2 de fevereiro de 2014

Bucelas: primeiras considerações

Em jeito de lista, para ser mais rápido.

- Primeiro e o mais importante (eheh...) - este ano não tivemos direito a uma garrafinha de vinho, acho mal. :) Por outro lado, tivemos direito a t-shirt. Como o meu armário está cheio de t-shirts de corrida e a minha despensa vazia de bebidas com qualidade, preferia a garrafa Bucellas, mas compreendo esta escolha.

- A organização continua de parabéns, especialmente este ano, em que as condições de terreno estavam complicadas. Avisos constantes e reforço de apoio ao longo do percurso e zonas de perigo.

- O percurso foi diferente do ano passado. Também achei que, comparativamente ao ano passado, era mais puxadote, inclusive na distância do mini-trail.

- Muito por causa das condições do terreno, a prova foi mais difícil do que estava à espera, mas gostei. Para quem queria ir fazer um treino, foi um Senhor Treino! Hoje sinto-me relativamente bem, amanhã as minha pernas vêm aqui para fazer o ponto da situação...

- Muita gente e prova esgotada, o que não é de admirar. Aqui tão perto e por um preço acessível, conseguimos ter um gostinho bom de aventura.

- Por enquanto, para finalizar, só uma crítica, e acho que todos os que participaram na prova vão concordar comigo...

Epá, houve pouca lama!...
(ahahah)

Aqui ainda se preocupavam em desviar-se... ;)

Pena não ter foto das piores partes, onde sacar do telemóvel e continuar em movimento era desporto radical.

Já depois do banho de rio...


Depois volto com a história da minha aventura no Trail de Bucelas. Spoiler: houve quedas e a relação com os meus Trabuco ficou um pouco abalada...


Boa semana!

33 comentários:

  1. ahahah ja nao me ria com os teus posts ha algum tempo, nao que nao tivessem piada lol todos têm, eu é que nao vinha ca, mas i'm back ehehe achei inacreditavel...uma t-shirt e nada de garrafinha? nao s efaz :p beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute, grande prova a tua e da Carla. Parabéns. Pena as quedas. Naquela lama só com lagartas para não escorregar. Nunca vi nada assim, mas a minha experiência em trails AINDA não é grande. Mas vai ser...um dia :) adorei a prova. Estava tudo muito bem organizado e marcado. Muito bom mesmo. Agora.... Vou acabar de lavar os ténis que estão de molho eheheh
    Bjs,
    Nuno

    ResponderEliminar
  3. Amoridoce: Olá! Estás de volta? Agora iam bem umas coisas docinhas... ;)
    Obrigada. :) Beijinhos

    Nuno: Obrigada. Para mim foi a prova mais enlameada de todas! Mas também não fiz os Abutres... :) A percentagem de quedas deve ter sido elevada! O que vale é que a lama amortece. :)
    Tens razão, esqueci-me das marcações, muitas mesmo! Não me perdi uma única vez.
    Ainda não tive coragem para ir tratar dos ténis e da roupa... (Tive de vir escrever no blogue, procrastin... prioridades! :P)
    Bjs, boa recuperação!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela grande corrida que fizeste! Estás bem!

    Força para mais!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ora atão foi realmente uma pena a falta da garrafinha!!! :)
    Um bom vinho cai sempre bem... para o ano eu vou e quero vinho hein!?!!? eheh

    Já vi que lama "houve pouca" que inveja!!! heheh

    Depois quero saber tudoooo :)

    Beijinhos e não te chateies com os trabuco taditos!!!!

    ResponderEliminar
  6. ahah gostei da do desporto radical! ;)

    ResponderEliminar
  7. João: Estou mais ou menos. :) Mas correu bem, apesar de tudo. Obrigada.
    Beijinhos

    Piolha: Deviam intercalar as edições nessa questão do vinho... vou sugerir! :P
    Foi lama demais, demais... As descidas eram um terror!
    Beijinhos :)

    Patrícia: Era quase isso, acredita... ;)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/2/14

    Troca os trabuco por botas de futebol... Devem ter mais tracção...:) FM

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute! Então hoje foi a tua vez de chapinhar na lama, sujar as pernas até ao joelho e ter todo o traje para esfregar!!
    Espectáculo!!
    Ainda bem que correu bem!
    Tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  10. Uma garrafinha de vinho é sempre uma boa recompensa xD
    Hoje dei uma boa caminhada pelo mato em Ancede e também estava tudo coberto de lama, as sapatilhas até se enterravam...

    ResponderEliminar
  11. FM: Ahaha, uns pítons neste trail teriam dado jeito... :)

    Sofia: Foi durinho e assustador em algumas partes (descidas), mas correu bem. :) Obrigada!

    Lady V: Então não é? :)
    Imagina esse passeio com o triplo da lama...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Bonitas fotos ;)
    E..." be careful what you wish"
    Querias lama? Então parece que ficaste de barriga cheia:)
    O primeiro arrufo? Têm que fazer as pazes depressa e olha que uma escovadela seguida de uma lavagem, vá dá o primeiro passo ahahah
    Bom, pelo menos não mandaste material de corrida para o lixo como o Carlos, espero.
    Acho que a nossa troca de posts alcoólicos levou a organização a alterar a oferta :'(
    Bom repouso e depois conta tudo sobre a prova!
    PS: com muita lama poucos têm aderência e normalmente é calçado ;) específico para esse tipo de terreno, vá desculpa lá os Trabucco.

    ResponderEliminar
  13. Menina...antes de mais parabéns, pq terminou esta prova (uma espécie de teste, como a própria menina apelidou este trail). Depois...quedas e lama??? Faz parte, torna tudo mais divertido, e vai ver que quando desparecerem todos os restinhos da lama (após umas 25 lavagens - a média é 1 lavagem por km) vai estar com um pele impecável (isto se ainda houver pele)e aí sim vai ver todas as medalhas que as quedas lhe provocaram (ao inicio vai confundir medalhas de queda com sujidade) . Como é que estão as unhas das mãos e dos pés? Assim à voltinha da unha...se tiver ume espécie de moldura negra, então o nível de lama da prova era de meter respeito :) (é assim que se mede a esta coisa da lama - quanto mais negro a moldura e mais difícil de tirar mais divertido foi o trail).
    Quero o relato completo, cheio de pormenores e JÁ!!!
    Beijinhos e boa recuperação (agora já podes anunciar a GRANDE MALUQUEIRA de 2014).

    ResponderEliminar
  14. Também lá estive, e hoje posso afirmar, que depois daquelas descidas, me posso considerar um Artista de Circo!

    Cps!

    ResponderEliminar
  15. Para primeiras considerações está tudo muito bem e assino por baixo.
    Na minha opinião lama a mais para o meu gosto, o que tornou o percurso próprio para equilibristas!
    Estive indecisa sobre os ténis que levava, optei pelo ASICS Trail Lahar Gore-tex e foram uma boa surpresa. Nas descidas portaram-se incrivelmente bem! A eles lhes deve apenas e só uma (que nem chegou ser) queda, simplesmente deixei de ter tração tal era o lameal que tinha até aos tornozelos.
    Aguardo ansiosa o report da prova!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Lama? Qual lama? ;) Melhor mesmo só se estivesse a chover! Também me estriei nas quedas em provas, aka tratamento de beleza para as mãos e rabo.

    ResponderEliminar
  17. Grrr, que inveja, esta prova passou-me completamente ao lado :P

    Para o ano, com vinhaça, não falho. Trail mesmo aqui ao lado de Lisboa é de aproveitar.

    Bjs e boa recuperação :)

    P.S.: Não culpes os trabuco... eles vai na volta não sabiam ao que iam... para a próxima já se portarão melhor :)

    ResponderEliminar
  18. Lama??? Eu não vi nada.... ;)

    Gostei bastante desta prova, senti-me uma criança a sujar-me toda, a correr e a tralhar...Sim que eu também caí...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. jnr: É verdade, acho que não tinha noção do que me esperava. É que lama e descidas inclinadas são uma combinação letal/cómica. :) Não mandei material fora, mas é o que apetece quando se olha para aquilo tudo sujo...
    E os trabuco (mas praticamente todos os outros vá) tornaram-se autênticos skis de lama e erva. Mas foi giro! :)
    Obrigada, bjs.

    Carlos: Ahaha gostei dessa análise aprofundada sobre os níveis de lama e sujidade. :) A partir do momento em que as mãos foram ao chão, foi um descalabro. Trouxe muita lama de recordação. Lama de todos os tipos: mais barrosa, mais pastosa, quase líquida... uma maravilha! Mais uma experiência que não teria passao se não fosse o trail: correr e escorregar em escorregas de lama.
    Obrigada, beijinhos.
    PS: Sim, agora já posso anunciar. ;)

    Luis: Só lá estando mesmo, para ter noção! Foi um workshop de equilibrismo. :) Boa recuperação!

    RBR: Tracção, palavra chave! Era difícil progredir com 2kg agarrados aos pés. Eu gostei bastante, mas houve um ou outro local que metia mais respeito...
    Ainda não foi desta que te vi! Parabéns pela prova e boas lavagens de material! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Rui: Exacto, qual lama? Nem se notou. ;) Trail com spa incluído é luxo. :) Bjs

    Bluesboy: Vai, mas vai preparado. :) Bom, este ano também se fartou de chover, pode ser que para o ano seja menos muddy... E voltem antes à oferta de Bucellas branco, se pedirmos muito. ;)
    Obrigada, bjs.

    Isa: Arrisco que pelo menos 80% das pessoas tenham caído ou, pelo menos, evitado uma queda com as mãos ao chão... Fez parte da experiência. :) Correu tudo bem?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Eu no meio de tanta cãibra e lama... a verdade é que consegui fazer a prova toda sem cair!!!

    Tu estavas em altas quando passas-te por mim!! Acho que estas mais que pronta para o Ultra Ano de 2014!! :-P

    Quanto à lavagem dos trabuco, tinhas feito como nós, aproveita-mos a fonte de Bucelas, e ficou logo com uma pré-lavagem (de outra maneira provavelmente não entrava em casa lol)

    Beijinho e boas corridas! :-) **

    ResponderEliminar
  22. Pedro: Se fizeste a prova toda sem cair já estás na equipa vencedora. :)
    Não estava assim tão em alta, disfarço bem... ;)
    Nem reparei nessa fonte, senão teria feito o mesmo. Aquela passagem pelo rio foi muito rápida e não foi suficiente para limpar quase nada! eheh
    Beijinhos, boa recuperação

    ResponderEliminar
  23. ola ola ehehe sim estou de volta e cheia de coisas novas, andei a aprender umas coisitas ehehe e continuo sempre :) oh, eu tambem ainda nao fui a todos os blogs que gosto de cuscar:) beijinhos e boas corridas!! (como sempre, quem dera ter a tua resiliencia) :)

    ResponderEliminar
  24. Marcelo3/2/14

    Olá Rute, também estive lá mas não te vi, mas encontrei o Vitor e ainda estive a falar com ele um pouco, antes da prova. Estás "zangada" com os teus Trabuco? Também eu :) aquilo foi um patinar do principio ao fim, mas estupido fui eu que optei por não levar os Salomon Speedcross porque me senti tão bem com os Trabuco durante os 47km dos Abutres, que não quis mudar. Para o próximo fim de semana, nos Montes Saloios não volto a fazer a mesma asneira. O "patinanço" foi de tal ordem que não usufrui nada da prova e na descida final já estava tão farto de lama que praticamente desisti de correr, já só pensava nos meu queridos Speedcross que nasceram para a lama.
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
  25. Marcelo: Olá! Sim, estive. Mas se não te vi ao início, depois da prova começar também era difícil. ;)
    Sabes, fiquei a achar que fosse só eu, mas acho que encontrei uma falha nos Trabuco e essa falha é terrenos enlameados. Aquilo "come" muita erva e lama e depois parecem uns patins! Estás a imaginar naquelas descidas, não estás? Deves ter passado pelo mesmo! Tenho de arranjar outros "parceiros" para este tipo de prova. :)
    Beijinhos e boa recuperação, bela prova!

    ResponderEliminar
  26. Andar naquela maquineta deve ser o equivalente a andar nessa lamice :) Ao inicio estranhas, mas depois habituas-te.
    Eu confesso que com o frio me custa mesmo a beber água, tu tens sorte! Mas o chá é bem bom! Experimenta. Beijo

    ResponderEliminar
  27. Tu ainda te lembras dos meus posts do My American Dream? :) Sofreu algumas reviravoltas... É demasiado complicado entrar nos Estados Unidos, alguém lá de fora tem que me dar trabalho e para Criminologia está complicado.
    Ando agora com outros planos mas neste momento estou em stand-by, nem para a frente nem para trás, o que não é nada bom... Gostava de emigrar para outro lado, mas estou sozinha nisto o que me desmotiva... É complicado.

    Mas obrigada por te preocupares, pensava que já ninguém se lembrava disso mas estava enganada :)

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pela participação...e pelo belo treino , num tempo muito bom para tal e num percurso bem difícil... :D

    ...também gostei muito de andar a "chafurdar" na lama como se fosse um puto a brincar :)

    Não te vi , foi pena...fica para outra aventura qualquer por essas serras !

    Tambem fui de Trabuco !!
    ... e escorreguei dezenas ou centenas de vezes, não sou grande corredor , nem muito rápido, nem técnico ou com jeito para a coisa, e por "milagres" não caí umas 3,4,5 ou mais vezes ;)
    ... mas , em defesa dos meus tenis, acho que vi cair pessoal com todo tipo deles calçados! , desde marcas do lidl até aos salomão de 150 aérios ! ;)
    ...há calçado mais "próprio" que outro para diversos tipos de terreno , mas também caem em Bucelas ! :D

    se fosse só pelo calçado, minha cara , andava quase o pelotão todo a lutar para ganhar todas as provas...ehehheh...


    parabéns e boa recuperação deste belo treino :)

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  29. LiS: Não sei o que é pior... ihih ;) Beijinhos

    A: Isto do calçado, é como dizes, dá pano para "meias"... eheh :) Nem vou entrar por aí.
    Quanto ao tempo, é muito relativo nisto dos trails, para mim, em quase todas as provas (excepto uma, adivinha qual :P) fiz "bom tempo", porque soube sempre a pouco. ;)
    Pois, e tu realmente és um atleta muito fraquinho.. pfff... :P
    Até um dia destes! Bjs, boa recuperação

    ResponderEliminar
  30. Parabéns Rute!
    Fizeste uma grande prova, safaste-te bem na lama:)
    Foi uma boa experiência.
    Nada de dores? Espero que não.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. V: A lama é suave para as articulações! lol ;) Foi engraçado, mas certas partes meteram respeito. Fiquei muito contente de não ter queixas do joelho, apesar daquelas descidas...
    Espero que também vos tenha corrido bem, sem (grandes) quedas! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. O que eu gosto dos teus relatos sempre tão completos e bem dispostos... Parabéns por mais uma prova, mais um trail para o currículo ;) Beijinhos

    ResponderEliminar