24 de março de 2014

Treino 2 em 1

Os quilómetros que tanto me custam a completar de segunda a sexta depois parece que querem todos ser corridos ao fim-de-semana. E eu faço-lhes a vontade.

O longuinho deste fim-de-semana teve a particularidade de ter sido feito em duas partes. Enquanto a companhia de treinos em Sintra recupera de outros empenos, tenho de improvisar os meus trilhos por outros lados, que Almourol está já aí ao virar da esquina, não sei se já tinha dito... (13 dias, mas quem está a contar?)

Assim sendo, desta vez resolvi fazer um "aquecimento" no Estádio Universitário de Lisboa, onde, apesar de até ser relativamente perto de minha casa, nunca tinha corrido.

E, já que estava por lá, aproveitei para fotografar uma das vistas mais bonitas do local:


Fica um zoom, para poderem apreciar em maior pormenor...

:)

7km depois, troquei de calçado para os meus fiéis (e a ficarem velhinhos...) Trabuco e fui completar os quilómetros que faltavam, em Monsanto.

Este mês tenho mesmo feito um esforço para que todos os treinos de fim-de-semana sejam feitos em trilhos. Nem sempre é o mais cómodo, já que exige sempre deslocação, mas é necessário, uma vez que, se tudo correr bem, será o tipo de terreno de 90% das minhas provas este ano. O que vale é que gosto muito deles (dos trilhos), porque estes encontros andam a causar um enorme desgosto ao meu orçamento para combustível.

Assim sendo, lá estava eu novamente, numa bonita, mas fria,  manhã de sol, às portas da minha mansão verde. Entro de mansinho, respiro fundo, tentando reter em mim a frescura  da vegetação que o orvalho da madrugada limpou, e fecho a porta, anulando os ruídos da cidade que deixei lá fora.

Começo a correr.

Acho que já estão fartos de ver por aqui fotos de Monsanto, por isso, desta vez, não vos vou causar transtorno com mais imagens de paisagens "horríveis"... Ok, já que insistem, só uma:

Vista de um miradouro no topo do Anfiteatro Keil do Amaral.
"Lisboa, és só tu e eu..."

Contrariamente ao treino anterior, em que optei por caminhar nas subidas, neste decidi correr sempre, por mais lentinha que fosse, a ver se aguentava. Claro que em termos de verdadeiras paredes (ou "elevadores", como diriam lá para o Norte...:) ), Monsanto não se equipara a Sintra. Lá, seria impossível ter ideias peregrinas como esta. Mesmo assim ainda lutei um bocadinho.
Munida com um saquinho de gomas na mão, dizia para mim própria: - "chega ao fim desta rampa sem parar e podes comer uma". Claro que o saquinho não durou muito (ei, algumas subidas mereciam recompensa a dobrar!), por isso tive de recorrer à conversa motivadora: - "Chega ao fim  desta rampa sem parar e és rainha das subidas". Ou ainda: - "Se não parares, és a maior, uma verdadeira Anna Frost das montanhas de Monsanto". E outros mimos do género.
Como podem ver, sou uma pessoa que se entretém com facilidade.

Mas resultou, até certo ponto (houve alguns epítetos que não consegui conquistar, não se pode ter tudo...) e acabei por ainda percorrer cerca de 20km. Curiosamente, foram 20km mais lentos do que aqueles que fiz quando optei por caminhar nas subidas, o que só vem dar razão ao que disse sobre também ser importante desenvolver os músculos da caminhada. Foi um teste!

Assim sendo,  o longuinho deste fim-de-semana consistiu em:

- 7km (EUL) + 20km* (Monsanto)

Gostei desta novidade de fazer uma pequena pausa (10 minutos de condução) entre o "aquecimento" e os restantes quilómetros, permitiu-me correr mais sem notar o peso da distância.


E vocês, aproveitaram bem estes dois dias? Boa semana!


* Esta distância foi por estimativa de tempo, já que fiquei novamente sem bateria no gps por volta dos 16,5km. Quer-me parecer que o G. começa a ficar sem pedalada para mim... (Ou isso ou está a ficar com a bateria viciada... Mas para minha autoestima, e da minha carteira, prefiro acreditar na minha versão!)

28 comentários:

  1. Hmmm, estou a começar a ver potencial nessa ideia do saquinho de gomas... Será que levar um frasco de Nutella também resulta? ;)

    ResponderEliminar
  2. Boa continuação de bons treinos para Almourol. Força!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Ahaaa....se no teu último "poste" adorei as fotografias, neste nem consegui olhar para elas, fiquei "enjoado" ;) ...então agora andas numa de tirar fotografias a casas de banho :P ...horrível!!!

    Muito bem...afinal não sou só eu a motivar-me com conversa interessante...sofremos todos do mesmo "mal"...hehehe...essa das gomas é que ainda não experimentei...

    Olha...esse Mr.G já é pouco para ti...anda aí um relógio 5 estrelas, com todas as funções e mais algumas, que anda à volta dos 80 €...estou muito satisfeito com o meu Suunto, mas se fosse hoje compraria este...

    http://corremais.paulopires.net/2013/04/a-rival-spoq-sq-100-um-relogio-para.html

    O meu amigo Badolas comprou um, e muita malta maluca dos Ultra Trails o usam e estão satisfeitos...tem ca.20 horas de autonomia...para este ano para ti deve chegar :)

    13 dias...tic..tac...tic..tac...vai correr muito bem!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu estou a contar os dias que faltam para Almourol! Se achas que Monsanto não tem subidas de fazer inveja à Serra de Sintra vai uma vez aos Esquilos e vais ver que mudas de ideias... ;) Força aí nessa preparação! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. D.S: Eheh :) O problema com o frasco de Nutella é o transporte. Temos de propor uma versão de viagem à marca. :)

    João: Obrigada, beijinhos!

    Carlos: Pfff... Um estádio imponente, e verdinho, que é a cor mais bonita do mundo! ;)
    Já tinha visto essa review e pareceu-me muito bem. Quando tiver de pensar num substituto ao G é um caso a considerar. 20h de autonomia parece muito, mas, no meu caso, pode não equivaler assim a muitos kms... ihih :)
    Obrigada, estou a ficar nervosa com a ideia de Almourol, mas tenho de manter o espírito bem-humorado...
    Beijinhos!

    Sílvio: Tens razão. Quando vou sozinha acabo sempre por fazer a mesma volta em Monsanto, e podem por lá haver outras rampas mais desafiantes escondidas (mesmo assim continuo a achar que Sintra é pior/melhor! lol) :) Tu já vais fazer Almourol com muito mais facilidade, tens estofo para isso! Bons treinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Outro sitio aqui tão perto e que ainda não me atrevi a ir até lá... Monsanto! Era completamente desnecessária a foto daquela coisa verde que chamam de estádio!! :-P

    Almourol vai ser canja!! Tu já estás mais que preparada para isso! :-)

    Quanto ao teu Mr. G, tal como o Carlos disse, vê o Mr. Spoq, eu estou a espera de receber o meu esta semana!!! :-D

    Beijinho e boas corridas*

    ResponderEliminar
  7. Este blogue anda cada vez com mais bom gosto!
    Olha, quer poupar no combustível? Sai de casa a correr, Monsanto e volta!
    Longão feito!
    Eu também fiz uma maratona este fds...o meu almoço de domingo nunca mais acabava!
    Enfim...
    Mais uma desculpa para não acertar a quilometragem, agora é a bateria, pff.
    Bons treinos,
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Pedro: Olha outro que não sabe apreciar a grandeza de certas construções... :P
    Vocês têm mais confiança nas minhas capacidades que eu! lol :) Mas isso é porque estou sempre a brincar e deixo aqui de fora a verdadeira história do que me custa fazer estes kms... ;)
    Parabéns pelo teu Mr. Spoq! Por enquanto vou manter-me com este, talvez para o ano...
    Beijinhos e boas corridas!

    jnr: Até que enfim alguém de bom gosto. ;)
    Assim poupava combustível, é verdade, mas qual era a piada de andar a atravessar tanta estrada e a respirar tubos de escape? Não pode ser! (Nunca se está satisfeito... ihih) :)
    Gosto dessas tuas maratonas! Tu é que és esperto! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá...esqueci-me de uma (pequena provocação...)
    Mais gente tivesse a vista que se tem do EUL e já não tinha que interromper treinos ou corridas de recuperação por ter sentido a chegada de uma manada de javalis :)
    Em relação a Mr. G acho que andas a ligar-lhe pouco, só pensas nele quando queres alguma coisa dele, de resto não pareces ligar nada ... E ele sente-se...fraco, descarregado, desprovido de energia...
    Tens que ser mais atenta :)
    Carrega bem Mr G na véspera de 6 Abril, depois cravo-te o track :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. jnr: Ahaha! Não era uma "manada", não sejas mauzinho, era só um, acontece aos melhores. Ali para os lados da Gália, sobretudo. :D
    Sim, deve ser isso, o G. não se sente apreciado, tenho de ter isso em atenção. Espero que seja suficiente para gravar o trajecto todo! Mas só te o arranjo se o fizeres na totalidade. ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Este fim de semana fiz um treinozeco sozinha em Monsanto. Ia tão danada por andar sozinha que só queria que o treino acabasse. Fiz apenas 1h44m. Não foi mau, mas fiz o treino contrariada... Até me perdi...
    Não gostei...
    Ando a fazer treinos de mer"#$... Se a tua semana não foi boa, a minha não foi melhor...
    Ando sem saco para isto...

    (Desculpa o desabafo, sei que o devia fazer lá na minha casa, mas olha... Enfim...)

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Como se escreve lenços de papel em alemão?
      Opah, isto é inveja, nunca fui à Floresta Negra...

      Eliminar
  13. RBR: Também tenho treinos desses... são fases, não desanimes. E ainda tens muito tempo para te preparar! Beijinhos e força!

    Carlos: :) Eu estou inocente! Nem sei de nada, que ainda não tive tempo de ler a história com calma... :)

    ResponderEliminar
  14. Para que conste...era mesmo só UM javali, mas dos bravos, poderoso, daquele que dá luta....ENTENDIDO!!! E à custa dele fiz um treino de series...pronto...só foi uma serie, mas valeu pela velocidade, pela nova técnica de corrida que, agora que estou a pensar nisso, deve ter levado o empregado da recepção do Hotel a mandar entregar-me um cartão com o nr. de tlf particular dele....vejam lá que arriscada é a minha vida.
    Continuem a gozar com o velhinho....quando me virem ao vivo e a cores...fujam :)

    ResponderEliminar
  15. Antes de mais , que bela paisagem !

    (aqui estava a descanbar o meu comentario :D , mas nem vou discutir "galinheiros de carnide" nem "estádios dos constipados" lá do norte-tripeiro) !! :P

    Parabens , grande treino !
    ...acerca da distancia destes treinos , já tu disse tantas vezes, que não me quero repetir !
    Aliás só vejo motivos bons e motivadores , para Almourol e outras provas que tens por aí de trilhos , para estares animada e confiante !!

    "rainha das subidas" ??
    ...tás quase lá...acho que por enquanto é melhor ficares por "menina dos cumes" :P nada de excesso de confiança !!


    "Anna Frost"... , já te estás a esticar e amandar para fora de pé ! :P



    Isso do G... , por acaso , carregaste o bicho de véspera ??

    o meu , o mais que dava de bateria, sempre com o GPS ligado é perto de 8horas !
    ...vai dar para fazer Almourol na boa ! ;)


    bons treinos
    boa semana

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  16. Olha que engraçado, eu e o Vitor ontem também andámos a correr por Monsanto e até pela zona do anfiteatro.
    Continuação de bons treinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Mas que ideia tu foste daR!!!!!!!!!!!!!!! Como nunca me tinha lembrado disso!!?!!!?!? GOMAS!!!! É claro!!!!
    És genial :D

    ResponderEliminar
  18. Ca nuôjo de vista... por isso é que saíste a correr para Monsanto. Como eu te percebo :):):)

    Bom texto, boas corridas :)

    ResponderEliminar
  19. Rute,
    Contar os dias...Nahhhh
    ((és tu e eu :))

    A parte da recompensa é para soltar a criança que há em ti, mas és da velha guarda! Achas que a cachopada de agora se contenta com umas gomas e títulos de "és o maior"? Se não for por uma PSP ou Dvd, acham que não vale a pena levantar o rabo do sofá.

    O teu G. não é assim tão velho! tens de ver o que se passa...
    O teu telemóvel não tem daqueles programas tipo Run Keeper ou da Nike que também contabilizam os Km?

    Beijinhos longuinhos :)

    ResponderEliminar
  20. Carlos: Ahahah :) Lindo! Bom, eu apenas cedo o tempo de antena, tu e o jnr que se entendam.... (Rute a sair de fininho... ihih) ;)

    A: Eu sabia que ias ser apreciador desta bela arte clubística... :)
    Olha agora, cada um motiva-se como pode, se quero ser a Anna Frost das MONTANHAS de Monsanto, ou a Rory dos cumes de Sintra, sou e pronto! :P (Versão morena e muito mais fraquinha, mas isso não interessa nada para o meu alterego... :D) Obrigada pela confiança.. tshhhh!!!
    :)
    Por acaso não carreguei, mas suspeito que agora a autonomia nem às 8h chegue... Gostava de ficar com o trajecto de Almourol, por isso pelo menos 7h30 vai ter de aguentar! ;)
    Bjs, bons treinos

    Isa: Foram quando, no domingo? Eu desta vez tive de fazer o longuinho no sábado, senão tínhamo-nos encontrado de certeza. Beijinhos e bons treinos!

    Piolha: Obrigada. Tudo o que te dê motivação extra é válido. ;) Beijinhos

    jnr: Tu e o Carlos que se entendam (lá lá lá....) ;)

    Zémi: Não, pelo contrário, a vista foi a única coisa que me fez aguentar por lá os 7km! ;) Ao menos em Monsanto as árvores e os prédios tapam vistas menos agradáveis... :) Bjs, bons treinos!

    Lulu: Sim, a contar os dias por razões diferentes. Olha, era tão giro se coincidisse! Ouvi dizer que as pessoas que nascem por esses dias são mesmo espectaculares, just saying... ihihih :)
    Sou da velha guarda e a criança que há em mim sempre se divertiu com pouco (irmão com grande diferença de idades, muitas brincadeiras sozinha).
    Por acaso tinha o run keeper no tlm, mas desde que tenho o G tirei isso. Quando isto acontece, em casa recrio o percurso no gpsies, só para ter uma ideia.
    Beijinhos ti e longuinho!

    ResponderEliminar
  21. Ó Frost de Monsanto...este sitio tá a ficar muito mal frequentado sabias??? Já não me bastava esse tal de Jnr (Joaquim, José, Juvenal, Jorge, Joel, Jaime, Javali????), só faltava cá agora o AJB a mandar bitaítes tb...diz mal da malta cá de cima, mas está sempre aqui metido...gosta mais disto que chocolate...mas com esse eu entendo-me o mais tardar lá para Julho, quando ele vier aqui para terras do Douro...tem é que ser antes da partida, pq ele corre pra caraças...depois já ninguém o vê :)
    Já agora...lenços de papel em alemão = Taschentücher :)
    Ó Jnr...por acaso não tás a pensar em vir correr um trailzito aqui para as minhas bandas não??? Espero que saibas nadar.... :)
    ...fuiiiii....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Anna dos Olivais, realmente este blog...pff, esta malta do Norte, tambem conhecida por "papa lampiões" é tramada!
      Até estava a pensar em fazer um trailzinho por ai, galego, mas agora não sei, essa hospitalidade....
      Por acaso, pensava, ou estou a começar a pensar,ir à capital do Norte em Novembro, dizem que as vistas pelo Douro são lindas ;)
      Para a malta do Norte posso ser Sr. JNR ( ou Jorge ou até Jorginho ;) ).
      Olha...sei nadar...pode é faltar velocidade a certas pessoas para me obrigarem a isso :)
      Quer dizer...nos primeiros 356 m...bom, vou comprar braçadeiras e uma bóia, just in case...;)
      Já tens marcado o Trail do Perneta 2.0?
      Até dou a honra da minha presença, mas só se houber bininho. ;) com 14 @nos :)
      Bjs e abraços

      Eliminar
  22. Carlos: Lol :) Fica o recado dado. (Não se metam com um gaijo do nuorte, carago! ;) )

    ResponderEliminar
  23. Olá Anna! :)
    Nunca fiz um treino dois em um, vou pensar nisso.
    E ainda não tinha reparado naquilo que a foto do EUL mostra :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Vitor: Olá! :) É normal não teres reparado naquele grandioso estádio, andas distraído com outras vistas. ;) Mas é a única justificação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ah estádio verde mai lindo. Eu quando vou para essa descida, só não faço uma vénia ao estádio para não bater com os dentes no green.

    Continuação de bons treinos. Vê lá isso da autonomia. Nem que peças um Garmin emprestado para aguentar Almonda, vale a pena ficar com o trajecto :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Bluesboy: Almonda???!! Bem, não me desejes tal coisa! :P Almourol, sff. :)
    Bjs

    ResponderEliminar