27 de abril de 2014

Treinos por Trilhos de Sintra #5 - Uma visita ao Guincho

Naquele dia acordei com vontade de ver o mar. Vê-lo ali, ao perto, pés na areia, ouvir as ondas e deixar o vento de água e sal despentear-me. Mas tinha um encontro marcado com Sintra e não se deixa uma serra bonita à espera.

No entanto, tinha um plano.

O encontro foi no local habitual, junto à barragem. Direcção: Peninha.


O percurso escolhido foi um pouco diferente do habitual. Descobriram-se novos trilhos um pouco mais abaixo, sempre com vista de balcão para o mar. O mar que queria visitar naquele dia.


- "Olha ali a famosa 'parede' da Corrida Entre Serra e Mar. Não queres ir até lá conhecer um bocado do percurso?"

  

 - "Vamos."

E o plano estava em andamento.

O tempo estava do meu lado, foi abrindo e ajudou a compor uma paisagem com cores fabulosas.


- "Já que estamos aqui, e que tal irmos até à zona das falésias?" (Continuação do plano.)


Também diga-se que não é muito difícil convencer alguém com argumentos destes...


Parece-me um bom local para o primeiro abastecimento.

Eu sei que parece que estou perigosamente sentada à beira do precipício, mas não. :)

Facilmente um dos sítios mais bonitos onde fiz uma pausa para repor energias. 9km estavam feitos, mas ainda não tinha chegado ao meu destino.

- "Já que estamos aqui, bem que podíamos ir percorrer aqueles carreiros que ladeiam as escarpas..."

Pegou.



Ainda se treinou um bocadinho os tornozelos, numa baía de "areia grossa".


Um último esforço:

- "Já que estamos aqui, mais um ou dois quilómetros e vamos até à praia..."

Quase lá...
VITÓRIA!!!!

E o que eu realmente queria fazer desde que abri os olhos nessa manhã:

Correr para o mar.

16km e banho de gelo feito. Todos os treinos deveriam incluir esta dose fresca de felicidade.

Agora, a pior (melhor?) parte, aquela que eu sabia que iria chegar, mas ia ignorando na busca do meu destino. O regresso. Até lá acima...

Até ali àquele piquinho.

Foi só ligeiramente a subir.


 
E descer uma encosta para tornar a subir outra.


Com a falésia ali à distância de uma queda. Atenção redobrada nesta altura.


 Quase lá...

 
Muita vontade de subir ao topo desta rocha, mas achei que já era escalada a mais.

Se me perguntarem, para além de ter sido um dos treinos mais bonitos que fiz, foi também um dos mais completos. Diferentes tipos de pisos e, inclusive, subir carreiros íngremes e estreitos, habitualmente utilizados pelos (loucos) praticantes de downhill. Misturar o sol a pique, a dificuldade em respirar devido ao cansaço e ao não querer muito abrir a boca por causa das colónias de mosquitos, ao medo constante de nos depararmos com alguém de bicicleta a descer em alta velocidade, dá um grande treino cardiovascular, é o que vos digo.

A praia já lá longe...

Passando a Peninha, houve ainda pernas (já um bocado empenadas, mas sim), para subir à Pedra Amarela antes de descer à barragem.

Acabaram por ser 28km que souberam a 40km, mas no bom sentido. Faz sentido? :) Muito duro, muito acumulado positivo e muito bom! Com tempo para uma visita ao mar, de caminho.

Como comentei na altura, foi um treino que soube a prova. E divertido como um passeio.

Sintra, até já!

23 comentários:

  1. Que paisagens espetaculares! Assim realmente dá gosto! Beijo

    ResponderEliminar
  2. LiS: Neste país temos locais lindíssimos, às vezes quase à porta de casa. :) Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Aquela fotografia onde parece que estás à beira do precipício está gira :)
    E ainda bem que acabaste por ir ao mar, como tanto querias nesse dia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo excelente treino e pelo lindo album fotográfico!

    É giro que quando vi aquela fotografia, pensei logo que estavas perigosamente colocada. Mas depois li a legenda e sosseguei :)

    Beijinhos e boa continuação :)

    ResponderEliminar
  5. Grandes paisagens! Não vais a Sesimbra no próximo fim de semana?

    ResponderEliminar
  6. Lady V: Essa paisagem ao fundo é agora o meu wallpaper do portátil. :) Beijinhos!

    João: Obrigada. Eheh, é ilusão de óptica. ;) Estava à beirinha, mas nem tanto!!! Beijinhos

    Silvio: Em princípio não, não me inscrevi porque na altura estava de olho noutra prova, e agora já não devem haver inscrições...

    ResponderEliminar
  7. Muito bom... outra vez :)

    ResponderEliminar
  8. Zémi: Obrigada... outra vez. :)

    ResponderEliminar
  9. Grrr....e eu a pensar que esta semana NINGUÉM me ia "meter nojo" com treininhos e fotografias giras, mais bonitas que as minhas!!!! Porra pá...que grande treino, ainda por cima tão diversificado, com desníveis consideráveis, até crioterapia e tudo...muito bem...assim vale a pena :)
    Eu lá andei por Arouca e digo-te, que não tendo mar por aquelas bandas, vi aquelas serras com umas cores que fazem com que não fiquem atrás dessas tuas por Sintra :P ...o "problema" é que o que eu vi desta vez fica só para mim...não tirei fotos :P
    Tás uma maquina...qual é a próxima aventura?
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  10. De certeza que não estavas perigosamente sentada!?!? Hum!! eheheh
    Que lindo percurso :)
    E que belo treino.
    Ontem também andei aqui a descobrir mais trilhos e isto anda-se a compor :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Que fotos fantásticas!! E que treino esse, caramba! Sintra aqui tão à porta. Tenho mesmo de a aproveitar mais.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Carlos: Isso de não teres tirado fotos significa que foste "competir" para Arouca? :)
    Tive uma aventura de 25km no domingo, também com poucas fotos. Não porque tenha competido, mas porque era uma prova de trail 95% corrível e quase nem parei para respirar! Isto de se fazer os trails quase sempre a correr não está com nada... ;)
    Beijinhos!

    Piolha: Fazes bem tens de descobrir novos trilhos para partilhar. ;) Beijinhos

    RBR: Obrigada. Sintra e Arrábida são dois locais com muito potencial de treinos. ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Rute,
    Eh raio!!! Eu se olhasse e visse que a praia estava a uma distância tão grande, nem equacionaria chegar lá a correr...mas tu sabes no que te metes :)
    Vá...o tempo até ajudou para as fotografias ficarem mais harmoniosas.

    Já sabes que este é um bom percurso para treinares diferentes tipos de "terreno".

    Ahh! ainda pensas que estás no Ano Novo para ires a banhos? Olha que já estamos no final de Abril! :)

    Beijinhos e continua com os bons treinos!

    ResponderEliminar
  14. Lu: Tem de ser um mergulho por Estação. Inverno e Primavera: check! ;)
    Parecia longe mas não era assim tanto (ok, 15km +-...) :)
    Beijinhos grandes p/vcs!

    ResponderEliminar
  15. Txi caganda post.. Ando eu todo contente porque encontrei uns caminhos novos aqui à volta com uns sobreiros engraçados e fazes tu este post cheio destas fotografias. Vê se corres mais em passadeira que isso só te faz é mal!! Ok..vá..não te faz mal.. Mas deixa-me cheio de inveja e, não sei se sabes, mas é pecado!

    ResponderEliminar
  16. Filipe: Ihih :) Pensa assim, é um post para dar vontade de correr e assim combater a preguiça, outro dos 7 pecados capitais. ;) Depois partilha os teus caminhos.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  17. Simplesmente lindo !!

    ...que plano mais "elaborado" e ainda bem que resultou ! :P
    ...e sim !
    ...com esses "argumentos" brutais , era só escolher qual o trilho a fazer !


    Só faltou o mergulho ! ;)

    Serra , Mar e o que mais quisermos !


    bjs

    ResponderEliminar
  18. A: O mergulho é o plano seguinte. :)
    Bjs
    PS: ...Montanha? ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá Rute,
    Neste momento a serra de Sintra, no meu caso particular, aplica-se a regra " não é para quem quer, é para quem pode" e infelizmente neste momento, existem outras prioridade, e não tenho tido muito tempo disponível para dar lá um salto, fico cheio de inveja ao ler os teus relatos :).
    Melhores dias virão, afinal está ali mesmo ao lado.
    bons treinos

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  20. Só não me fazes (muita) inveja porque passei a semana a correr nas Beiras;).
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Manuel: Sim, melhores dias virão! E aproveitar agora o sol, que esta zona é linda! De certeza que já lá passaste de bicicleta, havia por lá muitos trilhos e respectivas marcas de pneus. Nem sei como arriscam por ali, eu ia com os dois pés no chão e cheia de medo! :)
    Beijinhos

    jnr: Ena, Beiras! Gosto. Sobretudo a Baixa. ;) Bjs

    ResponderEliminar