14 de fevereiro de 2014

Um mês a menos, um mês mais perto

Depois de um mês de Janeiro em que apenas quis começar a aumentar os quilómetros de forma gradual, esta foi a contagem para os primeiros 31 dias do ano:

Distância: 182km
Horas a correr: 22h05
Ganho de elevação total:  1990 m
Treino mais longo: 22,5km @ Quinta do Pisão, Sintra
Treino com mais ganho de elevação: 496 m @ Quinta do Pisão, Sintra
Treino(s) mais feliz(es)*: O longuinho nas minhas ruas e, adivinhem, Sintra. (Estou a notar aqui um padrão!)
Outras actividades:
- Bicicleta: 30km divididos por dois passeios.
 
(*Como veem, há que analisar todas as vertentes.)

Em termos de velocidade, a média andou nos 8,5km. Mui-to devagarinho e sempre com cuidados para não acordar a lesão. Também por isso não quis abusar nos terrenos mais irregulares e desnivelados, daí o ganho de elevação fraquinho para o número de quilómetros percorridos. Tinha de ser uma coisa de cada vez.

Assim, este mês resolvi começar a introduzir novamente algumas das saudosas lombas num dos treinos a meio da semana. Até agora, e muito sucintamente: o primeiro treino correu bem e senti-me forte, o segundo foi uma bela miséria e senti-me uma condenada.
Por um lado até é bom haver estas oscilações, para manter os níveis de gabarolice controlados. Julgavas-te o Jornet das montanhas urbanas de vinte metros, pois reduz-te à tua insignificância, reles corredorazeca! - Obrigada, deuses das rampas, por me porem no meu devido lugar.

O mês de Janeiro passou num sopro... Medo! Já sabem como é, uma pessoa põe-se nas coisas e depois com o tiquetaque decrescente das semanas começa a questionar as suas capacidades físicas e sanidade mental. Por isso, e apesar de não gostar muito de partilhar assim estes relatórios de tempos e quilómetros, acho que o vou fazer, pelo menos mensalmente, como auto-análise. Prometo adicionar sempre um toque mais quentinho à frieza dos números.


Por falar em toque quentinho (ahah) e para não deixar passar a data em branco (Dia de S. Valentim, para os mais distraídos ou descrentes), despeço-me com 50 histórias fofinhas de amor e corrida. Juntos na alegria e na moleza, na saúde e na tartarugueza, até ao fim de todos os quilómetros.


Bom fim de semana!

15 comentários:

  1. Ahhhh analisar todas as vertentes :)
    De facto nota-se um padrão ;)
    Mas para quem está a recomeçar davegarinho até tens uns belos números.
    E nada de "acordar a besta" isso é muito importante.
    Bom fim de semana, cuidado com os chocolates, mais desculpas para irem correr:)

    ResponderEliminar
  2. Foi um bom mês!
    Em Janeiro fiz apenas 125 kms de corrida ( por causa da gripe que me fez parar uma semana).
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. jnr: Será que o padrão é ter sido o meu ÚNICO treino em trilhos durante todo o mês de Janeiro? ;)
    A "besta" é a única coisa que me impede de escrever em voz alta :) o meu objectivo, para não azarar!
    Bjs
    PS: O que é que esta sexta tem de diferente? Não me digas que não é suposto comer-se uma caixa de chocolate todas as sextas para celebrar a chegada do f-d-s?? :P

    Sam: Este também foi um mês de cinco semanas, senão também não teriam sido tantos kms! Bjs, bons treinos

    ResponderEliminar
  4. Não me fales em tiquetaque que já estou à beira dum ataque de nervos...

    uf uf uf uf uf uf uf uf uf uf!

    Ok, já respirei fundo 10 vezes e já me acalmei.

    Que continue tudo a correr assim bem como tem corrido agora.

    E achei muito giras essas 50 histórias.
    Também por cá, e ainda recentemente, no final duma prova de trilhos, um atleta pediu a sua namorada em casamento. E há 15 anos atrás, um casal fez a corrida do 1º de Maio (onde se tinham conhecido no ano anterior), vestidos de noivo e noiva, após a prova ofereceram um beberete a todos os presentes e foram para a igreja casarem-se, só não se tendo casado ali pois o padre não autorizou :)

    Beijinhos e tudo a correr bem, como bem mereces

    ResponderEliminar
  5. João: Ahaha sim, para ti o tiquetaque ainda está mais apertado. :) Vai tudo correr bem.
    Mais recentemente também houve um casal no Porto com uma história semelhante e na Meia de Lisboa estava lá uma rapariga de véu e o rapaz de gravata. :)
    Beijinhos e tudo a correr bem para ti também

    ResponderEliminar
  6. Um Janeiro bem bom, é o que é...quase 200km com o tempinho que anda por aí...vai lá vai ;)
    ...agora é só aumentar mais uns km por semana, aumentar essas inclinações, alargar a passada, acelerar o coração, meter umas series, rampas, longos de 55km, escalada, natação e pranchas todos os dias e tá feito :)
    ...hehehe...continua assim que está no papo ;)
    Beijinhos e Tic Tac Tic Tac

    ResponderEliminar
  7. Carlos: Ahaha goza... Tu não me assustes!! :) E nem é pelas séries, nem pelas rampas, escalada, natação e longos de dezenas de kms... Pranchas todos os dias é que me parece um exagero, não achas?? Deixo isso para ti...;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Quem me dera a mim correr tanto!

    ResponderEliminar
  9. 182kms ??
    e ainda vens para aqui "chorar" ?? eheheh

    ..este pessoal das corridas já não tem a noção dos kms e das distancias ! eheheh

    Desculpa lá , mas 182k em 31 dias (não sei o numero de actividades) , já não é "brincadeira"...
    , e lá está, ainda por cima, "ainda-em-contenção" de "pré-recuperação-total" !!

    ...acho que já tu disse... , tás a fazer as coisas (na minha humilde opinião) , muito bem feitas !
    ...nem exagerar , nem "amolecer" " é nesse equilíbrio e na progressão gradual disso tudo, kms , horas , D +e- , e até com passeios de bike pelo meio , é com isso tudo que vais progredir e ficar mais forte , e nem dás por isso !! :P

    "o treino é tudo" ;)

    Boa continuação , bons treinos e boas provas...

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  10. Jorge: Corre-se o que se gosta/pode, e já é muito bom! Beijinhos

    A: Olha "o treino é tudo", a frase da discórdia, nem vou entrar por aí!! :) Mas sim, é muito importante. E claro que 182km não são brincadeira, não me ouviste/leste "chorar" por causa disso... :P Mas não chega. É para continuar a evoluir, este mês ainda quero fazer pelo menos um longo de 30km! ;)
    Bjs, bons treinos

    ResponderEliminar
  11. E devo dizer que depois de analisadas todas as vertentes... Foi um belo mês de Janeiro :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olha outra com a mania das estatisticas ;)

    A histórias são bonitas :)

    ResponderEliminar
  13. Fiona: Foi um mês pain-free, foi um belo mês! ;) Beijinhos

    Zémi: Ahah! :) Sou muito mais de letras do que de números e por acaso é uma coisa que não costumava ligar, mas agora tem de ser! Não há PT para me orientar... :)
    Bjs, bons treinos

    ResponderEliminar
  14. Tiveste um mês muito bom no que diz respeito a treinos. Pra a semana tenho uma maratona e não treinei assim (infelizmente).
    Estás no bom caminho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. V: Foi bom, pelo menos senti-me (quase sempre) bem! Não treinaste assim mas já tens a barreira psicológica superada, e isso ajuda! Vais passear, aproveita! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar