10 de fevereiro de 2014

O meu enredo favorito

São nove horas da manhã de domingo, a Stephanie vai dando já alguns ares da sua fúria, com fortes rajadas de vento e chuva fria, mas eu não estou na caminha, estou a chapinhar nos trilhos de Monsanto.
Na véspera, ainda tentei encontrar algum site meteorológico que me desse as condições perfeitas para correr (que, no meu caso, poderia até incluir ligeiros aguaceiros), mas não tive sorte. Assim, ali estou eu, 3km de treino e os ténis já encharcados, e recordo-me como na noite anterior estive em desespero a dar-lhes como o calor do secador, porque ainda não tinham secado completamente desde a prova de Bucelas.

Não quis adiar porque há muito que não ia a Monsanto, não quis adiar porque tinha companhia, não quis adiar porque nestas condições a comunhão com os elementos é maior. É uma coisa que causa desconforto, mas depois liberta-nos. Não consigo explicar melhor, mas tenho a certeza que muitos de vocês conseguem compreender.



Não digo que, por vezes, não me tenha queixado da inconveniência dos ímpetos irados da Stephanie, mas depois, já lá em cima junto às antenas, onde o vento soprava com mais força e a chuva magoava, houve ali um momento déjà vu da Serra d'Arga... Ahhh, doces recordações! Muda logo o estado de espírito de uma pessoa. A água a escorregar pela cara e a pingar dos cabelos, o misto de chuva e suor que cola a roupa ao corpo, a lama que desliza das pernas e enche os ténis e as escorregadelas que não travam um passo decidido, fazem parte de uma personagem de um filme de acção e aventura, que escolho viver nos fins-de-semana de uma vida banal como qualquer outra. Esta personagem, não sendo eu, faz parte de mim, e fico muito orgulhosa disso. Afinal, a aventura fantástica sempre foi um dos meus géneros cinematográficos preferidos. Há treinos que são "só" treinos, e depois há os outros.

Com tudo isto, e falando em coisas práticas, tal como em Arga, reforcei a opinião de que a chuva fria a bater-me nas pernas dá-me uma frescura que raramente tenho em corrida. Foram 21.7km (não me deixaram correr os 300 metros que faltavam...) feitos quase na totalidade a correr, o que, para treino em Monsanto, é muito bom. Fosse sempre assim!


Por isso, antes que a heroína dos filmes de corrida-aventura-fantástica adormeça para dar lugar à personagem muito menos afoita de mais um drama semanal, anuncio que me inscrevi para a minha primeira Maratona! Em trilhos, claro.
Sei que é uma distância com muito significado para a  maioria, e não nego que o peso do número me causa grande respeito, mas é mais que isso, é a afirmação de mais um passo nesta aventura dos quilómetros, em que eles são medidos por muito mais do que o bip do ritmo/km. Esta partida à conquista ilusória dos trilhos, que me têm a mim cativa, é um enredo aberto que me fascina e atemoriza (falarei mais disso depois), mas gosto da personagem principal e quero que passe a fazer parte de mim mais vezes.

37 comentários:

  1. Ena parabéns! Maratona é uma prova mítica, seja para novatos seja para corredores mais experientes. Eu ainda só a vejo lá muito longe ao fundo do túnel, mas acho que um dia, quem sabe, também gostava de fazer uma... :)
    Continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Corajosa menina, enfrentar assim a stephanie :b

    ResponderEliminar
  3. E assim é que é falar :D
    Que venha a maratona então :)

    A menina Stephanie quis vir dar o ar de sua graça mas ninguém lhe ligou nenhuma!!
    E não te deixaram correr os 300 metros?!!? Ahhh isso não se faz... era só mais 300m... :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. E pronto...não queres dizer não digas, não me importo nada, olha lá para a minha cara de preocupado...não me interessa..pfff..

    Lá está...nem uma semana depois de Bucelas, lá estás aí toda pimpona a fazer um treininho destes à vontadex, e se fosse preciso continuavas - isso de não acertares os km é que não está com nada (ainda se tivesses um furo, ou um policia te obrigasse a parar, agora assim sem mais nem menos NÃO!!!). Tás pronta para te atirares às distâncias longas...venha lá essa Maratona de Montanha...sem medos para uma Supermulher dos Trilhos :)
    Beijinhos e dá-lhe...

    P.S. My name is AL, AL Mourol ;)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela decisão! O passo mais custoso está dado.
    Não dizes qual é de propósito ou por esquecimento? :)

    Beijinhos e TODA A FORÇA.
    Tu vais conseguir!!!

    ResponderEliminar
  6. Ah mulher valente!

    Venha de lá essa maratona de trilhos :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Nessa manhã de domingo andava com água até aos joelhos e lama até às orelhas nos Montes Saloios... Trilhos do Almourol? ;)

    ResponderEliminar
  8. D.S.: Obrigada. :) Aqui há uns tempos escrevi uma crónica sobre o facto de não estar apaixonada pela ideia de fazer uma Maratona. E continuo a não estar! Mas estou apaixonada pelos trilhos. ;) Espero que corra bem e não se transforme num filme de terror!

    Hermi: Por acaso diz que a Stephanie fez estragos ali para aqueles lados da Luz... Mas já foi mais tarde, já estava em casa! ;)

    Piolha: São pessoas que não percebem a importância de terminar um treino em kms certos, como deve de ser!! :D Não interessa que já se tenha regressado ao ponto de partida... ;) Obrigada, vamos ver como corre!!! Beijinhos

    Carlos: Ahahah! :) Olha, então se até já te disse qual é a minha ultra de estreia do coração!;) E olha que disse a pouca gente. Só estou a estudar se há orçamento e se/quando me inscrever, anuncio. :)
    Não é assim tão "à vontadex", vamos com calma... :P Sou só um Clark Kent, sem capa. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. João: Se este fosse o passo mais difícil... era bom! ;) Já está identificada!
    Eu acredito. :) Beijinhos

    Bluesboy: Nada de valente, só muita vontade. ;) Obrigada, beijinhos

    Sílvio: Também deve ter sido uma prova jeitosa!
    Vai ser um bonito "passeio", não vai? ;)

    ResponderEliminar
  10. Tenho que deixar de ler este blog...
    Eu até estava satisfeito com o meu domingo quentinho e depois...
    Ahh, estava mau tempo mas mesmo assim corri quase, quase 22 km, exibicionista, e ainda por cima escreve bem, parece que estou a sentir a água a esguichar entre os dedos do pé a cada passada, o peso do calçado, as gotas da chuva na face. Pff...
    E agora vou fazer um maratona mas não conto qual. Pff não contes, eu não quero saber, nem estou ai.
    Rais parta, assim que chegar a casa vou ter que por o matérial todo de lado e por o despertador para a hora antes do sol nascer.
    Como já dizia o outro, quem quer andar à chuva abre a porta e vai correr:)
    Mourol, Almourol :)
    Sim, a zona é linda na Primavera, bons restaurantes e ...pff, vais lá correr... E assim começam os boatos e rumores...
    Muito bom "posta" :)
    Como já disseram, mulher Valente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Nada melhor que um belo treino debaixo de um belo temporal! É um casamento perfeito!

    Secar os sapatos com secador de cabelo não dá nenhuma saúde aos mesmo!
    O ideal é ter dois pares! Sim sei que é muito complicado em termos económicos ( e eu como desempregado que o diga) mas também é verdade que dois pares de sapatos duram o dobro do tempo se os usarmos alternadamente!
    Um solução para os sapatos secarem mais rapidamente é coloca-los numa zona de forte corrente de ar ou em alternativa meter jornais rasgados dentro dos mesmo e ir mudando os jornais a medida que eles ficam mais molhados,
    Em ambos os casos as palmilhas deve ser retiradas dos sapatos e secadas à parte (dentro de um saco de rede daqueles em que as vezes se compram cebolas é excelente).
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. jnr: Ahah, queres domingos quentinhos e depois: shaaaame! (A não ser que tenhas corrido no sáb, nesse caso está bem ;))
    Olha que quando começar o calor os relatos começam a ser outros... :S
    Aii, mas a Maratona está identificada! Além disso, já te tinha dito que ia festejar os meus anos a Almourol, só não tinha dito a distância... :) Espero que seja um dia memorável, no bom sentido. lol :)
    Obrigada, bjs.

    Jorge: Sim, eles tinham estado a semana toda com jornal dentro, que ia mudando, mas como o tempo esteve tão húmido aquilo não secou. Foi uma medida de emergência! :) Quando puder compro-lhes uns irmãos mais novos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Sim, está lá o link ;)
    E sim, vai ser memorável, de certeza.
    Olha que se o orçamento for curto estas a hora e meia de Lisboa, se não quiseres pernoitar.
    A volta, depois da maratona é que...
    E não tê preocupes, é uma zona linda, fresca e com pouca lama:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Até um treino dá mais um belo texto. Não é um simples treino, 22k debaixo da chuvinha de ontem é de apreciar. Eu fiquei me pelos 15k dos Montes Saloios num dia fantástico para correr ;) A água vinha de todos os lados, até ficava parada no corta vento na zona dos cotovelos. Vantagem: desde o inicio que fugir às poças não era preocupação com aquele temporal. Bela escolha a prova do Almourol e de facto com a paixão dos trilhos é natural que a 1ª maratona seja vivida com os trabuco :) Também estive quase para ir mas não vai dar. Quer dizer, lá estarei quando a aventura for escrita aqui no blog ;) Bons treinos, Nuno

    ResponderEliminar
  15. Ah e a chuva que de tão batida pelo vento nos aleija a cara? doces dias

    ResponderEliminar
  16. Nuno: Fiquei com inveja de quem foi aos Montes Saloios! :) "Só" foste aos 15 desta vez?
    Sim, tens razão, a primeira Maratona só fazia sentido ser vivida com os Trabuco (espero que se aguentem até lá!). E tu, qual a próxima aventura maior? Bons treinos

    Zémi: Ehehe... :) Senti isso na Arga, e ontem! É mesmo de doidos! ;)

    ResponderEliminar
  17. Rute,
    Quem gosta, gosta. Quem quer fazer, faz. Gosto de mulheres como tu! Analisas os riscos, mas decides o que é melhor para ti e por aquilo com que te faz sentir bem :)...e se formos a pensar : hoje não pq faz frio", "hoje não pq está a chover", "hoje não pq faz sol"...quando formos por ela, as melhores oportunidades já passaram e não vivemos o que podíamos ter vivido!
    Não é uma Stephanie que te mete a um canto!!(talvez uma Carolina do Mónaco já fosse caso a ponderar :))
    Já fazes 22km como quem faz 2.2Km!

    Beijinhos grandes e um especial aqui do "no name boy"!

    ResponderEliminar
  18. Lulu: Awww, tão querida.. :,) Acho que é mesmo com dizes e a razão porque, apesar das condições não serem perfeitas (quando seriam, se alguma vez?...), resolvi ir prá frente! Serão mais memórias criadas, que é aquilo que fica sempre. ;)
    A Carolina sempre teria outra classe! lol
    Beijinhos grandes (tens de arranjar um nome ao menino, não vá a claque vermelha achar que tem aí outro apoiante... Deixa-o escolher!!! :D)

    ResponderEliminar
  19. A Stephanie é uma fixe! Como o Rubinho... (para quem se lembra da publicidade da vodafone) :)

    Mas mais fixe ainda é a M-A-R-A-T-O-N-A! Seja ela onde for.

    Parabéns e FORÇA!

    ResponderEliminar
  20. É assim mesmo, havia um treino longo para fazer e foi feito. Não era uma tipa qualquer armada em tempestade que ia impedir o treino.
    Boa escolha o Almourol, vai ser um aniversário em grande.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ricardo: Ainda nem sei bem o que achar disto de ser uma "Maratona"... Não sei porquê, mas para mim, a verdadeira Maratona é na estrada, com os metros medidos na precisão. O que vou fazer são aprox.42km em trilhos... :) Não sei se faz sentido, mas é isso! :) Obrigada.

    V: É assim mesmo, corredores "à séria" :) não se amedrontam, treinos de 21 ou 18km. :)
    Obrigada. Não é "o" dia de aniversário, mas vai ser o dia da festa! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Já não corres como uma menina... corres como uma profissional :)

    ResponderEliminar
  23. Eu li esse post :) São 42 km né? Então é uma maratona!

    ResponderEliminar
  24. Menina Rute...antão anda a enganar a malta??? A menina fala em Maratona de trail....Maratona = 42km 195m ..... a prova a que se refere tem uns km a mais, neste caso ca.10 (nada de mais)....ó Rapariga, isso é ULTRA!!!
    Yeeeesssss......fazes muito bem em escolher essa...vais adorar cada metro....prepara essa voz para berrares o mais alto que puderes enquanto corres os primeiros metros...limpa o teu cartão de memória para teres o máximo de espaço livre possível para registares tudo o que vais viver nessa cabecinha...
    ...tenho mesmo muita pena não voltar este ano (é provavelmente a prova em que mais gostaria de participar), mas paciência...para o ano volta a haver Geira Romana.
    FORTES, FORTUNA ADJUVAT! Avé César.
    Beijinhos

    P.S. Espero não estar a colocar a fasquia muito alta...é evidente que o facto de ter sido a minha primeira, influência a opinião. Não há nada como a primeira :D

    ResponderEliminar
  25. Para mim vai ser um "passeio no parque" visto que será a primeira vez que vou à distância da Maratona e ainda para mais em trilhos! Quero apenas chegar ao fim em boa condições.

    ResponderEliminar
  26. Sam: Ahaha! Até parece que não sabes quais são geralmente os meus tempos... ;) Eu estou na equipa do "vou para terminar". :)

    Carlos: Primeiro Almourol (aprox.42km), depois logo se vê! Mais 10km é MUITO!! Não são só "mais 10km", são "mais 10km depois de já teres feito 42"... :) E depois preocupa-me o ter de vir a conduzir de regresso... lol :) Mas bom, vou pensar mais um tempo, que Portugal é pequenino mas a gasolina é cara! (É dos poucos contras dessa prova, ser tão longe...) :( Beijinhos!

    Sílvio: Tu e eu! E tu és mais forte! :) Seja o que os deuses dos trilhos quiserem... :)

    ResponderEliminar
  27. belo treino, sim senhora... , não é para todos sair a correr pelas matas com o dia com estava !!

    ...tambem treinei com a Stephanie, e não só ! :P

    ...e como parece que tenho probls nisto de correr acompanhado , e apesar de me considerar uma grande companhia, de alto calibre e quase "craque" (pelo menos falo com alguns) :P , tens razão !

    Correr á chuva, vento e frio , é outro sentir !

    ... dou por mim, sem contar os kms (até porque ando em guerra com a minha menina Fénix) , mas o tempo passa diferente... , os kms nem se dá por eles , e a meta é onde nós quisermos !

    ...não é preciso ser 22.000 ! , ou 42.195 ! , é preciso é estarmos bem , de saúde e alegria , o resto é "pormenores" ! :D

    Grande escolha de prova , parabéns !!
    ... , de certeza que te vais divertir e superar essa coisa "mitica" da distancia na boa...acho que nesta fase , esse desafio e as dificuldades , estão mais no "mental" do que no físico !

    Acho que já tu disse , só te falta dares o "clik" , e perderes esse "receio" e a fase do "eu quero é acabar a prova" !
    ...se calhar só te falta fazeres uma e depois vais ver que é diferente !
    ...a confiança e o prazer , misturam-se , e ficamos um bocado com "cagança" e é muito divertido lidar com estes sentires todos !!

    Como podes ver pelo que escrevi , eu próprio, já com mais alguma experiência que tu nestas coisas dos trails , não sei bem que dizer do assunto !! que salganhada do caraças ! ahahha


    Desculpa o testamento , tanta escrita e não se aproveita nada ! :(


    Parabens pela escolha da "maratona"...
    continuação de bons treinos...
    tudo de bom...força.

    ajb

    ResponderEliminar
  28. Força para uma excelente estreia nos 42 km por trilhos de Portugal!
    Estás no bom caminho, excelente treino esse por Monsanto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. A: Olá "craque". :P Tens razão, é um bloqueio um bocado físico mas, sobretudo, muito mental. Apesar de eu nunca ir sair da equipa que já disse acima, do "vou para terminar". Já te disse também: em trilhos não interessa os tempos! (Ok, se calhar para os craques interessa... ;)) Como é que limitas a experiência a um número? 5km podem ser um desafio de 20m ou 1hora, sabes bem, e aí é que está a piada, na imprevisibilidade. Acho que deves concordar também, penso eu. :)
    Já não falta assim tanto tempo para a prova... :S Espero estar preparada!
    Obrigada, bjs

    Isa: Obrigada, bem vou precisar! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá R minha amiga, há qt tempo não vinha cumprimentar-te no teu jardim ;).
    vejo que as fasquias estão cada vez mais interessantes e que continuas como mm brilho nos olhos sempre que as revês.
    estive tb ás voltas com a Estefânia este domingo em Covas de ferro e acredita que só mm gente doida como nós se atreve a sair de sapatilhas ;)
    Força nessa preparação e cuidado com as lesões ;)
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Olá Jorge. Também deve ter sido interessante correr com a Stephanie, ou Estefânia, em pt, ;) nos Montes Saloios.
    As lesões é a única coisa que me preocupa assim mais, mais. O resto faz-se... lol (vamos a ver com que dificuldade.) :)
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Excelente treino.

    Quem me dera a mim conseguir já fazer treinos de 21 kms. Neste momento, 21 kms só em prova, nas meias e já custa, sim senhor. Mas espero em breve poder ter passado essa fasquia.

    Parabéns pelos 42 kms em trilhos e os Trilhos de Almourol devem ser fabulosos, pois a zona é lindíssima.

    Para o ano será uma prova que poderei ponderar, nos 42 ou numa distância inferior.

    Continuação de bons treinos/provas.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  33. Fernando: Daqui a uns meses já fazes meias em treinos. ;)
    Conheço pouco de Almourol, só mesmo o Castelo, mas promete! :)
    Obrigada.
    Bjs, bons treinos!

    ResponderEliminar
  34. Parabéns pela inscrição! O Almourol foi onde fiz a minha estreia em trail, fiz oa 21k na altura e gostei bastante do terreno, nunca mais apanhei um trail com terreno assim.

    Devo dizer que a semana passada também passei por um momento déjá vu da Serra D'Arga, foi um treino nocturno de 45' debaixo de chuva e vento intenso.

    Continua os treinos e boa sorte para a estreia na maratona em trail, vou estar atento. :P

    Bjs
    Rui

    ResponderEliminar
  35. Rui: Obrigada. Fico contente de saber que é um bom terreno. :)
    O GTSA é um trail que deixa marcas, físicas e psicológicas! lol ;)
    Bjs, bom regresso aos treinos

    ResponderEliminar
  36. Sair para treinar nesse domingo é de macho!! :)))
    Eu bem tentei, mas a conciliação de treinos lá em casa não me permitiu sair (o que não me deixou por aí além aborrecida, dada a intempérie). Lá fiz uma horinha de elíptica!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  37. RBR: Tendo essa hipótese de mini-gym em casa, também não é mau! Mas tens de te preparar para as intempéries.. ;)
    Beijinhos, bons treinos

    ResponderEliminar