4 de março de 2014

Em Fevereiro, chega-te ao lameiro...

... lá diz o ditado, e quem sou eu para contrariar a sabedoria popular?
Por isso, foi logo a começar com o "lameiro" do Trail de Bucelas e a terminar com o "lameiro" do longo de Monsanto este fim-de-semana (que, na prática, já entra nas contas de Março, mas pronto).

Contagens do mês de Fevereiro:
- Distância: 195,7 km
   . em estrada: 120,3km
   . em trilhos: 75,4km
- Horas a correr: 25:07
- Ganho de elevação total:  3056 m
- Treino mais longo: 29km de Sintra.
- Treino com mais ganho de elevação: quase um empate entre o Trail de Bucelas e os 29km de Sintra.
- Treino mais feliz: Treino com a Stephanie, em Monsanto (uma maluquinha que gosta de correr com tempestades, fazer o quê?...)
- Treino "mas porque é que eu me sujeito a isto": as rampas.
- Quilómetros a pedalar: 54 (3 actividades)
E, só por curiosidade:
- Calorias perdidas: 11,199!!! -> Tenho aqui um défice a colmatar com chocolate, lá tem de ser! (Eu sei, os sacrifícios que se fazem por amor à corrida...)

Distância total a caminho da Ultra: 377,7km (jan+fev)


Apesar de ser um mês curto, não foi mau.  Foram menos treinos (16, contra os 19 de Janeiro), mas dos que tinha "planeados" apenas não realizei um. Aquele telefonema no dia do arco-íris veio alterar-me os horários e tem sido difícil adaptar-me, por isso fico contente por, ainda que às vezes irritada por deixar os lençóis, ter persistido nesta viagem dos quilómetros.
Agora que fiz a contagem até fico triste de ter falhado o treino, mas apenas porque seria o primeiro mês desde SEMPRE que iria ultrapassar os 200km... Mas pronto, fica para o próximo. ;) No entanto, penso que o que se perdeu em quantidade acabou por se ganhar em "qualidade", já que consegui fazer treinos mais específicos, como rampas, e técnicos, com os três longos realizados em trilhos.

O melhor de tudo ainda tem sido conseguir manter-me sem sinais de (re)lesão... Para isso, muito tem contribuído o que não incluo ali em cima nas contagens, mas faz parte do treino: alongamentos, alongamentos, alongamentos. Mesmo naqueles dias em que não apetece nada e/ou já estou a ficar atrasada, pelo menos uns 10 minutos tento fazer, nem que para isso tenha de encurtar a parte da corrida (ohhhhhh).

O meu longo deste fim-de-semana, e porque não pode ser sempre em Sintra (duplo ohhhhh), foi, como já referido, em Monsanto. O pulmão de Lisboa também fica muito bonito verdinho das chuvas, mas apanhei vários troços dos estradões assim:


e ainda:


Não estava de fácil circulação e ainda patinei algumas vezes. Vacilei mas não caí, de ressalvar....

Como desta vez não tive companhia mantive-me apenas pela zona conhecida, sem grandes explorações (que é uma das partes mais divertidas para mim). No entanto, ao passar num dos meus atalhos habituais deparei-me com isto:

?!

Completamente bloqueado por troncos e ramos caídos. Este Inverno não tem mesmo dado tréguas!

Este domingo não tinha nenhum número de quilómetros definido. Queria fazer pelo menos 20, mas como dispunha de pouco tempo e tinha compromissos para o almoço, a ideia era apenas correr até ao meio-dia e fazer o que fosse possível. Não sei se foi por ter descansado pouco, não ter companhia para me distrair ou não levar auriculares (nunca levo música em trilhos), mas por volta do km15 comecei a arrastar-me e entrei num abismo de auto-comiseração, dúvidas e alguma ira. Estão a ver aqueles momentos negros nos treinos em que pomos em causa as nossas capacidades e evolução? Foi isso tudo, e ainda refilar sozinha (o sofrimento resmungado em voz alta alivia, é científico).
O que vale é que levei um pacote de gomas - gomas são a minha comida feliz - e lá por volta do km18, e com o pacote já vazio, a coisa recompôs-se, permitindo-me concluir o treino pouco depois do meio-dia com 22km feitos.

Verdade seja dita que com paisagens destas também não se pode resmungar durante muito tempo....


E assim foi o primeiro longo do mês. Não foi dos meus treinos mais fáceis, mas ultrapassar estes momentos também é importante. Agora é lembrar-me de levar um quilo de gomas para os 42km de Almourol e estou safa! :)

27 comentários:

  1. Rute,
    Acho que foram 28 dias bem bons! Acho que a "colidade" é mais importante que a quantidade - apesar de saber que tens de treinar para os 42km!

    Já me tinha esquecido da Stephanie!! Teve os seus 15 minutos de fama e pronto! Os teus pais já te devem ter avisado contra as más companhias!

    Gomas?? Não te imaginava menina de gomas :) (seja lá o que isso for!) Chicolati também tem propriedades benéficas, especialmente o mais escuro...mas deve ser mesmo um sacrifício desmedido.

    Que Março seja tão bom como Fevereiro!

    Beijinhos gomáticos (que são mais doces :))

    ResponderEliminar
  2. Por acaso também me dou muito bem com gomas... Para além dos trilhos de Almourol vais a mais algum trail? Estou baralhado... Vais ao Ultra de Sesimbra?

    ResponderEliminar
  3. Lulu: Lá está, o bom de ter um blogue, lembramo-nos de coisas completamente irrelevantes como o dia da tempestade Stephanie. :P
    Não me imaginavas menina de gomas??!! Gominhas??!! Se me "seguisses" desde o início já terias lido por aqui a ode às gomas, nos primórdios. :) E são bem úteis e fáceis de comer durante a corrida . É só coisas boas. ;)
    Obrigada, beijinhos grandes! ('Tá quaseeee!!!:) )

    Silvio: Antes de Almourol não, depois vou a alguns. Se te referes à Ultra, quero fazê-la este ano, ainda não tem é data definida, apesar de ter uma debaixo de olho. Mas vai depender muito (totalmente!) de como me sentir no Almourol! :) Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bem, aquele atalho ficou impossível de passar, o tempo mau chegou aí com força!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sabes que não sou muito de trails, mas neste momento... que inveja!!! :)

    ResponderEliminar
  6. Lady V: Sim, parece que o vento foi forte! :) Não foram as únicas árvores caídas que vi. Beijinhos

    Ricardo: :) Imagino. Agora força nessa recuperação! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Foi um excelente mês de quilómetros!

    Olha que nunca me lembrei de gomas. Mnham... Apenas uma dúvida, não dão sede? Se não derem, tenho que experimentar. Ai as ideias que me dás! :)))

    Beijinhos e boa continuação :)

    ResponderEliminar
  8. Um mês muito bom, mesmo!!!
    Monsanto deve ser muito bonito.Nunca lá fui...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. João: Depende das gomas. Cobertas de açúcar é para esquecer! Mas eu compro umas de um pacote branco no PD, less sugar, que são uma mistura entre marshmallows e gomas e são MUITO BOAS e não dão sede. De qualquer forma tenho sempre água comigo. É só boas ideias, não é? :) Beijinhos

    sam: Acho que estes dois últimos foram os meus meses mais altos em kms de sempre! Monsanto é muito bonito e enorme, ainda não conheci metade. Quando vieres a Lisboa tens de lá fazer um treino de reconhecimento. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nem parece que fevereiro teve apenas 28 dias.

    Monsanto é um local que conheço pouco, pois apenas fiz alguns treinos, essencialmente nas estradas que o atravessam e a Corrida da Árvore, também ela ao longo da estrada.

    Mas faço tenção de vir a descobrir os trilhos que o cruzam.

    Força para Almourol,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    Primeiro o primeiro: não há uma quilometragem certa, nem uma! Nota algum desapontamento e até incredulidade!
    Segundos, a qualidade das fotos melhorou imenso, espero que não pares com a desculpa disso:)
    Terceiros...imbeja :) mas da boa!
    Quartos, gomas! Marsmelows! Isso não dá sede? Realmente lembro-me de algo assim mas sempre pensei em ursinhos de gelatina (isto fora do contexto...) . Sempre educativo, este blog:)
    As nossas conversas interiores (quando são...) em momentos de sofrimento são sempre tão....menores de 18 anos, pelo menos as minhas.
    Há já muitos anos tive o que achei ser uma conversa motivacional interior numa prova muito longa ( 60m barreiras) e no final um dos juizes de prova veio falar comigo...ups, mas...resultou...científico, certo!
    E este domingo...ou ontem?? Mas acho que foi baixinho...acho...
    Agora mais a sério, bela quilometragem, e com boa diversidade, algo que me está a faltar mas que ainda não me chateia, pois tenho ( até domingo) estado na ronha.
    Manda um mail à organização do Almourol a SUGERIR/EXIGIR gomas nos reabastecimentos;)
    Também me custa levantar de manhã ( e a chuva persistente tem ajudado) mas o prazer ( ou outras palavras
    ...) da corrida e o sentimento de dever cumprido sobrepõe -se.
    Bjs
    PS: No outro post CLARO que o trocadilho foi intencional, eu escrevi ténis...pff
    PS2: Quando for grande também vou fazer 200K/mês ( e estou bem lançado em março :) )
    mais uma vez obrigado pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Espectáculo "Menina"...tás verdadeiramente em grande :)...os trilhos estão muito bonitos (seja lá onde for), com uns tons de verde que dão aquela pincelada especial ao quadro....ainda este fim de semana, no "meu quintal", foram os tons de verde que me chamaram mais a atenção. Lindo!!!
    Gomas...hmmm...sabes que a Isostar tem uma gomas energéticas? Já experimentei as de Coca-Cola e adorei....o problema é que sai caro, um saquito vai num instante e depois não sei se serão assim tão diferentes das gomas normais...adoro gomas, especialmente as da Haribo (os mais conhecidos são os ursinhos, mas existem muitas variantes).
    Beijinhos e continua nesse trilho que vais muito bem.

    P.S. Em Março quero ver essa barreira dos 200km ultrapassada.

    ResponderEliminar
  13. Fernando: Tens de lá organizar um dos teus treinos, fica a ideia. :)
    Obrigada, boas corridas! Bjs

    jnr: Olá! Sempre atento, é verdade, este mês os kms estão todos doidos! Também não me agradou essa situação, mas como incluiu uma prova (que nunca acaba com kms certos, pfff... :)), um treino em que fiquei sem bateria no G. e outro que tive de terminar abruptamente, deu nisto. A anarquia total. :)
    Quanto às gomas "darem sede" vide resposta que dei ao João. Há vários tipos de gomas, uns melhores outros piores, é uma questão de ir experimentando. Além disso, os géis também dão sede! :P Gomas-vs-géis nem é preciso perguntar quem ganha. :)
    Comigo, essa "conversa motivacional", interior ou não, resulta sempre. Foi a única razão pela qual terminei o Trail dos Infernos o ano passado... (embora, nesse caso, não tenha sido interior, foi até muito explícita,hmmm, exterior...)
    Aproveita Março (com letra grande, aqui no blogue não adiro ao AO...:)) para te redimires da preguiça. O tempo até vai começar a ficar bom e tudo. ;)
    Bjs

    Carlos: Obrigada. :) Sim, as cores estão frescas e já se nota alguns indícios de Primavera aqui e ali.
    Sim, eu sei dessas gomas energéticas, mas ainda tenho de comparar os dados nutricionais dessas com as normais, para ver se se justifica a diferença de preços... Às tantas não. Os ursinhos e as coca-colas são dos mais fáceis de ingerir em corrida (estou a fazer um estudo...ihih :P)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Monsanto está, apesar de tudo, deslumbrante :)

    Bela marca, 200k num mês + bike é obra sim senhora.

    Nada a opôr quanto ao uso de gomas em competição, mas não recomendo as do link em baixo (lê as reviews, é de chorar a rir)
    http://www.amazon.com/Haribo-Gummi-Bears-Sugar-Free/dp/B000EVQWKC/ref=cm_cr_pr_product_top/192-6972017-5028649

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Bluesboy: Ahahaha, lindo!!! :D A culpa também é das pessoas, mas porque raio alguém há-de querer comer gomas sem açúcar???! Estão a pedi-las! :) Less sugar ainda vá, agora sugar free... Gostei especialmente da: "If you are someone that can tolerate the sugar substitute, enjoy. If you are like the dozens of people that tried my order, RUN!" Se calhar é melhor não... :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Foram 2 excelentes meses.
    Hoje também vou treinar para Monsanto :)
    Continuação de bons treinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Ola! Uma das vantagens de ir correr de noite para Monsanto é que como não vemos bem a lama... é sempre em frente e fé nas sapatilhas! :) Acho que no outro dia passámos por esse trilho "bloqueado"... era ver uns a passar por cima outros por baixo mas lá conseguimos prosseguir!
    Se já consegues ganhar a batalha com com os lençóis, para quando um treino no Esquilos! ;) Aparece!
    Bjnhs.

    ResponderEliminar
  18. Isa: Não foram maus. Aproveita que hoje deve estar mais sequinho. :)
    Beijinhos

    Rui: Conseguiram passar? Eu tive de ir dar a volta e ainda é um belo desvio! Ao menos conheci outra opção. :)
    Tem de ser um dia em que saiba que vai alguém conhecido, senão... E 5h (e tal) da manhã não é batalha, é guerra! :) Para provas já o fiz, para treinos não, mas é na boa. ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Como eu percebo essas quebras e essa resmunguice e esse sentimento (parvo) de que não prestamos para nada, mais parecemos é umas tartarugas...
    Refila que te faz bem! À parte que me toca 'Refilona' é o meu nome do meio!
    Beijinhos e bons treinos

    ResponderEliminar
  20. RBR: Faz parte, acho eu... É muito desmoralizante, apesar de uma pessoa saber que todos passam por isso e outro treino a seguir já há-de ser melhor.
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
  21. Quem me dera correr como uma menina! Era sinal de que corria muito!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Isto é muito fixe, saliento:

    - Treino mais feliz: Treino com a Stephanie, em Monsanto (a stephanie é boa companheira,a stephanie é boa companheira...)

    - Treino "mas porque é que eu me sujeito a isto": as rampas (não percebo, adoro rampas)

    - Calorias perdidas: 11,199!!! -> Tenho aqui um défice a colmatar com chocolate (he he he - Eu não como para comer, eu como para correr)

    - Ah lama... faz bem à pele.

    - verde verde verde

    Adorei o texto.

    ResponderEliminar
  23. errata: eu não como para correr... eu corro para comer.

    ResponderEliminar
  24. Jorge: O importante é correr sempre feliz, sejam 5km ou 50km. :) Beijinhos

    Zémi: Sempre gostei de tempestades e, desde que não levante voo :), é uma experiência interessante "corrê-las".
    Rampas são fixes, as repetições é não!
    Chocolate dá energia. ;)
    Diz lá que verde não é das cores mai lindas?!! ;)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  25. Rute, os teus treinos estão com uns números muito bons.
    Quero ver se nos próximos tempos faço o mesmo.
    Continua assim e Almourol está no papo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Obrigada, Vitor! Estes são sempre os melhores treinos. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Eu tenho na ideia organizar lá um dos meus treinos (Monsanto) o problema é que não conheço os trilhos, apenas algumas das estradas que atravessam o "pulmão" de Lisboa.

    ResponderEliminar