20 de junho de 2014

Próximas aventuras

Apesar do treino longo deste fim-de-semana ter começado um pouco mais cedo, para tentar fugir ao calor, o mesmo acabou por consistir num jogo de "Vamos Tentar Descobrir o Percurso com o Maior Número de Sombras Possível".  Com esse jogo fez-se a descoberta de uma nova zona de Monsanto onde nunca tinha corrido, que passa por um picadeiro e depois por aqui:


E agora vocês olham para a foto acima e pensam: "Então mas ainda não conhecias esse espaço tão conhecido?? Já me fartei de passar por aí nos meus treinos/passeios familiares/a caminho do trabalho!". Pois que é verdade, não conhecia, o que só mostra que mesmo depois de meses de treinos por ali, é possível ser surpreendida pelo parque de Monsanto. Por um lado vou ficar triste de não participar na Lisboa Eco Marathon, para poder ter acesso a mais trilhos por mim ainda desconhecidos naquela mata.


Longo de Domingo: 22km, 450 metros D+ (aprox.)


Por outro lado, tenho outros desafios com que me manter entusiasmada e aterrorizada numa proporção, respectivamente, de 70-30, com tendência a equilibrar a percentagem com a aproximação das datas... Mas vamos ver!

O maior desafio para este ano já referi anteriormente e será o Grande Trail Serra d'Arga. Este trail foi sem dúvida "O" meu trail de 2013 e espero que seja o deste ano também. Para fazer jus à beleza da Serra, este ano acharam que os 45 kms habituais da Ultra não eram suficientes e então tomem lá mais 8km de corrida cénica. 53km. Cinquenta e três quilómetros. CINQUENTA E TRÊS QUILÓMETROS! Até me custa a acreditar a leveza de espírito com que me inscrevi, sobretudo tendo em conta o acréscimo de acumulado que isso vai significar. Mas é como se não tivesse opção, compreendem? Na minha cabeça (coração?) nem sequer se colocava outra hipótese que não a de voltar para viver o máximo da experiência. Espero conseguir conclui-la. Se a conseguir concluir, espero tornar a ter a sorte que tive o ano passado, em que sofri muito pouco (a chuva gelada que caiu durante quase toda a prova anestesiou-me os músculos das pernas!:) ) e que termine o trail ainda a amar a montanha. Provavelmente exasperada e ligeiramente furiosa, como depois de um arrufo amoroso, mas, ainda assim, apaixonada.

No entanto, antes de Arga, já estou inscrita para o Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos. Esta prova entrou também no pódio das minhas provas de 2013, perdendo apenas para o trail já acima referido e para o Raide à Tapada de Mafra. É uma experiência única correr uma prova destas à noite, embora não seja fácil. Exige mais concentração e psicologicamente também se torna cansativo.
Agora a parte engraçada: eu sempre tive aquela visão romântica de que seria lindo ver o nascer do sol durante uma corrida. Começar a correr ainda escuro como breu, e depois observar as cores e fases distintas do amanhecer, antes de ser dia completo. Sentir a temperatura mudar, respirar o ar fresco do orvalho, ouvir os sons da vida ao meu redor que acorda, em que as passadas e respiração acompanhadas pela banda sonora dos grilos dão lugar à sinfonia dos pássaros... Não é bonito? É por isso que me inscrevi nos 50km, que é coisa para me levar umas horas valentes a fazer. Claro que nesta minha visão idílica não há lugar para o cansaço extremo em que uma pessoa provavelmente estará, em que já não quer saber das cores da madrugada nem do som de passarada nenhuma e quer é a Meta e uma sopa quentinha (ainda haverá sopa quentinha quando chegar?).
Na verdade, apesar de estar inscrita nos 50km, até porque a diferença de preço entre as provas das duas distâncias não era grande, ainda não sei se participarei nesta versão Ultra, que está pendente de algumas situações. Quando houver novidades comunico. De qualquer forma, 26km ou 50km, Óbidos, me aguarde!

Entretanto, já este Domingo, tenho os Trilhos Loucos da Reixida. Apesar de serem "apenas" cerca de 20km, tenho alguma expectativa em relação a esta prova, da qual já tinha ouvido falar o ano passado e parece ter desafios bem próprios... Não é à toa que é apelidada de "trilhos loucos"!

Por enquanto é isto. Já disse que estou entusiasmada/aterrorizada? (Ainda 70-30, mas está a começar o calor...)


Bom fim-de-semana!

15 comentários:

  1. Vem treinar com os esquilos que nós mostramos-te todos os trilhos de Monsanto... ;) Também vou à Reixida este fim de semana. Lá nos encontraremos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eheheh bem me parecia que ias aos 50km de Obidos :) Admira-me é que não vás correr em casa (Monte da Lua)! Também estou muito ansioso por esse de Óbidos. Boa sorte para os trilhos loucos, já ouvi falar muito bem deles. Não andasse eu em recuperação da maratona também lá estaria, vai muita gente de Almeirim. Arga deve ser uma loucura.. Que desafio! Estou cheio de vontade de me meter numa dessas.

    ResponderEliminar
  3. Mulher de coragem!!! :)))

    Força para estes grandes e ultras desafios!!!

    E boa loucura no domingo :)

    Beijinhos

    ps - Quanto à pergunta que formulas "Então mas ainda não conhecias esse espaço tão conhecido??", até eu que raras vezes treinei no Monsanto, já lá passei em treino :)

    ResponderEliminar
  4. Grande Rute, é assim mesmo...a malta inscreve-se, depois desenrasca-se de alguma forma :)
    Grande planos..toda a sorte do mundo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Silvio: Com tanta referência aos Esquilos tinha mesmo vontade de me juntar a um desses treinos, mas agora ando a entrar às 8h30 e se calhar fica um bocado apertado de tempo!
    Beijinhos, até domingo!

    Filipe: Sim, em princípio vou aos 50km de Óbidos e obrigar os senhores da organização a esperar por mim, que quero ver o sol nascer! :)
    Pois, o meu problema com o Monte da Lua é a GRANDE possibilidade de estar um forno e eu não lido bem com isso (-> eufemismo)... Mas estou a considerar.
    Arga é uma das provas top nacionais, que todos devem fazer pelo menos uma vez, sem dúvida. Bjs

    João: Ihih Obrigada. :) E Monsanto, como começo sempre o treino no lado da radial de Benfica, depois vou até ao Anfiteatro e volto, é raro ir para aquele lado da encosta. Desta vez aproveitei que tinha companhia e vi que ainda há muito para explorar naquele lado. :)
    Beijinhos!

    Carlos: Ahaha é esse mesmo o espírito! ;)
    Não tenho é tido muito tempo para treinar durante a semana... :( Mas espero que seja o suficiente.
    Beijinhos, obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Os patinhos, os cãezinhos, os ciclistas, as descidas alucinantes, não conhecias:)? Ok, se quiseres tambem tem subidas.
    Esse plano de provas parece bem, agora, o blog ainda se chama Corre como uma Menina? ... :)
    Quando, no post anterior, falaste da data de Sintra ainda fiquei a pensar, qual a questão??? Calor?? Claro, mas Sintra deverá ser mais fresca que Alm....ahhhh, Ribatejo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Grandes aventuras!
    Se isso é correr como uma menina!...

    ResponderEliminar
  8. jnr: E os cavalinhos! :) Não, esta encosta nunca tinha explorado.
    Parece bem mas acho que ainda consigo encaixar mais um ou duas provas ali no meio.. ;)
    Sintra: fiquei MUITO traumatizada o ano passado. :) Não sei se estou preparada para lidar com tanto desconforto solar, prefiro esperar mais um pouco pelas previsões meteorológicas. :)
    Bjs

    Jorge: Continuo a correr como uma menina, só que mais tempo (e kms). ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Desde que sigo as tua aventuras, tens evoluído de uma maneira espectacular.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Obrigada Sam. Evoluiu o gosto também, e isso ajuda bastante! Bjs

    ResponderEliminar
  11. E aqui está, avistam-se grandes aventuras :D
    Assim é que é :D ehehehe
    A equipa dos 4 ao Km qualquer dia não sei... o céu é o limite :D

    Muita força e beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Piolha: Obrigada! :) Beijinhos e as melhoras!

    ResponderEliminar
  13. Rute,
    Como é que foste passar ao lado de um sitio tão bonito? Já pensaste em fazer um rastreio visual? :)

    A motivação anda de mãos dadas com a ansiedade e excitação de novos desafios.

    Óbidos - estou a contar que vás um bocadinho mais cedo para irmos beber um cafezinho e teres hipótese de trocares a fralda ao cachopo. Não estás ansiosa por isso????Aaahhahah
    Quando à sopinha...se já não houver, passa cá por casa que eu preparo um bom pequeno almoço!

    Espero que o teu domingo tenha sido bastante louco!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  14. Lulu: Realmente sou um bocado pistosga! ;)
    Sim, estou ansiosa!! :D Conhecer o pequenino longuinho. :) Olha que eu depois cobro a promessa do pequeno-almoço... ihih ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  15. Olha que se nota uma evolução nos treinos longos. Quem me dera andar a fazer essas quilometragens nessas paisagens

    ResponderEliminar