2 de abril de 2014

Quando rezares mexe os pés

Segundo um livro que estou a ler de momento, a frase que dá título a este texto é um provérbio africano. Quando rezares, mexe os pés. Uma frase simples que, lida assim, e sujeita a uma tradução demasiado literal, pode soar estranha e até ridícula. No entanto, não consegui deixar de pensar nela desde que a li. Quando rezares, mexe os pés...

Ao início, associei ao nosso ditado bem português: "Fia-te na Virgem e não corras", que eu adoro, até porque pode ser levado literalmente (e bem que tenho corrido estes últimos tempos!), mas que na verdade incita à iniciativa, a tomar as rédeas de uma situação ou a precaver-se, e não deixar as coisas na mão do acaso. Ter fé sim, mas a mexer-se.

Tendo em conta esta primeira interpretação que fiz do provérbio africano, posso afirmar que nestes últimos meses não me fiei na Virgem, e corri. Faltam 4 dias para o Dia D (não é o Desembarque na Normandia, mas é o Desafio de Almourol) e estes são os números de mais um mês que passou:

Contagens do mês de Março:

- Distância: 203 km
   . em estrada: 93
   . em trilhos:110
- Horas a correr: 25h25
- Ganho de elevação total:  3323 m
- Treino mais longo: o 2 em 1 (27km)
- Treino com mais ganho de elevação: Raide à Anta de Adrenunes, Sintra (aprox. 800 m)
- Treino com modo pânico ligado, ou "onde é que eu tinha a cabeça?": os último longuinho em Monsanto (ensaio para o dia D)

- Quilómetros a pedalar: 26,6 (1 actividade)

Distância total a caminho da Ultra: 578km (Janeiro a Março)

Neste mês, de salientar o facto de pela primeira vez ter passado a barreira dos 200km! E estes valores estão por defeito, já que houve alguns treinos em que fiquei sem bateria antes de terminar. De qualquer forma, fazer 199, 203 ou 210 dá o mesmo em termos práticos, fica apenas a curiosidade de ter ultrapassado esse número redondo.
E de salientar também o facto dos quilómetros em trilhos terem superado pela primeira vez os quilómetros em estrada. Mas isto, apesar de aqueles 110kms terem sido todos muito felizes (ou quaaaaase todos, vá...), apenas significa que fui muito preguiçosa nos meus treinos semanais, já que só faço treinos pelos montes ao fim-de-semana.

Aqui fica a foto de mais um treino-arco-íris esta semana, apenas porque é bonita.

Depois, e por acaso durante um treino, pus-me a pensar novamente no significado deste provérbio (em treinos médios a meio da semana temos de nos entreter) e vi a frase por outro prisma. Geralmente, o acto de "rezar" - a alguém, a alguma coisa, ou apenas a falar connosco próprios - é associado a uma posição estática, de joelhos, sentado ou curvado. No entanto, tendo em conta o nível de concentração, contemplação e até algumas epifanias que já atingi enquanto corria, acho que estamos mais perto de um estado espiritual quando corremos.
Quando corro feliz e me apercebo que vou o tempo todo a sorrir, agradeço a bênção desse momento. Quando corro em dificuldade, falo comigo, grito comigo e, quando acho que não aguento mais, há sempre uma réstia de força que vem não se sabe de onde. Quando corro por locais conhecidos consigo "desligar-me" e ir o treino todo a viver uma outra realidade: algum problema que tenha, coisas por resolver, coisas triviais, filmes, músicas inteiras cantadas em silêncio. Quando corro por locais especialmente bonitos, não penso em nada e experiencio apenas, vivo o momento. No fundo, estados de espírito diferentes e corridas diferentes, mesmo quando o percurso e distância são exactamente os mesmos...
Sim, se rezo, decididamente faço-o a correr.


Faltam 4 dias. 42km são muitos quilómetros. Tenho 7h30 para os concluir. São muitas horas a mexer os pés, espero que os deuses dos trilhos de Almourol me oiçam!

24 comentários:

  1. A virtude da "Pietas" é forte em ti. Continua a rezar! :)

    By the way, acho que correr é uma actividade extremamente... como hei de dizer... xamanica. Percebes o que quero dizer?

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá! Acho que estamos prontos! Eu tenciono almoçar até às 16h portanto 7h30 devem chegar. Força que está quase! Beijinhos e até domingo

    ResponderEliminar
  3. Zémi: Por acaso não é das minhas maiores virtudes. :) Mas, como já disse aqui, "a Natureza é a minha Igreja". Terá a ver com a faceta xamanica que referes, talvez? E como assim "continua a rezar?", achas que vai ser assim tão mau??! lol ;)

    Silvio: Pronto, almoçar às 16h está fora de questão para mim. Fazer aquilo em 6 horas seria um tempo muito bom (para mim, claro), mas não me parece. Desde que termine mais contente que frustrada, é o importante! ;) Bjs e força para ti também!

    ResponderEliminar
  4. Rute,

    Acho que "rezar" não é algo que se faça obrigatoriamente numa Igreja. Os templos podem ser outros e o que conta é a "verdade" com que rezas. Pode ser a correr, pode ser em casa, pode ser no templo..., mas desde que "sintas", é isso que prevalece.

    Estou contigo no pensamento! espero que isso te ajude com as pernas :)

    42Km não são bem 4.2Km, mas já que estamos numa onda espiritual...eu tenho fé em ti!

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. Vai ser um grande dia e não um longo dia.
    Depois duma preparação dessas,vais fazer isso na boa.
    Só custa o nervoso miudinho, antes de começar... depois passa tudo como que por encanto.
    Vais terminar onde eu fiz um treino na outra semana se for como no ano passado.
    Boa sorte , beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Menina, tu vais conseguir. Tens toda uma blogosfera e não só a torcer por ti. Vai e... Corre como uma mulher :)

    ResponderEliminar
  7. Lu: Gostava de ser uma pessoa mais crente nestes temas mas o importante é que, tal como dizes, o que prevalece é o que se sente. E há momentos, entre os quais corridas na Natureza, muito especiais. :)
    Claro que vou sentir o teu apoio, e, valendo por dois, ainda melhor! ;)
    Beijinhos grandes e obrigada pela "fé em mim", vou precisar, quando eu própria duvidar. :)

    Sam: Um grande dia e não um longo dia... gostei. :) Espero que seja isso mesmo. Na "boa" não será, mas espero que seja minimamente "confortável". :)
    Obrigada, beijinhos.

    Hermi: Ahah. :) Obrigada pela força. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tudo a correr pelo melhor, Rute. A preparação está aí, agora é salvaguardares energias para o grande dia. Força!!!

    Beijinhos e estou a torcer por ti!

    ResponderEliminar
  9. Olha...já que "não te fiaste na Virgem e correste", e não foi pouco não senhor...agora no domingo só tens que te "mexer enquanto rezas"...o "pior" tá feito, agora é desfrutar de um grande e belo passeio no domingo. Diverte-te!!!
    Tou contigo...força nessas canetas.
    Beijinhos

    P.S. Ouve lá...essa foto, vai lá vai.

    ResponderEliminar
  10. Vai correr como uma menina merece e isto é bem!
    é rolante por isso juizinho... nos ritmos... :)
    Vai a desfrutar de cada quilometro :)
    A prova como qualquer prova de Trail é de abastecimento em abastecimento e depois ir até ao próximo, cada abastecimento é uma meta vencida:)
    Eu pessoalmente prefiro mais dureza... porque subir a passo lento acabo por descansar :)
    beijo e tudo pelo melhor!

    ResponderEliminar
  11. Já falta pouco, treinaste-te bem, agora é relaxar que tens tudo para desfrutar da prova :)

    Rezar e mexer os pés, só se te apetecer fazr um número de gospel no final :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Portanto já fizeste a mala para o Almourol? Não falta nada? Galochas, barbatanas, sandes de Leitão, mines, espera, acho que estou a confundir as actividadades :)
    Gostei muito da "posta", e embora a Corrida não seja a minha religião por vezes é o que mais se aproxima, em quantidade de epifanias ganha de certeza.
    Não é uma relação fácil, mas raramente as relações que valem a pena o são, é dura, põe-nos à prova, faz com que duvidemos de nós e da nossa sanidade mental ( ohhh, sim) mas a verdade é que é recompensadora, na prova que faz das nossas capacidades.
    E em alguns casos até ficamos bonitos no espelho ( essa parte...).
    Já liguei à Sra. Minha Mãe e embora me tenha respondido em alentejano ( como não percebi tudo émelhor não reproduzir...pelo sim, pelo não...) sobre o ir experimentar os trilhos lá disse que não tem chovido assim tanto como em Lisboa.
    Ou seja, laminha mas não te deves enterrar :)
    Ontem vi uma frase numa série de televisão da treta mas ... "confio no treino"...simples.
    Sabes o que fizeste, como fizeste, o corpo percebeu e apreendeu, a mente, bom...a mente...mas essa é a parte que dá trabalho, se não não era interessante, não dava para ter blogues e ter conversas sobre o assunto e ....coiso ;)
    Por outro lado...o meu recorde de distância são 21 km e por isso eu não percebo nada disto muahahaha.
    Bjs
    PS: vá muda lá como escreveste Janeiro a março...olha o AO.

    ResponderEliminar
  13. iiiiih é já este fim de semana? Tá quase! Força nisso! Olha, e depois fia-te na Virgem e não corras não!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3/4/14

    Vá, Rute isso está mesmo no ponto ideal!!! (tem que estar não é? Não há alternativa…;o)). E agora é descanso e reforço energético (comidinha). E, no grande dia, é tudo uma questão de nos respeitarmos a nós próprios, brincando e explorando os limites mas sempre com muito respeitinho. De resto, é usufruir o máximo da experiência, sentir tudo com intensidade e, depois, termos muito que contar…
    Boa prova !!! (que grande ela já o é…)
    Pedro

    ResponderEliminar
  15. João: Agora já só vou fazer um treinozinho soft até domingo. :) Obrigada pela força, beijinhos!

    Carlos: Espero que seja mais correr e menos rezar. :) Enquanto conseguir desfrutar do passeio é bom! Obrigada pela força, beijinhos!
    PS: E sem "filtros" intagram e coiso... :P Natureza no seu melhor.

    Nainho: Nestas distâncias ainda não tenho noção do que prefiro (domingo, ou melhor, segunda-feira, depois digo-te!), mas geralmente sou como tu, prefiro trilhos mais técnicos, pelo menos mentalmente é mais fácil para mim. De qualquer forma, vou rolar bem devagarinho. :) Abastecimento a abastecimento (que, por sinal, até são 6!)
    Beijinhos e obrigada pela força.

    Bluesboy: Epá, se chegar bem ao final, faço um número de gospel, sapateado, yemanjá, o que quiserem!! ;) Beijinhos e obrigada pela força.

    ResponderEliminar
  16. jnr: Nã estás nada a confundir as actividades, é isso mesmo! Pelo menos disseram-me que ia haver mines e sande de leitão nos abastecimentos... Afinal, é Ribatejo, certo? :P
    A corrida também não é a minha religião, mas acho que a Natureza é a Igreja mais bonita. :)
    Obrigada pelo update da tua Mãe relativamente à situação no terreno. :)
    Sabes qual é o meu problema? Nunca confio no treino! :D No mental então... (e CLARO que ficamos lindos no espelho!);)
    Beijinhos e obrigada pela força!
    PS: Tens razão, uma pessoa já não se entende com esta treta do AO!:) (No trabalho sou *obrigada* a aderir...) Merecem letra maiúscula sim senhor!)

    Filipe: Corro corro! E ando! ;) Beijinhos, obrigada!

    Pedro: Tem de estar! :) A única coisa que me pode impedir de cortar aquela meta é o azar de alguma lesão (knok knok...), porque, de resto, sei que há-de chegar a uma altura em que vou estar farta e cansada. Mas, como disse Churchill(?): "If you're going through hell, keep going". :) Depois passa. Sobretudo depois de cortar a meta! :)
    Obrigada pela força! bjs

    ResponderEliminar
  17. Continua a rezar nesta igreja,equivale a dizer continua a mexer os pés na natureza nesta "religião".

    ResponderEliminar
  18. Será a meditação, a introspecção, a comunhão e harmonia connosco mesmos e com o meio que nos rodeia, uma forma de rezar? Se sim, então eu rezo muito enquanto mexo os pés.

    Delicia-te nesses 42 Km que adivinho de sonho, com príncipes e princesas e castelo e tudo!

    Boa prova!

    ResponderEliminar
  19. Com essas "contagens" de kms e actividades, ainda estás duvidosa ??
    Valha-me Eu :D


    De resto , não percebi nada deste post! :D

    rezar , não sei...

    ler livros sobre "correr" é para mim um contra-censo , daqueles incompreensíveis !! :P


    Quanto a "ditados" , havia tantos por onde escolher , mas como é pascoa , é melhor tar calado para não descanbar a coisa !! ehehhe...

    ...só uns que acho são adequados á temática da coisa:

    Junta-te aos bons e serás como eles.
    Cavalo amarrado também pasta.
    Todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha.

    ...e um dos meus preferidos:

    Escuta o conselho dos outros e segue o teu. :P


    beijinhos

    PS
    boa prova ! vai ser de certeza ! Força R

    ResponderEliminar
  20. Tu estás uma "máquina"! Não tenho mesmo duvidas que Almourol vai te correr lindamente! :-)

    Eu dou por mim muitas vezes a correr com o cérebro em modo off... nem dou pelos km's passar... nem me lembro muito bem de como foram. Estou consciente e atento ao percurso... mas parece que em modo automático... outras vezes é um "barulho" dentro da minha cabeça, que ao mesmo tempo é libertador, pois é quando surgem as melhores ideias (ou talvez não... lol)

    Com esta conversa lembrei-me deste anuncio da Nike https://www.youtube.com/watch?v=1sElYG7LmUU

    Beijinho e boa prova! Vais ter que dar bem aos dedos para contar tudinho!! :-P

    ResponderEliminar
  21. Bom, que grande recorde de kms!! Alterando um pouco o ditado deste mês tão especial, poderemos dizer que em Abril kms mil :). Tão grande e boa preparação vai concerteza resultar nuns grandes trilhos do Almourol. Ainda mais alimentados com os batidos de espinafres que ja o Popeye recomendava nos desenhos animados. Espero que te divirtas muito e cá ficarei a torcer para que corra tudo muitooo bem com a esperança de que eu para o ano também ja tenha pernas para tão larga quantidade de kms. E agora vamos lá a desfrutar desses trilhos e daquele castelo tão especial. Boa prova, uns dias ULTRA felizes :)
    Bjs,
    Nuno

    ResponderEliminar
  22. Ana: Acho que se há uma melhor maneira de rezar, é essa.
    Pelo menos, castelo vai haver... :) Beijinhos, obrigada!

    A: "Valha-me Eu" é lindo! :) Sim, estou duvidosa, é a bida. :P
    Eu não disse que era um livro de corrida.. ;) De qualquer forma, se ler sobre corrida é contra-senso, o que é que andamos todos aqui a fazer a ler e escrever sobre o tema? :P De qualquer forma, gosto de ler de tudo um pouco.
    E ai rezas rezas! Só não lhe chamas assim... ;) Afinal "todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha". (E NÃO te estou a chamar burro, só para depois não dizeres!!!) :)
    Beijinhos e obrigada ela força, A!

    Pedro: Ahah estou uma "máquina" estou... :) E enferrujada, com as corridas todas à chuva. ;)
    Modo off, mute, em ruído... Por isso é que cada corrida é especial, nunca sabemos que espírito vamos ter até dar aos pés. E às vezes alternamos entre isso tudo.
    Já tinha visto esse anúncio também. Gosto. :)
    Desse eu às pernas com a facilidade que dou aos dedos e estava a ultra já feita! Ihih ;)
    Beijinhos e obrigada pela força!

    Nuno: Para mim, até ao momento, foi mesmo o RP de kms mensais. :) A manter-se a vontade, será mesmo "Abril kms mil", como dizes. Pelo menos este fds vai ter um RP de distância, logo para começar bem!:)
    Espero que me divirta muito, tenho de deixar uma boa publicidade à prova, para depois ires lá para o ano efectuares tu a façanha! ;)
    Obrigada pela força, beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. T minus 4 days!

    Previsão do tempo total em prova: 6h:37m.36s (assim às cegas, sem saber nada do percurso) :)

    Boa sorte, e... diverte-te!

    ResponderEliminar
  24. Ricardo: Não era um mau tempo, não senhor. :) Mas não há previsão possível, vai ser abastecimento a abastecimento.
    Obrigada, bjs!

    ResponderEliminar