sintomas de privação, hehe!

    ResponderEliminar
  4. Pedro: É esse o espírito! ;) Embora com menos treinos se "faça" com mais sofrimento. :)
    Quantos kms no OMD de Vila de Rei?
    Bjs e até domingo!

    Piolha: Cada vez acho mais que a mente é pior para treinar... pelo menos a minha, sim. :) Mas é uma boa prova de regresso!
    Beijinhos, boa recuperação!

    Bluesboy: Tira a pressão do termo "prova", já que não é o objectivo, apenas mais um passo no percurso.
    Quando começas a fazer longos em Monsanto, hmm?
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Grande Rute...tás de volta e domingo vai correr bem, pois estás a encarar a coisa como deve ser encarada...na boa :)...no fim vai-te saber a pouco :)

    "desafios loucos"???? Já te decidiste? Diz-me, diz-me, diz-me....não vale fazer suspense...sabes que já tenho uma idade e pode-me dar uma coisinha ruim :)

    Beijinhos e diverte-te no "treininho" em Bucelas

    P.S. Eu estou cheio de Amor para dar, mas este fim de semana vai ser calminho...estou com o chamado empeno "abutrico", a coxa esquerda numa lástima de tal forma que é uma risota ver-me a subir e descer escadas :)
    Mas estou tão enamorado pelo trail, que hoje acabei de mandar um objectivo de estrada para o galheiro, para me dedicar a mais uma Ultra daqui a uma semanas...mais uma das clássicas (mas só te digo qual, quando me disseres onde vai ser a tua estreia :P)

    ResponderEliminar
  6. A duvida é mesmo essa... tenho andado numa luta para ir para os 45, mas acho que o mais sensato é não arriscar por enquanto, além dos 25km... vamos lá ver os desenvolvimentos da minha cabeça nos próximas dias lol

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  7. Eu até inscrições ando a adiar...por isso a mente é mesmo....lix...fundamental:)
    bons treinos, provas,ITB,:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Carlos: Agora jogaste a cartada da idade e eu não quero ser responsável por nenhum colapso... ihih :) Se Bucelas correr bem assumo finalmente a coisa! ;) (Ando armada em mariquinhas...)
    Como disseste "daqui a umas semanas" até suspeito qual seja a Ultra a que te vais dedicar!! Fico com inveja. :D
    Obrigada, beijinhos

    Pedro: Também tens de ter em conta outras factores para além da distância... a altimetria e tipo de terreno são amigáveis? :) Logo vês como te correr Fevereiro. ;)
    Beijinhos

    jnr: Eu acho que o melhor é inscreveres-te sem pensares muito nisso (bebe um shot antes, se for preciso :P) e depois já está e TENS de ir... :)
    A ITB é que ainda me trava (mentalmente)... espero que seja meiguinha para mim, que ando a tratá-la bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Tanta queixa sobre o treino, pensei que tivesse sido mesmo fraco e depois leio 19 kms... O jeito que me dava agora... )

    É bom comparar provas que já se fizeram para se aquilatar da evolução. E o teu caso em relação à do ano passado é bem gritante.

    Força para uma prova em prazer! Vou querer ler na tua crónica que foste feliz :)

    Beijinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  10. Grande Rute, fico contente que essa maldita lesão se tenha posto a léguas :)

    E espero ver-te no domingo, o teu "treinozinho", vai ser a minha estreia oficial em trail, (não contabilizo os treinos em Monsanto), espero estar à altura daquele sacana daquele gráfico,lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. João: Foi fraquinho em moral, não em distância. Foram 19km "blah"... :) Vai ser o primeiro trail repetido, mas em distância diferente. Espero que termine com a força que terminei o ano passado!
    Obrigada, beijinhos.

    Carla: Aqueles gráficos são feitos de forma a parecerem pior do que na realidade... ;) Mas, atenção, não ver ser um "treinozinho"! Vai ser um Senhor Treino. :) Um teste que espero que corra bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Rute!
    Ainda bem que já não falas de lesões, mas sim do próximo trail.
    Vai ser uma prova com bastante malta conhecida, como eu gosto.
    Espero ver-te por lá.
    De vez em quando, dou por mim a visualizar algumas partes do percurso dos Abutres, foi difícil mas lindo.
    Aponta aí para o ano, imperdível.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Francisco Rosa30/1/14

    Bom dia,

    Eu ainda estou nessa fase dos 21km é demais para mim.. Portanto vou aos 10km de trail na carregueira onde vai ser a minha estreia em trail_:)!

    Boa sorte para a prova/treino de Bucelas:)!

    ResponderEliminar
  14. Olha, junta-te ao clube: até Agosto todas as provas de trail em que participarei serão encaradas como treinos. Que é isso que preciso e não de tempos, nem de lugares na classificação geral/género/escalões.
    Não só nunca foi coisa que me movesse como agora, que tenho de pensar no meu desafio de Agosto próximo, ainda faz menos sentido ir para uma prova para "rebentar" e correr outros risco...
    Boa prova, espero ver-te por lá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. V: As coisas difíceis de conquistar são as que deixam melhores memórias. Para o ano pode ser que as condições seja outras e já possa ir assim a mais provas ao desafio. :)
    Beijinhos, até domingo.

    Francisco: Olá! Também era para ir à Carregueira, mas tive de optar, não se pod€ ir a tudo. ;) Parece ser um local bonito, que seja uma boa estreia e te apaixones! :) Obrigada.

    RBR: É um bom clube. :) Também não quero arriscar desnecessariamente... Tudo bem que azares podem acontecer na mesma, mas que não seja por excessos.
    Bons treinos, sempre a subir degraus até ao objectivo! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Bom, seguindo os conselhos sábios da Menina já fiz 2 inscrições e por causa do PDI (esqueci-me do código) não fiz a 3! :) Mas todas de estrada, está a faltar um Trail, e o do Almourol está numa data...ideias?
    O GTSA já abriu;)? Mas...um mais cedo, vá :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu gostava de convencer o meu cérebro a encarar uma prova como um treino... mas é impossível... Mal passo a partida o apelo da meta é mais forte e "tenho" de dar tudo! :) Domingo também estarei em Bucelas! Parece que toda a gente vai lá estar!

    ResponderEliminar
  18. Rute, então, depois dos teus treinos à la Stallone, vais estar "in love" com uma prova este fds?!
    A sério! Estou aqui a torcer que corra tudo super bem. Já sei que gostas de apanhar uma chuvinha, por isso, vou guardar a reza do tempo para o Verão, quando repetires o Almonda com 42ºC à sombra :)

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  19. jnr: Ehehe, a sugestão do shot dá sempre um ar de sabedoria, não dá? ;) Que provas? Conta, conta... :)
    Por acaso, depois de Bucelas, ainda não tenho mais nada marcado... Tenho de pensar bem naquelas prova que encaixam como "treino" :) Mas queres sugestões locais, regionais ou nacionais? Tens de ser mais específico! lol Bjs

    Rui: Também pode acontecer, é verdade. Como não sou muito competitiva, a única coisa que temo ser diferente em prova é a "pressão do grupo", no sentido em que, no meio da multidão, acabamos por entrar todos no mesmo ritmo, às vezes mais rápido do que queríamos, sem reparar... Tenho de estar atenta a isso.
    Bjs, até domingo

    Lulu: Achas que vou regressar ao Almonda??! Nem arrisco... :) Este fim-de-semana vai ser bom, se for como o ano passado, mesmo que não chova temos água e lama garantidos! Yeahhh!! ihih ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Shots?? Foi noutra vida, eheh.
    Um dos objectivos deste ano é, até como o João disse, repetir provas para ver os progressos.
    Assim, repeti a inscrição no BES Running, posso repetir Sintra que é LINDA, e tenho uns ajustes com a Lisboa ( aborrecimento mental, é o meu RP aos 10km...) e...numa determinada meia...lápara os ladosde Alma..Lisboa,;) 15 anos depois...e ....
    Como adoro Monsanto falta a corrida da árvore, até porque tenho umas contas a ajustar com um senhor simpático;)...aquecimento, pff estava a dar o máximo, se 5 septuagenários passaram por mim como se estivesse parado...o problema é deles, certo?
    O Trail, tirando o Gtsa( ok...), convinha ser por estas bandas, Bucelas esgotou antes que me decidisse.
    Almourol é só em Abril e no aniversário do meu piqueno.
    E o Almonda é só em Junho ;)
    Bjs e...boa chafurdisse, desculpem, boa prova em Bucelas, cuidado com os penaltys...de verde de Bucelas :)

    ResponderEliminar
  21. jnr: Eu não bebo disso, só sugeri, para a inércia. :) E pelos vistos resultou! ;) Acho que nunca fiz nenhuma dessas provas, só a de Lisboa, que acho que na altura se chamava Corrida de Sto António.
    Os septuagenários realmente.... muito cuidado com eles! :)
    Carregueira é muito em cima para ti? Também tens Sesimbra em Abril. (Também faço anos na altura de Almourol, acho que vai ser a minha prenda... :D)
    Quando me lembrar/souber de mais alguma digo.
    Almonda??! Mas vós não lesteis o meu calvário?? Ide por vossa conta e risco, fosteis avisado... Com sorte, desta vez não passa dos 35º. ;)
    Por acaso o ano passado ofereceram uma garrafa de vinho (mas branco) em Bucelas! :D
    Obrigada, bjs.

    ResponderEliminar
  22. Ahah, o Almonda está a ficar fácil de mais;) li e nem me parece que tenha vontade de lá ir, tb pelo teu relato.
    Olha que o Almourol é uma bela prenda:) e a zona é bonita ;)
    A Carregueira é em cima...a ideia de Sesimbra parece bem, obrigado.
    Nunca! Nem a meia??? Ó Menina!!!
    O Bes Running começou o ano passado e deve ter juntado provas já existentes.
    A de Cascais e engraçada, adorei Sintra, a de Lisboa é... Aborrecida e eu devia estar no mesmo estado mental que tu neste longuinho...bof...
    Adicionaram Caparica, bom...
    Os Septuagenários são perigosos, concordas! Passaram por mim e se não fosse tao espadaúdo ainda saia da estrada...isto no aquecimento...deles.
    Obrigado e bjs

    ResponderEliminar
  23. ...acho que nessa fase (pós-lesão), é mesmo isso ou mais-ou-menos, que se deve fazer...

    Treinos "curtos" e não muito "fortes" e ir aumentando a distancia e dificuldade gradualmente...
    (mas estou para aqui a dizer coisas que tu sabes de sobra e muito melhor que eu) :D

    Que seja um bom treino\prova em Bucelas , é sempre um desafio tentar isso...ir no pelotão e não "responder" ao chamamento do "competir" ou do "picanço" com outro\a atleta , é sempre divertido de gerir ! boa sorte nisso... ehehhe

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  24. A: É divertido de gerir e entrar em despique se nos sentirmos com força.. :) Senão, olhamos só com ar de "I don't give a sh*t". ;) (Geralmente é mais isso) :)
    Obrigada, bjs

    ResponderEliminar