20 de julho de 2014

A minha primeira Ultra


"It was the best of times, it was the worst of times"
in A Tale of Two Cities, Charles Dickens

Quando Dickens escreveu o parágrafo introdutório desta sua obra, não sabia ainda que esta seria uma das frases mais citadas de sempre.  Mais longe estaria ainda de imaginar que um dia uma rapariga faria uso da mesma para se referir à experiência da sua primeira Ultra. A minha primeira Ultra. Digo uma e outra vez estas palavras e saboreio-as como um doce para a alma. A minha primeira Ultra... Que conjugação de palavras fantástica!

Ontem fiz os cerca de 53km do Ultra Trail Monte da Lua. Foi tal e qual como visualizei, excepto a força não estar nas minhas pernas. Para dizer a verdade, perto do km40 passei a sentir cada passo martelado dolorosamente nos meus músculos. Subir não era fácil, mas descer era muito pior. No entanto, a minha mente esteve sempre forte. Nenhum momento de dúvida, nenhum momento de raiva, nenhum momento de exasperação. Só 53km de alegria plena que nem eu estava a contar. Muito melhor do que poderia alguma vez pedir.

Quando iniciei esta viagem a caminho da ultra distância, tinha outro destino em mente. Sintra acabou por surgir por acaso e, como como todas as paixões inesperadas, quando dei conta já não havia nada a fazer. Quer dizer, uma terra de castelos, floresta e magia...

Onde é que eu me inscrevo??!

Rendi-me em dois tempos e deixei-me adoptar por esta Serra longe da minha Serra. O destino estava escolhido, num "segredo " mantido até à última, com medo da temperatura me roubar o sonho. Felizmente, S. Pedro colaborou com um dia de condições quase perfeitas para a corrida, e deu-me a coragem que faltava para avançar para o K50.

<3

E consegui cruzar esta meta! Ainda nem acredito e, não fossem hoje as dores nas pernas, diria que tinha sonhado. 8h54m a conhecer e redescobrir recantos desta vila encantada.

Fui uma sortuda, pela experiência que tive oportunidade de viver, pela conjugação de factores que permitiram que fosse tão boa, e pela companhia, que não me deixou entrar em luta comigo mesma e que me fez ver que, mesmo para alguém que sempre gostou de correr sozinha e aprecia essa vertente introspectiva que o trail permite, é muito melhor quando temos amigos ao nosso lado a acreditar em nós quando nós duvidamos. Mas a versão alargada da demanda virá, como de costume, "em seguida".

Quando me iniciei na aventura dos grandes quilómetros, esta prova era o principal destino. Agora, foi apenas a casa de partida. Que continue a ser sempre uma boa viagem.

"It was the best of times, it was the worst of times, it was the age of wisdom, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of Light, it was the season of Darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair, we had everything before us, we had nothing before us, we were all going direct to Heaven, we were all going direct the other way."


PS: "Ah, e tal, isso é tudo muito bonito, mas e o empeno?? Fala-nos mais sobre o empeno!"... Sim. GRAN-DE EMPENO. Depois desenvolvo. :) Só espero que não me apareçam muitas escadas pela frente nos próximos dias!

26 comentários:

  1. MUITOS PARABÉNS!!!

    Excelente...

    Isto para mim ainda é um sonho muito distante.

    Continua...

    ResponderEliminar
  2. Muito feliz com o teu GRANDE feito.
    És um grande orgulho para a equipa :)))

    Beijinhos e recupera bem :)

    ResponderEliminar
  3. :) Parabéns! E logo em casa!

    ResponderEliminar
  4. Zémi: Para mim também era distante!! Até deixar de ser. :) Obrigada!

    João: Obrigada por tudo! Estou muito feliz. :) Beijinhos

    Filipe: Praticamente a minha casa de treinos. :) Agora já sabes o segredo por detrás dos posts "mete-nojo" ihih :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. 53 Km?? Muito bem! Parabéns, sobretudo pela resiliência necessária para concluir tamanha distância.Bj

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Rute!
    Já és ultra! Oficialmente ;)
    E logo com 53 km!

    Não duvido que será a primeira de muitas e muitas! És "menina" para isso ;)

    Boa recuperação desse empeno!
    E força para as próximas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Passo só para te dar os parabéns ! (de hoje) ;)

    Orgulho , estima e admiração.

    "e correu porra!!" :P


    Obrigado :D
    ajb

    ResponderEliminar
  8. Paulo: Obrigada! Bjs

    Isa: Sim, "oficialmente"! ;) Foi muito bom, tens de experimentar! :D Beijinhos e obrigada!

    A: Então obrigada (de hoje)! ;) Quando é que se corre outra?? (Calma que isto podem ser só as endorfinas a falar... ihihih :D)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Foi um mega empeno! Parabéns pela excelente prova!

    ResponderEliminar
  10. Sílvio: Obrigada! Parabéns para vocês também, que já lá estavam, quando cortei a meta. :)

    ResponderEliminar
  11. UAU, 53 kms ?!?!?!?
    És a minha Heroína....Muitos parabéns, e espero que seja apenas a 1ª de muitas.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  12. Carla: Ahaha obrigada. :) Também espero. ;) Beijocas

    ResponderEliminar
  13. PARABÉNS!
    Estou muito feliz por ti! E sinto-me um pouco o padrinho! Quando te convidei, e a Isa, para fazerem o Monge!..
    Vias muito longe tenho a certeza!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Jorge: É verdade, o primeiro trail foi no Monge e deixou a vontade de mais! Desde aí nunca mais parei. :) Obrigada. ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Rute, (ainda ?) não te conheço mas acredita que é com muita admiração e quase até um patético orgulho que tenho visto a Menina tornar-se uma Senhora corredora !
    Fico a aguardar o relato, quanto ao empeno...escadas rolantes :)
    Bjs
    PS: a companhia certa no momento certo é um bálsamo e uma bênção.

    ResponderEliminar
  16. jnr: Muito obrigada, H.Jorge. :) Ainda havemos de nos encontrar em trilhos por aí. Se não antes, em Arga!
    Hoje o empeno já começa a fraquejar, já só se faz sentir a descer as escadas. :D
    Sim, quase 9h é muito tempo para uma pessoa passar sozinha com os seus pensamentos. Digo eu, que sou uma "loner", mas reconheço e agradeço o apoio que faz a diferença!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Parabéns Ultramaratonista!!! És grande!! Tenho muita pena de não ter participado nesta... fica para o ano... mas em Óbidos, conto também me tornar num ultra... vamos lá ver como correr! :-D Beijinho e boas corridas*

    ResponderEliminar
  18. Pedro: Obrigada! Vai correr tudo bem em Óbidos, vais ver! Eu, para não abusar e estragar, acho que desta vez vou ficar pelos 25km... Mas vemo-nos por lá! :) Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  19. Olá COLEGA...ainda não tinha deixado o meu comentário, mas já tinha visto no face e lido esta posta ontem...fiquei com a lágrima no canto do olho, fiquei mesmo feliz por teres conseguido concretizar este teu objectivo, o primeiro de muitos ainda maiores, tenho a certeza. No entanto este é muito importante, por ser o primeiro...haverá melhores, piores, mais duros, mais longos, mas não haverá mais nenhum primeiro, este nunca o vais esquecer. Fantástico...MUITOS E MUITOS PARABÉNS...a tua evolução é espectacular, e eu tenho a sorte de acompanhar ao longe mas de perto (ganda chalaça, hein???).
    Beijinhos e rápida recuperação

    P.S. Desta vez não me lixas...avisei em casa, tenho comigo uma tenda e mantimentos para uma semana...por isso tens até domingo para mandares a crónica completa :)

    ResponderEliminar
  20. Carlos: Agora já somos oficialmente "colegas"?? :P Foi uma estreia perfeita, até estou com medo de estragar na próxima! ihih :) Muito obrigada, Carlos. :)
    Beijinhos
    PS: Tu não sejas tretas, que sei bem que andas a passear! Ou melhor, "em trabalho", por terras polacas. :P Vou tentar ter a crónica pronta antes de regressares. :D

    ResponderEliminar
  21. Rute, estava eu a ver as classificações da prova, quando reconheço o nome da 10ª classificada da prova!! 10ª!! Mas que resultadão :) depois de uma prova destas acabar em 10° lugar é a cereja no topo do bolo. Muita inveja de passares na Quinta da Regaleira. Deve ter sido o delírio :) é bem feito para mim que sou fraquinho e só fiz os 25kms. O único contacto que tive com os 50kms, além dos 5 kms iniciais foi ver o 1º classificado passar-me a 500m. do fim... Lol. Parabéns pela prova. Depois disto, venha o Mont Blanc :)

    ResponderEliminar
  22. Nuno: Não sabia que tinhas estado por lá. Obrigada! Ainda nem tinha visto, fico muito contente. :) De qualquer forma, como tu dizes, o que valeu foi mesmo esta prova. Espectacular e, sim, não querendo fazer inveja ;), mas a passagem na Regaleira é um dos pontos altos! Também gostei de uma quinta privada em que se andou e que, obviamente, também não se tem oportunidade de correr em treinos. Para o ano, já sabes! Só custam os primeros 30km, depois já nem sentes as pernas! ihih ;)
    Beijinhos e parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Espetáculo!!! Muitos parabéns!!!

    Quem faz 50 faz... 100, não? ;)

    ResponderEliminar
  24. Ricardo: É quase isso... :P
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  25. Vou já ler o resto mas quero deixar aqui e já os meus

    P A R A B É É É É É N S!!

    espero sentir-me assim daqui a 4 semanas! ;)

    ResponderEliminar
  26. RBR: Vais, com toda a certeza! Acredita!
    Beijinhos e força.

    ResponderEliminar