24 de agosto de 2014

Treino n'A Serra

Acordar cedo, para aproveitar o ar fresco matinal que torna suportável o calor seco da serra. Convencer alguém para nos acompanhar, porque "que melhor maneira de começar o dia do que com uma corrida saudável?". Sair de casa e ter a montanha logo ali, como o melhor pano de fundo da natureza. Começar o treino a subir... 


E subir...


E subir...


E a montanha que parece que foge.

Na realidade, sei que são cerca de 17km ou 18km até à Torre. Sempre a subir. Quando digo sempre, não é nenhuma hipérbole, é a realidade. Seria um ganho de acumulado acima dos 1000 metros. Sei que é um desafio a que um dia que me irei propor, mas ainda não foi desta. Desculpo-me com os dias de descanso e a companhia. Afinal, a companhia foi convencida para este treino com a conversa de que seria saudável... Se calhar não ia achar muito saudável quando nos estivéssemos a arrastar, lenta e miseravelmente, rumo ao topo desta Estrela, com a outra lá em cima a brindar-nos com o seu calor inclemente.
O topo desta minha Serra tem poucas sombras. Paisagem árida, típica de muitas regiões montanhosas, que torna o seu ambiente tão particular. Já ouviram o silêncio de uma montanha? Às vezes fala tão alto que cala a voz que trazemos dentro e durante uns momentos já não somos eu, somos nós. Eu + a Montanha = Amor Eterno, escreveria apaixonada, no muro da escola, se ainda fosse adolescente.

Rochas.


- Porque queres subi-las?
- Porque estão lá - respondo, fazendo eco de uma outra resposta que ficou famosa. "Because it's there", queremos vivê-lo. Ir sempre mais além, ver de mais alto. Se não há caminho, inventa-se.

Há um trilho por aqui algures, EU SEI... :)

E pelo meio descobrem-se pequenos recantos e segredos.


Quase no topo...


Sento-me e olho a paisagem abaixo

e acima.
O verdadeiro topo.
Desço da rocha, o que exige sempre uma técnica mais apurada, vulgo "sentar-se e deixar-se escorregar" (se quiserem reproduzir esta técnica estão por vossa conta e risco. São muitos anos de prática!:))


E está na hora de regressar. Vejo lá em baixo o estradão, mas como chegar novamente até ele sem repetir o caminho anterior?


No meio de vegetação, arbustos, arranhões de silvas, rezas para não encontrar nenhuma cobra, milhões de insectos e criaturas que ouvi a escapulirem-se por entre as ervas mas não consegui ver ("por favor cobras não, por favor cobras não...") lá conseguimos voltar outra vez ao caminho civilizado. Foram cerca de 20 minutos para percorrer 200 metros, por trilhos nunca dantes desbravados, nem por rebanhos de cabras, tenho a certeza. E tenho também a certeza que perdi uma companhia de corridas para sempre. "Grshhhsftt.... corrida saudável, disse ela... Ghrrrsfsfgnuncamaismeapanhamnoutrafgrrr".

Acedi a regressar em "piso de gente", fazendo o trajecto de volta sempre pela estrada.


Afinal, uma estrada onde passa uma média de um carro por hora, e no meio deste enquadramento, não é assim tão aborrecida de correr.


10km enoooormes! E já muitas saudades.

Por isso, este fim-de-semana fui procurar o colo da minha outra Serra, a adoptiva:

Esta foto é mais praia que Serra, mas vocês sabem a qual me refiro. :)


Já dizia o Marco Paulo: eu tenho dois amores...


Boa semana!

17 comentários:

  1. Tens coração para muitos amores! :)

    Beijinhos e continua a divertir-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um músculo fácil de alargar. :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Paisagens fenomenais! Passados mais de vinte anos de ter saído da Covilhã, onde passei quatro anos, ainda tenho um aperto no coração quando vejo fotografias destas serranias. Sinto até, esse ar seco a queimar-me as narinas como descreves. Posso quase dizer que, uma parte do meu coração ficou por lá!! Beijos e bons treinos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ar seco a queimar, o som das cigarras, o pó que se solta do chão com as passadas... Sim, faz parte do pacote de memórias. Tem um ambiente especial esta Serra.
      Beijinhos, bons treinos!

      Eliminar
  3. Como eu gosto desses treinos nas férias :) Agradeço-te profundamente por me relembrares que ainda não tive férias este verão :) A ti e aos 8976985 posts de facebook sobre isso :) Que felicidade :) Demasiados smiles num comentário? Não, acho que não :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foram férias, foi fim-de-semana prolongado! :) Estou contigo no "hate-read" de posts de férias no fb... Como se atrevem??! :)
      Smiles nunca é demais e evitam muitos mal-entendidos (como é que transmitíamos ironia e sarcasmo por escrito antigamente???!!) :)

      Eliminar
  4. Foi um treino muito jeitoso! Com um bom acumulado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não foi mau! A ideia era fazer pelo menos 15km, mas devido às circunstâncias teve de ser encurtado. :)

      Eliminar
  5. ...olha ?? treinaste na minha serra adoptiva ?? :D , é gira não é ?? :P
    Belas fotos!
    ...e "abrir" caminhos é sempre (ou quase sempre) giro!...se forem mesmo dar a algum lado !! ;)

    ...e o gráfico é qualquer coisa de muito bom !! parabéns !
    ... , apesar de achar que pelo menos devias ter feito mais 5KM !!!!!!!!!!!!! :P

    Dá-lhe forte CcuM :)

    bjs
    ajb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, treinei na MINHA Serra. :D E, se formos a ver, Sintra é mais a minha Serra adoptiva do que a Estrela a tua... :P
      Explorar/desbravar caminhos é quase sempre giro... Se não envolver répteis manhosos nem negras nas pernas. :)
      Eu também acho que devia ter feito pelo menos mais 5km...
      :)
      Bjs

      Eliminar
  6. Ehehheeh e agora ficaste sem companhia... bolas... :D
    Tens de ter mais cuidado.... assustas logo assim as pessoas ehehehheh
    Beijinhos... que paisagens lindas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um erro de percurso... Completamente inesperado. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Bonitas paisagens.
    Neste fim-de-semana andámos pela "tua" serra adoptiva. Lindíssimo! Belo treino, mais tarde farei relato.

    Continuação de bons treinos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sim, são! Estas e as da adoptiva. :) Foi um belo treino de certeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Babo-me... não posso correr... grrr... raiva... fazer inveja aos outros é muito feio minha menina!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por outro lado, já foste de férias... e eu não!!! :P Quem está com inveja agora?... ;)

      Eliminar
    2. Ok dou a mão à palmatória... fica para a próxima :)

      Eliminar