10 de julho de 2014

5 momentos e pensamentos...

... da última semana de treinos.

3... 2... 1... GO!

1. Como não está muito nítido, passo a explicar: a foto acima é de 6 aspersores de rega ligados em simultâneo. Com o calor que começou a fazer-se sentir dá mesmo vontade de largar a correr por ali fora, mas havia muita gente a ver e senti-me constrangida... Fica para a próxima, num horário menos frequentado!

2. Por falar em calor, e este ano o Almonda que teve chuva?! CHUVA! No Trail do Almonda... Ainda não estou em mim. O Almonda perdeu a sua mística (ihih). Teria sido uma boa oportunidade para voltar e perdoá-lo das agruras do ano passado, quem sabe quando tornará a haver outra oportunidade destas...

3. No passado Domingo, dirigi-me de manhã cedo para Monsanto, para o habitual treino longuinho, e quando chego lá apercebo-me de que NÃO TRAGO O GARMIN COMIGO!!! "O drama, a tragédia, o horror", como diria um conhecido apresentador aqui há uns anos.
A verdade é que uma pessoa habitua-se a estas modernices e depois é difícil passar sem elas. Se fosse ao lado de casa ainda considerava voltar atrás para o buscar, assim sendo, tive de correr sem ele. Como é que eu faço agora? Como é que eu sei quantos kms já corri? Quantos minutos fiz? COMO É QUE DEPOIS ANALISO OS DADOS DO TREINO? E se me perco? E se os bpms estão muito elevados e tenho para aqui uma síncope? Como é que se corre mesmo? Esquerda, direita, levanta os joelhos, será assim?... Tudo problemas e receios que, afinal, não tinham razão de ser. Fiz a voltinha do costume, ainda me lembrava como se corria, e foi um treino agradável. (Mas para a próxima durmo com ele posto de véspera!:) )

4. Depois, no treino seguinte, aconteceu-me algo inédito: senti-me aborrecida ao correr. Obviamente já tive dias em que não me apetece correr e outros em que odeio correr, mas chegar ao fim de dois quilómetros e querer parar, não porque esteja cansada, ou com dores, ou com dificuldades, mas porque estou aborrecida, nunca tinha acontecido. Concluí o treino (muito curto) e fui para casa, com medo de que o romance entre mim e a corrida estivesse a esmorecer. Decidi que, antes de tomar medidas drásticas como "dar um tempo", devia dar uma hipótese. Felizmente no encontro seguinte a paixão estava de volta.

5. Já vos aconteceu irem a correr, em treino, ao vosso ritmo, depois passarem por alguém que vai mais ou menos ao mesmo ritmo e ficam ali a correr lado a lado durante uns tempos e depois tentam acelerar porque começa a tornar-se estranho estarem ali há várias dezenas de metros como se fossem uns siameses da corrida, mas depois parece que essa pessoa acelera também e então vocês mudam de táctica e optam por abrandar mas mesmo assim não resulta, porque parece que tiveram a mesma ideia? Desta vez aconteceu-me isso, não com um, mas com dois outros corredores! E estávamos todos a correr sozinhos. Tudo bem que o paredão era largo, mas não deixou de ser caricato, tanto que ao fim de algum tempo um deles lá resolveu mandar uma piada para quebrar o gelo. Mal apareceu uma oportunidade de cruzamento, cada um seguiu para o seu lado! (Já com os devidos cumprimentos e acenos de despedida, claro, que aquele momento de partilha forçada forjou ali uma amizade para a vida.) :)
É o que dá correr em sítios concorridos durante a semana. Este final de semana volto a Monsanto e aos seus trilhos, em que se passam minutos sem ver ninguém e só há o risco de sermos inesperadamente atropelados por alguma bicicleta a lançar-se desgovernada. Ahhh, o sossego... :)


Bom resto de semana!

22 comentários:

  1. Aspersores: sim,já me meti no meio deles, nas Conchas. E que bem que soube :)

    Ir sem GPS: Já me aconteceu e... voltei logo para casa para o ir buscar. É um vazio imenso. É pior que ir sem calções. Uma pessoa olha à volta e imagina olhares escandalizados "como é que aquele javali vai depois saber que fez um treino de 5km com um desvio acumulado de 3 metros?". Não é fácil. Admiro a tua audácia.

    Emparelhamento de corredores: Nunca me aconteceu. Mas eu sou rapaz :P

    Bjs e bons treinos! :)

    ResponderEliminar
  2. Bluesboy: Ihih! :) E agora como vai ficar a minha média mensal sem os kms e desnível deste treino, COMO?! Ainda bem que concordas que é uma tragédia e reconheces a minha coragem em continuar. ;)
    Quanto ao emparelhamento também penso que terá a ver com a velocidade média a que corremos. Se calhar é mais fácil emparelhar a 6min/km do que a 5min/km... :P
    Bjs e bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. 1-Bom...na verdade este ano, ainda não veio calor digno desse nome!
    2-Depois, o Almonda com chuva até que não foi assim tão mau; convenhamos também que, no ano passado, calhou numa onda de calor fora do normal! Há dois anos, gostei bastante e o tempo estava quente mas dentro dos parâmetros "normais".
    3-Deixar o Garmin em casa não é nenhuma tragédia. Há sempre o Endomondo e o Sportstraker no telemóvel :)
    4-Acontece...
    5-Situação desconfortável para muita gente, eu incluído. Ainda temos um instinto "animal" de preservação de espaço.
    Boas corridas1

    ResponderEliminar
  4. Paulo: 1-Por aqui, ontem e hoje já esteve "quentinho".
    2-Gostava de ter tornado a correr o Almonda sob chuva.
    3-Pois!! Tinha o runkeeper no antigo tlm, neste já não! Corri sem apoio tecnológico algum. :)
    5-Em provas já me aconteceu algumas vezes, e até se "justifica", em treinos é sempre estranho. :)
    Bjs, boas corridas!

    ResponderEliminar
  5. Opa não sem em que ponto me ri mais, mas o 3º e o 5º... TOPO!

    1. Acho que devias ter-te ido refrescar, mas se o bom tempo se mantiver ainda terás hipóteses!

    2. Opa inédito!

    3. Adorei!!! E é verdade, uma pessoa habitua-se a correr com tantas modernices que quando não as leva, pronto o mundo acabou, não dá para correr sem tais instrumentos, como se eles afectassem a nossa capacidade motora. Não afectam a motora, mas é uma facadinha na psicológica porque gosto de ver tudo o que fiz...

    4. Primeira zanga do namoro, graças a deus as pazes foram feitas e não deram um tempo. Casamento eterno!

    5. Okkk! Ganhaste!!! Não me páro de rir a tentar visualizar o acontecimento...

    ResponderEliminar
  6. M: 1- Espero que a temperatura baixe um bocadinho, pelo menos, em concreto, no próximo fds! :)
    2- O Inferno do Almonda refrescou!
    3- É mesmo isso, ficamos geeks da tecnologia da corrida.
    4- Tantas zangas que já tivemos! Mas "casal" aborrecido, nunca! :P
    5- :) Nunca te aconteceu? Tenho de ir correr para os teus lados! ;) Organiza um treino! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Dá uma olhadela pode ser que interesse: http://corrernacidade.com/promocao-compressport-so-para-mulheres-346858

    ResponderEliminar
  8. Se está calor é porque está calor, se está frio é porque está frio...enfim...gajas!!!
    Almonda??? Não conheço...
    Correr sem GPS? Não dá...como é que eu sei que fico cansado e devo regressar a casa? :)
    Zangar com a corrida? Ainda hoje tive um treino assim...10km só para desenferrujar as pernas, a corrida não queria nada comigo, mas eu forcei e pronto...mas afinal quem é que manda, hein?
    Uiii...essa dos corredores emparelhedos é um clássico...outra situação que me acontece de vez em quando é eu ir mais rápido do que o da frente e me "custar" a ultrapassar..fico com aquela sensação de outro poder pensar que me estou para ali a armar em atleta...
    Beijinhos e dá-lhe

    ResponderEliminar
  9. Sílvio: No meu caso só as meias me davam jeito, por isso não compensa. Mas fica o link! Obrigada.


    Carlos: Ahahah!:) NUNCA me vais ouvir queixar do frio!! Nem da chuva! Do calor, sim. :)
    Também concordo, uma pessoa sem GPS começa a correr e depois nunca mais acaba, vai-se a ver faz 50km e está muito longe de casa. :P
    Eu acho sempre que quem passa por mim em alta velocidade nos treinos é porque só vai correr 4 ou 5km. :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Boas noites :)
    1-Não hesites, é uma sensação muito boa. Parecemos como cães mas é muito bom.
    2-...
    3-Também já me aconteceu. Só me apetecia ir para casa, mas depois bati o meu record da meia-maratona.
    4-Devias estar a correr em estrada...
    5-Já. E não há que ter constrangimento. Mesmo em silêncio geram-se cumplicidades...

    Continuação de bons treinos e provas

    ResponderEliminar
  11. Zémi: Boas noites! 1- Cães ou crianças. :) 3- Mas em prova não contaaa! Estás s ser "controlado" na mesma. :P 4- Sim :D 5- Sobretudo em silêncio. :)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  12. ahah bom post.

    Por aqui não tenho muitos aspersores, mas já me aconteceu várias vezes ir numa estrada de campo e passar perto de um pivot a funcionar, ainda é mais eficaz!

    Sim, o Almonda teve chuva e foi brutal! ehehe Mas olha que a certas altura aquele solo muito argiloso na base com a água tornou o piso muito mau, cheio de lama. Claro que prefiro isso a 40ºC.

    Também já me custa a correr sem relógio! Quando acontece alguma coisa acabo por ir com uma app qualquer no telemovel, mas não é a mesma coisa. Olha a sexta feira passada esqueci-me do relogio no escritorio, e tinha o Almonda no domingo. Vim ao trabalho no sábado (40km para cada lado) só para vir buscar o Garmin ahah

    Na preparação para a maratona do Lux aconteceu-me em quase todos os treinos longos não ter vontadinha nenhuma de correr. O pior é que a coisa me dava logo nos primeiros quilometros e tinha que me arrastar por mais 20 ou 30.. Foi uma altura muito má, ainda bem que já passou.

    Aqui por Almeirim é raro cruzar-me com algum corredor que não conheça, por isso o mais provável é acabar o treino com ele ou trocar logo uns dedos de conversa, não tenho esse problema eheh

    ResponderEliminar
  13. 1. Nunca te sintas constrangida pois entre o fazeres algo que te dá prazer ou o que pensam pessoas que nem te conhecem, e mesmo que te conhecessem, a prioridade tens que ser tu

    2. No final dos anos 70 saiu um álbum do Vangelis que eu adoro. Chama-se Heaven and Hell e o título pode aplicar-se a estas 2 edições do Almonda, pela ordem contrária!

    3. Mas isso é um verdadeiro pesadelo!!! Vade retro Satanás!!!

    4. Se foi uma vez, acontece, se for mais vezes, consulta urgentemente um psicanalista!

    5. Já me aconteceu algumas vezes e por vezes torna-se embaraçante. Por acaso sempre consegui fugir (o que dá uma certa sensação de vitória, ih ih ih)

    Beijinhos, bom fim-de-semana, boas corridas e sê feliz :)

    ResponderEliminar
  14. Filipe: Sim, aquelas descidas com lama também não deviam ser agradáveis...
    Deixar o garmin no trabalho?? Que pesadelo! :)
    Pois... o cansaço ainda se gere, o aborrecimento é mais complicado. Talvez com companhia continuasse.
    Na terra da minha mãe (meio mais pequeno) se encontrasse algum outro corredor até fazia uma festa! :)

    João: 1. Eu sei que sim, o calor é que não era tanto... ;)
    2: Eheh, é capaz. :)
    3. ;)
    4. Também acho, como é que pode?! :)
    5. Eu tenho medo de acelerar mto e depois ver-me à rasca e tornar a ser ultrapassada mais à frente. AINDA mais embaraçante, mesmo sendo em treino. Ihih :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. 1- Momento Verão Azul ou ...
    2- O fim do Mundo, digo-vos! (se bem que aquela conversa do calor o ano passado...hmmm, enfim)
    3- SEM GPS???? Menina, como é isso possivel, como sabes o que correr, como, de que maneira, andam uns pais a criar uma Menina para isto!
    Deves ter levado 56 Manhâzitos e deixado as pepitas de chocolate espalhadas pelo chão, assim soubeste o caminho de volta(função também conhecida como "voltar ao início" ou "Hänsel e Gretel")
    4-CLARO! Estavas de ressaca! Correr uns hâ, hmmm, pois, quantos km???? sem GPS dá nisto, é um desassossego! Só me sinto assim em provas de 10 km (em alcatrão claro, que outras há? já ouvi falar numa modernice de trails, trihos, tenho que ir ver isso)em que graças à minha elevada desenvoltura fisica, mental e quiçá espiritual chego a ser ultrapassado por octogenários ligados a oxigénio ou cinquentonas a mancar...
    5-Não, se são setentões passam por mim que mal os consigo ver, em especial em subidas com inclinação de 253%, toda a restante espécie humana e por vezes canina, sendo naturalmnente simpático, afável e acessivel (até pelo ritmo) a conversa flui naturalmente, claro! Por isso tenho 345895 amigos no facebook, isto apenas relacionado com corrida e escovagem assimétrica de pêlo de gatos de raça europeu comum.
    Monsanto? BTT? nunca vi!
    Bjs, vai pela fresca, dizem que vai estar...calor tipo Almonda colheita 2013 :)

    ResponderEliminar
  16. jnr: 1- Também havia aspersores no genérico? :)
    2- Decididamente, o Fim está próximo!
    3- Pepitas de chocolate não dá porque iriam confundir-se com a terra dos trilhos... Tsss vê-se logo que nunca tiveste aulas de técnicas avançadas de sobrevivência in the wild! :P
    4- 10km é um "aborrecimento" de outra espécie, é uma prova "curta", mas muitooo longa para ir ali sempre esbaforido com atenção aos min/km!
    5- Ahaha! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Já me aconteceu vir num treino longo e apanhar um atleta que corria na minha frente e quanto chego junto dele esse mesmo atleta foge como se fosse fazer um serie!
    Mantive o meu ritmo de treino longo e volto a apanhar o referido atleta que voltar a fugir disparado!
    E só não houve uma terceira vez porque o atleta em causa se enfiou para jardim da Torre de Belém!
    Também sou GPS dependente, eu que fiz milhares de km sem isso!
    E aborrecer-me num treino, não foi num mas em centenas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Jorge: Ahaha, o outro atleta devia estar a sentir-se "picado"! :)
    Achei difícil superar o aborrecimento, é uma coisa a treinar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. ahahahahah também já me aconteceu... e já me aconteceu com uma pessoa bastante entrada, parecia que ia num esforço abrupto e eu numa de "eu tenho que correr mais, sou mais nova uns 50 anos!!!!" e mesmo assim bufafa por todos os lados e nã consegui passá-lo... resumindo fomos sempre lado a lado até ao destino ehehehh

    Nunca devemos substimar o "inimigo" não é verdadE?! :D

    E o Almonda!??!?! Até parece que foi do contra contigo ehehehe :D

    Nos próximos treinos não te esqueças do GARMIN!!! :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Piolha: Ahaha lindo! Pois, nunca subestimar. :)
    Agora tenho sempre o Mr.G debaixo de olho... ;)
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderEliminar
  21. Por acaso ainda no outro dia me aconteceu uma muito parecida no passeio maritimo de Oeiras, parecia que andava "emparelhado" com mais corredores apesar de não nos conhecer-mos, loool

    É de facto estranho, mas giro ao mesmo tempo

    ResponderEliminar
  22. Sérgio: Nesses locais à beira-mar, mais concorridos, deve ser o prato do dia! Mas lá está, o paredão ainda é largo... :)

    ResponderEliminar