11 de junho de 2014

"Ego" de corredor, a quanto obrigas... E kms do mês

O treino de domingo passado foi mais levezinho, "apenas" 18,5km, mas custou-me bastante. O percurso foi a minha voltinha habitual em Monsanto, por aí nada de novo, mas, não sei se por falta de aquecimento decente, sentia os gémeos muito presos e os primeiros 3/4km foram um martírio. Corria uns 500 metros e tinha de andar outros tantos, até a dor passar. Repeti isto sei lá quantas vezes, até finalmente conseguir entrar no ritmo. Só pensava: "...e olha se isto me acontece numa prova!"


De resto, nada mais há a destacar neste treino, que foi bastante medíocre, com a excepção dos momentos auto-recreativos em que competi com o meu ego, reflectido na persona dos ciclistas que passavam por mim.

Quem corre em Monsanto sabe a quantidade de ciclistas que por lá anda e a partilha cívica que tem de ser feita dos trilhos. Havendo um confronto directo, a descer, quem corre não tem hipóteses, e tem de abrir alas rapidamente para não haver atropelos, mas a subir consegue-se dar alguma luta. E foi isso que aconteceu.
Houve ali uma descida em que passou um pequeno grupo de bicicletas em grande velocidade, a apitar desalmadamente para eu sair da frente no meu passo vagaroso... "Sai da frente, ó tartaruga!!"- gritaram. (Na verdade não apitaram nem disseram tal coisa, foram até simpáticos a avisar para eu me desviar, mas para efeitos da narrativa vamos fingir que foram bastante rudes. :)) Adiante, eu desviei-me, eles passaram, mas uns metros mais à frente começava uma daquelas subidas puxadotas e eu começo a recuperar terreno. Penso para mim: "Agora tens de fazer isto tudo a correr, sem parar, só para ultrapassares toda a gente e não dares parte de fraca!" (Vejam bem para o que me dá o orgulho...) Acontece que a subida nunca mais acabava, eu sentia as pernas completamente a arder, queria mesmo, mesmo, mesmo muito parar, mas nem pensar em fazê-lo ali à vista de quem me tinha ultrapassado antes tão sem cerimónia. Para além disso, claro que tinha de continuar a subida com ar de quem estava completamente à vontade... "O quê, isto?? Isto não custa nada, faço subidas destas umas dez vezes todos os dias antes do pequeno-almoço."
O bom foi que consegui subir tudo sem parar e ultrapassar as bicicletas. Claro que mal apanhei uma curva que me tapou da vista dos ciclistas, parei e quase que chorava com a quantidade de ar que tive de inspirar ali naqueles segundos, antes que me alcançassem. O mau foi que logo a seguir havia outra descida, seguida de nova subida inclinada.... e ainda outra a seguir. E tive de repetir a proeza. Nem vale a pena dizer que o meu ego valeu-me um empenozito jeitoso na segunda-feira.




Para não variar, com algum atraso, mas aqui seguem...

Contagens do mês de Maio

- Distância: 195.06 km
   . em estrada: 126.66
   . em trilhos: 68.40
- Horas a correr:23h18
- Ganho de elevação total: 2923 m

- Quilómetros a pedalar: 18.30 (1 actividade)

Distância total: 973.91 km (Janeiro a Maio)

Se bem se lembram, o mês de Maio começou muito bem e estava cheia de energia e vontade para correr. No entanto, fiquei doente já quase para o final, o que me obrigou a parar durante alguns dias, treino longo incluído, e fiquei aquém do objectivo de 200km (por nenhuma razão em especial, apenas porque é um número redondinho, corresponde a uma média de 50km/semana, que é o que espero correr num dia, ainda este ano!)

E por falar nisso, um dos grandes desafios de 2014 já está marcado!!!

Embora, se me lerem há tempo suficiente, este anúncio não seja surpresa nenhuma. :)


Serra d'Arga, o sítio onde fui tão feliz o ano passado! E onde quero voltar outra vez para dobrar a "diversão"! Concentro-me na dificuldade da prova (com maior distância e D+ este ano), e outros objectivos prévios, numa próxima crónica. De momento fiquemo-nos pela "diversão" que vai ser. Sim, a diversão... (Permitam-me os breves instantes de ledo engano...) :)


Mais alguém?

20 comentários:

  1. Perdi o comentário todo...
    Falava de seguires os teus conselhos e treino de subidas, que os gémeos estavam era perdidos, Monsanto?? WTF? Que se percebia muito bem pela escrita quando te enamoras pela paisagem, envolvência ou quando foi apenas mais um treino.
    Perguntava se já tinhas mandado muitos calções para o lixo pois eu numa pequena incursão fora de estrada rocei numa rocha e que belo rasgão...
    Enfim, se não for antes, até Caminha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Hehehehe...isso de lutar com as bicicletas tb me acontece e adivinha lá??? Levo cada abada :)
    GTSA...não é surpresa nenhuma...já se adivinhava...nem me fales, pq gostava tanto de fazer essa prova...mas nunca dá e sabes porquê? Porque, nessa semana estou sempre em Itália em trabalho...o Carlos Sá marca o seu evento sempre na data da feira anual de cerâmica mais importante do mundo!!! ...eu acho que é de propósito para eu não poder ir :(
    Bem...depois escreves um relato dos teus, e "levas-me" contigo..
    Beijinhos

    P.S. Nem imaginas o nojo que eu vou meter...arranja várias saquinhas daquelas para os enjoos, que vais precisar :P

    ResponderEliminar
  3. Olá cachopa!!
    Nem sempre o ego e orgulho são maus (especialmente se estiveres a competir com os teus "amigos/inimigos imaginários").
    A média semanal (objectivo) não está nada mal....só demoravas 2 semanas a chegar de minha casa a Lisboa :) Aaahahah...mas tinhas paragens saborosas pelo caminho!
    A minha diversão é mais outra (que não contempla masoquismos de 45km).
    Beijinhos e continua com objectivos!

    ResponderEliminar
  4. Hehehe :)Gostei dessa tua pequena competição com os ciclistas. Nós também andámos por Monsanto no domingo a descobrir uns sítios novos.

    E sim...conheço duas pessoas que também vão a Arga ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eish! Que bruta! Essa prova deve ser espetacular, que grande desafio! Quando chegares ao fim de Agosto pegas no cachaço dos ciclistas quando fores a subir e tira-los do trilho!

    ResponderEliminar
  6. Sim, já esperava por Arga mas olha que há novidades...
    Não vão ser 45 mas sim 53
    O desnível acumulado será de 6.000 e não 5.000 e o positivo de 3.000

    Boa sorte!!! É difícil mas conseguirás!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Achei imensa piada ou teu "faço subidas (..)todos os dias antes do pequeno-almoço." Este podia ser o mote do treinos nos Esquilos! :) E antes do pequeno-almoço quase não se vêm ciclistas!
    Ah, Arga... Também queria mas terá de ficar para outra oportunidade... D+5000m... Respect!
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  8. jnr: "Monsanto, wtf??" Ehehe :) Consigo imaginar os meus gémeos a dizerem isso, apesar de também gostarem de Monsanto. :)
    Eu nos meus treinos é mais arranhões nas pernas. SEMPRE. Não falha um treino longo. Os calções têm-se aguentado. Até Arga! (E TNLO, não?)
    Bjs

    Carlos: Eu também acho que o Sá marca de propósito nessa data para não ires.. "Quê, o Cardoso?? Não quero esse gajo aqui!" :P
    Por onde vais andar tu no fds, hum? Tu vê lá o mete-nojo, quero um enjoo em condições... Ihih ;)
    Beijinhos

    Lu: Agora tens muito com que te divertir. :) Quase que podia ir a correr até tua casa, claro! Dá-me mais um aninho... Ihih :)
    Beijinhos grandes!

    Isa: Pena não nos termos encontrado. Quando vou sozinha faço sempre o mesmo percurso. Eu também conheço essas duas pessoas ;) (E mais!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TNLO...é de noite!!!
      Tenho medo do escuro e ninguém para me segurar a mão :)!
      Em estudo, nem sei se ainda há inscrições, também ando a pensar nos Montes da Lua, em...Sintra :)
      Portanto, calções, uns quaisquer, ok
      Obrigado, vou comprar perneiras.
      Bjs

      Eliminar
  9. Filipe: Isso de pegar no cachaço dos ciclistas é uma boa ideia, aproveitava e fazia reforço muscular. :)
    Sim, GRANDE desafio mesmo...

    João: Sim, já sabia. Vem tudo explicadinho no regulamento. Lá devem ter achado que ainda não estava no ponto e toca de aumentar a dificuldade... Cambada de SÁ-dicos! ihih :) O que vale é que quem faz isto tem a sua veia masoquista. ;)
    Beijinhos, obrigada!

    Rui: Era só basófia mental... ihih :) Vou ter de treinar AINDA MAIS as subidas. O D+ este ano ainda é maior, porque aumentaram a distância (45km com 5000ac+ não era suficiente, pelos vistos...) :) ME-DO, mas venha Arga. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu aqui só faço competição com as lesmas e caracóis escusado será dizer que perco sempre!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Jorge: Eheh :) As lesmas e os caracóis por aí têm asas. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao "ego" então ! :P

    ...e sempre é uma maneira de treinar com a concentração em alguma "competição" ou seja, ...sempre damos mais qualquer coisa que doutra maneira , não o fazíamos num treino !

    eu já nem falo a essa malta das bikes , lá amando um "bom dia" tipo grunhido , só para não ser completamente ordinário ! eheheh

    olha que Maio ainda fizeste muitos kms , mesmo tendo estado no estaleiro alguns dias ! , Parabens.

    Tenho a certeza que vais ser ainda mais feliz em Arga do que o ano passado..., pois se vais fazer muitos mais kms e desniveis-positivos, como não podias ?? ihihih

    continuação de bons treinos e boas provas
    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
  13. jnr: Ahah :) Pois, agora que se fala nisso, acho que já está esgotado.
    Monte da Lua, "talvez" já esteja inscrita... ;) Mas só tem um problema, estás a ver qual é? Dica: 19 de JULHO. :D
    Bjs

    A: Obrigada. :) Sim, a tal "competição"... :) Mas acho que não a torno a repetir tão cedo! Fico para trás a fingir que estou a apertar os atacadores. Ihih
    Não podes gastar os "bons-dias" todos, compreendo! :P
    Tendo em conta as contrariedades, não foi um mau mês.
    Claro que este ano vou ser muito mais feliz em Arga, não há dúvidas! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Rute,

    O ego é tramado :)
    Contra alguns ciclistas só mesmo em subida, em descidas esquece lá isso :)

    bons treinos,

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  15. Manuel: Só mesmo em subidas, e não é em todas. :)
    Bons treinos! Bjs

    ResponderEliminar
  16. Confirmo que Monsanto estava cheio de ciclistas, eu e a Isa íamos levando com alguns em cima :)

    Bons treinos para Arga
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. V: Esses gajos são um perigo nas descidas nos singles, é o que eu digo!! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adoro os ciclistas que afinal não são assim tão rudes, antes pelo contrário. 'Parti-me' a rir!

    Estou a ver que esse treino foi uma luta constante no inicio, chiça!!

    Bolas, uns meros 5km e não fizeste os 200km, também gosto dos números mais redondinhos :P

    Setembro vai ter prova boa :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. M: Setembro vai ter prova boa e dura!!! :D
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar