19 de fevereiro de 2014

A caminho da Ultra: a "Maratona"

O aumento do número de quilómetros era uma coisa inevitável. Desde que me comecei a sentir, relativamente, confortável nas provas de trail na casa dos 20km, e que descobri que gostava muito das horas que passava a fazê-las (não gostava o tempo todo, mas no fim gostava sempre), sabia que estava feita ao bife! Daí para a frente, seria sempre a aumentar.

Por isso é que, pela primeira vez, decidi aventurar-me além dos 30km e inscrever-me para os 42km dos Trilhos do Almourol. Não como um objectivo em si, mas como um passo grande a caminho de sonhos maiores. Claro que o facto de não ser uma prova-meta não lhe tira o peso da responsabilidade de tantos quilómetros... No entanto, e porque alguns de vocês o referiram, não penso nos Trilhos de Almourol como uma Maratona. Para mim, é uma prova de cerca de 42km, um bocadinho mais ou um bocadinho menos. E, quando a terminar (reparem que utilizei "quando" e não "se", estou a exercer o poder do pensamento positivo!), também não vou pensar em mim como maratonista. Para mim, e esta é apenas a minha opinião, a verdadeira prova de Maratona é em estrada, com a distância medida e certificada ao metro e com o desafio próprio de palmilhar 42 195 metros no asfalto (os meus joelhos já estão a chorar só de pensar nisso).

42km em trilhos são certamente 42km duros-comó-caráças-de-deixar-todos-os-músculos-do-corpo-a-queimar, mas não são "A" Maratona. (Repito que esta é apenas a minha opinião.) E tudo bem, porque já sabemos que não sou, ou não estou ainda, apaixonada pela ideia de ser maratonista, só pelos muitos duros-comó-caráças-de-deixar-todos-os-músculos-do-corpo-a-queimar quilómetros na Natureza.

Tão apaixonada que achei que seria boa ideia ir celebrar mais um ano de vida a castigar o corpo e a deslumbrar a vista por terras de Almourol. Esta prova calha na semana do meu aniversário e, em vez de tirar um fim de semana de relaxamento e/ou rambóia, achei por bem substituir o álcool por bebidas energéticas e dedicar-me a explorar novos limites físicos e de força mental. Posteriormente confirmar-vos-ei se foi, realmente, uma boa ideia.

Ao menos é um passeio bonito...

Foto da última visita a Almourol (há 2 ou 3 anos)

Este domingo o treino longo foi feito às portas de casa, num misto de alcatrão e trilhos, mas com o alcatrão a ganhar numa percentagem clara de 80% contra 20% (por aí...). Foram 20km, desta vez certinhos, mas com pouco ganho de elevação, cerca de 230 metros. Não morar nas traseiras de uma serra começa a tornar-se muito inconveniente... :)
Foi também um treino com uma novidade: sol do início ao fim! E notou-se, pela afluência de corredores/ciclistas que andavam pelas ruas. Já me tinha era esquecido de que era possível correr sem os aspersores do céu ligados, foi estranho chegar ao fim encharcada apenas pelo meu próprio suor.


O que me lembra que entre o final deste mês e inícios de Março quero fazer um treino de cerca de 30km, já como primeira abordagem à dicotomia sofrimento/felicidade que me espera. - "Dicotomia sofrimento/felicidade" é apenas uma alternativa mais simpática à palavra "masoquismo", eu sei, e vocês, que também correm, também sabem. Mas, como estava a dizer, este treino de 30km será o treino de maior distância e, muito provavelmente, tempo, que já fiz até hoje. Tenho de escolher bem a minha paisagem...

29 comentários:

  1. João Cravo19/2/14

    Força nesses treinos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá caríssima! Compreendo-te porque acima de tudo partilho da tua percepção e entendimento deste tipo de prova. É engraçado que quando me dei conta que em Agosto vou (tentar!!) fazer 53km nunca, em momento algum, me passou pela cabeça que iria (também) fazer uma maratona nessa prova (coisa nunca antes feita por mim até hoje). Mas a verdade é que não o sinto.
    São 53km e (esta agora vai ter graça, prepara-te) apenas isso. Nada mais... :)))

    Beijinhos e força nesses treinos! Caso queiras companhia para o treino dos 30km eu alinho. Preciso fazer esses treinos ao fds. Avisa que se conseguir conciliar junto-me a ti.

    ResponderEliminar
  3. João: Obrigada, bem preciso! :) Beijinhos

    RBR: Ahaha, entendo bem esse teu "apenas". É um "apenas" que engloba MUITA coisa, mas sim, "apenas"... :)
    Olha que os meus 30km são coisa para demorar uma manhã inteira (e começar cedinho!) :) Mas como tenho planeados alguns vinte e muitos, trintas, podemos conciliar um dia! Depois mando msg. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Força menina, bons treinos :)

    ResponderEliminar
  5. Para que conste a última vez que fiz 30km, em trail, demorei 5 horas! Se isto responde à tua preocupação... ;)

    ResponderEliminar
  6. Força rumo aos 42 km!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hermi: Obrigada. Beijinhos!

    RBR: My kind of run... ;)

    Isa: Obrigada. Força para domingo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá boa tarde,
    finalmente vou a um trail (Calhandriz).
    Confesso que a palavra ultra ainda me faz alguma confusão.
    Tudo o que seja mais de 21 km ainda me parece uma distancia dificil de alcançar.

    Corro com regularidade desde Outubro 2012, desde então já vou para a terceira meia-maratona.
    Participei em quase todas as provas de estrada existentes em lisboa e até algumas fora,já consigo tempos que inicialmente me pareciam impossiveis para mim e continuo a melhorar.

    Atrai-me a ideia de uma prova sem os atropelos e cotoveladas existentes nas partidas de estrada, sem a preocupaçao do tempo/klm e sem o sofrimento do principio ao fim que normalmente me assiste tentando melhorar a marca dos 10km, enfim... faz parte.

    ResponderEliminar
  9. Ahhhh, já fui tão feliz no Almourol..correr por lá...não :-(
    Mas tens uma zona linda e de certeza que foi uma boa opção trocares a ramboia por 42 km de Mato...claro...mas de certeza que querias dizer bebidas isotonicas e não
    energéticas...ou estavas a pensar na ramboia:)?
    Evoluçao natural de km mas, na minha opinião, bem pensada, de passos seguros e bem firmados.
    Confesso que penso um pouco como tu, a Maratona é em asfalto, mas será que não é uma defesa mental, afinal A maratona tem uma mística e um peso considerável.
    Seja como for, tem sido interessante ver a evolução da menina.
    Até um dia destes, num trilho por ai:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Força para Almourol! Estás quase ultra! :)

    Beijinhos e tudo a correr pelo melhor

    ResponderEliminar
  11. Hugo: Na prova de Bucelas também estavam a distribuir panfletos desse trail. São 18km, não é? Boa! :)
    Eu acho que se me dedicasse muito, conseguiria baixar a barreira dos 50min nos 10km, o que, para mim, seria uma marca muito boa, mas agora estou numa fase em que prefiro o sofrimento longo de correr mais kms do que o sofrimento rápido de ficar sem fôlego nas provas de 10km! Enfim, cada um com a sua maluquice. ;) Bons treinos

    jnr: Muito gira a zona. Já foste ao castelo? É uma visita engraçada.
    Sim, tens razão, queria dizer bebida isotónica! :) Embora também possa beber um Redbull de véspera, dizem que dá asaaaas... ;)
    Acho que a Maratona tem uma mística própria e acho que, como dizia em cima a RBR, mesmo que venha a correr 50km, nunca vou considerar ter feito uma "Maratona" enquanto não a fizer em estrada. Com os metros contadinhos, como deve ser. :)
    Até um dia destes! Olha, podes também aproveitar o Calhandriz, acho que é relativamente perto (não me perguntes onde!) :) Bjs

    João: Obrigada João. Tudo a correr bem em Sevilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. hummm...era gajo para "discutir" e argumentar com essas tretas das "maratonas" e distancias certinhas e o ser "maratonista" e blá,blá,blá... :D
    ...mas não...

    Ficou-me por dar-te muita força e com a certeza que vais conseguir ! :P

    Chama-lhe o que quiseres , e trata-a como quiseres , mas que vais ser , vais !! ehehheh...

    Almourol , parece-me uma escolha brutal e "sensata" , para iniciares a tua "carreira" em ultras , só conheço a zona do castelo em turismo , deve ter trilhos lindos e paisagens muito frescas ! :D



    Tudo a correr bem , bons treinos , e melhores provas !

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  13. Tá no papo...não tenho dúvidas nenhumas!!!
    Olha, sabes que em inicio de Março haverá os Trilhos do Perneta aqui pela minha zona, a versão mais longa tem os tais 30km (e ca.1000m D+)que procuras....acho que ias gostar :)
    Beijinhos e continua assim a dar-lhe forte

    P.S. Eu tenho umas serras mesmo por trás da minha casa...só para meter nojo :P

    ResponderEliminar
  14. Pode ser que seja desta que nos cruzemos! Eu também estou inscrito (mais sobre o assunto em breve) e olho para a situação mais ou menos como tu, é uma prova longa mas não é uma "MARATONA". Se bem que no meu caso é mais uma questão de preservação...
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  15. A: Acho bem! :P É melhor mesmo só desejares muita força! ;) E agradeço.
    Também só conheço a zona do castelo e é pena não incluírem a travessia de barco no trajecto. :) Mas olha que o Almourol são "só" 42km, ainda não é Ultra nenhuma... A não ser que me perca e faça mais 2 ou 3km, mas acho que assim não conta. ;)
    Bjs, boas corridas

    Carlos: Se conseguisses deslocar o Trilhos do Perneta uns 150km mais para sul era menina para considerar (embora me desagrade a tua escolha de pessoal auxiliar para os abastecimentos...) ;)
    E estas pessoas com serras à porta de casa... pffff.
    :)
    Beijinhos

    Rui: Empenhado na Ultra 2014 também? ;)
    Como tu já tens a experiência dA Maratona, vais ter como comparar e verificar que são provas distintas que têm as suas exigências próprias, apesar da mesma distância.
    Bjs, bons treinos!

    ResponderEliminar
  16. Olá Rute!
    Almourol na semana do teu aniversário, de certeza que vai ser uma boa ideia.
    Com a lesão para trás, estás mais que pronta para o desafio.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Vitor: Obrigada. Tudo a correr bem em Sevilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Boa escolha a de Almourol. Espero que este ano o nível do rio permita a passagem pelo castelo. Em 2012 fiz o curto e passámos pelo castelo, em 2013 fiz os 42 e não deu para passar o rio.
    Quanto à questão de ser ou não ser maratona, favor não esquecer que a distância "está lá", não deve ser menosprezada e bem podes sentir-te Maratonista quando terminares. É bem merecido!
    Boa prova!

    ResponderEliminar
  19. Este domingo vou sofrer pouco, ficar sem fôlego numa prova de 10km...em Monsanto, mas de estrada ;).
    estive a ver o Calhandriz e é no 25 Abril...não devo estar por cá.
    Não conheces Calhandriz?? Claro que é no concelho de Vila Franca de Xira ( pelo menos é o que o Google diz).
    E trails em Trancoso, finais de Abril, alguem sabe? ( não encontro nada...)
    No caso do Almourol morei, vivi, na zona entre os 4 e os 2:)...mas só fui ao Castelo para aí aos 16 :).
    E Concordo contigo, essa Malta da provincia com Serra à porta :'(...vou começar a TREINAR Ultras...vou a correr até Monsanto e volto....ahhhh.
    Enfim...
    Bjs e ...olha...vai correr

    ResponderEliminar
  20. Concordo contigo! Ao contrário de ti , senti muito mais o apelo da maratona que do trail (por enquanto), mas não acho nada pretensioso dizer que maratona é uma prova de estrada com 42.195km. O que me chateia é o pessoal das btts que por tudo e por nada chama maratona às provas! Vá, aqui secalhar já é o orgulho de corredor a falar eheh Ah, e depois temos sempre a típica pergunta "então e essa maratona que fizeste tem quantos km?" ou, melhor ainda "vou fazer uma maratona de 5km!" ahah. Mesmo das ultras tenho uma opinião um bocado diferente do que está "instituído"... Se um trail de 43km é ultra, o que é que havíamos de dizer de um de 100 ou 160? Já fiz um de 47km, no Zêzere, e não me considero nem de perto nem de longe ultra maratonista!

    ResponderEliminar
  21. Paulo: Não sabia que havia essa possibilidade de passar pelo Castelo, bem giro! Mas com o que tem chovido... :/
    Quando digo que não acho que 42km em trilhos sejam A Maratona, não estou a dizer que acho que seja mais fácil, pelo contrário!! Simplesmente acho que aquela mística da distância 42 195m perde-se um bocado.
    Obrigada, bjs!

    jnr: Trancoso? Isso é que é ser específico nas exigências! ;) Por acaso conheço a terra, não é muito longe da "minha", mas não sei de provas para esses lados em Abril... pelo menos por enquanto. Mas tens o OMD na Serra em Junho, se quiseres arriscar a distância menor... :P
    Boa corrida da Árvore! ;)
    Bjs

    Filipe: Teoricamente, tudo acima da distância da Maratona é Ultra. Depois há quem diga que tem de ser um mínimo de 50km, outros já acham que menos de 80km não é nada... Em Espanha tens os "centeneros" (ou parecido) para quem já fez provas de 100km. Enfim, eu acho que o melhor é não pensar mesmo em "títulos" e correr! Fazê-lo pelo desafio. Eu estudei para o meu "título" e nem o uso... ;)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  22. Força para os treinos e força para 42 kms em Trail!!!

    ResponderEliminar
  23. Tenho a mesma ideia que tu: maratona é em estrada! Pode-se correr a distancia da maratona em trail mas não é a mesma coisa (até pode ser mais difícil mas a maratona é aquela prova de estrada para se fazer a um ritmo certo, de preferência a segunda metade ligeiramente mais rápida que a primeira ).
    Mas não é por isso que quem se estreia na maratona em trail deixa de ser maratonista! Digamos que lhe falta a especialização em alcatrão!
    Um dia vai-te apetecer os 42,195 km da maratona pura mas não tenhas pressa que o trail é muito mais divertido!
    E tenho a certeza que em breve vais ser minha colega ou seja ultra - maratonista!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  24. Mais cedo ou mais tarde irias fazer este anuncio e nós apenas estávamos á espera do momento. E cá está ele :D

    E eu julgo que escolheste bem o local para te estreares. Só fui lá uma vez a Almourol e quero lá voltar para melhor apreciar, mas fiquei com a sensação de ser um local fantástico e único.
    Por isso, Força nesses treinos!!!

    :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Joel: Obrigada. Bom regresso aos treinos! :)

    Jorge: É isso mesmo que eu penso, soube explicar melhor que eu. :) Aos pouquinhos vou adicionando kms, espero que corra sempre tudo bem! Beijinhos

    Piolha: Também fizeste a mini-viagem de barco até ao Castelo? Vale a pena.
    Sim, cá está o "anúncio". :) Haja pernas! lol
    Bons treinos para ti também! Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Rute,
    Estou viva!!! :)

    Por essa altura já devo estar com um barrigão pouco confortável ou ainda te ia ver. Gosto muito daquela zona :)...apesar das curvas que se têm de passar para lá chegar.
    Cuidado que já fui ver o regulamento e podes ser desqualificada por "conduta poluidora"!!! Achei piada, mas muito ético.

    Vais agregando kms aos treinos e os 42km vão ser só a extensão dos treinos.

    Eu acho uma rica ideia para passar o fds de aniversário.
    Let´s face it...na nossa idade (não que sejamos velhas!!!),há programas que já TIVERAM mais piada - agora já não tento :)

    Beijinhos grandes!!

    ResponderEliminar
  27. Lulu: Olá! Como estão? (Agora tenho sempre de perguntar no plural :)) Em Março há aí uma prova mais pertinho de ti, mas não sei se vou poder ir... Se for depois mando msg a combinar.
    Eles têm sempre essa regra da "não-poluição", mas depois na prática é muito complicado desqualificar alguém por isso, porque nunca ninguém vê nada...
    Quando se diz "na nossa idade" é sinal que estamos mesmo a ficar velhas!!! lol ;) Mas tens razão, há coisas que já não têm piada e, de qualquer forma, eu sempre preferi coisas low-profile. Por isso é que vou correr 42km! ihih :P
    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  28. Uma prova destas na semana do aniversário pode chamar-se uma prenda de Peso.

    Força nesses treinos e vais ver que o vais conseguir, e acima de tudo que o vais adorar.

    Para mim 42 kms são 42 kms, e em trail metem mais respeito pela dificuldade.

    Quanto à questão dos 42.195 kms, não te preocupes pois se a prova tem 42 kms, mais do que os 195 mts que faltam irás fazê-los em desnível.

    Força.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  29. Fernando: Obrigada. Sim, tens razão, esses 195 metros em falta (ou não, que estas medidas em trail nunca são certas) são compensadas e sobre-compensadas em desnível. ;) Bons treinos!

    ResponderEliminar