30 de março de 2014

O Monstro Verde

Antes de mais, adianto desde já que este título não se trata de nenhuma provocação clubística, embora, perante algumas respostas depreciativas relativamente à, inquestionavelmente bonita, vista do treino anterior, merecessem! :)
A questão é a seguinte: o aumento de quilómetros corresponde a um aumento de apetite. A um grande aumento de apetite. Depois, claro que nem sempre há tempo, vontade ou disponibilidade, para refeições em condições. E nem me façam falar d'A Gula...

Assim, de vez em quando bebo os meus batidos verdes, só para dar oportunidade ao meu organismo de se regozijar com uma lufada fresca de vitaminas e nutrientes e, desta forma, não se revoltar contra a fraca qualidade de algumas coisas que é obrigado a digerir.

A ideia dos "Green Monsters" é juntarem ao vosso habitual batido de frutas, uma verdura. No meu caso, é quase sempre espinafres (se era bom para o Popeye, é bom para mim). Ao início também estava um bocadinho céptica, mas acreditem que, não fosse pela cor, ninguém diria que estes batidos levavam mais do que fruta. Prometo que é só a isso que sabe.


Geralmente misturo espinafres com a fruta que tiver em casa na altura. No caso da foto:

- uma mão cheia de espinafres
- 1 banana
- 1 maçã
- sumo de uma laranja
- sementes de sésamo q.b.
- sementes de papoila q.b. (não se preocupem, o nível de opiáceos é mínimo e não vai acusar num controlo de prova... :) )
- bagas goji

Opcional:

- Utilizar um copo de pé alto e fingir que se está a beber um cocktail requintado.
- Fazer um brinde à saúde: Tchim-tchim!

Experimentem  e depois digam-me o que acharam.



Hoje foi, oficialmente, o último treino maiorzinho antes da doidice do desafio Almourol a que me propus.  Foi em Monsanto. Choveu bastante.



Não me senti lá muito forte e fui uma companhia do mais piegas que pode haver. Queria ter terminado este treino cheia de confiança e a transpirar energia e terminei encharcada de chuva e frustração. Mas não me vou deixar abater.
Espero que seja como dizem no Teatro, que quando o ensaio geral não corre muito bem depois o dia de estreia é um sucesso... Vamos acreditar que sim!

 Faltam 6 dias...

27 comentários:

  1. Almourol vai ser peanuts... tanto treino vai acabar em algo bom!
    Nem te digo a quantidade de vezes que já estive para fazer esses batidos para purgar o organismo... falta-me a coragem! Beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que sim: vais sair-te muito bem!

    E isso com espinafres...não há quem te páre!

    (agora a sério, mas na frase anterior também era...tenho de experimentar um monstro desses... )

    ResponderEliminar
  3. Rute,
    Eu confesso-me uma preconceituosa do pior quanto a estes sumos verdes.
    Não posso dizer "mal" porque nunca provei, mas não os acho nada atractivos...se bem que (e isto é um elogio!) o teu até tem muito bom aspecto!
    Se usares sementes de papoila é que pode ser mais susceptível ao controle anti-doping...

    Obviamente vai ser como o Teatro!...mas não te preocupes que a estreia na prova vai ser um sucesso.
    Já viste as previsões do tempo?

    Mandei-te uma mensagem via fb.

    Beijinhos e boa semana...sem pieguices que tu és uma mulher forte!

    ResponderEliminar
  4. LiS: Vai ser peaners? ;) Era bom, era! Experimenta, acredita que sabe bem! Bjs

    Ana: Eu também estou a depositar a fé nos espinafres... :) Experimenta, é só ultrapassar o preconceito da cor.
    Beijinhos

    Lu: Pensa que é sumo de kiwi (por acaso acho que este também levava, mas já não me lembro). Tens de experimentar, depois ficas fã. ;)
    Ainda não vi as previsões, mas queria tanto que estivesse nublado e fresco, sem chuva... Não peço mto. :)
    Já lá vou ver. Beijinhos!
    PS: Obrigada pela confiança. :)

    ResponderEliminar
  5. Que post tão.. verde. Já experimentaste melancia? Verde por fora mas Vermelho por dentro (Espera é vermelho ou encarnado?)

    Bons treinos, muahahahaha

    ResponderEliminar
  6. Zémi: Por acaso gosto muito de melancia. Mas ainda não está na época! (Para mim é vermelho... :) )
    Bons treinos, não zombes dos temores alheios... :P

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que Almourol te vai correr bem! Vai sim!
    Vou experimentar essa mixórdia verde e depois conto.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  8. RBR: Experimenta então a green mix, sff, e depois diz que ficaste fã. ;)
    Beijinhos, obrigada!

    ResponderEliminar
  9. Costumo beber batidos de fruta, com sementes de chia mas já ando há uns tempos para experimentar com espinafres! Parece ser o legume mais usado nos batidos :)
    Tenho que experimentar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Acredita que é verdade, um sucesso vem quase sempre precedido de mau ensaio.

    Força que vai tudo correr bem!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Tambem andamos a ver a Oprah ou coiso? Girassol, opiácios? Bom...se era bom para o Popeye...:)
    Vai estar solinho com temperaturas baixas e pouco vento :) Melhor? Só se for um batido verde:)
    Na véspera da Meia fiz 3 treinos que correram muito bem, a Meia...nem por isso...maior distância, cansaço( pois...)...por isso não te preocupes até porque ontem o tempo esteve mau ( ok, não era a Estefânia ) e desagradável.
    Mas ainda deu para bater o meu RP ao 12,195km ( Ok...é a 1 vez que corro esta distancia estúpida) :)
    Vá, o dia 6 é um grande dia e tem tudo para ser um dia feliz.
    PS: acho que tenho morangos e agrião, além de espinafres, a acabarem a validade.
    Depois, se sobreviver, conto a experiência :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ahhh....quando vi o titulo estive mesmo para não continuar a ler :)

    Essas coisas verdes não devem ser assim tão más como parecem :)...mas neste momento estou de dieta e não posso enfardar coktails calóricos (porra...uma banana inteira???...fonix).

    Quanto ao "ensaio geral" não te ter corrido bem....normalíssimo e ainda bem que assim é....é a ansiedade...sempre me acontece quando tenho um objectivo concreto...uma semana antes, as pernas ficam perras, parece que não tenho energia, etc....vai correr tudo muito bem, vais ver.

    Não sou ninguém para dar conselhos, mas dou na mesma :P .... encara a coisa por etapas, tipo de abastecimento em abastecimento...faço sempre isso e comigo funciona muito bem..não te esqueças da maquina fotográfica (tb funciona, pois ajuda a focar no que nos rodeia e a abstrair de que vamos ali em esforço...além disso quero ver por onde passas :))...comer e beber bem....mas isso tu já sabes tudo...

    Vai ser em grande....e já estou ansioso por ler sobre a aventura, tão bem escrita como tu o sabes fazer, a levar-nos contigo nesses "teus" trilhos.

    Beijinhos, e uma boa semana (já encheste a dispensa com massas de todo o tipo???)

    ResponderEliminar
  13. Olá Rute,
    Verde, Azul ou Vermelho, desde que nos dê força, venham eles.
    Não ligo muito a essas questões clubisticas por isso acho que posso falar á vontade.
    Este fim de semana fui á corrida do benfica, lá mais para o final do ano espero ir á do sporting, só não vou á do porto porque, acho, (não tenho a certeza) que não se realiza, e fica muito longe, senão também ia.
    Eu ando aqui é pelo prazer de correr, o resto são cantigas.
    O tempo tem estado fresco e acho que se vai manter até ao próximo fim de semana portanto almourol vai (tem que) correr bem.

    boa semana e boa sorte.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  14. Treinos menos bons todos temos, é perfeitamente normal, mas isso já tu deves saber.

    Epah tenho que experimentar essa porcaria desses sumos ou batidos.. Normalmente até sou muito aberto a essas coisas, vou aproveitar a tua receita e logo já faço um.

    ResponderEliminar
  15. Espinafres? Então o segredo é esse! :)

    ResponderEliminar
  16. Lady V: Sim, também costumo usar sementes de chia, desta vez não tinha. Há quem faça estes batido com couve.. mas acho que isso já é verde a mais para mim! :) Beijinhos

    João: É a isso que me estou a agarrar. :)
    Beijinhos, obrigada!

    jnr: Olá! Oprah? Não, ela também é adepta dos green monsters? E as sementes de girassol são um opiácio legal, eu informei-me! ihih ;)
    Esta semana vai ser de chuva, vai encharcar aquilo tudo... Tu que és da zona bem que podias ir verificar o estado dos estradões e depois vir aqui informar até ao final da semana! :P Não que faça diferente, já que vou ter de os correr na mesma...
    Não consigo conceber como é que terminas um treino com 12.195 metros... Só se foi pelo RP instantâneo!:)
    Morangos também é bom, junta à mix(órdia) e depois diz o que achaste.
    Obrigada pela força, bjs.

    Carlos: Estás de dieta??? Ganda lata! Depois de todas aquelas iguarias que publicaste no blog e fb... E queixas-te das calorias de uma banana?? Olha que realmente... :P
    Obrigada pelas dicas. Acho que, forçosamente, vai sempre haver uma altura na prova em que vou odiar aquilo e a minha decisão parva de correr 42km, espero conseguir sair dessa fase negra a tempo... :)
    Beijinhos e obrigada pela força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah...ficaste em stress por alguém conseguir fazer uma paragem dessas...12,195 km...não...bes run em Cascais :)
      Em relação ao Almourol o mais que posso é perguntar à Sra. Minha Mãe que vá vendo o terreno, não lhe vou pedir que se inicie no Trail com a idade dela:).
      Aquilo são vales, a água escorre :)
      Vá, aquilo vai correr bem, na fase negra pára um pouco e olha à volta :)
      Bjs

      Eliminar
  17. Manuel: Olá. Eu também não ligo muito, é só uma provocação aos adeptos mais fervorosos. :) Curiosamente, já corri a Corrida do Benfica, mas nunca a do Sporting (e agora andam a ficar caras e acho que já não irei a mais nenhuma!)
    Só pode correr bem!! Tem de ser, que eu quero continuar! :)
    Bjs e obrigada pela força.

    Filipe: É mesmo isso, tens de ter espírito aberto para estas coisas. :) Mas na verdade não é tão mau como pode parecer. Obrigada, bons treinos!

    Jorge: Se me ajudar a ter uma boa prova, passo a beber coisas destas todos os dias! Ihih :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Todos acreditamos que sim.. e vai tudo correr bem :D
    Vais adorar e a prova vai ser fantástica. E depois queremos relato a fazer inveja àqueles que lá não foram :D

    Ando à que tempossss para fazer essas bebidas e tenho uma preguiça enorme de sujar a misturadora.... LOL

    Mas vou fazer... eu prometo!

    Beijinhos boa semana e forçaaaa

    ResponderEliminar
  19. jnr: Certo, vales... Subidas e descidas, já tínhamos discutido isso... :S Não vi gráfico ainda, e acho que nem vou ver. :)
    Se é em prova pode ser esse número, então! :) Pensei que essa era uma prova de 10km.

    Piolha: Obrigada pela força :)Beijinhos!
    PS: Relativamente ao batido, entendo-te. Também costumo ter essa preguiça. :) Nesse caso, podes usar a varinha mágica, que também dá e é mais fácil de limpar. ;)

    ResponderEliminar
  20. ...metes-te a comer essas cenas e depois queixa-te ! ehehhe...
    ...mas se te sentes bem com isso , chega-lhe forte !

    Acho que isso de meter um "verde" num batido normal é um mito e uma moda , é politicamente correcto , por isso ok ! :D
    ...que seja uma boa "digestão" :P


    sementes de sésamo , meto nos pudins do lidl ! :)
    sementes de girassol , meto na sopa !! :D

    Sei de alguns truques alimentícios que os craques usam , mas ainda estou em fase de experimentação por isso não divulgo ! :P

    ...depois, dizes aí cenas que a minha ignorância nem me deixa saber escrever , quanto mais saber o que raiu é isso ???

    ""nível de opiáceos"" ????
    ""bagas goji"" ????

    Fonix !!
    ...isso comesse , fumasse , ou outra coisa qualquer ??? eheheh


    Sobre Almourol , só mais uma cena e retirou-me da "discussão" ;)
    ...não sou um grande motivador e tenho a sensibilidade de um rinoceronte , mas coloco um facto concreto !

    a tua prova mais longa qual foi ? Almonda ??
    a prova em que demoraste mais tempo qual foi ?? Almonda ??

    ...eu também sei que tavam 42 graus á sombra ! ;)
    ...foi muito sofrível , muito difícil , muito desgastante e desmotivadora !! certo ??


    agora responde-me!

    Achas que estavas melhor preparada , com mais treinos, mais kms, e mais "sabedoria"... do que estás agora ??

    não achas que estás em muito melhor forma ??
    não tens treinado muito mais em trilhos e desfrutado muito mais ??
    já não falo da "experiência" e conhecimento que foste adquirindo entretanto !!


    Qual é a duvida ?


    Sim , faltam 6 dias... , para te divertires a correr , caminhar, e a desfrutar do desafio a que te propuseste !!

    i Rest my case !


    PS:
    e com a lebre de luxo que tá preparada para ajudar, vai ser ainda um desafio mais divertido de fazer !! :P

    boa semana , tudo a correr bem e sem stresses

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  21. A: Nem vou falar de "mitos e modas" com uma pessoa que põe sementes de sésamo nos pudins do lidl(??)! Vai mas é comer Nestum! :P
    O Almonda realmente vai perseguir-me o resto da vida... ihihi :) Para te ser sincera, óbvio que me sinto melhor preparada agora, mas a verdade é que estamos a falar de 42km, e existe uma barreira de 30km que nunca foi ultrapassada. Tudo para além dessa barreira é desconhecido. Tenho consciência de que estou preparada para concluir a prova, mas desconheço os submundos da mente em que vou entrar... ;)
    Espero que passando os 30km continue a achar um "desafio divertido", senão vão ser uns kms finais muiiiiito longos... e solitários. :D
    Beijinhos e obrigada pela força!

    ResponderEliminar
  22. Mas há dúvidas que tudo vai correr bem em Almourol? Eu tenho zero dúvidas! :)
    Tu vais conseguir Rute! Treinaste bem e tens a motivação necessária.

    Quanto aos espinafres, eu adoro! Nem preciso de fazer batidos. Vai mesmo uma saladinha de espinafres mas reconheço que aquele sabor amargo não é para todos os paladares hehehe :)

    MUITA FORÇA!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Só tenho uma coisa a dizer: um monstro só podia ser... verde! :)

    ResponderEliminar
  24. Isa: Obrigada pela força! :) Boa prova para vocês também!
    Também costumo usar espinafres em saladas, mas sim, o sabor não tem nada a ver com alface... ;)
    Beijinhos

    Ricardo: Pfff... "papoilas saltitantes"... :)

    ResponderEliminar
  25. Olá Rute!

    É só para dizer que estás mais do que preparada para Almourol, com batidos ou sem batidos :)

    Força!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Ahah :) Obrigada, Vitor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar